Ministro da Defesa Jaques Wagner representará Dilma na comemoração do Dia da Vitória

Segundo comunicado oficial, o ministro da Defesa do Brasil, Jaques Wagner, irá representar a presidente Dilma Rousseff nas celebrações de 9 de maio em Moscou, em homenagem ao 70º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazista.

“O Brasil comemora com orgulho o 70º aniversário da Vitória”, disse Wagner, citado no comunicado. Segundo ele, o desfecho da guerra “foi resultado da irmandade internacional dos povos em sua busca pela liberdade, democracia, independência e justiça”.

O ministro chegou hoje à cidade italiana de Pistoia, onde vai depositar flores no túmulo do Soldado Desconhecido e no monumento aos soldados da Força Expedicionária Brasileira, e depois seguirá para a Rússia.

Wagner, que comentou sobre a atuação brasileira na Itália entre setembro de 1944 e abril de 1945, disse também que a Força Expedicionária Brasileira “deu uma contribuição significativa” para a vitória dos Aliados “sobre a intolerância” e que seus participantes “se tornaram heróis de uma guerra que reuniu os mais diferentes países na luta contra a tirania”.

Mais de 25 mil soldados brasileiros da Força Expedicionária combateram na Segunda Guerra Mundial, dos quais 460 morreram no campo de batalha e outros 2.000, em resultado dos ferimentos. Também durante o conflito, mais de mil marinheiros brasileiros morreram com os navios afundados pelos submarinos alemães e italianos.

No comunicado, Wagner lembrou ainda que a União Soviética perdeu 27 milhões de pessoas, incluindo 7,5 milhões de soldados. “O povo da União Soviética foi quem pagou o preço mais alto pela vitória na Segunda Guerra Mundial”, disse.

O Brasil foi o único país da América do Sul a participar da Segunda Guerra Mundial, associando-se à coalizão anti-Hitler em 22 de agosto de 1942.

Publicado originalmente pelo Vzgliad 

Fonte: Gazeta Russa

24 Comentários

  1. “O povo da União Soviética foi quem pagou o preço mais alto pela vitória na Segunda Guerra Mundial”

    Chupa Israel!! 😀

    E o ministro é filho de imigrantes Judeus Poloneses, hem!

    😀

    • O que que Israel tem a ver com isso?
      O texto não está contrapondo Israel e URSS, não está contrapondo Israel e os Nazista. O comentário não faz muito sentido.
      Tinha uma aposta, é?

      • “O povo da União Soviética foi quem pagou o preço mais alto pela vitória na Segunda Guerra Mundial”
        Deve-se ressaltar que grande parte das mortes do lado da URSS foi devido ao próprio regime soviético, ou por despreparo, ou por incompetência, ou por falta de infraestrutura, e por aí vai.
        Os soldados da grande mãe tinham que dar a vida pelo país, a todo custo, eram apenas formiguinhas de Stálin, que buscava o fim, não importando os meios.
        Como resultado disso, os soviéticos perderam 8.800.000 soldados em combate. Em comparação, os EUA e o Reino Unido que eram as maiores forças do ocidente na guerra, perderam 835.000 e 834.000 respectivamente (todos os números são arrendondados).
        E o inimigo dos soviéticos era o mesmo e enfrentava as mesmas condições geográficas dos soviéticos, que ainda por cima levavam a vantagem de conhecerem e estarem preparados para o terreno.
        Apesar de possuirem a maior extensão territorial da galáxia, Stálin seguiu com a política de manter seu povo onde estava, ocupando as áreas de guerra, com insana esperança ou idéia que estes civis seriam talvez uma resistência ao avanço nazista.
        Resultado disso, entre 16 e 18 milhões de civis perderam suas vidas, para a fome, para o frio ou para as balas e bombas. Se somarmos os civis mortos em outros 21 paises europeus o total não chega nem perto disso.
        Ou seja, foi povo soviético quem realmente pagou o pato, mas com razão, ele tinha dois inimigos. 😉

      • Não matou.
        Nenhuma fonte acadêmica séria corrobora com a sua afirmação que é estapafúrdia.

      • Stálin decerto era inocente como uma criança…como se vê estapafúrdias São suas sandices caricata Tietê russa…

    • Agora pronto !!!!
      .
      .
      Como se já não bastasse o joanzinho agora também é o filho do capeta …hahahahah

      • E por falar em mortos …
        .
        .
        ****************
        .
        AS MÃES DO CABULA NA BAHIA À PROCURA DE RESPOSTAS POR SEUS MORTOS.
        .
        Salvador estava menos abafada do que de costume naquela tarde no fim de abril. Com períodos intercalados de sol, havia chovido desde o meio-dia, o que para Marina de Oliveira era mais preocupação que alívio. “Deixa eu ver se entrou água dentro da casa”, disse ela, que cumprimentou rapidamente os presentes e sumiu no meio das casas na Vila Moisés, na zona do Cabula, na capital baiana.
        .
        A segurança de Nailson e Naiara é uma obsessão desde que outro neto, Natanael, foi morto, aos 17 anos, em uma controversa ação da Polícia Militar baiana, que deixou 12 mortos e cinco feridos em fevereiro. Todos com idade entre 16 e 26 anos, por tiros da polícia.
        .
        (*) fonte : [ brasil.elpais.com/brasil/2015/05/05/politica/1430854639_508994.html ]
        .
        .
        (…) “Que polícia é essa que quebra o braço a ponto de estufar o osso para fora?”, conta ela, de cabelos presos num coque simples e óculos de grau. Agita-se, se põe de pé. Só desacelera o ritmo das palavras quando soluça, no meio do choro. (…)
        .
        .
        ****************
        .
        Senhor ministro da Defesa … Defesa … que tipo de defesa é essa ? …. Que tipo de polícia que tem o dever de fazer a segurança e a ordem para com a comunidade lá na sua Bahia ?.

  2. Ele, a esposa, os filhos, a empregada, os deputados isso, os senadores aquilo. Tudo nas costas dos otários aqui.
    O Renan Calheiros não vai não? Lula, Genoíno, Mercadante, Ideli, Maria do Rosário?
    O Brasil tem que se fazer presente por diversos motivos, mas o que revolta é saber que sempre tem aquela infindada comitiva de agregados inúteis que só vão pela carona nas costas do povinho. Só vão pelo selfie.
    E…Viva la revolución, por supuesto, tiene de tener una revolución. 🙂

  3. eu preferiria a presidente ir para a marcha da vitória
    mas como esta tendo um movimento feito nas sombras é melhor ela não ir e ficar no seu posto de COMANDO !!!

    • Kkkkkk, você é doente Pé de Cão.
      Que sombra cara? O pessoal tá indo pra rua à luz do dia mesmo.
      Ou você vai dizer que as manifestaçòes vermelhas nas ruas, anteriores ao governo para o Lula, foram feitas às sombras também? Dois pesos, duas medidas?
      Sabe porque que ela não vai, talvez seja porque tá difícil encontrar alguém na rua que diga que votou nela. Você já percebeu? A mulher teve mais de 54% dos votos válidos, mas você não consegue achar ninguém que não seja filliado ao partido que admita em público que votou nela.
      Aqui na empresa virou piada. A gente sabe quem votou porque conhece os sindicalizados e os que colocavam o Lula no altar, então a gente fica cutucando o assunto, pergunta daqui, dali, toca no assunto na frente deles, e eles todos encolhidinhos. É uma vergoooooonha de admitir.
      A gente casca o bico. 🙂

      • vermelho quando eu falo na sombras ,não são os idiotas uteis que vao fazer protestos para esse ou aquele partido
        mas sim o judiciário e alguns golpistas da própria politica e policiais de altas esferas

        o povo coitado que foi para a manifestação um queria a volta dos militares ,outro queria a aprovação do aborto ,outro queria o impitima rs outro queria que o brasil se tornasse um protetorado americano

        e por ai vai ,aquilo la ficou desde o ano passado sendo planejado e falado em toda nossa imprensa sionistas
        tinha pessoas lutando contra a corrupção MAS TAMBEM TINHA
        separatista ,tinha ladrão , tinha golpista e politico corrupto para caramba

        entendeu nas sombras se esconde gente graúda ,e depois que o soros falou que o brasil seria transformado em uma ucrania todo cuidado é pouco

        pois só vai para a guerra SAO praças ,uma prova disso é a segunda guerra mundial que os combatentes brasileiros chamam -se pracinhas pois muito oficial se abdicou a ir

      • ate parece se o brasil tivesse em uma situação diferente a de agora ela não iria a um encontro em que esteve presente mais de 30 lideres mundiais

        você acredita ate em papai noel velho batuta sujeito miserável !!!

        não foi e usou a desculpa do casamento que serviu para desinformados igual a você

        ou você acha que ela iria falar que não foi pelo clima que vive o brasil, você é ingênuo para dizer o mínimo

        mas esperar o que de alguém criado em uma bolha

  4. A Rússia tem muito mérito quando o assunto é WWII.
    Mas esse Wagner é uma piada, é ou não é?
    “foi resultado da irmandade internacional dos povos em sua busca pela liberdade, democracia, independência e justiça”.
    LIBERDADE, DEMOCRACIA, INDEPENDÊNCIA E JUSTIÇA. Essa foi de matar! E matou mesmo, muitos!.
    Você percebe como eles gostam de usar estas palavras agradáveis ao povo.
    O Stalin e seus 30 anos de democracia soviética? Liberdade soviética? Justiça Soviética?
    Vai dizer isso em um palanque na Rússia, Ucrânia, Polônia, Yuguslávia, República Tcheca, Ungria, para citar os mais conhecidos.
    Calma valente, calma. Vamos homenagear a Rússia, ela merece, e muito, mas vamos deixar os delírios cubanosulamericanos de lado. 😉

  5. Faz bem o Wagner de ir a Russia, assim faz justa homenagem ao lutadores contra a dominação nazista. E, ainda por cima, honra o carater dos brasileiros (aqueles que que o tem), não boicotando o evento Russo, diferente de alguns poodles que o fizeram para agradar o patrão yanke.

  6. O Navalha da defesa vai manchar um evento de importancia mundial que deveria ser lembrado com honras, as vidas de quase 30 milhões de soldados mortos para vencer o terror do nazismo, infelizmente um populista vai estar no evento sem merecer, e ele é o nosso ministro da defesa.
    Ele vai representando a Dilma, alguem sabe me dizer quem vai pra Moscou representando o Brasil?

  7. “Wagner, que combateu na Itália entre setembro de 1944 e abril de 1945,”
    ———————————————

    O autor do texto comeu bola,
    Jaques Wagner nunca poderia ter “combatido na Itália”, afinal ele nasceu em 1951, 6 anos APÓS o final da 2ª Guerra…

    • Agora que percebi o erro kkkkkkkk o Jacques deve ser vampiro Alvez, e isso explica ele ser um sangue suga. Sds

Comentários não permitidos.