Tanque Armata será equipado com canhão novo e mais potente.

t14_side725

O tanque de nova geração Armata, que participou da Parada da Vitória na Praça Vermelha, deverá ganhar um canhão novo, cujo calibre será de 152 milímetros e com projéteis mais potentes, informou nesta quarta-feira o vice-primeiro ministro russo Dmitry Rogozin aos jornalistas.

 “Temos desenvolvido nova munição para o Armata, que será capaz de trespassar um metro de aço”, disse Rogozin.O tanque de nova geração T-14, com base na plataforma móvel Armata, desfilou no dia 9 de maio pela Praça Vermelha no âmbito da parada militar em homenagem aos 70 anos do fim da Grande Guerra Patriótica, como é conhecida a Segunda Guerra Mundial na Rússia.A principal característica do tanque é a sua torreta blindada e uma cápsula . A principal característica do Armata é a torre ser operada remotamente a partir de uma cápsula blindada e isolada. O tanque possui um sistema de radar único que pode rastrear, simultaneamente, até 40 alvos no solo e 25 no ar em um raio de 98 quilômetros.

O tanque já possui um canhão com calibre de 125 milímetros, opera com projéteis de mais diversos tipos e supera em potência um dos melhores tanques do mundo, o alemão Leopard 2. O Armata também possuiu um canhão automático com calibre de 30 milímetros, que pode ser utilizado como elemento antiaéreo. Para combate com unidades menores, a torre está equipada com uma metralhadora com calibre de 12,7 milímetros.

Fonte: sputniknews

16 Comentários

  1. O canhão de 152 mm somado as novas munições darão um poder de fogo sem comparações entre seus congeneres da geração anterior de MBTs… Agora cada vez mais entendo porque os Euro bambis se descabelam com a simples menção do nome ARMATA !!!

    • o canhão 150mm ainda é um sonho caro topol, não vamos nos precipitar,
      é devemos lembrar quem é a fonte dessa noticia tambem….
      nas caracteristicas atuais do armata, ele não “supera” seriamente um tanque ocidental..

      • O canhão ainda não foi mostrado mas chamar de sonho também é um exagero de sua parte… lembre-se que a torre não é tripulada e provavelmente também não deverá ser na versão 152mm, sendo assim há espaço suficiente na torreta para o incremento de tamanho e peso da nova peça… E não é nada extraordinário visto que a Rússia já possui obus desse calibre (excelente inclusive) instalado no Koalitsya que tem um chassis de dimensões bem próximas ao do Armata… até porque o Armata é uma plataforma universal para diversos tipos de peças especializadas incluindo o canhão 152, o 30 (Versão IFV) e não me espantaria se uma nova peça anti aérea logo surgisse… Lembre-se que até o VBCM Alemão / Holandês Boxer 8×8 já tem uma versão de 155mm instalado no seu chassis… a diferença do T-14 é que o canhão 152mm não será com a finalidade de barragem de artilharia e sim para destruição por tiro direto.

  2. Senhor equipamento. Russos de parabéns por não se deixarem dominar pelos artificialismos criados no intuito de lhes enfraquecer. Povo que honra suas tradições deve se respeitar e ser respeitado.

  3. ai sim vai ter poder de fogo mesmo!!!
    armadura de tank nehum aguenta um projetil desse calibre!!!
    e o radar e unico mesmo faz jus a tanque de nova geração
    vamos ver como vai ser os desevolvimento dos novos tanques no ocidente

  4. lure araujo os soviéticos pesquisam canhões de calibre maior em seus carros blindados desde a década de 60, sendo que até construíram um MBT experimental o Objekt 279, o qual era dotado de uma arma de 130 mm, bem omo não devermos esquecer que os primeiros a adotar o padrão 120/125 mm foram os soviéticos, enquanto que o padrão OTAN ainda era o de 105 mm, sendo que mesmo os poderosos Abrahams em suas versões originais na década de 70 eram dotados de canhões 105 mm.

    Cabe lembrar que a mudança de calibre nos canhões de carros de combate já eram objeto de estudo ainda nos projetos Objekt 640 e 775 e isto foi na década de 80 e 90.

    Assim não duvido que os russos tenham desenvolvido novos canhões de calibre maior para equipar seus MBT, porém ão basta te-los é necessário um chasis e um torre que o comporte, pois simplesmente se modificar o calibre de uma canhão numa torre desenhada para uma calibre menor seria um erro enorme, pois diminuiria e muito a capacidade de persistência em combate, posto que somente a título de exemplo uma torre de 120 mm comporta até 40 projeteis, esta mesma torre somente comportaria 28 projeteis de 152 mm.

    Assim caso os projetistas russos venham no futuro a equipar seus MBT com canhões de maior calibre necessariamente haveria uma mudança estrutural no veículo, com um inegável aumento de peso.

    Cabe ainda lembrar que mesmo os EUA estudam a adoção de calibres maiores em seus MBT, havendo estudos para se dotar os futuros M3 – Abrahms com canhões de 140 mm.

    • rprosa bom dia…

      Sobre a diminuição da quantidade de munições passíveis de serem transportadas na versão 152 para 28 salvas, assim como no Koalitsya, serão munições avançadas e com energia cinética bem maior do que as munições de 125mm e portanto nenhuma blindagem, talvez nem mesmo com o incremento de ERA seja capaz de suportar o impacto desses…

      O que enfatizo é que realmente reduzirá a quantidade de munição no entanto a potencia das mesmas será um coeficiente que mudará o resultado das contas, pois representará uma taxa de 1 alvo destruído por tiro, ou seja, one shot one kill enquanto que mesmo o MBT levasse uma recarga de 36 tiros ou mais dificilmente conseguiria atingir esta marca, pois frente as modernas blindagens dos MBTs atuais a munição 125mm só é efetiva com uma série de condições…

      Por exemplo a uma dada distancia em que o tanque com canhão 120mm não consiga ainda penetrar a blindagem do oponente devido a perca de energia do projétil pela distancia do alvo, mesmo atirando primeiro ou até atirando duas vezes este estaria em maus lençóis pois imediatamente se tornaria um alvo com o agravante de que a essa mesma distancia o canhão de maior potencia do MBT adversário já é capaz de atravessar a sua couraça e desabilitá-lo… ou seja, é uma menor quantidade munição só que bem mais efetiva e com melhor custo benefício (ou malefício) como desejar !

      • Isso justificaria a necessidade do 30 mm!

        Como a quantidade de munição de 152 mm é menor e a maioria dos alvos não “merece” um tiro tão pesado, o canhão menor seria um excelente complemento.

        Penso mais no 30 mm como ferramenta também útil em combates urbanos e contra blindados leves que não justificariam uma bala de quase 40 kg ( no caso do HE-frag ).

      • Topol vc esta absolutamente certo, uma munição de calibre 152 mm terá um poder de destruição muito superior a uma munição de 120 ou 125 mm, sendo que nenhum veiculo blindado será capaz de resistir a uma impacto deste calibre.

        Como você citou o Koalitsya, ontem navegando na net li um artigo sobre uma declaração de u oficial russo (acho que foi no site War is Borning) em que foi afirmado que o desenvolvimento do Koalitsya foi acompanhado do desenvolvimento de novas munições, sendo que uma destas munições tem poder para perfurar mais de 1 metro de aço balístico, enquanto que novas munições assistidas em testes realizados na Rússia lograram ter um alcance superior a 70 km.

        Deagol vc esta certo também a adoção de um canhão de 30 mm possibilitara ao Armata engajar alvos não blindados, como tropas e veículos leves sem usar sua arma principal, porém isso revela uma necessidade de mudança na doutrina de cavalaria do exercito russo, onde o uso do poer de combate sempre foi a diretriz básica. Assim não apenas o uso de canhão de 30 mm mas o próprio uso conjunto dos novos IFV já demonstram uma modificação na doutrina russa.

      • Acho que o 152 mm deve ser próximo de 70% a 80% mais potente que os 120/125 mm atuais.

        Pode derrubar um prédio pequeno se atingir a estrutura, quando não houver outros tanques por perto será um exagero muitas vezes.

  5. rprosa
    18 de maio de 2015 at 23:24
    muito bem falado
    vamos ver se tal canhao vai sair mesmo e acrediot que sai ate mesmo por questao de necessidade combate para tem capacidade de destruir mesmo um leopardo 2 e abrans atualizado sobre muniçao nao acho que 28 e pouco porque vale lembra do canha de 30mm para veiculos menores e antaereo desse modo muniçao de 152mm e so para MBT PESADO E FORTIFICAÇOES OU FORMAÇOES DE SOLDADOS AS DEZENAS VEICULOS TIPO PUMA IFV APC BRADLEY E SOLDADOS ALGUNS SOLDADOS O 30MM DA CONTA DO RECADO

Comentários não permitidos.