Tese de Doutorado, Tópico 3: “Estudo sobre a mentalidade portuguesa”
Isabela Gomes Bustamante
Tese de Doutorado “A reinvenção do real na obra de Augusto Abelaira” , Departamento de Letras da PUC-RJ, março/2011
“A nossa identidade, fundamento da nossa autonomia, é de ordem essencialmente cultural, isto é, de enraizamento no imemorial. Antes do seu nascimento político, Portugal é já uma longa memória, uma tradição, sobretudo uma língua com potencialidades de escrita e de imaginário.” Eduardo Lourenço;
“…um pequeno país, no seio da Europa, com imensas dificuldades em criar riqueza e avesso a uma mentalidade livre e democrática. Assumir isso seria o primeiro passo para conseguirmos, com boa vontade e realismo, cooperando entre todos, transformar um pequeno país numa sociedade justa, de bem-estar, desenvolvida, que ofereça aos seus membros as melhores condições para desenvolverem os seus talentos e darem assim as suas contribuições para o desenvolvimento da humanidade. Precisamos de melhor ensino, melhores políticos, melhor pensamento científico, filosófico e artístico. Nada disto se consegue enquanto continuarmos a tapar o Sol com a peneira da ilusória pátria grandiosa da língua portuguesa.” Desidério Murcho, da Universidade Federal de Ouro Preto;
Quase oitenta anos antes da descrição feita por Murcho, Fernando Pessoa, em 1932, escreveu que a melhor palavra para descrever a mentalidade do povo português, oriundo de todas as classes sociais, seria “provincianismo”, pois o progresso, se percebido pelo povo, o é de forma superficial. Para o escritor, todas as nações possuem um certo provincianismo em dada classe, no entanto, o que caracteriza Portugal é ter uma elite provinciana que encanta-se superficialmente com as “novidades sociais” como uma criança com um brinquedo. Para ele, o que torna essa característica prejudicial em se tratando de um povo, é que essa imaturidade sugere um desenvolvimento incompleto de sua mentalidade.
Mentalidade que muitas vezes não percebe a discrepância entre o real e o imaginário. Em se tratando de um povo, é o imaginário coletivo que agrega os sentimentos individuais e comuns de uma nação e, no caso da nação portuguesa, segundo Eduardo Lourenço, manter-se à margem tem a ver com uma recusa em ter um projeto em comum com outros povos e nações:
“A cultura portuguesa não produziu nunca – pelo menos até Eça de Queirós – (…) um olhar exterior a si mesma que a acordasse, não de qualquer cegueira dogmática ou culposa, mas da contemplação feliz e maravilhada de si mesma. Todos os povos vivem, mais ou menos, confinados no amor de si mesmos, Mas a maneira como os portugueses se comprazem nessa adoração é verdadeiramente singular. (…) Contudo, evitar o destino comum, instalar-se (…) à margem do mundo, foi um pouco aquilo que Portugal sempre tem feito.” Eduardo Lourenço; e
“Excessivamente sentimental, com horror à disciplina, individualista sem dar por isso, falho de espírito de continuidade e de tenacidade na acção. A própria facilidade de compreensão, diminuindo-lhe a necessidade de esforço, leva-o a estudar todos os assuntos pela rama, a confiar demasiado na espontaneidade e brilho da sua inteligência. Mas quando enquadrado, convenientemente dirigido, o português dá tudo quanto se quer.” Antonio Ferro, Chefe de Governo no período salazarista (1933 – 1968).
Para acessar e ler esse estudo no formato de PDF deveras interessante, clique na fonte.
Foto: Reprodução de pintura “Operários”, óleo sobre tela de Tarcila do Amaral (1886 – 1973).
Os portugueses foram os pioneiros do desbravamento ao novo mundo, alguns dizem que Cristóvão Colombo foi um espião do Governo Português dentro da coroa espanhola .. resumindo um português e não um italiano como a história conta.
.
A contribuição dos portugueses para o Brasil e para a história da constituição do povo brasileiro é inquestionável.
.
Sabemos que existe alguns entre nós brasileiro que fala o português, más não se conforma ter nascido aqui e que adoraria ter nascido em algum pais que tenha sido colonizado pelos ingleses, serem súdito dos ingleses.
.
Se o Brasil não fosse tão importante para a coroa portuguesa, eles não deixaria o Portugal e vindo para o Brasil,
.
deixaram Portugal para os franceses( Napoleão ) pois, sabia que se ficasse em Portugal; a realeza portuguesa se submeteria ao Napoleão e o Brasil que conhecemos hoje; seria BRAZIL….. mais uma maldita colônia inglesas no mundo e a nossa língua oficial seria inglês e estaríamos com a mentalidade dos coXinhas … ninguém merece. 😉
EMPRESAS BRITÂNICAS VÃO INVESTIR US$ 400 MILHÕES EM CUBA
.
Empresas britânicas vão investir 400 milhões de dólares em Cuba em agricultura, infraestrutura para turismo e energia, informou nesta quinta-feira o chefe de uma missão empresarial britânica que visita a ilha.
.
(*) fonte: [ economia.uol.com.br/noticias/afp/2015/04/30/empresas-britanicas-vao-investir-us-400-milhoes-em-cuba.htm ]
.
.
(…) Os empresários britânicos se reuniram com os ministros Rodrigo Malmierca (Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros) e Alfredo López (Energia e Minas), e visitaram a futura zona franca industrial do novo mega-porto de Mariel, 45 km a oeste de Havana, que constitui a principal atração que Cuba oferece ao capital estrangeiro, após aprovar, em março de 2014, uma nova Lei de Investimento Estrangeiro. (…)
.
.
*******************
.O que a VEJA e os coXinhas criticavam o governo por ter investido na Cuba através do BNDES na construção o porto de Mariel diziam que era dinheiro perdido …rsrsrsr ….o porto funcionando e com uma estimativa de bons movimentos de carga …essa VEJA realmente é uma piada … mesmo assim sou mais o saudoso pasquim …hahahah
.
Observação aqui … o governo brasileiro emprestou a uma empresa brasileira para que esta construí-se o porto cubano e hoje essa empresa virou alvo dos cães raivosos da inquisição mourista . 😉
O BRASIL é muito grande para estar ligado há uma nação tão pequena,em todos os sentidos, o nosso país sempre se mostrou receptivo aos portugueses, mas eles ao contrário sempre que tem oportunidade tripudiam sobre o BRASIL !
Portugal é algo do nosso passado,e só,temos muito mais raízes africanas que portuguesa pois Portugal sempre desprezou o BRASIL, talvez até por prever o futuro que nos é muito mais promissor !
De Portugal só restou a língua,que também é bem diferente !
Nao e minha experiencia com os portugueses em Europa, pelo menos ate a entrada de Portugal na Uniao Europeia. Ate o final de 1990 eu quando entrava num bar ou mercado portugues em Londres ou Paris, assim que eles reconhecia pelo meu sotaque que era brasileiro, me tratavam muito bem, o que me surpreendia na verdade, porque eu nao estava nem aqui nem ali com os portugueses. Gostava de ouvir Fado, ler Fernando Pessoa, Camoes, Bocage, Castilho, Camilo, Vieira etc mas o povo vivo nao me dizia nada. Lembro-me ainda ter entrado em 1990 e pouco, numa lanchonete portuguesa em Londres, e o Brasil estava jogando uma partida de futebol contra Inglaterra nos EUA. Nao sabia que havia esse jogo, uma partida amistosa. Quando os portugueses percebera que meu sotaque era brasileiro, todos contentes vieram me dizer o resultado do jogo.Foi esse sorriso na cara dos portugueses quando percebiam que eu era brasileiro, que mudou minha attitude a respeito deles. Mas ouvi dizer que depois que Portugal entrou na Uniao Europeia eles passaram tartar os brasileiros em Portugal com ar de superioridade, e mesmo racism. Mas eu nao tive essa experiencia. Mas percebi que a entrada de Portugal na UE nao foi bom para maioria dos portugueses. Muita gente se tornaram vagabundos, vivendo do Estado do Bem Estar Social. Antes de entrarem na UE, portugueses e espanhois tinham boa reputacao como trabalhadores em Londres, Paris e na Alemanha. Depois muitos se tornaram como os ingleses: Um bando de parasitas.
Eu achei brilhante esse resumo da mente portuguesa, só quem convive ou conviveu muito tempo com eles sabe exatamente o que significa esse texto.
Excelente .
Olha, o Melkor tinha razão quando disse que o governo financiava a ditatura cubana para os portos serem usados pelos chineses, europeus e norte-americanos.
Foi um “negoção”, entramos com o dinheiro e eles vão sair com os lucros.
Mas a culpa é deles, que são capitalistas. kkkkk
É uma verdade e a matéria é do português e tem até uma piada …
“””Um português foi convidado para uma suruba três horas depois daquilo tudo o português levanta e fala:
– Vamos organizar essa suruba !! já chupei três p* dei o c* três vezes e ainda não comi ninguém!!!”””
Será que é um português mesmo ?? rs rs rs