Bombardeiro Tupolev Tu-160 o “Blackjack” – Será fabricado novamente

© flickr.com/ Rob Schleiffert

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, afirmou nesta quarta-feira (28) que o país renovará a produção do bombardeiro supersônico portador de mísseis Tu-160 (Blackjack).

“Atualemente é necessário resolver a tarefa de não apenas manter e modernizar a aviação de longo alcance, também precisamos produzir o transportador de mísseis Tu-160,” disse Shoigu durante uma visita à Fabrica de Aviação Kazan. Ele afirmou que o bombardeiro é “uma máquina única, à frente de seu tempo em muitos anos e que até agora seu potencial não tem sido explorado por completo”.

De acordo com o fabricante do Tu-160, a Tupolev, o modelo é o maior jato bombardeiro supersônico do mundo, bem como a aeronave de combate mais pesada. Cerca de 35 desses aviões já foram construídos.

Em 2013, o Ministério da Defesa russo assinou um contrato com o gabinete do projeto e a Tupolev no valor de 3,4 bilhões de rublos (cerca de US$ 66 milhões) para atualizar três bombardeiros Tu-160.

Fonte: Sputnik News Brasil

 

12 Comentários

  1. O que houve? Os semideuses infalíveis russos não estão conseguindo projetar um Bombardeiro “istelfi”?

    • Os semideuses Russos concluíram que o Tu-160 ainda dá conta do recado, considerando a propaganda enganosa hollywoodiana sobre as forças americanas (que vivem tomando cacete dos barbudinhos de alá) rsrsrsrsrs.

      • mimimi de pelega que não consegue justificar o atraso tecnológico dos russos….não adianta espernear Carolzita!

      • Se a rússia não consegue fazer um caça stealth de verdade imagino quanto tempo demoraria para fazer um bombardeiro.

      • Concluíram nada.

        Só querem reabrir a produção porque não tem outra opção e ainda estão longe de ter a capacidade de fazer um avião moderno furtivo.

        “concluíram”
        Essa foi boa!

  2. pelo que ouvi fala HMS-TIRELESS O NOVO TOTALMENTE ISTELFI RUSSO VAI DEMORA MUITO E UM AVIAO MUITO COMPLEXO SO POR VALTA DE 2040 OU MAIS E OS TU95 BEAR JA TAM QUASE CAINDO SOZINHO DE TAO VELHOS HEEHE AO MEU VER COMEÇAR A PRODUZIR UM AVIAO QUE JA FOI FABRICADO ANTES E PARA NAO DEIXAR A FORÇA AREA SEM BOMBARDEIROS ESTRATEGICOS DE VEZ ANTES DO ISTELFI CHEGA

  3. Vão reativar as linhas de produção do TU-160, o que resultará nos seguintes benefícios.

    1) Aumentará o número de células disponíveis.
    2) Facilitará a manutenção, devido a maior demanda de peças..
    3) Geração de empregos.

    O programa PAK-DA prossegue e deverá resultar em uma aeronave sub – sônica.
    Para quem duvida da capacidade do Tu-160, basta lembrar que ele bordejou e penetrou o espaço aéreo do Alasca, sem que houvesse sido interceptado nas ocasiões.

  4. ,.. Bombardeiro pesado Tu-160 será invisível a defesas antiaéreas
    © Sputnik/ Maksim Bogodvid
    Defesa
    14:53 04.05.2015URL curta
    453121
    Grupo russo está desenvolvendo sistema de navegação, complexo de mira, sistema de controle de armas e outros equipamentos eletrônicos. Um total de 800 firmas e organizações estão envolvidas na modernização do bombardeiro pesado T-160.

    O bombardeiro pesado Tupolev Tu-160 será equipado com um sistema rádio-eletrônico de combate avançado, altamente eficaz contra mísseis antiaéreos, relata a russa Concern Radio-Electronic Tecnologies (KRET).

    A KRET está desenvolvendo um novo sistema de navegação, um complexo de mira, um sistema de controle de armas e outros equipamentos eletrônicos. Um total de 800 firmas e organizações estão envolvidas na modernização da aeronave.

    Tu-160
    © flickr.com/ Rob Schleiffert
    Rússia vai renovar produção de bombardeiro supersônico
    A empresa está desenvolvendo sistemas de controle do motor e de consumo de combustível, assim como um serviço de manutenção que ajudaria a tripulação em situações de força maior.

    No dia 29 de abril, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, visitou a Associação de Produção de Aeronaves de Kazan e pediu a continuidade da produção do Tu-160. “Não existe igual ao Tu-160 em aeronaves supersônicas”, disse Shoigu.

    O Tu-160 é um bombardeiro pesado/transportador de mísseis projetado pelo Tupolev Design Bureau na União Soviética no fim da década de 1970 e no começo dos anos 1980. A aeronave fez seu primeiro voo como parte da força aérea do país em 1987.

    Na aviação de longa distância russa, o Tu-160 foi apelidado de “Cisne Branco”. Sua construção original era “stealth” e permitia à aeronave manter-se no ar sem ser avistada por radares durante longas missões de combate. O Tu-160 tem 44 recordes mundiais em altitude de voo e alcance de operação. A marca mais recente a ser estabelecida foi a de 18 mil quilômetros durante um voo contínuo de 24 horas e 24 minutos.

    121

    Mais:
    Chefe da Força Aérea russa fará voo em bombardeiro estratégico sobre a Praça Vermelha

    O reabastecimento invisível do bombardeiro estadunidense

    Tags:
    renovação, Bombardeiro, Tu-160, Tupolev, Rússia
    Em foco

    Cerimônia de assinatura do Banco Asiático de Investimento de Infraestrutura (AIIB)
    Rússia pode ter mais direitos no Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura
    A mídia sul-coreana, creditando a informação a uma fonte diplomática, publicou que a China permitirá que a Rússia faça parte do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB) como um membro da Ásia, o que lhe garante mais direitos de voto do que as nações não-asiáticas.
    747
    Rublo
    Forbes: apesar das sanções, Rússia se tornou favorita dos investidores
    Um ano após a introdução de sanções, a economia da Rússia demonstra uma boa margem de resistência, defende um artigo publicado pela revista norte-americana Forbes.
    584
    Manifestação de judeus etíopes contra o racismo e a violência policial em Tel Aviv
    Manifestação contra o racismo e a brutalidade policial em Israel deixa dezenas de feridos
    Manifestantes e forças de segurança entraram em confronto neste domingo, em Tel Aviv, durante um protesto de judeus etíopes contra o racismo e a violência policial em Israel. Dezenas de pessoas ficaram feridas e pelo menos 26 foram detidas.
    Sds. 😉

1 Trackback / Pingback

  1. Bombardeiro Tupolev Tu-160 o “Blackjack” – Será fabricado novamente | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.