Criação do T-14 Armata é um passo para tanque-robô – Mídia francesa

© Sputnik/ Maxim Blinov

O tanque russo T-14 Armata que participará da Parada da Vitória em 9 de maio é capaz de superar o tanque estadunidense M-1 Abrams, escreve o jornal francês Direct Matin.

“O exército da Rússia receberá em breve o novo tanque T-14 <…> Ele poderá ser uma vantagem decisiva durante operações terrestres”, escreve o jornal.

O Direct Matin informa que as características do tanque T-14 Armata que deve ser produzido a partir de 2016 ainda não são detalhadamente estudadas, mas além da sua velocidade (75 quilômetros por hora nas vias) e potência de fogo (um canhão de 125 milímetros com carregamento automático e mísseis antitanque Sokol-1), ele se dispõe de novas tecnologias de proteção dos tripulantes.

O jornal frisa que a criação do T-14 é um passo para a elaboração de um tanque dirigido distanciadamente.

“A sua torreta, em particular, será inabitada, enquanto os tripulantes presentes no compartimento inferior do veiculo serão separados das munições do tanque por divisórias adaptadas. Segundo opinam alguns especialistas em questões de segurança, a automatização da torreta poderá abrir um caminho para a criação de um tanque sem tripulação, automatizado, com o controle inteiramente a distância”, frisa o Direct Matin.

Muitos opinam que “o tanque T-14 poderá potencialmente superar as últimas versões do tanque dos EUA M1 Abrams”, conclui a edição.

Fonte: Sputnik News Brasil

 

 

8 Comentários

  1. Eu só não gostei do “muitos opinam”. Para dar credibilidade seria bom ter citado pelo menos um, desses muitos. Na verdade o jornal diz “…as opiniões convergem para a ideia de que ele pode superar…”.
    O que é algo bem possível tendo em vista já a idade do M1, que vem sendo atualizado durante os anos mas não é um novo carro. Os mísseis que o T-14 leva, com certeza colabora para essa “convergência” de opinião.
    Resta ver o potencial real do dito cujo no campo de batalha. O M1 já se provou, vamos ver o T-14. Se bem que, como ser humano, eu preferiria que ele jamais fosse provado. 🙂

  2. Assim como muitos apregoam que o Sputnik não pode ser objeto de mérito em termos de credibilidade, acredito que matérias do Russia today também deveriam ser recebidas com incredibilidade, posto que qualquer jejuno em mídia sabe da total imparcialidade deste veiculo de comunicação quando o assunto é críticas a Vladimir Putin, sendo evidente que até numa notícia sobre armamentos, o jornal por ocidental não deixa de tecer críticas a politica estatal russa afirmando entre outras pérolas que até o projeto do Armata e produto de lobbies e de interesses particulares de Vladimir Putin.

    O certo é que enquanto os cães ladram caravana passa, ou seja independentemente das manobras, articulações, trapaças e demais expedientes utilizados pelas denominadas potências ocidentais, convenientemente articuladas no eixo OTAN/UE/USA, a Russia vai tomando seu lugar no cenário mundial a passos largos, seja no cenário militar, político ou econômico, o mundo caminha para a multipolaridade e não há nada que o Ocidente possa fazer.

    • Uso os textos do Moscou Times por que eles trazem a opinião de algum profissional russo. Neste caso “””according to Ruslan Pukhov, director of the Moscow-based Center for the Analysis of Strategies and Technologies.”””
      Ao contrário do Sputnik que muitas vezes usa a expressão “fontes” desconhecidas ou anônimas.

      Acho que, pelo cargo da pessoa mencionada, fica difícil de afirmar que as informações sejam “propaganda ocidental” como ocorre quase sempre quando aparece alguma crítica à Rússia.

      Sobre o lobby, o texto fala sobre a possibilidade, mas não afirma.
      E é algo que não posso questionar pois não conheço as relações entre Putin e as grandes empresas russas.

  3. Um hacker viria bem nessas guerras de tanques controlados à distância, sequestraria toda cavalaria, a não ser que eles tenham vontade própria como como o terminator

1 Trackback / Pingback

  1. Criação do T-14 Armata é um passo para tanque-robô – Mídia francesa | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.