O povo vietnamita venceu os EUA e nenhuma falsificação histórica conseguirá mudar esta verdade

© Fotobank.ru/Getty Images

Enquanto o Vietnã comemora os 40 anos da libertação do Sul e do fim da guerra, a televisão dos EUA transmite o documentário “Últimos dias no Vietnã”, dirigido por Rory Kennedy, indicado ao Oscar e vencedor do prestigioso prêmio Emmy.

O filme conta a história de como nos últimos dias de a abril de 1975 os “nobres oficiais norte-americanos” resgatavam seus amigos e aliados em navios, aviões e helicópteros. Eles salvavam soldados e oficiais do Exército da República do Vietnã, derrotado de forma esmagadora pelo Exército de Libertação Popular do Vietnã do Sul – os comunistas vietnamitas, que a propaganda norte-americana e sul-vietnamita apresentava como “assassinos sanguinários, cruéis e impiedosos da população do Vietnã do Sul”.

O filme, no entanto, segundo conta o historiador e veterano da Segunda Guerra de Libertação Vu Quang Hien, ignora completamente as razões da saída dos norte-americanos do Vietnã e cenário deixado pelo mesmos naquele país. Deixa de citar os quase 4 milhões de mortos – dos quais a metade era de população civil, os milhões de feridos e os 11 milhões de desabrigados. E tampouco mostra as florestas e os campos sul-vietnamitas transformados em desertos pelo uso do Agente Laranja, os rios envenenados e os vastos terrenos saturados de minas e bombas.

Nas palavras de Vu Quang Hien, 640 mil hectares de terras vietnamitas continuam envenenadas pela dioxina produzida pelo Agente Laranja, 600 mil toneladas de bombas e minas continuam espalhados pelos campos e florestas do país. Passados 40 anos, as vítimas do Agente Laranja continuam dando à luz a crianças com deformidades, pessoas continuam explodindo em minas deixadas pelos norte-americanos, milhares de hectares de solo do Vietnã continuam inférteis.

Docente da Universidade Estatal de Hanoi, Vu Quang Hien se voluntário nos anos estudantis para lutar pela libertação do Vietnã do Sul e pela reunificação do país. Ele lembra do espanto inicial com que os habitantes de vilarejos sul-vietnamitas recebiam os guerrilheiros.

“Afinal, eles haviam sido programados para acreditar que estes eram impiedosos assassinos comunistas. Mas quando os camponeses viram os seus libertadores, a sua opinião logo mudou, e nós, jovens do Vietnã do Sul, éramos recebidos de braços abertos”.

O povo vietnamita venceu os EUA – a mais poderosa potência econômica e militar do mundo – e reunificou o seu país. O regime sul-vietnamita pró-americano caiu, apesar do intenso apoiou dos EUA nos âmbitos político, econômico e militar. Segundo Vu Quang Hien, isso aconteceu graças ao espírito de resistência da maioria esmagadora da população do Vietnã, graças ao apoio da União Soviética e da China, graças ao amplo amparo internacional à luta do povo vietnamita. E nenhum acordo, nenhuma falsificação histórica por meios impressos, digitais ou cinematográficos conseguirá fazer com que esta verdade seja esquecida.

Fonte: Sputnik News Brasil

 

47 Comentários

  1. Com certeza. Isso ficará eternizado como quando o Davi venceu o Golias e de como a propaganda glamouriza a canalhice por que quando há meritos por sí só, não se precisam de propagandas.

    • o vietna venceu ,mas eu vi todos os filmes do rambo ou sera arrombado , ou bombado
      não sei não me lembro bem

      mas no filme ele sozinho venceu os vietcongs

      como pode esse pais de terceiro mundo ganhar dos donos do universo rsrs

      assim é a mente dos vassalos

      o governo americano da época usou a guerra do vietina para favorecer sua ganancia em vendas de armas ,
      mas tem uns espesctilists que ainda acreditam no Vietnam virando um super aliado americano contra a china

      a vai ser fã do arrombado assim so la em roliudi ………

      • “vi todos os filmes do rambo…” Nao vi nenhum. Mas ouvi a musica cantada pelo argentino Atahualpa Yupanqui, BASTA YA, cujo ultimo verso dizia, BASTA YA, BASTA YA QUE EL YANQUI MANDE/QUIEN HA GANADO LA GUERRA/EN LOS MONTES DEL VIET-NAM/EL GUERRILERO EN SU TIERRA/Y EL YANQUI EN EL CINEMA. Pode ser ouvida no YouTube. Esse revisionism que ocorre na midia, apresentando o que fora a uma derrota catastrofica para o imperialism yanque como se fosse vitoria, requer que noticiario que foi mostrado na epoca em Televisao fique interrado nos arquivos. Lembro muito bem de ver no noticiario da BBC o caos que ocorreu quando os guerrilheiros chegaram em Saigon, a capital do Vietnam do Sul onde estava estacionado o quartel general das forcas de ocupacao norte Americana. Foi panico, gringos, europeus e vietnamitas quinta colunas num salva se quem puder tentando buscar uma vaga nos onibus, caminhoes que os levasse para o aeroporto. Completo caos e panico de fazer as pessoas rir. Eu pelo menos nao me contive e tive de rir. Os EUA foi realmente derrotado militarmente no VietNam. Mas a Guerra do Vietnam nao expressa a extensao da Guerra. Essa Guerra deveria ser chamada Guerra na Indochina, nome pelo qual aquela area era entao conhecida. Tinha sido parte do Imperio Frances ate 1956, quando os Vietcongs os derrotaram e eles tiveram se abandonarem a area.Mas Indochina tinha sido muiito importante para os fraanceses. Seus militares estavam se servindo do trafico de Narcotico, heroina em particular, para financiar suas despesas. Franca estava em bancarrota apos a segunda Guerra mundial, sem condicoes de financiar suas forcas armadas. Estas viu no trafico de heroina uma forma de arrecar verbas. Dai a alianca entre os militares franceses e a Mafia de Marselha, a Coneccao Francesa. Era uma fonte muito rica para ser abandonada. Os EUA, o Pentagono, a CIA, trabalhando com a Mafia italo-judia, Meyer Lansky, Santo Traficantte Junior, localizados na Florida, New Orleans e em Cuba antes de Castro tomar o poder, queriam se apoderar daquele trafico e importar heroina diretamente da Indochina independente da Coneccao francesa. Indochina era o maior centro de producao de heroina na epoca, Hoje e superado pelo Alfaganistao. Foi uma Guerra onde os EUA perderam mais de 50.000 soldados, sem contar os feridos e os que se tornaram incapazes mentalmente, e mataram mais de 1 milhao de vietnamitas. Utilizaram armas quimicas proibida pelo Acordo de Geneva, portanto cometeram crime de Guerra. Sofreram derrota no Vietnam, que causou trauma nas classes politicas e military dos EUA, mas nao foi tudo em vao. Conseguiram dominar o Mercado de heroina. centrado no Camboja, Laos e Tailandia. Trafico de narcotico hoje avaliado em trilhoes de dolares, que fez do George Bush, o pai, uma pessoa trilhonaria’.

  2. Essa guerra do Vietnã é só nas telas de cinema e na TVs em que os EUA venceram …rsrsrs … os caras tiveram que apelar para o Bradock e ao Rambo … pode ? … para salva-los do vexame …Hahahah e que vexame ..Hahahahah … uns bandos de selvagens vietcongues humilharam o tão propagaiado exército dos EUA com os seus boinas verdes …Hahahahah … e o pior …. que mais tarde, já no Afeganistão, foram a vez dos homens das caverna …Hahahah … mais uma vez chamaram quem ? … o Bradock de novo e o Rambo … hahahah … ninguém merece …Hahahah
    .
    E é com isso que querem ir para cima do rolo compressor russo ..Hahahah….. irão chamar quem ? … o Capitão America ? …hahahahah …. são uns patéticos … Hahahah

    • os EUA nunca perderam militarmente lá, mas sim politicamente,
      já que como a guerra, não tinha interesse de conquistas de territorios, o meio ultilizado para nomear o vencedor era contando os corpos, é nessa brincadeira, os americanos levaram mais de 1,7 milhões de norte-vietinamitas,
      sem contar que os EUA jogaram tanta bomba no vietnam que o povo ainda sente os consequências nos dias de hoje,
      o pior de tudo é que no final da guerra contra os “imperialistas”, URSS, é china abandonaram completamente o vietnam, é agora sofrem…..
      ou seja….”que grande vitoria para eles”.

      • senhor lure araujo….Não queira amenizar o fato por meio de retórica dissimulada….capitularam perante o inimigo… saíram vergonhosamente correndo de Saigon….perderam a guerra no Vietnã sem meias palavras…. Não que os monstruosos marxistas de lá fossem coisa que se preste…..muito ao contrário praticaram genocídio em larga escala….mas isso não muda o fato do enorme fracasso estadunidense no Vietnã….enquanto bananas assistirem filmes de Hollywood ouviremos tais absurdos…. 😀

        aceite a realidade dos fatos… 😛

      • Sr. Troll
        .
        .
        Os EUA conseguiram a grande façanha de ganhar todas as batalhas e perdeu a guerra …rsrrsrs … nadou …nadou …nadou …travessou o oceano interio más, quando chegou na praia …morreu afogado …pode ? 😀
        .
        .
        Será que tem algum spefshixalista que exprike ? …hahahaha

      • “”os EUA nunca perderam militarmente “”

        Foi exatamente isso que os generais do Vietnam do Norte disseram.

  3. A história real talvez nunca chegue as telas dos EUA. Ou não.
    Clint Eastwood produziu e dirigiu um excelente filme que talvez todos vocês já tenham visto. Letter from Iwo Jima, onde ele mostra o lado japonês da batalha.
    Talvez um dia vejamos o mesmo sobre o Vietnã.
    A França já fez seu filme sobre a Indochina que é a região da ásia que englobava alguns paies inclusive o atual Vietnã.
    A Alemanhã tem diversos filmes mostrando o lado alemão de algumas batalhas da WW1 e WW2.
    O Vietinã está a apenas 40 anos, quem sabe quando estiver a 50-60 anos no passado…

  4. O Vietnã pôs para correr a França e os EUA,agora Hollywood tenta reverter a estórias pateticamente nas telas de tv,mas todos sabemos a verdade, pois Hollywood é de mentirinha !kkkk!

    Parabéns ao bravo povo vietnamita !

  5. “O povo vietnamita venceu os EUA – a mais poderosa potência econômica e militar do mundo”

    mas hoje sofrem com os indices de desenvolvimento humano, é estado de banalidade graças ao comunismo….
    ou seja…. o vietnam só tem mais é que lamentar…..

    • melhor vc olha o crescimento anual do Vietnam daqui uma ou duas décadas pode passar o Brasil pais que foi salvo dos comunas pelos militares, e a china é comunista mais já esta em primeiro em educação termo de ciências e exatas segundo a onu. enquanto o Brasil capitalista está lá atras.

      ”OCDE: China lidera ranking mundial de avaliação do ensino”

      ”A China atingiu as maiores pontuações em todas as áreas avaliadas pela OCDE: leitura, matemática e ciência – e é ainda o país com maior número de alunos classificados como nível 5 e 6, as maiores notas que podem ser atribuídas no relatório. Os índices chineses para leitura, matemática e ciência são de 556, 600 e 575 pontos, respectivamente. As médias da OCDE para essas áreas são: 492, 496 e 501.”

      tadinho dos comunistas vão ser os melhores em tudo , o japão perdeu a chance de ser o país mais top do mundo mais os chinas não vão deixa essa passar.

      • mas o que tem haver, a o Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ( OCDE ) com a media educacional dos paises… wtf ?

    • Sr. Lure, já firmei a convicção de que o sr. é meio preguiçoso. Por que suas opiniões são facilmente verificáveis na própria internet, e agora essa sobre o Vietnam, fica claro que sr está preso a época da grandeza yanke, vendida na segunda guerra mundial. Logico, com maior mérito para a propaganda deles, que se adonaram do heroísmo aliado, para posarem de únicos vencedores do embate com o eixo do mal daquele tempo. Enquanto na surdina levaram os principais cérebros desse eixo, os que davam sustentação ao eixo, para casa. Mas se o sr. resolver se dar ao trabalho de pesquisar um pouco, não precisa ir longe, na internet mesmo, verás que o Vietnam está seguindo a rota dos tigres asiáticos. Inclusive despertando interesses de parte de seus idolos irmãos, yankes, que aspiram, novamente, lá atuarem. Até para se oferecerem mais uma vez como opção comercial ao encaminhamento natural daquele país asiático em direção ao encontro com o outro lado da concorrência. Por que é disso que se trata cidadão, concorrência em negócios, nada mais. Sds.

  6. Lure, meu querido, vou fazer uma comparação “naturista” apenas para colocar os números em escala OK?

    Já viu aqueles vídeos do “mundo animal” em que uma onda de formigas vai comendo todos os animais que encontram pela frente!?? Pois é, mesmo que o animal seja maior e, esperneando, mate milhares e milhares de formigas, a persistência e a estratégia que elas usam lhes dão a vitória!

    O mesmo aconteceu no Vietnam. Sem dúvida morreram muito mais “vietcongues” que americanos. E muitos vietnamitas mortos foram classificados “automaticamente” como vietcongues. Isso acontece aqui também. Muitos cidadãos mortos pela polícia são automaticamente classificados como “traficantes”. Isso facilita a liberação da papelada e do “atirador”!

    Ainda assim, para não ser devorado totalmente pelas formigas, os grandes animais “picam a mula”, pois não há diplomacia que resolva. Exatamente da forma como os EUA abandonaram “voando” a embaixada americana local!

    Venceram os Vietnamitas sim. E o fizeram com garra!

    Ilustrando melhor: https://www.youtube.com/watch?v=eUFqWAC8WR8

    • essas formigas alias esse tipo pois achei elas diferente na imagem aqui e mais avermelhdaa ,tem aqui em são Paulo na região de parelheiros elas sobem o terreno matando tudo que encontram ,vários animais escondidos insetos e etc e tal sai tudo correndo mais ou menos um metro e meio de largura por 10 metros de comprimento esse é o deslocamento delas .

  7. Vietnã derrotou os Estados Unidos da América na batalha e saiu vencedor, mesmo sendo inferior tecnologicamente e militarmente. Isso está na história e ninguém vais mudar isso.

    Hollywood tenta reverter isso via cinema, mas não vai conseguir. Já assisti muitos documentários da guerra do Vietnã, os EUA modificaram a história, só mostrando as vitórias deles e apagando as derrotas vergonhosas que tiveram.

    Nem arma química agente laranja conseguiu dá vitória para os EUA, tiveram apelar para o lado criminoso.

    Esse papo que os EUA perderam a guerra politicamente é conversa para boi dormir.

  8. ,..Al-Manar (Off Topic…)Iraq rechaza proyecto de ley de EEUU que divide a Iraq en tres “entidades”

    El gobierno de Iraq ha rechazado un proyecto votado por el Comité de Relaciones Exteriores de la Cámara de Representantes de EEUU que considera a los combatientes kurdos peshmergas y a las “facciones sunníes” como “entidades independientes”. Los observadores consideran que esta decisión fomenta el sectarismo en Iraq y permitiría a Washington evitar tratar directamente con el gobierno iraquí, subvencionar a grupos sunníes y kurdos de forma independiente y entrenar a sus fuerzas sin el consentimiento de Bagdad.

    El proyecto de ley anual sobre defensa, que fue publicado el 27 de Abril por el Comité de Servicios Armados de la Cámara de Representantes, pide al gobierno de EEUU que reconozca “dos entidades kurda y sunní” separadas y les suministre a ellas directamente al menos el 25% de la ayuda económica norteamericana a Iraq, cifrada en unos 715 millones de dólares, con el fin de luchar contra el grupo terrorista EI.

    El proyecto de ley señala que “los pershmerga kurdos” y “las fuerzas tribales con una misión de seguridad y la Guardia Nacional iraquí bajo control sunní” serán considerados como “dos países” y añade que “esto permitirá a estas fuerzas recibir asistencia de EEUU de forma directa”.

    Rechazo del Parlamento iraquí

    En reacción, el Parlamento iraquí ha pedido al gobierno que responda al proyecto norteamericano, que supone una división de Iraq, a ojos de Washington, en tres países.

    Los diputados iraquíes señalaron que este proyecto viola de forma descarada la soberanía e independencia de Iraq y busca dividir el país árabe.

    Advertencia de Muqtada al Sadr

    Por su parte, el clérigo shií Muqtada al Sadr dijo que esta decisión estadounidense suponía el inicio de la partición de Iraq en tres estados y pidió al gobierno de Bagdad una actitud firme a este respecto.

    Él amenazó también con “atacar los intereses de EEUU en Iraq y el extranjero” en el caso de que el Congreso de EEUU apruebe el mencionado proyecto.

    “En caso de que tal resolución sea aprobada por la Cámara de Representantes, nos veremos obligados a activar nuestra ala militar para que comience a atacar intereses de EEUU en Iraq e incluso más allá”, dijo Sadr. Él fue líder de la milicia del Ejército del Mahdi que llevó a cabo dos levantamientos armados contra los ocupantes estadounidenses en Iraq en abril y agosto de 2004.

    “Esto demuestra que EEUU tiene una mala intención hacia Iraq” y dijo que Washington busca inflamar las tensiones sectarias en ese país y todo Oriente Medio para dividir y debilitar a los estados árabes.

    Él añadió, sin embargo, que el pueblo de Iraq no aceptará la división del país. “El pueblo iraquí debe rechazar tales declaraciones o, en otro caso, tendrá lugar un desastre”, dijo.

    Medios norteamericanos promueven el sectarismo

    Este proyecto norteamericano tiene lugar en medio de una fuerte campaña en los medios de EEUU que busca atacar a las fuerzas de movilización popular, compuestas sobre todo por milicias shiíes, a las que acusa de llevar a cabo actos de tipo sectario, algo que el gobierno de Iraq ha rechazado.

    Además, EEUU ha buscado impedir que dichas fuerzas entren en territorios de mayoría sunní, como la provincia de Anbar, con el fin de luchar contra el EI.

    Estas afirmaciones vienen también a justificar al EI al señalar que este movimiento terrorista contaba con el apoyo de “los sunníes” debido al supuesto rechazo de éstos a los shiíes y al gobierno de Bagdad.

    El fomento del sectarismo es una vieja política sionista dirigida a dividir y debilitar a los países árabes.

    Source: Diverso
    29-04-2015 – 17:17 Última actualización 29-04-2015 – 17:17 | 478 visitas
    Esses estão reagindo aos iankss, apesar de tudo.Sds… 😉

  9. Maquina ( 29 de abril de 2015 at 16:08 ),

    “capitularam perante o inimigo…”

    Não houve qualquer capitulação… A participação americana terminou com os acordos de paz de París, em 1973, no qual ficou estabelecido o respeito ao acordado na convenção de Genebra de 1954… Na verdade, creio que os vietnamitas eram os maiores interessados nisso, já que não restaria muito do país se continuassem com tudo aquilo…

    “saíram vergonhosamente correndo de Saigon…”

    Creio que se refere a retirada americana de sua embaixada em Saigon, que se deu em 1975… e que não foi parte da participação americana no conflito em si, posto a participação americana já ter se encerrado nesse período…

    E que absurdos o lure disse…?

    Os americanos realmente nunca perderam uma única batalha no Vietnam… Aliás, todas as vezes nas quais os vietnamitas tentavam encarar os americanos as claras, levaram uma surra… Tet, La Drang, Hamburger Hill estão aí pra provar…

    Operações como a Linebaker 2 provaram que, se dosse dada a liberdade de ação as forças americanas, a guerra poderia ter tido outro desfecho ( tanto que foram para a mesa de negociação após esse episódio )…

    O que os vietnamitas fizeram, isso sim, foi explorar politicamente os pontos fracos da liderança americana ( nada que seja desonroso, é verdade ), que preferiu ficar mandando “recados com ataques cirúrgicos” através de operações toscas como a Rolling Thunder ao invés de agir como a situação exigia; coisa que não havia, por exemplo, durante a Guerra da Coréia.

    No mais, haviam políticos decidindo até as espoletas que as bombas a serem lançadas deveriam ter… Não se poderia esperar outro desfecho…

    A rigor, é extremamente difícil lidar com uma situação na qual se emprega guerra de guerrilha. E com os russos no Afeganistão foi o mesmo…

    • Os EUA jogaram toneladas de bombas no Vietinã durante a Operação Linebacker, se não houve proseguimento da operação, foi pelo fato do Congresso americano, que autorizou a guerra, não ter suportado o resultado/consequencias dos gastos militares e principalmente o número de soldados americanos mortos e foi por isso que os americanos assinaram o acordo de paz, se apenas batesem a história seria outra.

    • “O homem sábio vive na verdade para aprender, já o mentiroso vive na mentira pra sobreviver!”

      Rita de cassia

      • Maquina…

        Nada sobrevive na mentira, posto que a mentira nunca prevalece… Sempre há uma brecha para a verdade… A história nos ensina isso…

        Por isso apresentei fatos…

  10. Recomendo o filme Filme Fomos Heróis, título em português, que conta a história da primeira batalha entre o exército estadunidense, contra o exército regular norte vietnamita.

  11. ,..Sua Pesquisa . com Guerra do Vietnã
    História da Guerra do Vietnã, fatos, causas, vietcongues, derrota dos Estados Unidos
    Soldados norte-americanos em campo de batalha no Vietnã
    Soldados norte-americanos em campo de batalha no Vietnã

    Introdução

    A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que começou no ano de 1959 e terminou em 1975. As batalhas ocorreram nos territórios do Vietnã do Norte, Vietnã do Sul, Laos e Camboja. Esta guerra pode ser enquadrada no contexto histórico da Guerra Fria.

    Contexto Histórico

    O Vietnã havia sido colônia francesa e no final da Guerra da Indochina (1946-1954) foi dividido em dois países. O Vietnã do Norte era, comandado por Ho Chi Minh, possuindo orientação comunista pró União Soviética. O Vietnã do Sul, uma ditadura militar, passou a ser aliado dos Estados Unidos e, portanto, com um sistema capitalista.

    Causas da Guerra

    A relação entre os dois Vietnãs, em função das divergências políticas e ideológicas, era tensa no final da década de 1950. Em 1959, vietcongues (guerrilheiros comunistas), com apoio de Ho Chi Minh e dos soviéticos, atacaram uma base norte-americana no Vietnã do Sul. Este fato deu início a guerra.

    Entre 1959 e 1964, o conflito restringiu-se apenas ao Vietnã do Norte e do Sul, embora Estados Unidos e também a União Soviética prestassem apoio indireto.

    Intervenção militar dos Estados Unidos

    Em 1964, os Estados Unidos resolveram entrar diretamente no conflito, enviando soldados e armamentos de guerra. Os soldados norte-americanos sofreram num território marcado por florestas tropicais fechadas e grande quantidade de chuvas. Os vietcongues utilizaram táticas de guerrilha, enquanto os norte-americanos empenharam-se no uso de armamentos modernos, helicópteros e outros recursos.

    Invasão norte-vietnamita

    No final da década de 1960, era claro o fracasso da intervenção norte-americana. Mesmo com tecnologia avançada, não conseguiam vencer a experiência dos vietcongues. Para piorar a situação dos Estados Unidos, em 1968, o exército norte-vietnamita invadiu o Vietnã do Sul, tomando a embaixada dos Estados Unidos em Saigon. O Vietnã do Sul e os Estados Unidos responderam com toda força. É o momento mais sangrento da guerra.

    Protestos e o fim da guerra

    No começo da década de 1970, os protestos contra a guerra aconteciam em grande quantidade nos Estados Unidos. Jovens, grupos pacifistas e a população em geral iam para as ruas pedir a saída dos Estados Unidos do conflito e o retorno imediato das tropas. Neste momento, já eram milhares os soldados norte-americanos mortos no conflito. A televisão mostrava as cenas violentas e cruéis da guerra.

    Sem apoio popular e com derrotas seguidas, o governo norte-americano aceita o Acordo de Paris, que previa o cessar-fogo, em 1973. Em 1975, ocorre a retirada total das tropas norte-americanas. É a vitória do Vietnã do Norte.

    Resultados da Guerra

    O conflito deixou mais de 1 milhão de mortos (civis e militares) e o dobro de mutilados e feridos. A guerra arrasou campos agrícolas, destruiu casas e provocou prejuízos econômicos gravíssimos no Vietnã.

    O Vietnã foi reunificado em 2 de julho de 1976 sob o regime comunista, aliado da União Soviética.

    Impressão Facebook Twitter Google+

    Isso é HISTÓRIA, ponto final. 😉

    • hoje esta mais evoluído e eles jogam bombas sujas radiotivas no iraque e diziam que foram la para proteger o mundo contra a energia atômica iraquiana que não existia alias a onu falou que não existia

      outro crime de guerra ,mas se você levar em consideração que as grandes empresas conglomerados americanos financiaram e venderam e ajudaram o nazismo esse também se caracterizava crime de guerra também

      e por ai vai …………

    • Não existe duvida sobre o resultado da guerra, caro Carl.
      Esse texto é só mais perda de tempo sputnik.

      A grande maioria dos filmes americanos não se dedica a contar fatos históricos e não são feitos para serem levados muito a sério, por isso são ruins.

      A pessoa tem que saber diferenciar entre a Lista de Schindler e o Rambo 3.

    • Qual o objetivo dos EUA naquela Guerra? Conquistar o centro de producao de heroina na Indochina, Camboja, Laos e Tailandia. Foram derrotados dentro do Vietnam, mas conseguiram se apoderar desse centro de producao de heroina, deslocando Franca, que ate entao controlava esse Mercado, juntamente com familias mafiosas chinesas que haviam se refugiado da China depois que Mao tomou o poder em 1949.

Comentários não permitidos.