Rússia cria canhão que pode desativar drones

Dec. 17 airpower summary: Reapers touch enemy forces

A Corporação Unida de Construção de Instrumentos que faz parte da estatal russa Rostec criou um equipamento de superalta frequência para os mísseis BUK que pode neutralizar os sistemas eletrônicos de drones e ogivas de armas de alta precisão, permitindo uma defesa circular de 360 graus, disse um representante da corporação.

O “canhão de micro-ondas” foi criado para o Ministério da Defesa e será apresentado apenas a especialistas no fórum Army 2015 (Exército 2015, em português), um evento internacional técnico-militar que terá lugar entre o dia 16 e 19 de Junho perto de Moscou. As caraterísticas técnicas completas não são divulgadas, mas segundo frisou o representante da corporação, o alcance ultrapassa os dez quilômetros. As caraterísticas técnicas desta arma não têm análogos conhecidos no mundo.

– O complexo possui um poderoso gerador relativístico e uma antena refletora, um sistema de direção e controle e um sistema de transmissão instalados no chassi do sistema de mísseis antiaéreos BUK. Instalado numa plataforma especial, o ‘canhão de micro-ondas’ poderá garantir a defesa circular de 360 graus – manifestou o representante da Corporação Unida de Construção de Instrumentos.

Segundo ele, o complexo é capaz de efetuar a supressão do equipamento radioeletrônico dos alvos aéreos voando a baixa altitude e ogivas de armas de alta precisão. O canhão neutraliza o equipamento de aviões, drones e armas de alta precisão, frisam os criadores.

Novos aviões

Diferentes modelos de novos veículos aéreos produzidos na Rússia serão demonstrados durante a exposição de aviação que terá lugar na próxima quarta-feira, na cidade de Kubinka, na região de Moscou, integrada na exposição Army 2015, informou nesta segunda-feira o Ministério da Defesa russo.

O evento internacional Army 2015, organizado pelo Ministério da Defesa, a Agência Espacial daRússia Roscosmos e o consórcio estatal de tecnologia Rostec, será realizado entre os dias 16-19 de junho. O primeiro dia da exposição será dedicado às reuniões entre especialistas do setor e representantes da indústria bélica de cerca de 100 países, enquanto a partir de 17 de junho, a exposição será aberta ao público.

No primeiro e último dias do fórum serão exibidos diferentes modelos de aviões como o (Yakovlev) Yak-130, o (Sukhoi) Su-30, o Su-34, o Su-35, o PAK FA T-50 e os helicópteros Ansat-U, (Kamov) Ka-226, Mi-8 AMTSh “Terminator,” Mi-28N “Night Hunter,” Mi-35M e Ka-52 “Alligator”.

Segundo o Ministério da Defesa russo, nas exibições os aviões vão voar a uma altitude de 250 metros e os helicópteros a 150 metros.

Fonte: Correio do Brasil 

11 Comentários

  1. Vai ficando cada vez mais difícil guerrear contra esses países que dominam a alta tecnologia. Cada vez que um cria uma arma o outro cria um contra medida para neutraliza-la. Daqui a pouco até aeronaves serão abatidas sem um só tiro.

    • Realmente daqui a pouco teremos que voltar ao bom e velho arranca rabo, só no soco, pontapé, rabo de arraia , mordidas e tapas kkkkk!

  2. muito provavelmente deve ter sido esta arma que neutralizou o drone estadunidense no Irão…deve ter sido testada/usada experimentalmente como o helicóptero stealth obscuro da operação Bin Laden….

  3. Nesse caso eu acho totalmente possível a criação de uma arma dessas já que um canhão baseado no solo tem todas as condições para suprir a demanda de energia elétrica e o consequente tamanho e peso dos equipamentos necessários pra fazê-los…

    Já o sistema noticiado pelos EUA que conseguem colocar uma arma desse tipo dentro de um míssil JASSM eu continuo trucando e duvidando até que alguém me prove o contrário.

  4. O conceito de canhão de micro-ondas não é nada muito novo…

    Tem esse vídeo dos americanos testando um sistema similar ao russo, mas com microondas direcionadas para uso não letal…
    https://www.youtube.com/watch?v=flEg5Kqay2o
    https://www.youtube.com/watch?v=jT9-Z_p84b0

    O sistema MADS americano ( como o do primeiro vídeo ) já se encontra operacional com as forças americanas, e foi usado operacionalmente no Afeganistão.

    Se projeta uso amplo para esse tipo de arma de energia dirigida. O projeto SAVELEC, levado a efeito por um consórcio de países europeus, visa algo mais parecido ao sistema russo, embora mais modesto e bem mais compacto, visando desativar veículos a curta distância. Salvo melhor juízo, uma empresa britânica chamada E2V já testou um protótipo como o do projeto SAVELEC com sucesso…

    Só de curiosidade, tem esses dois vídeos de testes de sistemas feitos em casa:
    https://www.youtube.com/watch?v=HtGX_7BsLBk
    https://www.youtube.com/watch?v=DoOT2_Z-GIE

1 Trackback / Pingback

  1. Rússia cria canhão que pode desativar drones | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.