Forças especiais dos EUA entram na Síria e matam liderança do ‘EI’

Joint-Special-Operations-Task-Force-Gulf-Cooperation-Council

Forças especiais americanas conduziram uma operação no leste da Síria que culminou com a morte de uma alta autoridade do autodenominado “Estado Islâmico” e a prisão de sua esposa – também envolvida com o grupo, informou o Pentágono. A operação, realizada na madrugada deste sábado, foi autorizada pelo presidente Barack Obama, na capacidade de comandante-em-chefe das Forças Armadas americanas.

O plano tinha como objetivo capturar Abu Sayyaf, descrito pelo Departamento de Defesa dos EUA como uma peça-chave no mecanismo de financiamento do “Estado Islâmico”. Ele tinha um papel militar e ajudava a dirigir os negócios do EI em transações de petróleo, gás e recursos ilícitos, afirmou o órgão em nota. Sayyaf e cerca de dez outros militantes morreram na troca de tiros. Nenhum soldado americano morreu no incidente, disse a Casa Branca. A mulher dele, Umm Sayyaf, descrita como cúmplice em “atividades terroristas” e possivelmente na escravização de uma jovem da etnia yazidi resgatada durante a operação, foi presa.

Ofensiva contra o EI

Obama autorizou o plano apesar do fraco apetite da opinião pública americana por operações de terra envolvendo soldados do país. No entanto, forças especiais podem ser mais facilmente mobilizadas para ações desse tipo, afirmou a correspondente da BBC em Washington Rajini Vaidyanathan. A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Bernadette Meehan, disse que a operação foi conduzida “com total consentimento das autoridades iraquianas”. Mais cedo, a imprensa síria informou que forças do governo mataram pelo menos 40 militantes do EI, incluindo o “ministro do Petróleo” do grupo, durante uma ofensiva no maior campo de petróleo do país, Deir al-Zour. Petróleo e gás são fontes importantes de financiamento do “Estado Islâmico”, dizem analistas e fontes de inteligência. A milícia controla grande parte do território sírio e iraquiano.

A luta contra a milícia continua em diversas frentes. O Iraque enviou reforços para a cidade de Ramadi, onde a milícia tomou edifícios importantes na sexta-feira e hasteou neles sua bandeira. Ramadi fica a 100 quilômetros de Bagdá. Na quinta-feira, militantes do EI ocuparam partes da cidade síria de Tadmur. A cidade é vizinha de Palmira, fundada há 4 mil anos e considerada uma das joias arqueológicas do Oriente Médio. Teme-se que, se a cidade cair nas mãos do EI, pode ser a próxima “vítima” das depredações do grupo extremista muçulmano. Mas o avanço do EI em direção a Palmira está sendo contido pelo exército da Síria.

Fonte: BBC Brasil

7 Comentários

  1. Alguem esta mentindo ou publicando desinformacao. O context para publicacao dessa noticia por parte do governo norte Americano foi o artigo escrito pelo jornalista altamente respeitado e com acesso ao pessoal da CIA e Pentagono SEYMOUR M HARSH que foi publicado no jornal literario ingles London Review of Books com o titulo THE KILLING OF OSAMA BIN LADEN, onde Hersh diz OBAMA’S ENTIRE ACCOUNT OF BIN LADEN DEATH IS A BIG LIE. http://www.zerohedge.com Traduzindo,Tudo que Obamas disse sobre a morte de Bin Laden e pura mentira. Dada a reputacao desse jornalista, o artigo teve grande repercussao nos EUA, e o governo de Obama sentiu-se que devia partir para um contra golpe publicitario. Dai veio com essa historia que tropas de elite teria atacado o ISIS em territorio sirio e eliminado juntamente com um grupo de militantes, seu Ministro de Gas” Abu Sayyat.A razao para se suspeitar que alguem esta mentindo ou desinformando e que o jornal israelita http://www.haaretz.com quando publicou essa noticia sob o titulo US CLAIMS IT KILLED TOP ISIS COMMANDER, EUA DIZ TER MATADO ALTO COMANDANTE DO ISIS, diz que antes dessa operacao ter ocorrido, a imprensa siria havia noticiado que tropas sirias havia atacado o ISIS e matado 40 militantes entre os quais o Ministro do Petroleo Abu al-teen Al-Saudi no mesmo local onde mais tarde os nortes Americanos iria operar e matar o ministro Abu Sayyat Ministro do Gaz. O local e o campo petrolifero de Omar. dIz o HAARETZ, “It was not immediately clear why both Siria and the US would claim a similar operation….”… Nao esta aparentemente claro por que ambos siria e os EUA estariam clamando similar operacao no campo petrolifero de Omar…”

  2. Isso me lembra dos integrantes que supostamente mataram o pimpolho rebelde da CIA o Osama Bim Laden .
    .
    Depois que os “Argonautas” da SEAL eliminaram os Osama, voltaram para casa cortando prego com o fiofó …Heheheh…
    .
    Teve deles que fez até operação para mudar o sexo…rsrsrsr…. comedo da represália dos fundamentalistas islâmico pois, nos EUA esse tipo só que tem. 😉

  3. Beleza, tem que pegar de cima para baixo.
    Principalmente os que estão recrutando pelas redes sociais, estes talvez sejam os mais perigosos.
    Eu ainda não entendi como é que a Rússia está de fora dessa, sabendo que eles estão seriamente ameaçando um importante aliado, Síria.
    Umas forças especias russas na parada bem que daria uma forcinha.

1 Trackback / Pingback

  1. Forças especiais dos EUA entram na Síria e matam liderança do ‘EI’ | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.