Rússia adverte que vai reagir se EUA armazenarem armas pesadas no Leste Europeu

EUA-Russia

MOSCOU (Reuters) – Um alto funcionário do Ministério da Defesa russo advertiu nesta segunda-feira que a Rússia vai aumentar suas forças no flanco ocidental se os Estados Unidos armazenarem armas pesadas nos Estados bálticos e na Europa Oriental.

O alto funcionário russo, general Yuri Yakubov, fez a declaração porque no fim de semana uma autoridade dos EUA afirmou que o país planeja armazenar equipamento militar pesado nos países bálticos e Leste Europeu para tranquilizar seus aliados, que estão preocupados com o papel da Rússia na Ucrânia, e para impedir uma agressão.

Segundo a mídia russa, o general disse que a medida seria “o passo mais agressivo do Pentágono e da Otan” desde a Guerra Fria. “A Rússia não teria nenhuma outra opção a não ser aumentar suas tropas e forças no flanco ocidental”, afirmou Yakubov, segundo a agência de notícias russa Interfax.

O general disse que a Rússia iria primeiro acrescentar novas unidades aéreas, de tanques e artilharia na sua fronteira ocidental e também iria acelerar a implantação de novos mísseis Iskander no enclave de Kaliningrado, além de reforçar suas tropas em Belarus.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, se recusou a comentar a questão. Ele disse que as autoridades russas não entraram em contato com os seus homólogos norte-americanos no fim de semana para buscar mais informações sobre os planos militares, que emergem num momento em que as relações entre Moscou e o Ocidente caíram a níveis mínimos por causa do conflito na Ucrânia.

A Rússia há muito tempo vem protestando contra o que define como tentativas ocidentais de violar seu território, incluindo a incorporação de antigas repúblicas soviéticas e países do Leste Europeu -antes parte da órbita da União Soviética- à aliança militar da Otan.

(Reportagem de Gabriela Baczynska, reportagem adicional de Lyudmila Danilova)

Fonte: R7

12 Comentários

  1. A paciência do urso está acabando … o bicho tem uma pata !!! … a primeira patada ….. rsrsr …. derruba qualquer um. 😉

    • Propaganda russa festeja desempenho silencioso do novo Kilo debaixo d’água
      .
      Planejados com avançadas características stealth, os navios do Projeto 636.3 deslocam 3.100 toneladas – contra as 2.300 do Projeto 636 original, conhecido no Ocidente como Kilo (designação dada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte, Otan). Eles alcançam velocidades subaquáticas impressionantes – de até 36 km/h –, e mergulham a profundidades em torno dos 300 metros. E, apesar de tudo isso, vêm se revelando extremamente silenciosos e altamente manobráveis.
      .
      (*)fonte: [ naval.com.br/blog/2015/06/14/propaganda-russa-festeja-desempenho-silencioso-do-novo-kilo-debaixo-dagua/ ]
      .
      .
      (…) Os planos da série Varshavyanka saíram das pranchetas do Birô de Design Central Rubin, também sediado em São Petersburgo, e constituem uma versão bastante aperfeiçoada – e consideravelmente mais pesada – dos festejados classe Kilo concebidos no início da década de 1980.
      .
      Os seis novos barcos do Projeto 636.3 darão à Rússia um total de 25 Kilos, ficando outros sete na reserva – com a possibilidade de serem devolvidos ao serviço ativo, em caso de necessidade (…)
      .
      .
      *******************
      .
      Inegavelmente os melhores submarinos estão na marinha Russa … o resto …. é papo furado. ;D

    • A tão amaldiçoada “Cortina de Ferro” e o Pacto de Varsóvia, surgiram justamente em condições como esta. Não foi a URSS que criou a cortina de ferro.
      Foi uma reação aos movimentos das potências do ocidente.
      Vem novidade por aí, de novo, e infelizmente.

  2. Um movimento já esperado dos russos.

    E não é pra menos… Caso o escudo europeu seja efetivamente voltado para os russos, haverá a possibilidade de frear qualquer ofensiva missilística russa em direção ao ocidente. Isso poderá efetivamente quebrar o equilíbrio de poder em relação a Rússia, pois daria as tropas convencionais da OTAN uma imensa vantagem, uma vez que estas poderiam teoricamente avançar com menos riscos de uma retaliação nuclear em seus próprios territórios. Enfim, a Rússia, lógico, está fazendo o que ela pode para reequilibrar o cenário…

      • Natus,

        Nenhum dos dois lados poderia deixar de te-los…

        Os russos certamente tem seus planos de contingência para qualquer movimento mais agressivo da OTAN, assim como os americanos certamente tem os seus para antecipar-se a qualquer movimento russo… Exercícios militares, aliás, servem para por esses planos em prática em um cenário fictício.

        Agora, se você me perguntar se tem intenção, isso é ainda mais difícil responder, posto que isso depende de uma série de fatores em um momento em específico. Eu particularmente acredito que nenhum dos dois lados tem essa intenção de fato, pois sabem que tem muito a perder.

  3. Se os EUA cometerem essa besteira será a maior perda de tempo e dinheiro para eles mesmos…

    A Rússia simplesmente colocará sua baterias Iskander K mais a oeste do seu território para aumentar mais possível o seu alcance e assim colocar todas as bases dos cachorros países bálticos em xeque… Assim como deslocar mais uma esquadrilha de Backfires para a Criméia de onde podem garantir sua supremacia sobre todo o mar negro… todo mundo sabe do arsenal que esse bombardeiro supersonico tático carrega e que ele foi feito especialmente para essa situação, ou seja, transportar os monstruosos mísseis anti navio supersônicos russos…

    A Europa oriental e o mar Negro estão sob jurisdição da Rússia, negar isso é dor de cotovelo.

    • Topol,

      A Europa Oriental está sob jurisdição dela mesma… Suas recentes movimentações políticas apenas indicam que lado ela escolheu… E nada mais que isso…

      No mais, se os russos moverem seus Skander e mais bombardeiros, será a desculpa perfeita para a OTAN mover mais e mais forças para o leste… Enfim, esse cenário já ocorreu anteriormente na Guerra Fria e é previsível, e normalmente resulta num beco sem saída…

      • “_RR_
        16 de junho de 2015 at 17:26”

        A linguagem política, destina-se a fazer com que a mentira soe como verdade e o crime se torne respeitável, bem como a imprimir ao vento uma aparência de solidez. (George Orwell)

  4. Faz parte do plano esgotar a Rússia economicamente, aumentando seu gasto com defesa, já deu certo no passado. A Rússia não tem fábrica de dinheiro.

1 Trackback / Pingback

  1. Rússia adverte que vai reagir se EUA armazenarem armas pesadas no Leste Europeu | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.