O Qatar encerrou uma longa campanha de seleção para aquisição de um novo avião de combate para sua Força Aérea. O supersônico Dassault Rafale foi anunciado como vencedor da concorrência.
A confirmação da encomenda possui 24 caças envolvidos e será assinada na próxima segunda-feira (04), em evento que contará com a presença do presidente francês François Hollande.
O país do Golfo Pérsico é operador de longa data de jatos militares franceses como o Mirage F1 , Mirage 2000 e Alpha Jet.
O negócio prestes a ser firmado com o Qatar é continuação de uma sucessão de negociações bem sucedidas ocorridas nos últimos meses. O Egito encomendou em fevereiro ultimo 24 unidades e a Índia 36 aviões no dia 10 de abril .
Se os três contratos forem cumpridos por completo, as vendas internacionais do Rafale se aproximarão do Eurofighter Typhoon, modelo que alcançou a marca de 99 unidades exportadas.
Eric Trappier, chefe-executivo da Dassault, disse que a escolha do Rafale pelo Qatar demonstra as qualidades operacionais do avião e confirma a confiança na companhia dos operadores que já usam o Mirage 2000.
Ivan Plavetz
5 Comments