Chanceler do Iraque pede apoio do Brasil contra Estado Islâmico

al_Jaafari_narrowweb__200x279Flávia Foreque

Brasília

Em visita ao Brasil nesta terça-feira (2), o ministro das Relações Exteriores do Iraque, Ibrahim al-Jaafari, pediu apoio do país no combate ao Estado Islâmico e defendeu uma possível cooperação brasileira na área militar.

As propostas foram debatidas em encontros de Jaafari com os ministros Jaques Vagner (Defesa) e Mauro Vieira (Relações Exteriores) e o vice-presidente Michel Temer.

Segundo o Ministério da Defesa, o apoio militar do Brasil ao combate à milícia foi o principal motivo da vinda do iraquiano à Brasília.

A guerra contra o terrorismo não é uma guerra convencional. Buscamos os países amigos e democráticos para defender aqueles que estão sofrendo com esse fenômeno, disse Al-Jaafari, de acordo com a assessoria de imprensa do ministério.

A pasta informou, no entanto, que este foi um contato inicial e que não houve definição de medidas concretas de apoio ao país árabe. Há cerca de um ano, o Estado Islâmico fincou bases em territórios de Síria e Iraque.

A milícia hoje controla cidades estratégicas, como as sírias Raqqa e Palmira e as iraquianas Mossul e Ramadi.

Em encontro com Temer, o chanceler do Iraque argumentou que o avanço do Estado Islâmico é um problema internacional, e não está restrito apenas aos países do Oriente Médio. Ao chanceler, Jaafari destacou que o terrorismo é um "problema global que exige resposta global.

Em resposta, Vieira afirmou que o Brasil é solidário ao governo e ao povo iraquiano, e aceitou convite para realizar visita a Bagdá. De acordo com o Itamaraty, os chanceleres trataram ainda da diversificação da pauta comercial e dos investimentos entre os dois países.

Fonte:Folha

24 Comentários

  1. Sr. Chanceler, sinto dizer mas o senhor perde o seu tempo aqui afinal, como bem disse nossa GovernANTA no púlpito da ONU, para o EI é preciso “Diálogo, carinho, e diplomacia”……

    • Mas tiririca ….. a Dilminha já mantem dialogo com grupos fundamentalistas …rsrrsrs …. ultimamente é o que ela mais faz aqui no Brasil …. e haja paciência com eles 😉
      .
      O dialogo externo ….basta vê as ultimas viagem desse semestre da Dilminha ao exterior … rsrsrsr … quando ela se encontro com o chefão desses grupos fundamentalistas, o Obama .. hahahahah ..
      .
      .
      Fico analisando o porquê do Brasil se envolver naquela guerra onde todo mundo sabe que os EUA e o Israel investe pesado no terrorismo para as suas guerras sórdidas.
      .
      Porque o tiririca não vai mostrar o seu amor canino de sionista naquela região … heheheh …. lutando para defender os teus ideias de lambe-botas … riririri..

      • O Exército Americano Está Enviando Antraz Vivo para Outras Partes do Mundo
        .
        De acordo com relatórios da CNN e outros, quatro técnicos de laboratório nos EUA e cerca de 22 fora do país estão confinados em tratamento de pós-exposição depois de militares inadvertidamente enviaram amostras de antraz vivo utilizando a empresa de transporte FedEx, disseram autoridades de defesa.
        .
        (*)fonte : [ anovaordemmundial.com/2015/06/o-exercito-americano-esta-enviando-antraz-vivo-para-outras-partes-do-mundo.html ]
        .
        .
        *************
        .
        Pentágono diz que 51 laboratórios, 17 Estados e 3 países receberam antraz.
        .
        O Pentágono disse que as únicas amostras de antraz vivo confirmadas eram procedentes de uma base do Exército dos EUA em Utah, a Dugway Proving Ground.
        .
        (*)fonte : [ br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN0OJ2KF20150603 ]
        .
        .
        *************
        .
        Pois é ….os EUA, …. sempre foi o pais favoritos dos ANTrA-X … Hahahahahah…

    • Bela deturpação do conteudo da mensagem. Paranbéns minha cara, voltaste renovada da terra santa.

    • Voce queria o que Tirolesa,que nós mandassemos nossos soldados para morrerem por eles que são uns cagões e incapazes e para morrer tambrem por todos aqueles que criaram esse monstro.
      A politica externa Brasileira desde a ditadura militar pra ca é de não intervencionismo.
      Que o Califado coma a todos eles.

      • Não quero que o Brasil mande soldados para lá maluco, mas sim que descarte o discurso cretino e hipócrita de que tem de ter diálogo com o EI.

        Já em termos mais concretos penso que seria interessante, à medida em que o EB recebe seus Guaranis, que os Cascavéis e Urutus que forem sendo descomissionados sejam recondicionados e vendidos ao país árabe pois são viaturas conhecidas dos soldados iraquianos, que as usaram intensivamente na guerra contra o Irã.

      • Entendimento refere-se a dialogo com quem quer que seja.
        Sem dialogo não se encontrar forma de resolver problemas.
        Então porque os EUA ou a OTAN não vão la acabarem com a tempestade do deserto ja que se dizem donos e policiais do mundo.E porque não enviam seus soldadinhos,fortinhos,bem equipados,nutridos de anabolizantes e carne sintetica.
        Quando voce ve uma potencia militar tendo de implorar vaquinha ou fazer pressão para que outros contribuam com a fabricação de um mono-turbina 5.0G e os mono-turbinas dos outros não prestam so os deles que prestam e conclamam o mundo a uma nova cruzada contra um mal que eles mesmos criaram,tudo isso é sinal que vão mal das pernas e das asas tambem.

  2. Não sei se é uma boa se meter nessa conversa.
    Depois que a gente entrar na lista dos terroristas não sai nuca mais.

    Se a OTAN não resolve o problema não é nossa participação que vai resolver.

    • Que isso Deagol, temos muito o que ajudar, aqui no Rio, tem um pessoal bom na faca, iriam ajudar muito por la, se o islamitas forem ciclistas então aí é que fica td bom. Sds

      • Se vocês não se importarem eu mandaria todos os funkeiros para lá.
        Ou eles expulsam o Estado Islâmico ou serão queimados vivos!
        Resolvia o problema de todo mundo.

        Sds.

    • De acordo Deagol. Temos que ficar distantes desta confusão! Quem pariu Matheus que o embale.. Criaram este monstro chamado EI que nem a OTAN (e o apoio Russo e Iraniano na Síria) dão conta… vai o país fanfarrice resolver?
      Se essa turma resolve nos colocar na mira aí ferrou tudo pois nem moleques com facas assaltando todo mundo em pleno dia dão conta, imagine terroristas especializados …
      E isso ainda vai dar ideia aos “camaradas” de Brasília… vão querer criar o 40º Ministério (Ministério de Assuntos do Oriente Médio) … e o ministro é capaz de visitar o EI com um bouquet de rosas para “dialogar” .. e ainda aumentar mais nossos impostos pra pagar a conta 🙂

  3. O único apoio que o BRASIL. pode dar ao Iraque é vendendo equipamentos para o governo de Bagdá ,qualquer outra colaboração deve ser descartada,nada de envio de tropas ou coisa semelhante !

  4. Ô Jaques ‘detona saúde’ Vargas, fala pra ele dos cortes nos orçamentos.
    Se ele pensa que vai vender alguma coisa para o Iraque, está muito iludido, eles querem são homens no chão, com fuzil na mão.

  5. senhores vão se preparando que breve breve este grupo de mercenários teleguiados da Cia entrarão em ação por aqui para espalhar/tocar o terror visando sabotar e atingir o governo pt/Brics…vcs vão ver só…qualquer dias desses a prezepada começa….

  6. Por mim nem apoio humanitario.Que cada um resolva seus problemas.
    Temos um pais com diversos problemas e desigualdfades para cuidarmos.
    Peçam dinheiro,armas e efetivos aos EUA,Europa Ocidental e paises Arabes capaxcos,pois foram eles que criaram e nutriram esse monstro para derrubarem Kadhafi e Assad.

  7. Ajudar? Só se for para VENDER uns Astros 2020, uns EMB-314 Super Tucano, uns KC-390 para transporte, uns Guarani… Tras din din.

1 Trackback / Pingback

  1. Chanceler do Iraque pede apoio do Brasil contra Estado Islâmico | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.