Rússia lança o submarino mais silencioso do mundo

© Sputnik/ Vitaly Ankov

Foi lançado no último sábado, 25, no estaleiro Admiralty, em São Petersburgo, o submarino Krasnodar, quarto submarino do Projeto 636.3 – terceira geração da famosa classe de submarinos diesel-elétricos Varshavyanka.

Notáveis pelo uso da tecnologia stealth, sendo quase indetectáveis pelos radares quando submersos, os submarinos dessa família acomodam 52 tripulantes, alcançam velocidade de até 20 nós e têm alcance de 400 milhas, além de serem capazes de realizar patrulhas por até 45 dias.

Por encomenda do Ministério da Defesa da Rússia, até 2016, um total de seis submarinos da classe Varshavyanka deverá ser entregue à Marinha Russa. Todos ficarão à serviço da Frota do Mar Negro.

Um recente artigo publicado pela revista The National Interest, afirma que a Rússia está executando um abcioso plano de construção de submarinos como parte de uma modernização mais ampla na esfera militar.

O autor da publicação destaca que a mídia russa já chamou os novos submarinos russos da classe Varshavyanka de “mais silenciosos do mundo”, enquanto a OTAN apelidou-os de “buracos negros do mar”.

Segundo a publicação, esses submarinos são armados com 18 torpedos e 8 mísseis superfície-ar, e equipados com 6 lança-torpedos com calibre 533mm, recarregados automaticamente a cada 15 segundos.

“O primeiro submarino da classe Varshavyanka, o Novorossiysk, começou a ser construído em agosto de 2010, e foi lançado em novembro de 2013. Em novembro de 2011, Moscou começou a construir um segundo submarino da classe Varshavyanka, chamado de Rostov-no-Don, e que foi lançado em junho do ano passado” — escreve The National Interest.

A publicação informa, no entanto, que o maior destaque do rearmamento da Marinha Russa são os submarinos nucleares estratégicos de classe Borei, armados com 16 mísseis ballísticos Bulavá, cujo alcançe máximo de cruzeiro supera 9 mil quilômetros.

Entre outros submarinos russos, a National Interest dá destaque aos submarinos nucleares Yasen. A primeira embarcação dessa classe, o Severodvinsk, começou a funcionar em 2014. Na época, o contra-almirante dos EUA, Dave Johnson, se mostrou impressionado com a novidade.

“Iremos nos deparar com fortes inimigos em potencial. Basta olhar para o Severodvinsk – modelo russo de submarino nuclear com mísseis de cruzeiro. Fiquei tão impressionado com esse navio, que mandei fazer um modelo dele com base em dados não classificados” — declarou o contra-almirante norte-americano.

 

Fonte: Sputnik News Brasil

 

12 Comentários

    • Sr. giancarlos argus
      .
      .
      E imaginar que para alguns idiotas a tecnologia russa é ultrapassada …rsrsrsr … só pode ser ideia de um pederasta esfhshalista em assuntos psicodélicos com um ex-petista que virou paneleiro 😉

      • Bá, mas o pastel não tem capacidade e entender nada mesmo né?

        Já não basta o warpath falsificando os nincknames dos outros para escrever em outros blogs?

        E sim, em muitas áreas a tecnologia russa é inferior e ultrapassada.
        Bom exemplo é o Mistral que a Rússia tentou comprar da França para adquirir tecnologia naval e eletrônica.

      • “”a mídia russa já chamou os novos submarinos russos da classe Varshavyanka de “mais silenciosos do mundo”, enquanto a OTAN apelidou-os de “buracos negros do mar”.”””

        Parece que quem disse isso foi a mídia russa obrigada pelo governo russo.

        Deve ser por isso que os indianos “aliados dos Russos” preferiram submarinos e caças franceses.

        Quando a internet inteira te chama de pastel está na hora de você repensar seus cometários.

      • (…)Quando a internet inteira te chama de pastel está na hora de você repensar seus cometários. (…)
        .
        .
        Isso sem falar que na internet inteira te chama de sabichona ….Hahahahah … em especial a sua “spexcialidade” sobre tecnologia russa …Hahahahah…
        .

  1. “quase indetectáveis pelos radares quando submersos”

    Olha se for detectado por um radar quando submerso então tem alguma coisa muito errada… A pessoa que escreveu esse texto esqueceu que submarinos submersos (qualquer um) é impossível de ser detectado por radar.

    Quanto aos misseis anentéreos alguém sabe quais são?

  2. Se tem uma coisa que não gosto é auto exaltação, passa a parecer coisa de propaganda burra. Ja disse aqui, quando se é se torna desnecessario auto proclamação, auto promoção. A avaliação será dada ao final, em algum momento de sua utilização. Acredito que até possa ser tudo isso, mas quem garante? O dono? Para mim não basta. Depois de testado e comprovadamente se firmar como o mais silencioso aplaudirei, por enquanto, creio ser mais um excelente produto.

Comentários não permitidos.