Analista: Ocidente quebrou promessa feita à Rússia ao expandir a OTAN

1225649

O Ocidente prometeu à Rússia não expandir a OTAN ao leste europeu. A expansão agora chega às fronteiras russas, tornando o cenário mais tenso, afirmou à Sputnik o acadêmico Jonathan Power.

 Professor associado na Fundação Transnacional para Paz e Pesquisas Futuras, Jonathan Power falou à Sputnik sobre a direção perigosa que o mundo está tomando por causa da expansão da OTAN. O Ocidente uma vez prometeu à Rússia que não expandiria a OTAN até o leste europeu. No entanto, a promessa foi quebrada quando o Presidente Bill Clinton decidiu expandir a entrada na OTAN aos ex-integrantes do Pacto de Varsóvia da União Soviética.

“Vem acontecendo desde o tempo de Bill Clinton. O que é extraordinário, para mim, sobre o Presidente Clinton é que de um lado ele estava tentando construir uma relação com o Presidente Yeltsin e teve algum sucesso com isso, mas pediu a expansão da OTAN. Desde então, apesar das críticas, a expansão continuou. Agora ela chega a todas fronteiras da Rússia.” Power afirmou também que o mundo corre perigo de rumar para um grande choque militar. Apesar de não concordar com tudo que é falado e feito pelo lado russo, o analista critica o Ocidente com mais ênfase.

“Nós, no Ocidente, apoiamos elementos de Direita na Ucrânia durante o protesto, mais de um ano atrás. Não forçamos Poroshenko a dizer alto e claro que integrar a OTAN não é uma possibilidade. Não temos Obama esclarecendo isso. Nem os outros líderes do Ocidente estão deixando isso claro. Entendo o ponto de vista da Rússia de que o país se sentirá ameaçado até que tudo isso fique claro.” Power também fala sobre como a Rússia tem a impressão de estar sendo subestimada pelo Ocidente. As atitudes recentes vão de encontro a todas as promessas do fim da guerra fria, perto de 1990, feitas por oficiais do Ocidente, pelo secretário de Estado americano, James Baker, e por Jack F. Matlock, que era o embaixador americano em Moscou na época.

As promessas também foram feitas pelos ministros de Relações Exteriores do Reino Unido e da Alemanha. Todos foram muito claros quando afirmaram que a OTAN não passaria por um processo de expansão. “Todos sabemos que a OTAN expandiu e estamos vivendo com algumas consequências muito sérias. Acho que o Ocidente nos levou — particularmente os EUA com a cumplicidade europeia — a uma política perigosa e contraproducente.”

Fonte: sputniknews

 

8 Comentários

  1. Putin diz que os governos dos paises do Ocidente sao seu parceiros. Nao adianta o sputniknews citar analistas politicos nao russos que estao dizendo o obvio, que os governos dos paises ocidentais querem a cabeca de Putin num prato. O sputniknews deveria e perguntar a Putin porque ele ainda nao percebeu que ele nao tem parceiros no Ocidente, tem inimigos.

    • jojo eu já acho que o putin tem uma ligeira desconfiança disso rs
      mas os russos começaram a ter a estratégia ocidental debaixo do braço que é ser falso ate as ultimas consequencias

      a primeira noticia que se divulgou quando do acidente do avião de passageiros na ucrania
      foi que esse míssil era para o avião presidencial do putin que passava sobre o território ucraniano no mesmo dia

      então acho que ele deve ter um pouco de desconfiometro

  2. os antigos aliados da união sovietica, viram que ficar do lado da russia não é vantagem, é pularam para o outro lado.
    o que tem de mais isso. 😛

  3. senhores… os eua é de fato um câncer em metástase neste planeta hoje…..Inúmeras guerras têm sido travadas pelos eua diretamente e por mãos alheias…as forças especiais dos eua operam de forma sigilosa e aberta em mais de 130 países semeando perturbações…ou a humanidade contem este câncer ou ele acaba de vez com ela…golpes de estado….factoides…..ataques de falsa bandeiras…sabotagens….conspirações…..ganância….controle…..nunca se viu antes na historia da humanidade um regime tão desgraçado, sórdido, maquiavélico, totalitário, tirânico, perverso e opressor…uma ameaça tão perigosa quanto este regime….os Russos e Chineses tem que descarregarem tudo nesta gente o quanto antes pois eles hoje apenas esperam o momento/cenário certo para fazer o mesmo….e não hesitarão…não terão dó algum…claramente observa-se preparações e movimentações para isto….se o Russo e o Chinês tá pensando que esta gente não fará nada e ficara inerte ver sua hegemonia ser dividida com eles……estão ridiculamente enganados….totalmente ingênuos…a terceira guerra é inevitável…

  4. Os países do leste Europeu não tem liberdade para escolher? Querem a OTAN. A Otan está invadindo território Russo? A Russia está invadindo a Ucrânia.

  5. Engraçado é o esforço diversionista, falam dos gastos obscuros da Russia para reforçar sua industria militar, mas raramente se costuma mencionar os gastos fantasma dos yankes, os muito bilhões de dólares, “sem controle” que investem para desestabilizar países soberanos, podendo interferir desde a compra ou apoio a morte de algum líder adversário, até a interferência econômica feita de diversas formas, podendo ser direta ou indireta. Sempre tendo por base seus únicos e exclusivos interesses. Poucos se dão conta mas o mundo paga caro por permitir essa exclusividade no controle da economia mundial. A liberdade mundial junto com independência dos povos passam por anteparos a isso. Por isso lutam tanto contra os BRICS, inclusive fazendo uso de seus cães de aluguel dentro dos BRICS, certamente a peso de ouro, para traírem os interesses dos paises.

1 Trackback / Pingback

  1. Analista: Ocidente quebrou promessa feita à Rússia ao expandir a OTAN | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.