Defesa & Geopolítica

Mísseis americanos na Europa são loucura, diz parlamentar

Posted by

1224799

O envio de mísseis americanos para a Europa só agravaria as tensões na região, afirmou nesta sexta-feira o letão Andrei Mamykin, integrante da Comissão do Parlamento Europeu para Relações Exteriores.

 Relatos na imprensa internacional sugerem que os Estados Unidos estavam considerando posicionar na Europa sistemas de mísseis em terra capazes de ameaçar o potencial nuclear russo. A medida seria uma resposta a uma suposta violação por parte de Moscou do Tratado de Forças Nucleares de Médio Alcance, assinado em 1987. “Muitos políticos na União Europeia falam sobre a possibilidade de diferentes tipos de usos de armamentos próximos à fronteira com a Rússia. Na minha opinião, é uma loucura”, afirmou Mamykin.O parlamentar declarou também que o emprego de mísseis americanos na Europa iriam provocar uma resposta da Rússia e da Bielorrússia. “Essa medida aumentará as tensões na região e fará com que a Rússia e possivelmente a Bielorrússia preparem suas forças táticas.” Nesta sexta-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que Moscou havia direcionado muito de sua atenção para o desenvolvimento desse cenário.

Washington suspeita que a Rússia venha testando mísseis de cruzeiro com alcance não permitido pelo Tratado. O acordo bane o uso de mísseis balísticos e convencionais lançados do solo com alcance de 500 até 5.500 quilômetros. A Rússia, por sua vez, aponta supostas violações americanas no posicionamento de lança-mísseis de defesa na Polônia e na Romênia. Segundo Moscou, ambos podem ser usados para lançar mísseis de cruzeiro Tomahawk.

Fonte: sputniknews

shared on wplocker.com