Esquecimento do papel do Exército Vermelho é fruto da mentira da Guerra Fria

Uma recente pesquisa aponta que só 13% dos europeus conhecem o papel decisivo do Exército Vermelho, que libertou a Europa do fascismo e nazismo. Segundo o historiador brasileiro João Claudio Platenik Pitillo, da UERJ, este é o resultado lógico da campanha de desinformação que teve lugar durante a Guerra Fria.

Em uma entrevista à Sputnik Brasil, o historiador, que é autor do livro “Aço Vermelho: Os Segredos da Vitória Soviética na Segunda Guerra Mundial”, disse que o Ocidente realizou toda uma campanha durante a Guerra Fria que terminou em uma revisão drástica de História. Esta revisão afetou todos os países:

“Essa ignorância também está aqui no Brasil. E isso é fruto da Guerra Fria. A Guerra Fria foi muito hábil em produzir uma Segunda Guerra Mundial onde os ocidentais, a França, a Inglaterra, os Estados Unidos, fizeram uma revisão da História <…> Depois, eles se colocam como países centrais na derrota do nazismo e por último, eles se colocam na vanguarda da luta anticomunista. Eles criaram o espantalho do comunismo, que tinha que ser combatido”.

Afinal, a confusão gerada pelo Ocidente fez com que o próprio Ocidente esquecesse quem era inimigo e quem era aliado: “A confusão deles foi tão grande que eles muitas vezes retratavam o comunismo e o nazismo como a mesma coisa”, ressalta o historiador.

Houve quem chegasse a afirmar que a culpa pela Segunda Guerra Mundial foi da União Soviética.

“A nossa missão como historiadores é combater isso. Isso é uma mentira que, ao fim e ao cabo, só vem beneficiar o nazi-fascismo”, frisa Platenik Pitillo.

Comentando os números da pesquisa (13% têm conhecimento do papel do Exército Vermelho, 43% acreditam ingenuamente que a vitória foi obra do exército dos EUA), o historiador brasileiro disse que esse resultado, lamentavelmente, pode não ser o pior. Ele acredita que “no Brasil, o percentual seja já maior”; mas acha que é principalmente um problema da educação.

Nisso, ele coincide com o chefe da Administração do presidente da Rússia, Sergei Ivanov, que, em entrevista hoje ao canal RT, disse o seguinte:

“Eu acho que nós não podemos reescrever a História. Porque existem muitos documentos históricos que provam que a União Soviética desempenhou um papel importantíssimo para um desenlace positivo da guerra mais cruel da História mundial”.

Segundo Ivanov, estas tentativas de reescrever a História não têm justificação:

“Eu estou hoje preocupado pelo fato de nos EUA e em certos países da Europa Ocidental, os políticos tentarem reescrever a História, deturpar a História, colocando, por exemplo, o comunismo e o fascismo ao mesmo nível. Tudo isso não corresponde à realidade, é simplesmente mentira <…> E quanto mais tempo passa, com mais obstinação os países ocidentais fazem uso deste meio, eu diria, que não é muito aceitável do ponto de vista moral, para isolar a Rússia”.

 

Justiça para o Brasil também

O Brasil também participou da Segunda Guerra Mundial, sendo o único país latino-americano a combater. Foi como aliado dos EUA, mas os EUA preferem calar o fato, diz Platenik Pitillo. Não há nenhum livro que mencione a atuação brasileira no conflito.

Mas a presidente Dilma Rousseff pode afinal mudar a situação. Dilma deve assistir à Parada da Vitória em 9 de maio em Moscou. Segundo o professor Platenik Pitillo, trata-se de um evento muito significativo:

“Pela primeira vez, um presidente brasileiro vai assistir ao Dia da Vitória em Moscou <…> Eu acho que é um avanço. Porque o Brasil participou da luta na Europa do lado dos Estados Unidos, e nós nunca recebemos, porparte dos estadunidenses o devido respeito pela atuação na Itália. O Brasil teve uma participação gloriosa na Itália, e nós não aparecemos em nenhum livro da história”.

Talvez por parte da Rússia o Brasil afinal receberá o devido reconhecimento, negado pelos EUA.
Vale lembrar que os Estados Unidos têm admitido estar pressionando líderes de certos países de maneira a que estes desistam de viagens a Moscou para homenagear os 70 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial. Em abril, ganhou notoriedade o caso do presidente tcheco, Milos Zeman, que após ter confirmado a sua decisão de ir à praça Vermelha, foi chamado pelo seu colega estadunidense, Barack Obama.

Zeman disse naquela altura que não se podia esquecer que foi a União Soviética quem libertou a antiga Tchecoslováquia do nazismo.

Mais recentemente, em um briefing no Departamento de Estado dos EUA, a porta-voz desta autarquia, Marie Harf, confessou que as autoridades querem ver as posições dos seus países aliados e “parceiros” mais alinhadas com a dos próprios EUA.

Fonte: Sputnik News Brasil

 

61 Comentários

  1. os estados unidos usam a impresa e sua indústria cinematográfica para exaltar qualquer coisa que eles façam

    pelo estados unidos o certo passa por errado e o errado pelo certo

    por isso os estados unidos gastam milhões em propaganda ,

    na verdade tanto a primeira guerra mundial como a segunda eles ajudaram os alemães ate aonde puderam para ter lucro depois pisotearam os alemães e ate hoje tem tropas americanas e cada vez maior o numero de militares americanos em solo alemão

    mas tem citizen poodles europeus que acham isso o máximo rsrs vai entender essa síndrome de Estocolmo

  2. “Porque o Brasil participou da luta na Europa do lado dos Estados Unidos, e nós nunca recebemos, por parte dos estadunidenses o devido respeito pela atuação na Itália.”

    O altor se equivoca.

    O 1º Grupo de Caça da FAB recebeu a Presidential Unit Citation em 1986; um reconhecimento claro a contribuição brasileira a campanha italiana. Para se ter uma ideia, apenas outras duas unidades não americanas receberam tal comenda por feitos na Segunda Guerra Mundial.

    Em vários museus americanos da SGM existem alusões a passagem da FAB e da FEB nos cenários da Segunda Guerra.

    O Brasil não foi o único país latino-americano a participar ativamente do conflito. Os mexicanos também enviaram uma unidade de caça, que lutou integrada a USAAF no cenário do Pacífico. O Escuadrón 201 ( Asteca Eagles ) também voou caças P-47D.

    • Espere você ler o livro do jornalista da GROBO, um cara que defende caninamente os EUA como todo americanófilo de vero faz …rsrsrsr
      .
      Lá o jornalistazinho…. o ancora do jornal da GLOBO ( o da noite ) ele falar coisas sobre a participação brasileira( desqualificando os nossos pracinhas ) … que até os vira-latas tupiniquins mais empedrenidos rosnaria pára o livrinho do jornalistazinha .. 😉

  3. pois bem,
    a URSS quando entrou na 2° guerra já estava parcialmente com a economia trancada, é o exercito sovietico não possuia nenhuma base estrutural, vendo essa situação os banqueiros americanos tiveram que financiar todo o parque industrial de stalin, alem de enviarem suprimentos é armas para o exercito sovietico,
    logo após a invasão alemã, deu para perceber claramente a desorganização total do exercito vermelho, é falta de estrutura das tropas,
    a situação ficou tão critica que stalin teve que se dormir nas estações de metro de moscow, para não ser atingido pela as baterias alemãs,

    a sorte da URSS foi o, extremo inverno ter chegado para congelar as tropas alemãs, literalmente,… o que deu um valioso tempo para o exercito sovietico, se reestruturar, é lançar ofensivas contra a então “congelada” alemanha,….

    agora esse “analista” quer vim falar alguma coisa ?.. se não fosse o inverno, é a ajuda dos aliados, os sovieticos teriam perdido feio……..

    • “Quem não conhece a verdade não passa de um tolo; mas quem a conhece e a chama de mentira é um criminoso!”

      Bertolt Brecht

      • Mas tem gente que prefere limpar merda yanke e desfazer de um produto de grande penetração nacional, solicitado por muitos brasileiros que residem no exterior, a mortadela. Essa é a gente que vem aqui debater brasilidade, só rindo dessa turma de deslumbrados. O Que esperar para o país nas mãos duma horda dessas, tão vara de pau, que sequer se envergonham de sua lacaiagem?

    • Senhor Lure.

      A sua resposta evidencia que a sua pessoa não tem o conhecimento necessário para rebater, ou complementar o texto acima, motivo deste post.
      O Sr, afirma:

      “URSS quando entrou na 2° guerra já estava parcialmente com a economia trancada”(…)

      A sua afirmação é um equivoco atroz. A URSS não sofreu com a depressão seguinte ao Crash da Bolsa de NY em 1929, pelo fato da sua economia ser planejada. Ao contrário, a economia soviética manteve crescimento robusto e constante na década de vinte, bem como na década seguinte. A URSS sai de uma situação de produtor agrário para produtor industrial.

      O Sr; disse:

      “(…)
      logo após a invasão alemã, deu para perceber claramente a desorganização total do exercito vermelho, é falta de estrutura das tropas,”.

      Não houve “desorganização total”. O Expercito Vermelho combateu desde os primeiros disparos da Operação Barbarossa. O fez, todavia, dentro dos antigos conceitos de linha extensa de infantaria, apoiada pela artilharia. Após o ataque surpresa, houve diversos contra – ataques, sem efeito, pois os comandantes soviéticos, caso de Kirponos, não concentraram os seus efetivos blindados, lançando-os como apoio à infantaria.

      Isto, sem dúvida alguma, foi fruto dos expurgos havidos no Exército Vermelho, que ceifaram vidas de oficiais brilhantes e de grande importância, caso do Marechal Mikhail Nikolayevich Tukhachevsky.
      Os oficiais sentiam-se tolhidos em tomar decisões autônomas e agiam de maneira estereotipada, mas isto não é falta de estrutura, ou de desorganização.

      O Sr. afirmou:

      (…)”a sorte da URSS foi o, extremo inverno ter chegado para congelar as tropas alemãs, literalmente,… o que deu um valioso tempo para o exercito sovietico, se reestruturar,”.

      Nada disso. Nenhum exército se estrutura em três meses. Tal pensamento é ridículo. Primeiro, antes do inverno dá-se a Raputitsa…Além disto, o que realmente atrasou o Grupo de Exército Centro, foram os enfrentamentos havidos na área de Smolensk. O Inverno não foi uma pausa. Foi o momento da defesa de Moscou, realizada por tropas siberianas, e do contra-ataque posterior, feito pelas tropas siberianas apoiadas pela cavalaria.
      Como pode um exército “desestruturado”, fazer trazer da Ásia divisões adestradas e equipadas para dar combate?

      O Sr, termina com um equívoco colossal:
      “(…) agora esse “analista” quer vim falar alguma coisa ?.. se não fosse o inverno, é a ajuda dos aliados, os sovieticos teriam perdido feio…”.

      Que absurdo. As tropas soviéticas lutaram e desbarataram, sem ajuda, 87% do esforço de guerra alemão. A ajuda aliada na forma de material bélico não supriu um décimo das necessidades soviéticas.
      O inverno, bem como a Raputitsa são fenômenos climáticos que se abatem sobre os dois lados do conflito. Se o Auto Comando Alemão não previu os seus efeitos, isto nada mais é do que pura incompetência.

      Fato é Sr, Lure, que a sua intervenção está marcada por preconceito e desinformação. Por isso, acredito, que não seria de bom tom tentar desqualificar o autor, dado a percepção que a sua pessoa não está qualificada para tal.

  4. “O Brasil também participou da Segunda Guerra Mundial, sendo o único país latino-americano a combater.“

    O BRASIL não foi único país latino-americano a combater na Segunda Guerra, mexicanos e argentinos também combateram, só por ai já da para saber que isso é uma afirmação errada !

    • Argentina participou da Segunda Guerra Mundial? Isso e novo para mim. E fato que muito governos latino Americano admiravam Alemanha Nazista, Getulio Vargas incluido e Peron da Argentina em particular. Esses governos nao tinham condicoes de participar da Guerra como aliados da Alemanha, por isso por isso adotaram a politica de neutralidade. Os EUA invadiriam qualquer pais latino Americano que entrasse na Guerra aliada da Alemanha. O Brasil era vital para os EUA enviar tropas para o Norte da Africa. Vargas simpatizante de Mussoline e Hitler queria adotar a postura de neutralidade, dai a operacao bandeira falsa. Afundaram uns navios brasileiros e disseram que foram os alemaes. Nossa imprensa, como sempre a service dos gringos, fez sua parte. Guerra contra Alemanha, Guerra contra o fascism.Peron consegiu manter-se neutro. Dai os nazistas se refugiarem para Argentina quando a Guerra chegou ao fim com a derrota alema.

      • Jojo alguns argentinos lutaram como voluntários até formaram um esquadrão aéreo, ai você pode me disser:

        _ Há mas não foi de modo ”oficial”!

        Sim , não foi, mas para que não haja dúvidas os mexicanos lutaram oficialmente, oque joga por terra a história de que o BRASIL foi o único país latino-americano a combater nesse conflito !

        veja o link :

        https://www.youtube.com/watch?v=Pa-a0NM5daU

    • Os Argies combateram?
      Onde, quando, de que forma?

      Os mexicanos combateram com um grupamento de caças no Pacífico. Isto eu sabia.

      Que eu saiba, a única nação que enviou para o TO europeu uma força expedicionária foi o Brasil.

  5. “O homem sábio vive na verdade para aprender, já o mentiroso vive na mentira pra sobreviver!”

    Rita de cassia

  6. “A linguagem política, destina-se a fazer com que a mentira soe como verdade e o crime se torne respeitável, bem como a imprimir ao vento uma aparência de solidez”

    George Orwell

  7. “Misturar a verdade com a mentira – eis algo ao qual dedico meu mais profundo repúdio.”

    Hunaldo

    • “A renovação da Transpetro vai ser o renascimento da indústria naval”
      Luis Inácio Lula da Silva.

      • “Deagol

        29 de março de 2015 at 11:01

        O máquina troll sabe que está faltando com a verdade.
        Não é possível que alguém acredite nas conclusões ridículas.
        Se ele reclama tanto da furtividade do abacaxi por que não fala nada sobre a furtividade do PAK-FA que é sabidamente menor?”

        https://www.youtube.com/watch?v=3MX5b3EfMAw

    • “A imprensa no Brasil parece que quer destruir a Petrobras” (kkkkkkkkk)
      Luis Inácio Lula da Silva

      • “Vermelho do Inferno
        1 de maio de 2015 at 22:07 ”

        o Brasil possui a maior reserva de agua doce do mundo….mais de 30% da agua doce do mundo situa-se aqui neste pais..enquanto as mídias e meios de comunicação aliados do psdb e dem promovem campanhazinhas falaciosas de economizar agua para blindar e desviar a atenção/foco do verdadeiro culpado do caos do estado de são paulo, o seu atual governo tucano que a décadas governa badernamente….o estado colhe o resultado de décadas de má gerencia, esculhambações, corrupções, negligencias e omissões…pois o atual governo já tinha a tempos as projeções de que esta calamidade iria acontecer e nada fez para evita-la que ocorre-se…jogou na sorte achando que não aconteceria e acabou acontecendo…é komo eu digo sempre aqui…cada povo tem o governo/pais que merece..

  8. “Uma Mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade.”

    Joseph Goebbels

    “Torne a mentira grande, simplifique-a, continue afirmando-a, e eventualmente todos acreditarão nela”

    Adolf Hitler

      • A Petrobras está valendo mesmo que seu ativos.
        É a empresa do setor que mais se desvalorizou no mundo. Enquanto algumas crescem, se fundem, compram, a Petrobras está se desfazendo de ativos.

      • “Vermelho do Inferno
        1 de maio de 2015 at 22:15 ”

        “Vermelho do Inferno
        1 de maio de 2015 at 22:13 ”

        “Deagol
        1 de maio de 2015 at 22:34 ”

        o atual governo recentemente perdoou mais de US$ 900 milhões em dívidas de países africanos com o Brasil…isto não foi por caridade…foi para abrir caminho para a Odebrecht…para a Camargo Correa…para a Andrade Gutierrez….foi para abrir o caminho para as empreiteiras e construtoras que apoiam e financiam o PT…

        pelas as mesmas intenções apoiam e aparelham a “oposição” daqui…pais algum hoje faz algo por humanitarismo, bondade ou caridade ..e sim por interesses….por algo em troca….o estrangeiro não apoia e financia oposição por caridade não…não existe almoço grátis….é para abrir caminho também para seus “interesses”…quando chegarem ao poder a primeira coisa que esta “oposição” fará, será mudar o sistema de partilha daquele pré-sal…

        Já existe um projeto do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) com objetivo de alterar o modelo de exploração daquele pré-sal…Durante sua campanha para as eleições presidenciais o candidato Aécio Neves defendeu a volta do sistema de concessão na exploração do petróleo…na gestão de FHC a exploração seguia o regime de concessão…este atual modelo de exploração segue o regime de partilha….que define que a participação mínima da Petrobras nos consórcios de exploração não pode ser inferior a 30%….

        Com esta mudança do regime de exploração o país passou a ter mais soberania sobre a produção de petróleo…a propriedade sobre o petróleo passou a ser do Estado e não mais da empresa concessionária que faz a extração….Com todas as mudanças na comparação entre os regimes de concessão e de partilha a arrecadação do Estado passou de cerca de 10% (considerando somente o pagamento de royalties) para 40%….O vencedor da licitação tem direito a uma parcela do petróleo, firmado em contrato, sendo que o Estado fica com no mínimo 41,65%…

        quando os BRICS começaram a pretender ao papel do jogador global independente washington tentou jogar a antiga carta….organizar uma ‘boa velha revolução colorida’ contra o atual governo…não alinhado a eles e aos seus interesses….mas este método já não funciona como antes…tentam por em ação aqui o mesmo que fizeram no Paraguai e Honduras recentemente…uma nova Operação Brother Sam encontra-se em ação neste pais hoje…manifestações por “20 centavos” ou impeachment do atual governo orquestradas por ongs estrangeiras são nada mais do que novas Marchas da Família com Deus pela Liberdade postas em ação…..o cenário já é preparado e trabalhado….

        https://www.youtube.com/watch?v=LeZ2K5gzyAI

  9. A União Soviética enfrentou e destruiu sozinha 88% dos efetivos da Alemanha…. Quando os “aliado” desembarcaram na Normandia já não havia um só soldado alemão em território soviético…. A invencível wermacht já havia sido contida em Moscou, batida em Stalingrado e finalmente destroçada na batalha de Kursk…. Tudo que restou foi um exercito que corria desesperado de volta a mãe pátria tendo em seu encalço o exercito vermelho cujos efetivos eram superiores ao somatório de todos os outros exércitos em guerra….. Os Estados Unidos entraram na guerra para evitar a comunização da Europa…. A vitória sobre a Alemanha pela URSS já era certa…. Quem livrou a Europa de Hitler foram os russos…. os aliados só entraram na Europa quando os russos já estavam praticamente dentro da Polônia!……

    • Maquina,

      Acho difícil os russos terem destruído 88% da Wermatch, posto que os alemães nunca mobilizaram mais que 75% de suas forças contra os russos…

      A operação Bagration, que foi a grande ofensiva soviética que varreu os alemães de território soviético, começou quase um mês depois do desembarque na Normandia… Até então, Stalin estava realmente ansioso para que os aliados lançassem sua investida a oeste o mais rápido possível…

      Enquanto os russos corriam para a Prússia e Polônia, os aliados ocidentais avançaram para o interior da França, destroçando as forças alemãs em Falaise; ao passo que a invasão ao sul da França ( Operação Dragoon ) fez recuar rapidamente o 19º Exército alemão. E ainda havia a Frente Italiana, com Roma sendo libertada um dia antes do Dia D… Logo, atribuir somente aos russos a libertação da Europa é um equivoco…

      E mesmo depois de tantos reveses, no final da guerra a Wermatch ainda era perigosa, com os alemães cobrando caro cada território cedido. Tanto que os alemães ainda impunham mais baixas aos russos que os russos a eles…

      A rigor, TODOS os aliados deram sua contribuição para derrotar a Alemanha… Quer seja os ingleses e a commonwealth, com sua resistência obstinada ( que ocupou considerável fatia das forças alemãs no oeste europeu e na África durante a invasão da Rússia ), quer seja os russos, com seus milhões de soldados, quer seja os americanos, com seu parque industrial imenso…

      • “_RR_
        30 de abril de 2015 at 18:15”

        A finalidade do mentiroso é simplesmente fascinar, deliciar, proporcionar regozijo….Ele é o fundamento da sociedade civilizada…

      • Não há mentira que possa fascinar, deliciar ou provocar regozijo diante da verdade exposta com fatos…

        Aliás, eu já disse: a mentira nunca prevalece, pois sempre existe uma brecha para a verdade. A história nos ensina…

      • “_RR_
        1 de maio de 2015 at 13:28 ”

        Louvam-se ou criticam-se muitas coisas porque está na moda louvá-las ou criticá-las…………Eles elogiam o que conhecem e criticam o que ignoram………

      • “_RR_
        1 de maio de 2015 at 13:28 ”

        “Nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem.”

        Nelson Rodrigues.

        “Como são parecidos os radicais da esquerda e da direita. Dirá alguém que as intenções são dessemelhantes. Não. Mil vezes não. Um canalha é exatamente igual a outro canalha.”

        Nelson Rodrigues.

      • “_RR_
        30 de abril de 2015 at 12:33

        lure,

        Os russos pensaram a mesma coisa na Guerra Russo Finlandesa de 1940… Quase deu caca… Por muito pouco, o Exército Vermelho não levou a mais acachapante derrota do século XX…”

        senhor RR….a finlândia aguentou o conflito até 12 de março de 1940 quando um tratado de paz foi assinado cedendo 10% do território finlandês e 20% da sua capacidade industrial à União Soviética….o motivo dos soviéticos não terem vencido tão facilmente deve-se em parte aos expurgos de 1937 no comando do Exército Vermelho e a falta de espírito de luta dos atacantes…..as forças soviéticas não alcançaram o seu objetivo primário de conquistar a Finlândia mas ganharam uma secessão de território ao longo do Lago Ladoga….no Tratado de Paz de Moscovo de 12 de março a finlândia foi forçada a ceder a parte finlandesa de Carélia….o território incluía a cidade de Viipuri (a segunda maior cidade do país) muito do território industrializado da finlândia e partes significantes ainda protegidas pelo exército finlandês..quase 10% do pré-guerra finlandês…alguns 442 000 carelianos…12% da população da finlândia…perderam as suas casas…militares e civis foram rapidamente evacuados devido aos termos do tratado como apenas alguns civis escolheram ficar sob a governação soviética…..

        a finlândia teve também de ceder uma parte da área de Salla…. península de Kalastajansaarento no mar de Barents e quatro ilhas no golfo da finlândia….a península de Hanko foi também emprestada à União Soviética como uma base militar por 30 anos….

        os termos de paz foram duros para a finlândia ainda mais porque os soviéticos receberam a cidade de Viipuri além das suas exigências pré-guerra….nem a simpatia por parte da Liga das Nações, Aliados Ocidentais, e dos suecos em particular, parece ter sido de grande ajuda aos finlandeses….

        enfim…o resultado da guerra foi misto…embora as forças soviéticas finalmente tivessem conseguido atravessar a defesa finlandesa nenhum lado quer a União Soviética ou a finlândia emergiu do conflito vitorioso….a Guerra de Inverno foi um desastre militar para a União Soviética….contudo Stalin aprendeu com esta derrota e compreendeu que o controlo sobre o Exército Vermelho já não era possível….após a Guerra de Inverno o Kremlin iniciou o processo de reinstaurar oficiais qualificados e de modernizar as suas forças.. uma decisão que viria a permitir que os soviéticos resistissem à invasão alemã posterior…

      • Maquina,

        Sim… Tudo isso depois que os soviéticos jogaram até a pia do banheiro na Finlândia… Os russos tiveram que trazer quase 1/4 do Exército Vermelho na época para lidar com aquela situação ( cerca de 1 milhão de soldados contra uma força de pouco mais de 120 mil… ). Antes disso, os russos estavam enfrentando um verdadeiro caos. Tiveram 6 vezes mais perdas que os finlandeses e perderam praticamente 1/3 das forças mecanizadas destacadas…

        Os planos preparados pela cúpula stalinista após os expurgos para melhorar o Exército Vermelho beiravam a fantasia… E mesmo após a Guerra de Inverno não houve uma melhora significativa ( a defesa desastrosa contra a Wermatch, que somente foi parada as portas de Moscou, é prova inconteste disso… ). Na verdade, na pressa de se remediar os problemas, foram cometidos muitos equivocos, que geraram problemas ainda piores…

        É claro que não há qualquer evidência de que a Rússia iria arriar a bandeira… mesmo se perdesse Moscou… E a partir do fracasso da Operação Tufão, já era certeza que a Wermatch não venceria no Leste ( ainda mais se considerarmos a entrada dos EUA no conflito, pondo seu parque industrial intacto a disposição de todos os aliados )… Mas também não de pode desconsiderar as deficiências do Exército Vermelho ( que eram extremamente graves ) e as da Wermatch ( algumas realmente grosseiras ).

      • “_RR_
        1 de maio de 2015 at 13:28 ”

        qual foi o propósito de sua resposta?!…pois ela em nada refuta/contradiz os fatos históricos apresentados por mim aqui….sua resposta apenas repete e reforça tudo o que expus….

        perdas soviéticas: 126 875 mortos ou desaparecidos, 264 908 feridos, 5.600 capturados, 2268 tanques…

        perdas finlandesas: 26 662 mortos, 39.886 feridos,1000 capturados…

        as forças soviéticas eram em maior número (3 soviéticos para 1 finlandês)….as perdas soviéticas na frente de combate foram tremendas e a posição internacional do país sofreu….

        inicialmente a finlândia mobilizou um exército de 180.000 homens mas as tropas finlandesas mostraram adversários temíveis empregando tácticas de guerrilha, tropas de esqui de rápida movimentação com camuflagem branca, e que utilizavam os seus conhecimentos locais….uma certa bomba improvisada adaptada da Guerra Civil Espanhola foi utilizada com grande sucesso e ganhou fama como o Coquetel Molotov.

        os finlandeses optavam por não atacar os soldados inimigos convencionalmente mas por sua vez atacar as cozinhas de comida (que eram cruciais para a sobrevivência soviética) e matar tropas soviéticas que se aqueciam à volta de fogueiras….

        o exército soviético estava mal preparado para guerra durante o inverno particularmente em florestas e utilizava veículos motorizados extremamente vulneráveis….estes veículos eram mantido a trabalhar 24 horas por dia de modo ao seu combustível não congelar mas continuaram a haver registos de motores a quebrar e de falta de combustível….uma das perdas mais marcantes na história militar é o tão chamado Incidente de Raatteentie durante a Batalha de Suomussalmi….a 44.ª Divisão de Infantaria Soviética (de 25 mil soldados) foi completamente destruída após marchar numa rua estreita de uma floresta até a uma armadilha da unidade finlandesa Osasto Kontula (de 300 homens)…

        esta pequena unidade parou o avanço da Divisão Soviética enquanto o Coronel finlandês Siilasvuo e a sua 9.ª Divisão (de 6 mil tropas) cortou a rota de retirada soviética dividindo a força inimiga em unidades menores destruindo unidade por unidade….em adição as tropas finlandesas ganharam 43 carros de combate, 71 canhões de artilharia e de defesa antiaérea, 29 canhões anticarro, VBTPs, tratores, 260 camiões, 1170 cavalos, armas de infantaria, munição, material de comunicações, medicamentos e botas de inverno…

        a finlândia tinha uma força de 130 mil homens de 500 canhões no istmo da Carélia o principal teatro da guerra e os soviéticos atacaram com apenas 200 mil homens e 900 canhões….os soviéticos enviaram mil carros de combate para a frente mas foram mal utilizados e sofreram grandes perdas….

        a falta de equipamento finlandês também era um problema…..no início da guerra,apenas os soldados que tinham recebido treino básico tinham uniformes e armas….o resto dos soldados tinha de fazer a sua própria roupa e uma insígnia semelhante era depois adicionada…..estes uniformes recebiam a alcunha de Modelo Cajander segundo o nome do Primeiro-ministro Aimo Cajander….

        devido à decisão e da sua opinião de Stalin que os soldados russos da área fronteiriça com a Finlândia não podiam ser confiados para lutar contra os finlandeses devido a uma história comum o vasto número de soldados do Exército Vermelho eram recrutados das regiões do sul da União Soviética….

        estes soldados do Exército Vermelho das regiões do sul não tinham absolutamente qualquer experiência com as condições do inverno do árctico e virtualmente qualquer habilidade para sobrevivência na floresta quanto mais experiência de combate….as tropas finlandesas tinham a sua própria roupa de inverno e tinham vivido maior parte da sua vida na floresta pois uma maioria dos finlandeses eram vendedores rurais até aos anos 50….o tempo durante a Guerra de Inverno foi um dos três piores invernos registados na finlândia….

        pelo final do inverno tinha-se tornado claro que os russos já estavam suficientemente fartos da situação …as baixas russas tinham sido enormes e a situação era fonte de um embaraço político para o regime soviético….com a Primavera a chegar as forças russas viam-se a ficar paralisadas nas florestas e um esboço de termos de paz foi apresentado à finlândia a 12 de fevereiro… enquanto o gabinete finlandês hesitava em face às condições duras soviéticas o rei sueco Gustaf V fez um anúncio público no qual confirmava que tinha recusado o pedido finlandês de apoio de tropas regulares suecas….

        pelo final de Fevereiro os finlandeses tinham consumido os seus fornecimentos de munições….também a União Soviética tinha finalmente sido bem-sucedida em quebrar através da Linha Mannerheim anteriormente impenetrável…

      • senhor RR…seus comentários são vazios e sem sentido….sempre enviesados político ideologicamente…apenas tentam exagerar um falhanço Russo total neste conflito e um triunfo completo finlandês…o que claro não corresponde a realidade dos fatos…não corresponde aos fatos históricos….sugiro ao senhor estudar mais sobre este conflito… 😉

        é por isso que este pais é um lixo senhores…a maioria dos brazileiros sofrem de um serio problema de complexo de vira lata e da mais valor e importância a nação dos outros do que a sua própria nação/cultura/identidade…..é como eu digo sempre….cada povo tem o pais que merece…..nunca serão…jamais serão…nunca….nunca…

      • Meu querido Maquina… 🙂

        Porque meus comentários são vazios…? Só porque não concordamos em tudo…? E de que idelogia está falando…? Fatos são simplesmente fatos. Eles não tem ideologias… E tudo o que eu disse acima são fatos! Não ha exagero nenhum em dizer que os russos estavam levando uma surra dos finlandeses…

        E se você não percebeu, esse seu ultimo comentário tão e somente concordou com tudo o que eu expus acima… Ou seja: os russos tinham deficiências gravíssimas em sua estrutura, subestimaram seu adversário e não estavam adequadamente preparados…

      • “_RR_
        1 de maio de 2015 at 13:28

        Maquina,

        Sim… Tudo isso depois que os soviéticos jogaram até a pia do banheiro na Finlândia… ”

        Vixi Maria nossa senhora do pepeto socorro… eu sempre ouvi dizer que aquela gente da Rússia era porra loka….mas não tanto a este ponto…. 😀

      • Os soviéticos combateram e destruíram 86% das armas alemãs. Ao mesmo tempo tiveram cerca de 68% de frente. Em termos rotativos tem-se os 86%.

        O dado de 75% eu desconheço, pode ser fruto de uma revisão histórica.

  10. O partido nacional socialista da Alemanha e o comunismo Stalinista tinham sim muita semelhança:

    1 – Ambos eram estados totalitários de mentalidade profundamente estatizante;
    2 – Ambos regimes fecharam as fronteiras e controlavam severamente a informação;
    3 – Ambos regimes perseguiam selvagemente opositores, para isso os nazistas tinham os campos de concentração os soviéticos os gulags;
    4 – Ambos regimes enalteciam os “escolhidos”; para os nazistas eram os arianos para os socialistas era o proletariado;
    5 – Ambos regimes eram anti-liberais, anti-capitalistas, porém profundamente coletivistas.

    “Mas meu professor de história dizia que os nazistas eram como os capitalistas pois existia a privatização dos meios de produção…” Parcialmente verdadeiro, porém os diretores das fábricas e a política de produção das indústrias eram determinados pelo partido nacional socialista alemão.

    “Quem quer que esteja preparado para fazer da causa nacional a sua própria, em tal extensão que saiba não haver maior ideal que a prosperidade de sua pátria; quem quer que haja compreendido nosso estupendo hino nacional, “Deustchland über Alles”, para significar que nada neste vasto mundo ultrapassa, a seus olhos, a Alemanha, povo e terra – esse homem é um socialista” (HITLER, Adolf IN: Hitler Reden, citado por William Shirer, opus cit. pg. 139)

    Qualquer semelhança não é mera coincidência…

    • O termo socialista tem sido usado para confundir a classe operaria e trabalhadores assalariado em geral. Grupos dos mais reacionarios e antiproletarios adotam o nome de partido socialista, social democrata, social nacional etc Hitler adotou o nome “Nacional Socialista” por causa da grande popularidade entre o proletariado alemao do Partido Socialista alemao na epoca. Adotou o nome “Socialista” para confundir o proletariado. Mas sua doutrina, seu objetivo, seu programa era totalmente oposto ao programa socialista. Ainda que ja no comeco do Seculo XX o Partido Socialista Alemao, estava abandonando seu carater revolucionario de lutar pela ditadura do proletariado, destruicao do sistema capitalista, a maioria do proletariado alemao o apoaiava. Com a Vitoria dos Bolsheviques na Russia, parte da classe operaria alema se radicalizou e passou apoiar o partido comunista alemao que fora constituido como resultado da cisao que ocorreu no Partido Socialista. Foi o medo da revolucao russa espalhar na Europa que levou o empresariado alemao, mas os banqueiros de Londres e Nova York, mas os Rockfellers, Morgans, IBM etc financiarem o Partido Nazista. Nomes pode confundir otarios, mas programa politico nao. Socialistas ainda tinha vestigios de seu carater anticapitalista. Nazistas e partido que os capitalistas criaram na Alemanha para destruir as organizacoes politicas do proletariado alemao. Um e a negacao do outro.

      • É, foi isso que meu professor de história falou…

        Socialismo alemão, socialismo bolchevique, marxismo… nada disso muda o que foi dito, por mais que a esquerda tente dar nova roupagem aos fatos.

      • Vc deveria estudar mais um pouquinho. Como pode ser a mesma coisa, se um regime o nazista e o defensor mais radical do sistema capitalista, do sistema de propriedade privada dos meios de producao enquanto o bolshevismo, isto e comunismo busca de uma maneira ou outra a abolicao do sistema capitalista, a eliminacao do sistema de propriedade privada dos meios de producao. Vc deve estar confundindo regime estatal, onde o estado controla setores da economia, normalmente aqueles menos lucrativos, com socialism na concepcao marxista. Regime estatal sempre existiu no sistema capitalista, Sempre houve duas tendencias na ciencia de economia politica classica. A escola denominada de Manchester, cujo exponent maiores foram Adam Smith e David Ricard, que pregavam que o Estado nao deveria interferir na vida economica do pais, doutrina do livre comercio etc e uma escolar cuja maioria de seus aderentes eram europeus do continente, muitos influenciados pelas doutrinas da Igreja catolica que pregavam o oposto. Eram criticos da Escola de Manchester. Creio que na Alemanha, podemos citar o filosofo Fichte, os economistas Rodberson e List e Bismark. E essa corrente de economia politica que esta por detraz da politica economica do fascismo, do Nazismo, de Vargas, do Peronismo, do Nasserismo etc. Que hoje partidos que se autodenominam “Partido Socialista”, Partido Social Democrata” Partido dos Trabalhadores, adotam esse regime “bismarkiano” de economia politica e apenas mais um dado que prova que os partidos socialistas no sentido marxista foram destruidos nas decadas de 1930. Os partidos socialistas no sentido marxista que nao mais existem aceitavam a teoria premarxista da luta de classes como a forca essencial que move a sociedade capitalista e aceitavam o postulado de Marx que a luta de classes na sociedade capitalista leva mais cedo ou mais tarde na ditadura do proletariado. Hoje esses grupos que se institulam “socialistas” sao defensores do sistema capitalistas. As classes capitalistas servem desses “esquerdistas” quando o capitalism esta em crise, e os partidos mais conservadores sentes-se incapazes de introduzir medidas economica necessaria para a sobrevivencia do capitalism, mas que sao impopulares. Criam resistencias, greves operarias, etc. Nao querendo utilizar o fascism, por causa do radicalism deste, o patronato, a classe empresarial utiliza esses partidos “socialistas” Mas se a crise economica se aprofunda, os “socialistas” nao sao capazes de controlar a militancia do proletariado, a classe empresarial e latifundiaria nao hesitara em patrocinar o movimento fascista/nazistas. Olha o caso brasileiro. A crise economica de 1970/80 desmoronou o regime military. Dado a militancia da classe operaria na epoca, e dado as diversas declaracoes de Lula, que o PT nao era partido da ditadura do proletartiado, as classes empresariais brasileiras permitiu que o PT governasse o Brasil. Mas o mundo capitalista esta em depressao economica desde 2008. China finalmente foi atingida por essa crise economica. Diminuiu importacao de materias primas, e isso afetou a economia do Brasil. Acabou o sonho petista de governor o Brasil para as classes empresariais sem machucar muito as classes trabalhadoras. Agora o patronato requer governo que e capaz de impor no Brasil politica economica tipo aquele imposto no Chile por Pinochet. E a hora do fascismo, porque so um regime tipo o Pinochet sera capaz de abolir o Estado de Bem Estar Social Brasileiro, abolir as leis trabalhistas, como esta ocorrendo na Europa Oriental, onde agora predomina o sistema de contrato de trabalho chamado “Zero hora” O empregado assina o contrato de trabalho com a empresa. so trabalha quando a empresa o necessita, so e pago quando trabalha, nao tem direito a ferias, se fica doente nao trabalha nao e pago. escolar gratis, hospitais gratis, ba bau Um sistema economico politico desse tipo requer fascism. Nos EUA um dos patrocionadores desse tipo de economia politica sao os irmaos Koch. Estes dois irmaos tambem patrocinam o movimento de protesto contra a presidente Dilma.

  11. Precisamos destacar os pontos reais a serem considerados nesse assunto:
    Sim, a URSS ganhou o principal confronto contra a Alemanha de Hitler, a ponto de terem sofrido as piores baixas da 2 GM, quase metade dos mortos eram soviéticos. Foi o exército vermelho o primeiro a pisar em Berlim, tomando as principais frentes de combate e derrotando maciçamente o exército nazista.
    Os EUA travou e ganhou combates contra o Japão e foi o principal neutralizador deste inimigo.

  12. Em seus esforços para derrotar a URSS, a Alemanha nazista deslocou o grosso de seus homens e armas para o Leste. Além das 214 divisões, totalizando 8,5 milhões de homens, que a Alemanha tinha em junho de 1941, 153 divisões alemãs e 37 divisões de seus satélites, num total de 5,5 milhões de homens, foram designados para operações militares contra o Exército soviético. 1

    1 Missão Libertadora das Forças Armadas Soviéticas na Segunda Guerra Mundial, A. A. Grechko, Livraria

Comentários não permitidos.