Defesa & Geopolítica

Rússia e Egito perto de fechar maior encomenda de caças MiG-29 desde a URSS

Posted by

A Rússia concordou em entregar 46 caças MiG-29 para o Egito e deve assinar em breve um acordo no valor de aproximadamente US$ 2 bilhões, o que pode representar a maior encomenda do país desde o fim da União Soviética, segundo relata o diário de negócios Vedomosti, citando uma fonte próxima à indústria da aviação.

A Rússia concordou em fechar um contrato com o Egito para entregar 46 caças Mikoyan MiG-29 (“Fulcrum”, na denominação da OTAN). Segundo a fonte do jornal, conversações entre as duas partes sobre o fornecimento dos aviões têm sido realizadas há bastante tempo.

Em fevereiro, Sergei Korotkov, diretor executivo da Corporação de Aeronaves Russas MiG, disse que sua companhia estava pronta para fornecer jatos MiG-35 para o Egito. O modelo, sucessor do MiG-29M/M2 e do MiG-29K/KUB, é o caça de última geração da Rússia.

De acordo com o Balanço Militar, avaliação anual feita pelo Instituto Internacional para Estudos Estratégicos a respeito das capacidades militares e economias de defesa de 171 países, o Egito conta atualmente com os caças norte-americanos F-16, os jatos franceses Mirage 2000 e os russos MiG-21, bem como com os chineses J-7, que são versões do MiG-21 produzidos sob licença pela China.

Desde que a Irmandade Muçulmana foi retirada do poder no Egito em 2013, os EUA suspenderam sua ajuda militar ao país. A partir de então, Cairo tem procurado novos parceiros para adquirir equipamentos militares.

Agora, é provável que os MiG-29 da Rússia substituíam em breve a frota envelhecida dos MiG-21 e dos chineses J-7. O contrato seria a maior encomenda das aeronaves MiG-29 desde a queda da União Soviética.

Em fevereiro de 2014, o presidente russo Vladimir Putin se reuniu com a liderança egípcia. Após o encontro, diversos meios de comunicação informaram que a Rússia e o Egito haviam rubricado um contrato importante que pressupunha a entrega de produtos russos de alta tecnologia militar, incluindo os caças MiG-29. Recentemente, os dois países têm reforçado a sua cooperação técnico-militar. Em março, a Rússia começou a enviar sistemas de defesa S-300VM “Antey-2500” para o Egito, conforme encomendado por Cairo em 2014.

Fonte: Sputniknews

22 Comments

  1. A Máquina Troll says:

    agora vcs entendem as intenções ocultas por de trás desta “Primavera Árabe” senhores?!…

    • Deagol says:

      “”EUA suspenderam sua ajuda militar ao país””

      Pelo texto o motivo é a suspensão da ajuda econômica.
      A ideia de comprar os migs veio depois e pelo visto é, em parte, para contrariar os americanos.

      • ARC says:

        Olha caro Deagol, podem ter aproveitado o ensejo, mas dizer que só foi por causa disso discordo, até porque andei pesquisando e percebi que é desejo dos militares egípcios manter a linha de vetores russos dos quais eles se utilizam a muito tempo, não só por confiança no fornecimento, como tbm da capacidade dos meios. Detalhe, que precinho camarada rsrs. Sds

      • Deagol says:

        Sim ARC.

        A qualidade dos produtos russos também deve ter feito a diferença.
        Mas será que comprariam se ainda houvesse ajuda americana ( e imposições é claro )?

        Sds.

      • ARC says:

        Olha caro Deagol, dificil pergunta rsrs, pois tem muitas variaveis nessa função, pois a favor dos EUA tem a integração de forças aliadas da região, como Israel, Jordânia, etc, e acredito que o Egito poderia ( e aí foi o maior pecado dos EUA, perderam a chance de vender) ter requisitado os SH, mas a favor da Russia tem uma aproximação mais aberta, acesso irrestrito a compra de vetores de ponta , pois isso tenho certeza, os EUA nunca venderiam o F-35 ao Egito, mas a Russia possivelmente oferecerá o T-50 quando este entrar em linha de produção, esses pontos são os que mais pesam, e acredito que agora o Egito se tornará aos poucos o novo aquisitor de material russo na região. Sds

      • Warpath says:

        O seu amigo RR já derrubou este seu ‘pelo visto’ e tomara mesmo que a compra se concretize pois será um excelente negócio para a indústria Russa.
        No mais como esta a sua recuperação da carcadinha levada lá no DAN? Espero que lento….bem lento 😀

      • Deagol says:

        Não se criou lá no DAN, né?
        Previsível…

    • helveciofilho says:

      Sr.Troll
      .
      .
      Naquela região virou um palco macabro onde a população civil virou cobaia para as indústria bélicas, basta vê como os palestinos são usado pela industria bélica dos indefesos e coitadinhos de israel.
      .
      Agora é a vez do Yemên virar um banco de prova para os cientistas militares de Israel, o mesmo que vive dizendo que o Irã quer usar armas atômicas contra o estado de |Israel, este por sinal lá na ONU, através dos EUA, barrou uma proposta do Egito em se fazer aquela região livre de armas nuclear … pode tal descaramento ….. ????
      .
      .
      ***********************
      .
      ISRAEL TERIA LANÇADO BOMBA DE NÊUTRONS CONTRA O YEMEN PELA ARÁBIA SAUDITA.
      .
      Os aviões do regime israelense poderiam ter bombardeado o território yemenita para a Arábia Saudita, assinala um informe.
      As imagens de uma explosão supostamente registrada no passado 20 de maio no Yemen mostram, segundo os especialistas em armas nucleares, com probabilidade muito alta, um ataque com bomba de nêutrons que só poderia ter sido realizado pelas forças aéreas do regime israelense, informou o portal independente VeteransToday.

      .
      (*)fonte: [ noticia-final.blogspot.com.br/2015/05/israel-teria-lancado-bomba-de-neutrons.html ]
      .
      .
      (…) Não é a primeira vez que Arábia Saudí lança bombas poderosas no Yemen, no passado 25 de abril, Riad empregou a bomba chamada MOAB, considerada a arma não nuclear mais poderosa do mundo, num ataque contra o Yemen. (…)
      .
      .
      *****************
      .
      Quem não se lembra daquele ataque químico contra as crianças Síria … quem não se lembra daquela ataque com fosforo branco contra os palestinos … quem não se lembra daquele ataque químico pelo Sadam Husseim com bombas químicas dada a ele pelos EUA para ser usada contra os iranianos más fora usada contra uma população indefesa dos curdos .
      .
      Ainda tem patifes que idolatram o grande Satã e arrotam hipocrisias e demagogias para defendê-los .

      • helveciofilho says:

        Depois daquele episódio de um caça F-15 e antes outro um F-16 todos da força érea da Arábia Saudita e coincidentemente, são os principais vetores da força da érea israelita , coube a este governo buscar nos bananões do F-35 como o seu vetor principal, como se os incautos e spefxialistas piamente acreditam que tal avião seja invisível e destrutivo ,
        .
        Será que os episódios dos dois caças sauditas, F-16 e o F-15 no Yemen …. já não é o suficiente para por em terras as afirmações dos presunçosos e pretensiosos spefexialistaa ? … então o que será ?
        .
        .
        *********************
        .
        COMO O SISTEMA RUSSO S-400 INUTILIZA O PROGRAMA DE CAÇAS F-35.
        .
        O S-400, o sistema de mísseis antia-éreo russo, cujo desenvolvimento custou 500 milhões de dólares, práticamente anulou o programa de avançados caça-bombardeiros furtivos F-35, de um bilhão de dólares de custo, escreve Rakesh Krishnan Simha, analista do portal indiano India & Russia Report.
        .
        (*)fonte: [ dinamicaglobal.wordpress.com/2015/05/27/como-o-sistema-russo-s-400-inutiliza-o-programa-de-cacas-f-35/ ]
        .
        .
        (…)O S-400 foi projetado para defender o espaço aéreo e os arredores da Rússia de várias centenas de quilômetros de distância das aeronaves e de todo tipo de mísseis, inclusive os revestidos com material anti-radar. Por se tratar de uma arma tão potente e precisa, capaz de mudar o equilíbrio em qualquer teatro de hostilidades, durante muito tempo Moscow se absteve inclusive de exportar o modelo anterior, o S-300, aos seus antigos compradores de armas, Síria e Irã.
        .
        Porém a Rússia fez uma exceção com a China em 2014, ano em que foi firmado o contrato de compra e venda dos S-400 por um valor de 3 bilhões. “Uma grande má notícia para os F-35 dos Estados Unidos”, indica Rakesh Simha. (…)
        .
        .
        **************
        .
        Olha que não está falando sobre o S-500 .. rsrsrs ..

      • helveciofilho says:

        CORRIGINDO.

        (…) como se os incautos e spefxialistas piamente acreditam que tal avião seja invisível e não destrutivo , (…)

      • helveciofilho says:

        F-16 que caiu no Yemen, fora da força érea marroquina ; que fazia parte da coalizão dos sultões sauditas em coluio com os israelitas .

  2. Pingback: Rússia e Egito perto de fechar maior encomenda de caças MiG-29 desde a URSS | DFNS.net em Português

  3. Parabéns aos Egípcios pela escolha, apesar da ditadura…Caças bons p o BRASIL..Sds. 😉

  4. _RR_ says:

    “…os EUA suspenderam sua ajuda militar ao país…”

    Nem tanto…

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/03/obama-suspende-bloqueio-militar-ao-egito-e-autoriza-entrega-de-cacas-f-16.html

    A entrega dos F-16 restantes foi autorizada. E não me consta que os demais equipamentos americanos no país estejam parados…

    Faz tempo que se está ventilando essa notícia do Mig-35 para o Egito. Contudo, a recente aquisição de caças Rafale tende a inviabilizar a do caça russo…

    • Warpath says:

      Igual aqueles que acharam q era blefe a venda dos rafales… eu acredito q não haverá inviabilidade não é será uma ótima oportunidade para os negócios Russos!! Aguardemos.

    • ARC says:

      Não sei não heim RR, pois até hj o Egito possui diversas frentes tecnologicas desde russas ate francesas, acredito que eles manterão tal diversificação.
      Como já dizia o saudoso Muçum…”cacildis!” imagina uma força composta por Rafales, F-16 e Mig 29 ! Sds

    • _RR_ says:

      Warpath,

      ARC,

      Eu não desacredito dessa venda. Apenas a considero uma possibilidade menor por agora…

      E existem motivos para que eu duvide. Rafales são aves caras de manter e operar; mesmo para quem tenha algum sobrando… Mesmo dentre os países da Península Arábica, onde dinheiro essencialmente não falta, apenas os sauditas mantém uma grande miscelânea de aeronaves. E ainda assim, a tendência futura é reduzir-se os tipos.

      Mas de lá se pode esperar realmente de tudo… Afinal de contas, não é mesmo hábito dos egípcios manter um só fornecedor…

  5. PÉ DE CÃO says:

    o que eu vejo dessas informações é o seguinte ,o egito depois de tomar a primavera árabe na testa feita por agentes da CIA infiltrados em app como facebook e outros meios midiáticos conseguiram tirar um comandante militar do poder com uma estrema facilidade

    depois disso cachorro mordido por cobra tem de de linguiça os egipsios agora querem fazer igual a américa latina que depois de ter ouvido o papo furado de internacionalizar a amzonia começou a aumentar o numero de fornecedores de armas e mudar o jeito que via o mundo

    apenas isso os egipisios vao aumentar a compra de matérias de diversos países pois não podem colocar todos ovos em apenas uma bandeja

    pois além dessa bandeja ser feita para derrubar os ovos entre os ovos existem os da serpente

    diversificação de fornecedores militares é a medida para essa década !!!

  6. ,..Falou e disse, MIG-35 p o Egito c radar AESA…ficariam mt bem na FAB..Sds. 😉

  7. Ilya Ehrenburg says:

    Em matéria de Defesa, é melhor aguardar do que especular…

    Os Rafales foram encomendados, o financiamento é Saudita.
    Com isto eu pensava que a propalada encomenda do MiG-35 teria sido sepultada.
    Certamente, se forem realmente adquiridos não será com dinheiro Saudita…

    Rafale e MiG-35, caso a compra do segundo seja confirmada, sugere um padrão indiano de fornecedores, ou seja, dois fornecedores distintos para cada classe de vetor. O objetivo desta política, dispendiosa, é minimizar o efeito de um embargo por parte do fabricante/nação fornecedora.

    De correto apenas a constatação de que a coleira norte – americana é tão apertada que nem os aliados caninos de Washington a suportam…

    Que coisa, não?

  8. teropode says:

    Eu nao acredito que os egipsios sejam tao OTARIOS ao ponto de adquirirem mig 29,caças estes que nem os russos os querem,kkkk, so adquiriram algumas unidades apenas para manter a FABRICA mig ainda entubada,kkkk,jaja morre ,alem do mais, a MAIOR surra que os egipsios e seus copadres beduinos tamaram, eles estavam equipados com eque havia de meior da industria sovista,kkkkkkk, devem estar com saudades de tomarem mais um passa muleque,kkkkk , SUGIRO aos beduinos que adquirem o J10 ,estarao mais bem servidos e evitarao comprar lixo russo como o ocorrido no passado !

  9. ,..Sputnik.:
    MiG-31 abate míssil durante exercício militar na Rússia
    © Sputnik/ Vitaliy Ankov
    Defesa
    08:49 28.05.2015URL curta
    572130
    O Ministério da Defesa da Rússia divulgou nesta quinta-feira (28) que um caça russo MiG-31 (Foxhound) interceptou com sucesso um míssil de cruzeiro que disparado por um bombardeiro estratégico Tu-95MS, na região noroeste do país, durante um exercício militar.

    Os caças MiG-29 do grupo de pilotagem Strizhi no céu do aeroporto militar de Kubinka.
    © Sputnik/ Vladimir Astapkovich
    Rússia e Egito perto de fechar maior encomenda de MiG-29 desde a URSS
    As aeronaves estão participando de treinos de prontidão de combate na República de Komi. “O míssil de cruzeiro foi destruído a uma altitude de 300 metros a partir de uma distância de 10 quilômetros (6,2 milhas) do alvo”, relatou em comunicado o Ministério da Defesa.

    O MiG-31 é considerado o caça lutador-inteceptador mais rápido do mundo. A aeronave é capaz de abater alvos a até 200 km, graças ao seu radar de longo ao alcance e aos modernos mísseis que transporta, em quaisquer condições meteorológicas.

    A Rússia possui atualmente 120 aviões deste modelo em serviço. Estes caças ficarão em serviço até 2026, quando estarão plenamente substituídos por sua versão modernizada, a MiG-31BM.

    130
    Tags:
    manobras, exercícios, treinamento, caça, disparo, interceptação, míssil, Tu-95, MiG-31, Rússia
    Em foco

    Bombeiros estadunidenses ajudam seu colega que tinha coletado amostras de um objeto que supostamente continha esporos de antraz. Foto de 2012.
    Pentágono envia antraz vivo para EUA e Coreia do Sul “por engano”
    Na tarde da terça-feira, o Pentágono reconheceu que tinha enviado, por engano, esporos de antraz a vários laboratórios no próprio país e até à Coreia do Sul.
    476
    Eduardo Cunha (esquerda) recebe no seu escritório do Congresso Nacional, em Brasília, o coordenador nacional do MBL, Kim Kataguiri (direita).
    Manifestação protocola pedido de impeachment de Dilma
    Na ausência do líder da oposição, o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff foi protocolado ontem no Congresso.
    63
    Novo bombardeiro estratégico Tu-160 Blackjack
    Força Aérea russa receberá 50 novos bombardeiros estratégicos Tu-160
    O Ministério da Defesa da Rússia irá comprar pelo menos 50 novos bombardeiros estratégicos pesados Tu-160 (Blackjack, na classificação da OTAN) quando a produção deles for renovada, disse nesta quinta-feira (28) o comandante da Força Aérea russa, coronel-general Viktor Bondarev.
    701
    Bandeira da Islândia
    Islândia abole finalmente lei que determinava matar bascos
    No fim de abril uma das leis mais estranhas do mundo foi abolida quase em segredo, escreve o The Washington Post.
    300
    Primeiro-ministro estoniano, Taavi Roivas (esquerda), e o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg (direita) após ter acordado a presença da Aliança Atlântica na base aérea de Amari, na Estônia, em novembro de 2014.
    A convite da Estônia, EUA ampliam sua presença militar perto da Rússia
    Os EUA agradecem a cooperação da Estônia na área militar, declarou o chefe de uma delegação do Senado norte-americano durante o encontro com o premiê deste país báltico.
    2229
    Aeronave P-8 Poseidon, da Marinha americana
    Pequim protesta contra vigilância americana no Mar do Sul da China
    A China protestou na segunda-feira sobre o que classificou como um “voo provocativo” feito por um avião de reconhecimento americano sobre o Mar do Sul da China. Pequim pediu a Washington que consertasse o erro e continuasse “racional”.
    1797

    Notícias

    Últimas notíciasMais lidas

    09:57Manifestação protocola pedido de impeachment de Dilma
    09:36Líder extremista promete na TV que Frente Nusra vai tirar Bashar al-Assad do poder
    08:49MiG-31 abate míssil durante exercício militar na Rússia
    08:30Diretora do FMI quer volta do G8 com a inclusão da Rússia
    08:22Novo material bélico fabricado na Rússia

    Todas as notícias
    Multimídia

    FotosVídeosInfográficos

    Tanque T-80 durante a mostra de equipamentos militares
    Novo material bélico fabricado na Rússia
    AdRiver
    Siga o Sputnik

    TwitterFacebook

    Notícias
    Brasil

    Mundo

    Sociedade

    Ciência e tecnologia
    Cultura
    Esportes
    Mundo insólito

    Defesa

    Opinião

    Multimídia
    Fotos

    Vídeos

    Infográficos

    Rádio
    Programas

    Entrevistas

    Onde nos ouvir

    Sputnik
    Quem somos

    Aplicativo móvel

    Termos de Uso

    © 2015 Sputnik
    A rede Sputnik foi registrada no Serviço Federal de Supervisão na área das Tecnologias de Informação e Meios de Comunicação Social (Roskomnadzor) em 17 de novembro de 2014

    Leia mais: http://br.sputniknews.com/defesa/20150528/1146217.html#ixzz3bRH9hHnK
    ,..Sds. 😉

shared on wplocker.com