Estado Islâmico supera Al-Qaeda como líder do terrorismo global

Estado Islâmico-al-Qaeda

Relatório do governo dos EUA destaca a força midiática do grupo.
Ataques terroristas aumentaram em 35% em 2014, conclui documento.

O Estado Islâmico (EI) ultrapassou a Al-Qaedacomo principal grupo terrorista no mundo, informou o relatório anual sobre terrorismo do Departamento de Estado dos Estados Unidos. O documento destaca a forte capacidade em recrutar militantes estrangeiros e espalhar sua mensagem pelo mundo. O relatório também conclui que os ataques terroristas aumentaram em 35% em 2014 frente ao ano anterior, mas ficaram bem mais concentrados em alguns países. Mais de 60% de todos os atentados destes grupos, diz o governo norte-americano, concentram-se no Iraque, Paquistão, Afeganistão, Índia e Nigéria.

De acordo com o governo norte-americano, a disseminação “sem precedentes” do EI e sua brutalidade, aliada à capacidade de arquitetar ataques, ajudou o grupo a “suplantar” a Al-Qaeda como grupo líder do terrorismo mundial. Os dois grupos estão adaptando suas táticas de formas mais brutais e difíceis de rastrear. Para o Departamento de Estado dos EUA, a proeminência da ameaça da Al-Qaeda diminuiu em 2014. “A liderança da Al-Qaeda também parece ter perdido o ímpeto frente ao movimento de liderança global e à rápida expansão do Estado Islâmico”, além das perdas significativas de seu domínio no Paquistão  e Afeganistão.

Os EUA também reconhecem a habilidade do EI em utilizar as “redes sociais mais populares”, como YouTube, Facebook e Twitter, para disseminar sua mensagem pelo mundo e recrutar seguidores de “forma ampla”. Um aumento de 81% nas mortes no ano passado foi atribuído, em parte, como resultado de ataques excepcionalmente letais, diz o documento, que cita ainda táticas agressivas e brutalidade nas ofensivas, como decapitações, crucificações e ataques em massa. Sequestros e detenção de reféns também aumentaram, segundo o governo norte-americano.

Guerra na Síria
O documento conclui, ainda, que a guerra civil na Síria, ainda em andamento, teve um papel significativo no terrorismo mundial em 2014. “A taxa de terroristas estrangeiros que viajaram para a Síria – totalizando mais de 16 mil de mais de 90 países – ultrapassou o número de terroristas estrangeiros vindos do Afeganistão e Paquistão, Iraque, Iêmen ou Somália em qualquer período dos últimos 20 anos”.

Muitos destes estrangeiros, diz o governo dos EUA, uniram-se ao Estado Islâmico, que, pela “intimidação e exploração de problemas políticos, um ambiente de maior insegurança no Iraque e os conflitos na Síria, conseguiram apoio suficiente para conduzir operações militares complexas como tentativa de conquistar território ao oeste do Iraque e leste da Síria para formar um auto-declarado califado islâmico”.

Brutalidade do Boko Haram
O relatório destaca o grupo terrorista Boko Haram, baseado na Nigéria,  dividindo com o EI o mesmo nível de brutalidade em suas táticas, como apedrejamentos e  escravidão de crianças. Ainda que o Estado Islâmico tenha sido responsável pelo maior número de ataques em 2014, o número de mortes causadas pelo grupo nigeriano não fica muito atrás, diz o documento.

Fonte: G1

6 Comentários

  1. Criador falando da própria cria.
    Foram os EUA que criaram esse grupo.Deram treinamento para eles na Síria, Turquia , Jordânia e na Arábia Saudita.

  2. ,..FATO, o doloroso de td isso é saber q ao tentarem derrubar certos governos locais, criaram esse monstro p depor o BemAssado,ñ conseguiram, afinal, os Russos estão mantendo o mesmo. E o monstro DAESH pegou grd parte do Irak e grd parte da Síria…e c armas iankss/Sionisstrass…e vai continuar a crescer se ñ tiver tropas no chão…Quem viver verá. Sds. 🙂

  3. o bush depois de anos, conseguiu destruir parcialmente a al-qaeda, logo após vem um bonitinho financia é arma un grupo pior, chamado estado islamico
    amamos o obama <3
    😛 😛

    • O jeito é jogar suas esperanças nas mãos dos Republicanos, que abandonaram a Geórgia quando o Urso rugiu…. 😀

  4. Os americanos …rsrrs …e quem mais poderia ser ? ..heheheh..
    .
    Não é a toa que os hipócritas os reverenciam de joelhos prostrados mostrando as suas vergonhas …hahahahah…
    .
    ********************
    .
    O Chefão Bilderberg Henry Kissinger Admite que o ISIS Obtém Suas Armas dos EUA
    .
    O membro do comité de direção Bilderberg e arquiteto de uma ordem globalista, Henry Kissinger, disse à Fox News na quarta-feira que os Estados Unidos são responsáveis ​​por armar o ISIS.
    .
    (*)fonte: [ anovaordemmundial.com/2015/06/o-chefao-bilderberg-henry-kissinger-admite-que-o-isis-obtem-suas-armas-dos-eua.html ]
    .
    .
    (…)”A intervenção criou este caos”, acrescentou. “Para aqueles que desejam uma intervenção ilimitada e tropas em todos os lugares, lembrem-se das poses sorridentes dos políticos pontificando sobre os chamados combatentes da liberdade e heróis na Líbia, na Síria e no Iraque. Sem saber que os chamados combatentes da liberdade podem muito bem ter sido aliados com sequestradores e são assassinos e jihadistas”. (…)

    • E por falar em fundamentalistas como os cabeças-de-bagres marionetado pelos EUA pelo mundo em especial no Brasil …o ódio é uma forma que é a marca dessa gente descabida de qualquer senso seja lá qual for a não ser, a do ódio…puro ódio e é disso que o mal se alimenta.
      .
      .
      *****************
      .
      site atribuído a autor de massacre nos EUA diz que há ‘bom sangue branco que vale a pena salvar’ no Brasil
      .
      Meios de comunicação norte-americanos divulgaram neste sábado (20/06) um site com fotos do autor do massacre em uma igreja da cidade de Charleston, Dylann Roof, no qual aparecem imagens suas e um manifesto racista que se acredita ser de autoria dele. No texto, na parte destinada aos hispânicos – os quais diz serem “inimigos” – o autor afirma que há “bom sangue branco que vale a pena salvar no Uruguai, na Argentina, no Chile e até no Brasil.”
      .
      (*)fonte: [ operamundi.uol.com.br/ ]
      .
      .
      (…)A página tem o nome de “Last Rhodesian” (“Ultimo Rodesiano”), em referência à antiga república da Rodésia, onde imperou um governo racista governado pela minoria branca, até que em 1980 se transformou no Zimbábue. Na foto do perfil de Roof no Facebook, ele aparece trajando um casaco com as bandeiras da Rodésia e da África do Sul da época do apartheid.
      .
      Segundo o jornal The New York Times, não está claro, no entanto, se o manifesto postado no site foi efetivamente escrito por Roof, autor dos disparos que na quarta-feira (17/06) mataram nove pessoas em uma igreja de Charleston (Carolina do Sul). O FBI investiga a conexão. (…)
      .
      .
      **********************
      .
      Calçada de apresentador é pichada: “Morra Jô Soares”
      .
      A denúncia foi feita pelo escritor e amigo Fernando Morais, que atribui o ataque à revolta de alguns desde a entrevista realizada pelo apresentador com a presidenta Dilma Rousseff
      .
      (*)fonte: [ .revistaforum.com.br/blog/2015/06/calcada-de-apresentador-e-pichada-morra-jo-soares/ ]
      .
      .
      (…) Em seu perfil no Facebook, o escritor Fernando Morais publicou uma denúncia na madrugada desta sexta-feira (19), relatando que a calçada de Jô Soares havia sido pichada. Morais atribui o ataque à revolta de alguns desde a entrevista que o apresentador realizou com a presidenta Dilma Rousseff na última semana. Em frente à casa do artista, no bairro de Higienópolis, em São Paulo, escreveram a frase “Morra Jô Soares”. (…)
      .
      .
      ******************
      .
      .
      .
      Essa molecada travesa que se auto intitula “gente do Bem” ….. realmente…. são umas piadas de mau gosto …. rsrsrsr ….. e depois dizem que a ISIS não esta no Brasil .. Hahahah …

1 Trackback / Pingback

  1. Estado Islâmico supera Al-Qaeda como líder do terrorismo global | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.