Série de fotos mostra como era a vida no Afeganistão dos anos 60, antes das guerras e do Talibã

O Afeganistão por outros olhos. Olhos do passado e de quem viveu uma época distante da revolução religiosa e o nascimento do movimento talibã. É o que mostra essa incrível série de 30 fotos do Afeganistão dos anos 60.

As imagens são do arquivo pessoal do professor Bill Podlich, um americano do Arizona. No verão de 1967, Bill e a família trocaram as férias na América para uma aventura excêntrica, lá no Oriente Médio. Mais precisamente, Cabul, a capital do Afeganistão, objeto de estudo do professor já há alguns anos.

O encantamento com a cidade foi rápido. Dois anos depois, Bill juntou-se ao Unesco e foi trabalhar numa escola de Cabul, levando seus filhos e esposa. Entre seus projetos, estava retratar o processo de modernização que tomava conta daquele país. O registro da época em tons pacíficos é surpreendente. E causa um agoniante constaste quando relembramos das mais recentes cenas de abandono e destruição causadas pelas guerras. A importância dessas fotos é enorme. Os fatos que levaram até a situação atual do país, bom, isso é uma outra discussão. Mas entre tantos anseios de prever o futuro, as vezes nos sequemos de lembrar que houve um passado – e não tão distante. 

“Essas fotos podem incentivar as pessoas a verem o Afeganistão como era e como poderia ser. É importante saber que eles têm mais em comum com o mundo do que aquilo que nos separa”, diz Peg Podlich, filho de Dr. Bill.

todas as fotos © Bill Podlich

Vale a pena seguir esse olhar:

 

Fonte: hypeness

19 Comentários

  1. Interessante se mostrasse as fotos da Líbia antes da intervenção humanitária da OTAN & EUA e depois dela . 😉
    .
    Mostrar fotos da Cisjordânia e da faixa de Gaza depois da ação militar do coitadinho de Israel com as fotos de Varsóvia depois da ação dos nazistas malvados na II GM . 😉
    .
    .
    Mostrar a fotos da Ucrânia atual só para nos dá uma ideia como será o Brasil em um futuro hipotético que se encontra nas mentes da ” boa gente” da turma do ” quanto pior é melhor” .. Heheheheh

    • Se tem uma coisa que as Rússia faz bem é exterminar camponeses e matar ovelhas.

      Com a palavra os protestos do warpth e seus pits..

      • Deagol

        Isso me lembra um ditado
        “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”

        Russia, EUA e Europa Ocidental, cometeram tantas barbáries, mas só é lembrado quando é do interesse.

        Sds

      • “e matar ovelhas.”

        Faz sentido. Foi por isso que o ex-comandante da Força Aérea Britânica declarou:

        “A Rússia nos esmagaria em um eventual conflito”

        😀

      • Caro Deagol

        Discordo que a OTAN é quatro ou cinco vezes mais forte. Se considerarmos que a maior parte da OTAN é os Estados Unidos quem banca, retirando ele, as demais forças europeias não fazem frente a Russia. Suportaram por um periodo, mas não conseguem se manter sem apoio americano.
        Sds

    • Fico imaginando o quê seria de um coitado como você que viver ansioso pelos meus comentário .. Hahahahah …. se não fosse eu, o que você seria aqui ? … Hahahahah…

      • Não gosto de mentiras.

        não respondo todos os sues comentários.
        Mas vou continuar respondendo suas trolagens e sua camapnha invejosa de discriminação social.

        Não fale besteira ou não participe de fórums.

        Vou continuar te respondendo sempre que eu achar que está mentido.
        Azar é seu.

    • correto lucena os vira-latas querem uma guerra civil

      e outra matéria que faltou aqui foi aquele nazistinha que atacou a igreja nos estados unidos e matou por racismo

      no site que ele frequentava o brasil esta como inimigo dos estados unidos ,já é o segundo nazistinha terrorista que fala em brasil inimigo o primeiro foi aquele que atacou a ilha com crianças em acampamento na europa

      isso so prova o jeito desses vira-latas pedindo intervenção gringa rsrs eles querem o mesmo que aconteceu no afeganistao libia e etc etal acontecendo no brasil

      por isso eu tenho certeza que o melhor é cortar esse mau pela raiz

  2. Sugestão: tem um projeto que mostra como era Cuba antes da revolução “iluminista”. Sem paixão cega, vale a pena dar uma olhada.

    • Quando garoto no curso ginasial estudava Geografia lendo os livros do Professor Aroldo Azevedo aprendia que Cuba e Haiti eram os dois paises de mais baixa renda per capita do mundo. Isto e os dois paises mais pobres do mundo. Nao sei qual e a situacao de Cuba no momento, mas sei que o Haiti ainda permanence como um dos paises mais pobres do mundo, um pais usado pela CIA operando com diversas Mafias, no trafico de narcoticos, mulheres e orgaos humanos.

1 Trackback / Pingback

  1. Série de fotos mostra como era a vida no Afeganistão dos anos 60, antes das guerras e do Talibã | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.