Petroleira russa controlará concessões na Amazônia

size_810_16_9_2013-11-12T150433Z_95478217_LR2E9BC15NIN8_RTRMADP_3_ROSNEFT-BP-OIL

Posto da Rosneft: a petroleira terá 100% de duas concessões de exploração de petróleo e gás natural onshore na Bacia do Solimões, dizem fontes

A OAO Rosneft, maior produtora de petróleo da Rússia, assumiu o controle de um empreendimento de exploração na Amazônia brasileira, disse o CEO Igor Sechin. A Rosneft terá 100 por cento de duas concessões de exploração de petróleo e gás natural onshore na Bacia do Solimões, na Amazônia, após comprar uma participação da PetroRio, segundo duas fontes com conhecimento direto do negócio que pediram anonimato porque o acordo não é público.

O negócio está avaliado em US$ 55 milhões e será anunciado ainda nesta segunda-feira, disse uma das fontes.

“É um bom negócio”, disse Sechin, no sábado, em entrevista em Sóchi, na Rússia. Ele preferiu não discutir os detalhes do acordo.

A PetroRio, que tem sede no Rio de Janeiro, preferiu não comentar. O acordo coloca um fim em mais de um ano de negociações entre a empresa com sede em Moscou e a produtora de petróleo brasileira independente pelo empreendimento na Bacia do Solimões. Em março de 2014, a Rosneft anunciou um acordo para aumentar sua participação no projeto para 51 por cento, assumindo a operação da PetroRio no empreendimento.

Os termos da negociação não foram concluídos, disse a empresa brasileira no dia 14 de maio, em seu comunicado de lucros do primeiro trimestre. A PetroRio, uma startup que abriu seu capital em 2010 e que é formalmente conhecida como HRT Participações em Petróleo SA, está vendendo ativos de exploração em um momento em que se concentra em gerar receita por meio da aquisição de campos que já estão em produção. Em janeiro, a empresa fechou a compra de uma participação de 80 por cento nos campos offshore de Bijupira e Salema da Royal Dutch Shell Plc. A PetroRio, apoiada pelo magnata brasileiro Nelson Tanure, também opera o campo offshore de Polvo, na Bacia de Campos, no Brasil.

Fonte: Exame

10 Comentários

  1. Precisamos mudar as caracteristicas de nossas informações. Ainda que seja verdade, por que esse negocio de fontes anonimas, a exame tras uma informação tão sucetivel de controversia pelo alto grau de aculturamento yanke no país, que fa de tudo para associar a Russia d hoje a União Sovietica de ontem. Por motivos puramente estratégico comerciais, poderia pelo menos dizer quem são os fofoqueiros visto que esse assunto contem ingredientes e interesses diversos. Desde economicos a politicos, e seria o minimo que uma revista que quer ser séria deveria trazer. Isso do país viver de fofoca não me agrada, já que o país não é uma grande D.Marocas.

  2. Ja falei muito em materias antigas do PB sobre petroleo na Amazonia.
    Desde a decada de 70 Americanos mapearam todo nosso territorio e toda nossa costa identificando nossas riquesas.
    Alguma potencia interceptou isso,ou algum espião teve acesso a essas informações e nos repassou.
    Então nossos militares fizeram as areas de reservas ambientais e indigenas e criaram as 200 milhas nauticas.
    Tudo isso esta acentado encima de reservas enormes de minerios diversos,gas e oleo.
    Isso mesmo ja sabiamos de petroleo na Amazonia a materia cita o Solimões mas a maior de todas esta do alto Rio Negro ate a fronteira com a Venezuela.
    Desde meados dos anos 80 Russos prospectam conosco petroleo na Amazonia.Era apenas um unico posso e afastavam a curiosidade midialitica afirmando ser de baixa qualidade como se não vale-se a pena explora-lo.
    O Brasil parece esta acordando para a realidade geopolitica e geoestrategica.
    Os Anglos não aceitaram as novas regras de conceções e ficaram fora dos primeiros campos do pré-sal.
    As novas regras aplicam-se tambem a qualquer associação em territorio nacional com estrangeiros de maxima de 30%.
    Creio que esta materia esteja truncada e se for verdadeira os 100% a qual ela se refere seja que a empresa Russa é a unica participante e não como a materia insinua que4 ela tenha total controle sobre a mesma ou posse.
    Se for verdadeira é um vazamento e se identificarem a fonte ESTA FODIDA.
    Lembrem-se o pré-sal so veio a publico com o fanfarrão Lula apos um vazamento de um jornal local da Região dos Lagos que citou as reservas que se estendem desde Maricá ate o começo de Araruama,que inclusive não se fala nas mesmas e de tanto a midia precionar a Petrobras acabou admitindo.
    Então senhores desde os anos 70 sabiamos que tinhamos petroleo no oceano,talvez não sabiamos as dimensões e sabiamos tambem que temos petroleo,gas e xisto na Amazonia.

    • Pena que nosso governo na epoca não teve uma visão mais alem e hoje temos os problemas de influencias em nossos povos nativos,manipulações forenses internacionais e o tolo ativismo nacional que pensa defender nossa natureza e biodiversidade quando na verdade tudo isso e mais as cidades que surgiram em nossas fronteiras com vizinhos virem a tornarem-se problemas e dor de cabeça para nós.
      Se tivessem levado o calha Norte a frente e se não incentivassem migração teriamos menos problemas.
      O que precisamos é levar infraestrutura e serviços para a região e sim desenvolve-la de forma racional melhorando a qualidade de vida nos permitindo maior e melhor proteção e defesa.
      As etnias nativas na fronteira tambem nos são problema.
      Tinha que um loco assumir o poder desse pais remanejando as etnias da fronteira mais para o interior e controlando as cidades fronteiriças e impedindo que novas surjam.
      Uma cidade que nasce na fronteira do lado de ca automaticamente gera uma cidade do lado de la,porque nossos vizinhos são menos desenvolvidos e precisam interagirem conosco para prosperarem.
      Tudo isso é complexo e quem entende dessas coisas ? Tecnicos e graduados ou os militares ? Politicos sei que não entedem de nada so de iludir e de roubar.

      • Com quem é mais viavel nos associarmos nessas prospecções,com que ja trabalhamos por decadas e nada se fala e se não se fala é porque dá certo e nos é viavel.Ou com a ganancia corsaria que sabe de nosso potencial e ficara mais ouriçada com esta materia.
        Nossos maiores inimigos estão dentro do nosso brasil.

      • Isso, meu caro, é liquido e certo. Para muitos filhos da p. (pátria). ( com DNA de ladrões, aqueles, que foram largados aqui, lá do inicio da fatidica cultura aculturada brasileira), o Brasil ainda é terra devoluta. Sds.

  3. CEO Igor Sechin. A Rosneft tera 100 por cento de duas concessoes de exploracao de petroleo e gas natural onshore na Bacia do Solimoes, na Amazonia, apos comprar uma participacao da PetroRio, segundo duas fontes com conhecimento direto do negocio que pediram anonimato porque o acordo nao e publico.

1 Trackback / Pingback

  1. Petroleira russa controlará concessões na Amazônia | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.