Coréia do Sul seleciona Airbus para contrato de 1.33 bilhões para reabastecedores

a330mrtt2

Por Aaron Mehta e Agence France-Presse

SEUL e WASHINGTON – A gigante aeroespacial européia Airbus venceu na terça-feira a concorrência de 1.33 bilhões de dólares para suprir reabastecedores aéreos para a Coréia do Sul, de acordo com a Agência de Aquisições Militares de Seul, derrotando a rival americana Boeing.

No negócio de 1.488 trilhões de wons, a Airbus Defence and Space irá fornecer quatro aeronaves A330 MRTT até 2019 para a Força Aérea da Coréia do Sul.

O A330 MRTT, um derivado militar do avião A330-200, foi selecionado ao invés do Boeing KC-46A, disse a agência estatal.

É a primeira introdução de uma aeronave de reabastecimento em pleno ar na Coréia do Sul, o que permitirá aos caças decolar com maior carga de armas.

A Administração Programa de Aquisição de Defesa disse que o modelo Airbus recebeu boas notas em seu preço e desempenho, bem como na quantidade de pessoal e carga que pode transportar.

As necessidades de aquisições militares da Coréia do Sul, especialmente onde a Força Aérea está em interessada, já foram predominantemente cumpridas por fornecedores norte-americanos no passado – um reflexo da sua estreita aliança militar. Mas as empresas européias lideradas pela Airbus também tem assegurado uma série de contratos militares.

Em 2005, a Airbus Helicopters (em tempo Eurocopter) ganhou um contrato para helicópteros de transporte chamado “Surion” em parceria com a Korea Aerospace Industries (KAI). Coreia do Sul apresentou o primeiro helicóptero Surion em 2009.

Em março deste ano, a Airbus Helicopters assinou um contrato no valor de € 1,5 bilhão (1,6 bilhões dólares) para construir mais de 300 helicópteros civis e militares para a Coreia do Sul também em parceria com a KAI.

A seleção de Airbus é um golpe para a Boeing, que permanece em busca de seu primeiro cliente estrangeiro para o KC-46, apelidado de Pegasus pela Força Aérea dos EUA.

a330mrtt

O Pentágono se comprometeu a aquisição de 179 dos aeronaves cisternas. A plataforma tem sido assolada com problemas mecânicos que forçaram atrasos em marcos, mas funcionários da empresa indicaram que eles esperam atender a obrigação contratual de fornecer 18 reabastecedores “prontos para uso” na rampa até 2017.

Um porta-voz da Boeing disse que, embora a empresa estivesse “desapontada” com a decisão, continuará a ser “comprometido com nossas parcerias na Coréia.”

O A330 teve mais sorte no mercado externo do que a oferta da Boeing, com a Coreia do Sul se juntando ao Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Singapura e Austrália como operadores do avião-tanque. Índia e França não estão sob contrato, mas também são esperados para comprar alguns dos reabastecedores A330 no futuro.

Os dois projetos devem na sequencia competir no Japão, outro país que tradicionalmente prefere itens de defesa americanos sobre os europeus – mas onde o preço irá provavelmente também ser um fator.

Fonte: Defense News

1 Comentário

1 Trackback / Pingback

  1. Coréia do Sul seleciona Airbus para contrato de 1.33 bilhões de reabastecedores | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.