Baltimore e a impotência das autoridades dos EUA

Foto: Lloyd Fox / Baltimore Sun

Baltimore entra em erupção apos a morte de outro homem negro desarmado pela policia dos EUA

Polícia e políticos assistiram passivos a confrontos e destruição. Para o correspondente da DW em Washington, Miodrag Soric, caos na cidade americana é fruto da incapacidade do governo de lidar com problemas sociais.

Miodrag Soric

Em Baltimore, lojas pegam fogo, carros são incendiados, manifestantes atiram pedras nos policiais. Não, não há desculpa para tal violência. Nem mesmo a morte do jovem negro Freddie Gray, há quase uma semana. O rapaz, de 25 anos, morreu após ser preso, em circunstâncias ainda não esclarecidas. Os policiais responsáveis foram suspensos. Eles podem ser processados. Mas isso pode demorar.

Revoltada, a população de Baltimore não quis esperar tanto tempo. Logo após o funeral de Gray, centenas manifestantes se reuniram, provocando tumulto. A polícia afirma que tentou acalmar a situação. Na verdade, assistiu por muito tempo, impotente, enquanto vândalos de pilhavam e incendiavam.

Somente depois de horas o governador de Maryland, Larry Hogan, decretou estado de emergência e convocou a Guarda Nacional. Tarde demais, na opinião de muitos americanos, que testemunharam a destruição através da mídia. Helicópteros com câmeras de TV circularam, como falcões, pelos bairros afetados.

Agora está claro: muitos criminosos mascarados vão sair impunes. Especialmente aqueles que chegaram à cidade, vindos de outras partes dos Estados Unidos, com a intenção única de promover o tumulto. Caso seja possível prendê-los, eles têm que sentir a força da lei. Eles não podem é ser maltratados na prisão, como Eric Garner, em Nova York. E, provavelmente, também Freddie Gray, em Baltimore.

No mais tardar, desde o último sábado a polícia já sabia que poderia haver distúrbios em Baltimore. Durante o dia, milhares de manifestantes se reuniram para protestar contra a violência policial excessiva – inicialmente, de forma pacífica. Mas à noite houve confrontos entre manifestantes e a polícia. Então, passou a estar claro: há arruaceiros na cidade, que precisam ser isolados.

Mas isso, aparentemente, não aconteceu. A desconfiança reina entre a polícia e os moradores de Baltimore. A situação é semelhante à de Ferguson, onde um adolescente negro desarmado foi morto a tiros no ano passado. Em ambas as cidades, os problemas sociais foram ignorados por décadas. O desemprego é alto entre os jovens. As escolas públicas são ruins. A política local não sabe o que fazer.

Obama pode mudar isso? A Casa Branca não fica sequer a uma hora de carro das casas e carros incendiados em Baltimore. Aqueles que conversam com os desordeiros, rapidamente percebem: eles não esperam nada do primeiro presidente negro na Casa Branca. Eles se sentem esquecidos também por ele.

Fonte: DW

“Violência em Baltimore poderia ser evitada”

Tumultos na cidade americana, após funeral de jovem negro, eram previsíveis, segundo especialista em direitos civis. Em entrevista à DW, Sam Fulwood diz que governo poderia ter lidado melhor com tensão social e racial.

Em protesto pela morte do jovem negro Freddie Gray, de 25 anos, centenas de pessoas foram nesta semana às ruas de Baltimore, no estado americano de Maryland. Os tumultos começaram pós o funeral do rapaz, que reuniu mais de 3 mil pessoas numa igreja local. Os manifestantes atacaram estabelecimentos comerciais, atearam fogo em veículos da polícia e atiraram tijolos e garrafas contra forças de segurança, que responderam com spray de pimenta.

O rapaz afro-americano morreu no último dia 19 de abril, após sofrer graves lesões na coluna em circunstâncias ainda não esclarecidas. Policiais teriam rodado com ele no carro durante 30 minutos, antes de chamar socorro médico.

Em entrevista à DW, Sam Fulwood, especialista em direitos civis do think tank Center for American Progress, de Washington, afirma que os tumultos na cidade americana eram previsíveis. Para ele, as autoridades locais poderiam ter evitado os incidentes, caso tivessem lidado melhor com tensões raciais e sociais da região.

Fulwood destaca, entretanto, que os Estados Unidos fizeram grandes progressos na questão racial e da diversidade social. “Os EUA de 2015 estão muito distantes dos EUA de 1955”, diz.

DW: No princípio, os protestos em Baltimore eram pacíficos, até que alguém na multidão atirou a primeira pedra, fazendo com que bairros inteiros fossem tomados pela violência. O que o senhor pode nos dizer sobre essa dinâmica?

Sam Fulwood: Ela segue padrões previsíveis, conhecidos em tumultos ocorridos em diversas áreas urbanas desde a década de 1960. Pelo fato de tudo ser tão previsível, deveríamos ter sido capazes de evitar isso.

Normalmente, acontece o seguinte: temos uma operação policial num ambiente urbano pobre. As pessoas ficam muito irritadas por isso e, em seguida, como resultado, começam a atirar pedras. No pior dos casos, chegam até a disparar armas de fogo – o que, felizmente, não chegou a ocorrer em Baltimore. A polícia reage, então, geralmente com uma demonstração exagerada de força. No final, temos tumultos generalizados.

Parece que há uma tensão latente, que é liberada durante tais confrontos. Por que as pessoas estão tão revoltadas?

Sam Fulwood, do Center for American Progress

Para algumas pessoas em comunidades urbanas, a vida é desproporcionalmente injusta. Mesmo que essa injustiça dificilmente seja notada pela sociedade em geral, ela é uma realidade em muitas dessas comunidades. As taxas de desemprego e de pobreza são mais elevadas, ofertas de emprego e de atividades de lazer são mais reduzidas. Há escassez de tudo aquilo que faz a vida valer a pena. As pessoas que ali vivem sabem muito bem que outras pessoas têm uma vida melhor. E elas ficam aborrecidas com isso.

Eu até fico surpreso que já não tenhamos tantas dessas atividades. O fato de termos tão poucas é curioso.

O senhor está falando dos tumultos?

Talvez não tumultos nessa escala, mas protestos de rua e desobediência civil. O fato de que não tenhamos muito disso mostra o quanto de paciência as pessoas têm.

Se olharmos para Ferguson, Cleveland, Carolina do Sul e, agora, Baltimore, vemos que os Estados Unidos passam por ciclos de confrontos periódicos com a polícia, seguidos de tumultos. E parece que ninguém aprende com isso. É algo realmente inevitável?

Acho, sim, que isso poderia ser evitado. Veja a Carolina do Sul. Quando foi revelado que um policial havia disparado contra um negro desarmado, as pessoas e a polícia na cidade de North Charleston reagiram de forma adequada. O policial foi preso e processado. Isso fez com que as tensões fossem um pouco aliviadas.

O senhor acha que o governador de Maryland e a prefeita de Baltimore reagiram adequadamente?

Os tumultos violentos eram previsíveis. Acho que cidades como Baltimore teriam possibilidade de lidar melhor com essas tensões.

O presidente Barack Obama disse que os americanos deveriam analisar a própria alma para quebrar esse ciclo de violência. Qual seriam as medidas necessárias para tal?

Esses confrontos estão profundamente enraizados na estrutura social do nosso país. Em muitas repartições governamentais, vejo certa relutância em admitir que essas estruturas existem e em lidar proativamente com elas. É claro que precisamos de uma polícia melhor. Em muitas cidades, o treinamento da polícia precisa ser completamente reformulado. E as próprias pessoas têm que se engajar mais, para garantir que seus bairros sejam seguros.

O senhor acredita que o presidente Obama mostra determinação suficiente em face do problema racial que abala há muitos anos os Estados Unidos?

Eu não sei se isso é uma tarefa só do presidente Obama. É um peso excessivo que está sendo imposto a ele. As pessoas pensam que ele é uma figura messiânica, porque é afro-americano. Mas é injusto esperar que ele seja, sozinho, aquele que pode resolver os problemas raciais que os Estados Unidos tem há 400 anos.

No início da entrevista, o senhor falou de padrões previsíveis de comportamento. O senhor tem esperança de que esse padrão seja quebrado algum dia?

Certamente não nas próximas semanas ou meses. Mas se pensarmos em termos de anos e décadas, então, vemos que fizemos progressos nos EUA. Mas as pessoas não são realistas se acham que em algum momento não teremos mais discriminação racial, sexual ou social. Mas acredito que fizemos progressos incríveis na questão racial e da diversidade social. Os EUA de 2015 estão muito distantes dos EUA de 1955. Devemos reconhecer que fizemos progressos. Mas não podemos medir esse progresso nas expectativas de que, no futuro, não teremos mais problemas raciais. Isso, provavelmente, nunca conseguiremos.

Fonte: DW

63 Comentários

  1. mas os estados unidos não eram o santo graal na terra ?????

    os coxinhas vao para la com faculdade e lavam varias privadas e se sentem muito bem ,não entendo como esses norte americanos protestam contra o pais do paraiso na terra

    na verdade os estados unidos é um pais racista colocaram o Obama apenas para acalmar a palhaçada que o busch já tinha feito ,mas não conseguiram , e isso por que eles espionam toda a internet

    mas a população norte americana não precisa ficar preocupada pois além desses negros americanos eles os estados unidos ajudam com sua politica ridícula a matar muitas outras etnias espalhadas pelo mundo !!

    alias se falando em genocídiomascarado de boas ações todos lembram o titiu pedofila san !!!!

    • Um lavador de privadas la ganha muito mais que vc aqui… até o carro de um lavador é melhor que o teu… mas sabe como é ne.. la não tem pão com mortadela e suco..rsrsr

      Os EUA estão longe de ser um paraíso, e o cara não precisa ser um idiota como vc pra saber isso.

      • nickeless ou nicklodeon você é um tipo de lixo que ao contrario de comer mortadela você recebe ela no meio de suas pernas e sei que você gosta !!!

        um lavador de privadas ganha mais que eu rsrs que bom ne então faz um favor para gente vai limpar privada e cai fora decendente de fugido de guerra !

        mas cuidado na hora de quando você for limpar para não ir junto na hora da descarga ,sabe como que é subs igual a você se se misturar fica meia hora para separar um do outro
        rs

      • A violência policial nos EUA: agentes aplicam brutalidade física e recusam atendimento médico a gestantes na prisão

        https://www.youtube.com/watch?v=m3bOm8BKmQI

        Sandra Amezquita estava grávida de cinco meses quando os policiais a jogaram, de barriga para baixo, no chão. Um policial subiu sobre seu corpo, adicionando seu peso à pressão, antes de algemá-la e prendê-la. Seu crime? Tentar impedi-los de agredir seu filho de 17 anos, que havia sido preso no ano anterior por roubo.

        PS: E este país supostamente é o pilar da democracia no mundo…

        Matéria completa no Opera Mundi

    • Sr.PÉ DE CÃO
      .
      .
      A sociedade americana é altamente hipócrita assim como é todo a propaganda que se faz da vida americana … esse glamour e a anos virou éter e foi ao espaço ..rsrsrs..
      .
      O senhor sabia lá existe as suas favelas e os seus mendigos pois, para alguns isso só existe na America latrina e nas puntenfias do terceiro mundo. 😉
      .
      Para justificar o grande índice de miserabilidade que tem por lá, os hipócritas buscam comparações com países africanos ou da America latina más, que tal buscar nos exemplos de países como a Suécia, Noruega, Finlândia que são exemplos de políticas sociais para o mundo . 😉
      .
      …Ahaaa.. … mais os EUA tem mais porta-aviões que estes países juntos não é mesmo … riririri…
      .

      • SUÍÇA É O PAIS MAIS FELIZ DO MUNDO;O BRASIL É O 1° DA AMERICA DO SUL
        .
        Nem só de praia, sol e carnaval vive a felicidade. Ao que parece, ela está mais voltada para as montanhas, os chocolates, os queijos e os relógios pontuais. Na terceira edição do Relatório Mundial da Felicidade de 2015, quem aparece na liderança como país mais feliz do mundo é a Suíça, seguida por Islândia, Dinamarca, Noruega e Canadá.
        .
        Finlândia, Holanda, Suécia, Nova Zelândia e Austrália completam o top 10. O Brasil é o 16º da lista — o mais feliz da América do Sul —, atrás dos Estados Unidos (15º), mas à frente da Alemanha (26º) e da Inglaterra (21º), entre 160 países.
        .
        (*)fonte: [ diariodocentrodomundo.com.br/suica-e-o-pais-mais-feliz-do-mundo-brasil-e-o-1-o-da-america-do-sul/ ]
        .
        *****************************
        .
        Acredito que seja bem verdade isso, basta vê o famoso BURGUEZAÇO que virou um item de programação dominical em “sumpaulo e na GROBO” … 🙂
        .
        .
        Pela reclamação dos paneleiros, não se vê nas suas demandas “sociais”;
        .
        (*)_ melhorias no ensino público já que eles não precisam, aliás ensino em geral;
        .
        (*)_ melhoras no saneamento básico para todos,más eles não tem esse problema.
        .
        (*)_ melhoria na saúde pública … haaa … eles não tem esse problema.
        .
        (*)_melhora na segurança pública ….eles vivem em seus castelos cercados em cerca elétricas com seu Rottweileres, os ladrões tem medo .
        .
        .
        A única queixa deles é que o Brasil não é uma Miami e que vivem em uma ditadura bolivariana cubana de comunistas comedores decriacinha …Hahhaahah… e querem restaurar a democracia ao estilo coXinha com os militares no poder …. hahahahah ….esses coXinhas ??? …….são rebeldes sem juízo ou rebeldes sem causa …Hahhaah

      • Algumas estatísticas sobre os favelados norte-americanos.
        -Predominância de LATINOS, 🙁 sendo que 85% desses latinos tem idade inferior a 18 anos.
        -86%!!!!!!dos favelados estão no estado do TEXAS, que faz fronteira com o México e tem grande invasão de ilegais.
        -A quase totalidade dos 14% restantes estão na Califórnia, Novo México e Arizona, estados também com fronteira com o México.
        -População total de favelados nos EUA é de somente 465.800 🙂 almas.
        Ou seja, qualquer favelinha de São Paulo e Rio de Janeiro, por menor que seja, já tem o dobro ou o triplo da população de favelados de todo os EUA.
        -Os favelados dos EUA representam apenas 0,14% da população.
        Agora, deixando de lado esses 0,14%, dá uma olha no padrão dos demais 99.86%, ou de parte destes.
        A gente quer demonizar e denegrir os caras, mas…fica difícil, né?
        Não foi à toa que quase todos os “exilados” políticos buscaram abrigo nos EUA. Os caras queriam um melhor padrão de vida. 😉

      • O helvécio querendo comparar a pobreza americana com a brasileira????

        Não sei porque o cidadão da opinião sore algo que ele não tem mínimo de conhecimento.

      • Porquê sabichona ?? … .. o mendigo americano que dorme na rua seria diferente do mendigo brasileiro que também dorme na rua ? … será que para a sabichona o miserável ianque recebe esmola em Dollar ? … é ?
        .
        .
        Hahahahahh ….esses coXinhas …Hahahahahah ….

      • Criatura dos infernos, ainda bem que você corroborou com o fato da grande desigualdade social que existe por lá.
        .
        Olha que estamos falando só das favelas, se somarmos com um outro exército de excluído que vive nos “buracos” dos metrôs, que podem aumentar essa sua “estatística” e bem como também, aquelas famílias que moram nos carros …. ai esta estatística aumenta.
        .
        Más isso a mídia que vive vendendo a ilusória “american live” para cativar o ego de vira-lata dos tupiniquins, é claro que ela não mostra se não acaba a magia …. o mundo de faz de conta dos caninos literalmente se acaba com lágrimas como foi com essa em Baltimore . 😉
        .
        Olha que não é só de latinos que é constituída esse exército de excluído, tem muito americano branco da gema que já viveu uma vida digna …. muitos da classe média que foram literalmente parar nos “buraco”…os do metrôs.
        .
        Logo como eu já disse, essa hipocrisia que falam que lá nos EUA é um paraíso na terra e que os latinos levam a misseira para lá é mais outra lorota que muitos incautos acreditam …rsrsr
        .
        Basta vê com é a vida dos latinos em Miami a terra prometida para muitos coXinhas tupiniquim . 😉

      • Cara, na boa, olhando em volta, teus amigos são iguais a você? Teus vizinhos? Teus pais? Ou eles são pessoas felizes?

      • ” Produto do pecado dos infernos “.
        .
        .
        .
        Depende o que é para você o que é felicidade …….para quem tem esse nicname; a felicidade com certeza deve ser algo inatingível. 😉
        .
        .
        Os que estão ao meu redor reclamam do transporte público, da segurança pública, da saúde publica más muitos dos que estão ao meu redor sabem que não precisa esperar muito do governo e nem culpa-lo por tudo que há de errado .
        .
        muitos desses erros são herança dessa elite patrimonialista que hoje vaipara a rua fazer o famoso BURGUZAÇO.
        .
        Nenhum que estão ao meu redor, quer deixar este pais ..não trocamos onde vivemos por MIL MIAMI ….ao contrário , para muitos que vive no meu circulo familiar, tem a consciência que é este o nosso pais e que nós como brasileiro devemos melhorar esta pais sem que para isso tenha que piorá-lo para demostrar que o governo esta errado e nós estamos certo … nenhum tem espirito de vira-lata que só vive falando que quer sair deste pais . 😉
        .
        E ao teu redor, no meio da tua família ? … como é ? provavelmente você nem mora no Brasil …deve ser daqueles que moram fora do Brasil e quando se lembra deste pais, é para esculachar 😉
        .
        Eu e os meus não trocam este pais por nenhum pais da fantasia e olha que muitos familiares meus viajam para Europa ( França,Alemanha,Polônia, Finlândia ), já conhecem a Ásia ( Japão,China,Índia, Indonésia ), alguns os EUA,outros a África do Sul e nenhum; conversamos sobre as viagens e chegamos a conclusão que o povo brasileiro é o melhor povo do mundo …para nós … mesmo que entre nós brasileiros tem as maçãs podres .. os vira-latas tupiniquins que vive desqualificando este Brasil e os brasileiros ..assim como um sujeitinho como você faz

    • Meu caro, fico impressionado como a turma colonizada tupinyanque é preconceituosa. Mostram que entendem tudo tudo de lavar privada yanque, e ficam desfazendo da mortadela brasileira, produto de exportação. Você está certo nesse tocante, são preconceituosos mesmo e a corja que aceita a humilhação pelas verdinhas nem dão para se dizerem brasileiros. O negros pelo menos não tiveram alternativa foram sequestrados e levados para lá, tiveram que se adaptar. Mas tem alguns que se vendem enaltecendo uma grana que custa o caráter deles. Sds.

      • Sr. Brasileiro
        .
        .
        O senhor viu o pau que o governo tucano do Parana deu nos professores … lamentável … nem na Venezuela ou melhor, nem em Baltimore. 😉
        .
        E é essa gente ( pesdebistas ) que manda os seus paneleiros golpistas para rua nos dias de domingo em “sumpaulo” com as suas panelas reclamando que vive em um pais ditatorial comunista … pode ?..
        .
        O governo dos coXinhas do Paraná, a sede da inquisição mourista ( o macartismo tupiniquim ) dá um bom exemplo de como se respeita uma manifestação popular … será que os professores foram com panelas vazias para rua …rsrsrsr… bem diferente das panelas dos coXinhas no seu BURGUEZAÇO … 😀

      • Meu caro, esperar o que de um governante que ostenta como bandeira sob sua mesa uma bandeira estadunidense. Possivelmente não mais visto que são tão dissimulados que ao primeiro sinal do flagrante imediatamente retiram. Como este mesmo governante fez na foto em que aparecia seu primo processado e inconveniente. Essa turma é podre e antinacional acima de tudo. Viva o meu Brasil e espero sinceramente que vivam e bem os professores do meu país, tão lembrados nos discursos da hipocrisia reinante e tão vilipendiados na realidade dominante. Sds.

      • Cara, eu vou desenhar, Vermelho do Inferno, é uma sátira aos comunistas, os vermelhos, do inferno, que só trazem o mal para essa galaxia, é uma piada, entendeu? 😉
        “…muitos desses erros são herança dessa elite patrimonialista”, acorda aí, “bucha de canhão”. Senão teus amigos vão melhorar de vida e você vai perdê-los, porque você não gosta dos burgueses não é? 😉
        Tua raça está fazendo o Brasil o bonde da história. E pior, quando tinhamos condição real de crescer. O BRICS cresce e o Brasil afunda. Acorda “massa de manobra”. O BRICS vai perder o B, por causa desses vermes que só roubam e ficam pondo a culpa nos EUA. Onde esses caras põem a mão vira lama. Até a Russia e a China deixaram esse joguinho de lado. Os Russos e Chineses já evoluíram, mas os vermes continuam explorando sua multidão de ignorantes e pobres na América Latina. Isso mostra o quanto são escravos da ideologia Cubana. A “guerra” EUA x Cuba, só interessa a eles. Você já viu alguém ir buscar refúgio político em Cuba? Na Venezuela? Na Coréia do Norte? Então para ficar falando asneira sobre os EUA. A nossa desgraça é culpa nossa, de nossa corrupção. O teu EUA é o mesmo EUA de um Chinês, e mesmo assim a China será a maior potência economico-militar em menos de 30 anos.
        Hoje todo mundo vai para rua protestar, menos os cachorrinhos dos sindicatos. Deixa de ler pafleto sindicalista, não é só rico que vai para a rua hoje. O brasileiro quer os bandidos fora do governo, querem um país melhor, não querem o regime cubano no Brasil. Por isso não admitem nem bandeiras partidárias, porque o problema é da nação. As pessoas estão indo voluntariamente, ao contrário dos anos 60-70 onde a grande maioria era gado de manobra e ia na onda dos cabeças comunistas e seus sindicatos , aí sim, com intenção de desestabilizar os governos.
        E agora tentam desestabilizar os movimentos sociais implantando marginais no meio do povo sadio e honesto.
        A indústria naval está falida e endividada após fazerem investimentos acreditando nas promessas dos comunistas. Os petroleiros, nem falo, e cadê os sindicalistas nas ruas? Os capatezes dos ignorantes estão quietinhos, afinal o “guverno” é amigo. Ah! Mas no Paraná o sindicato foi…Opa, deixa eu ver…ah! sim. Governo do PSDB.
        Cadê o pessoal da CEF? Dos estaleiros? Do Sindipetro? Opa!
        Quanto a mim, não digo que sou sortudo, porque tudo que consegui foi com luta. Meu pai nunca teve carro, mas sempre apoiou meus estudos, ralei muito, trabalhei 5 anos como bar man para ajudar a pagar as contas da faculdade, ia para casa a cada 4 meses porque não tinha dinheiro para a passagem, lavava minha roupa em balde, ia a pé para aula. Nada que grande parte dos estudantes universitários não façam. A maioria rala, dorme pouco, passa necessidade. Mas tudo valeu a pena. Minha família hoje está bem melhor. Assim como a de vários outros estudantes que se sacrificaram para subir na vida.
        Mas para os vermes, eu e esses outros seremos sempre os reaça, os burgueses, e outras idiotices que aprendem nos programas de lavagem cerebral.
        Esse pessoal que está indo para rua hoje fazer o “BURGUEZAÇO”, é o pessoal que não quer deixar o pais, porque acreditam que o pais é maravilhoso e pode ter um futuro melhor se tirarem esses vermes do governo.
        Mas você não vai enxergar isso, ainda não. Vai passar muito esgoto debaixo da ponte antes disso 😉

  2. Quando o Obama foi eleito dava a impressão que alguns negros no Brasil iriam pegar em chicotes e sair açoitando tudo que fosse branco que encontrasse pela frente. De repente tudo virou discrimação e preconceito. Bastava chover para nascer um novo grupo de “quilombolas” reivindicando um terreninho.
    O presidente negro seria a solução dos problemas dos negros americanos, e os do Brasil queriam pegar carona. Não foi o que aconteceu.
    Michael Jackson, Ray Charles, Whitney Houston, James Brown, para citar alguns cantores, Magic Johnson, Scottie Pippen, Karl Malone, Charles Barkley, para citar alguns atletas e Eddie Murphy, Will Smith, Morgan Freeman, para citar alguns atores, não sofreram nenhuma discrinação depois que ficaram milionários. Possivelmente sim, quando eram pobres.
    A discriminação não é somente contra o negro, é contra o pobre em geral.
    E uma coisa é certa, grande maioria das polícias dos EUA tem um dia-a-dia relativamente tranquilo, não é como a PMSP, PMRJ ou de outros estados brasileiros. Você não vê greves e manifestações fechando ruas, rodovias, queima de pneus, invasão de prédios públicos, depredação de bancos, lojas, etc. Então, qualquer movimento desses e os caras ficam sem saber o que fazer.
    A mídia estampa isso na cara de todo mundo porque não é coisa comum para eles. Mas para nós isso não é novidade nenhuma, queima de pneu, quebra-quebra de lojas, bancos e carros de quem não tem nada com as fruntrações pessoais dos outros é coisa corriqueira.
    Ouvi alguns comentários de pessoas que ficaram até felizes com esses acontecimentos nos EUA como se isso fosse resolver seus problemas no Brasil. Eu não sei se eles tem a mesma reação quando isso acontece na Koreia ou na França, por exemplo.
    Mas uma coisa é certa, assim como um presidente negro dos EUA não melhorou a condição do pobre no Brasil, torcer pelo vandalismo nos EUA também não vai resolver a condição do nossos pobres.

    • “Mas uma coisa é certa, assim como um presidente negro dos EUA não melhorou a condição do pobre no Brasil, torcer pelo vandalismo nos EUA também não vai resolver a condição do nossos pobres.”
      Resumiu tudo 😉

      • O Que você chama de vandalismo eu chamo de explosão de indignação com uma perseguição cruel e descabida contra serem humanos que pagam seus impostos como os brancos daquele país. Aceitarem serem mortos por uma crença de inferioridade é a maior covardia, e os covardes não mudam o mundo, ao contrario ajudam a perpetuar as injustiças. Se querem esse povo tranquilo e sereno os respeitem. Sds

      • Melkor, peço licensa para transcrever parte de teu comentário.
        “Há poucos dias um policial deu 8 tiros pelas costas e matou um negro, virou notícia, RACISMO. Mas no ano passado aconteceu o mesmo com um BRANCO, devou 6 tiros que o deixaram paraplégico, uma mulher BRANCA que não tinha nada com a história acabou levando um tiro fatal. Ninguém foi para rua queimar a propriedade alheia.
        Há dois meses, dois policiais negros, um homem e uma mulher, arrastaram uma mulher BRANCA para dentro do tribunal, PELO PÉ. Ela estava algemada e se recusava a entrar. Os dois a arrastaram pelo corredor até ela entrar no tribunal. E ficou por isso. Já imaginaram se os policiais fossem brancos e ré fosse negra?”

      • Como é bom citar casos fora de contexto e fazer comparações. O que as historias que você conta tem a ver?
        Um policial que deveria zelar pela lei mete tiros num cidadão negro, como costuma acontecer direto por lá, com cidadão negros e você quer descontextualizar comparando com uma situação do cotidiano. Aí me sai com essa do policial n egro que arrasta a mulher branca, ao que me conta que resiste, sem matá-la entretanto, e acha que é tudo a mesma coisa, nem trás para analise o histórico da mulher, alias quer desmerecer nossa inteligencia ao afirmar que tudo isso ocorreu na frente de um tribunal americano e que ninguém deu conotação racista, por que será? será que os yankes são tão cafajestes assim com eles próprios, inclusive os brancos? meu, já te disse, se você é racista no seu intimo, que seja, ninguém pode mudar seu conteúdo. Agora não venha querer passar para nos que não somos, a pecha de ignorantes, Sabemos a diferença do significado da expressão racista tão difundida no mundo, inclusive por nazistas ainda ocultos, por que do jeito que vamos logo logo a saudação nazista volta com força, provavelmente começando por lá, um dos raros países que rejeitou na ONU uma completa rejeição ao nazismo.

  3. ,..Your comment is awaiting moderation.

    ,..O racismo e teão forte entre os brancos de origens saxônicas, os WASp, usam ate tkns contra a multião, a política das janelas Quebradas…se eles se trsatam assim…inamagim os estrangeiros…Que se lasquem pra lá..e se dizem paldinos da justiça…veja se tem justiça nessa titude de olhar o outro de forma como um subhumano,
    E dizer q são descendentente de NEGROS, vide as mitocndrias de suas mães brancas…filhas de negras…sao mt burros, injustos, e amorau e hipócritas, sectarios
    o pais das liberdades e das oportuniodades de levar cacetadas da policias d por ser negro ,pobre, e ou latinos….Tõ fora,,,sds, ;-)…
    Resp

  4. “O desemprego é alto entre os jovens. As escolas públicas são ruins. A política local não sabe o que fazer.”

    E ai VEJA!! E os pés de barros!! 😀

    “Em Baltimore, lojas pegam fogo, carros são incendiados, manifestantes atiram pedras nos policiais.”

    “Venceu a democracia” 😀
    “Venceu o ocidente” 😀
    “Venceu o luxo ideológico” 😀

    • E o sanduíche de mortadela e o suco de caixinha que você ganha para fazer papel de tola aqui Carolzita? Que coisa feia, se vendendo por tão pouco!

      Agora conta aqui para nós: Sua birra com os EUA é porque quando você fez 15 não ganhou uma viagem para Disney como a sua coleguinha de escola né? Que triste, a Carolzita teve seus sonhos de debutante frustrados. Ao invés de ir para Disney tietar o Mickey e deixar ser bolinada por algum pateta da excursão, só restou a você fazer uma festinha na laje de casa com salgadinho e refrigerante (que por sinal devia ser alguma tubaína).

      O resultado: A Carolzita virou pelega e ainda se apaixonou pelo professor de história com camisa ensebada do Che…..rs!

      • mimimimi …o meu castelinhos de areia e agora ? …mimimi o que vai ser de nós Rutinha ?!! …mimimi …
        .

      • Pelo contrario, helvécio.

        O dia que você conhecer um país desenvolvido vai entender como não sabe das coisas.
        Não vai nem querer voltar para o brasil.

        Você e o warpath não sabem de nada, nem sei porque escrevem.

      • kkkk eles escrevem e ganham de você direto
        mas que educação deram nessas escolas publicas rs

        só na net mesmo para a gente se encontrar o seu mundo de faz de contas
        NO EXISTE !!!

      • E a sabichona ?? …conhece algum pais desenvolvido …Hahahah … e se conhece porque está no Brasil? … a não ser que se mudou de malas e cuia para Miami ……….Hahahahah … essas sabichonas da barriga branca realmente são umas piadas prontas …Hahahahah …aproveita o sol em Miame sabichona da barriga branca …Hahahah

    • Sr. Warpath
      .
      .
      Pelas imagens, se não vier dizendo onde elas foram feitas … muitos diriam que elas foram feitas na Ucrânia, aquele pais que esta em ascensão econômica …rsrsrsr … ou na Venezuela … aquele pais que tem problema com papel higiênico ….. ou quem sabe na Coreia do Norte 😉
      .
      Esse caldeirão de águas fervente vai estourar e o que se vê na Síria será só uma recreação comparado ao que vai ser com o país da fantasia dos coXinhas. 😀

    • O warpath é mais um que só escreve bobagem.

      Escola pública ruim de lá é muito melhor que as daqui.
      Lá o padrão de qualidade é muito mas alto.

      Como essa gente não conhece o mundo.
      Impressionante.

      • e você estudou em todas as escolas publicas no exterior e em todas no brasil e aprendeu isso

        conta outra snobe rsrs

        esse deagogó não percebe que é apenas um turista pic pinguim ,com passaporte poodle europeu

        apenas isso , baixa a bola snobe criado na bolha

      • E você conhece nê sabichona …Hahahah …logo você conhece o mundo …hahahah …
        .
        .Como já se pode vê … a sabichona do Deagol , não passa de um Mentiroso que não tem aonde cair morto … hahahahah…

  5. O desemprego é alto e as escolas são ruins para o padrão deles. Se comparado com a grande maioria do resto mundo a afirmação deve ser outra.
    Ninguém chega ao topo do desenvolvimento econômico e tecnológico com escolas ruins.
    E uma sociedade não conseguiria ser equilibrada se houvesse tanta diferença social.
    Lá você pode ser um engenheiro de uma multinacional e ter como vizinho um técnico em eletrônica com uma Dodge RAM 2500, e do outro lado da rua uma enfermeira com um BMW.
    As escolas primárias, médias e de segundo grau são em sua grande, grande, maioria públicas. A infra-estrutura está anos luz a frente da nossa. A sociedade também é tão evoluída que as escolas não tem muro. Por isso que quando aparece um aloprado frustrado e com um fuzil na mão…dá aquelas merdas.

    • Pergunte ao mundo como foi sustentá-los para eles chegarem até nivel diferenciado que você indica?
      Por que fica fácil, quando não se precisa ter controle financeiro e contabil para investir sabendo que ter uma estrutura mundial montada para cobrir seus gastos e suas contas a fundo perdido. Por que é assim que fazem quando emitem moeda lastro mundial, a demanda cobre as contas deles.
      O Brasil e o mundo são obrigados a manterem suas contas sob controle sob pena de descontrole econômico e crises sociais. Se você olhar sob esse prisma eles fizeram até pouco visto que tiveram, e ainda tem, o controle econômico mundial, por tanto tempo. E por isso luta com unhas e dentes para manter a sua situação como era, Por isso, com os povos se dando conta desse diferencial, e se afastando, passaram a ter crises que não passam, para desespero dos antidemocratas e anti Obamicos, de direita Maccarthista. Rsrsrsr. Mas seja que for que venha a mandar lá o mundo nunca mais será o mesmo. A concorrência econômica que obriga a isonomia na responsabilidade contábil e fiscal é mesmo uma benção. Sds.

      • Julio, a Coréia do Sul, Singapura, China, Japão, Austrália, Noruega, etc, etc, não ficaram de mi, mi, mi reclamando do grande satão os norte-americanos que dominava a economia global. Eles fizeram a parte deles.
        E os EUA não chegaram ao desenvolvimento que tem da noite para o dia.
        E não foi depois da primeira Guerra que ele brotaram da miséria e surgiram como nação forte, não foi por mágica que se tornaram potência depois da Primeira Grande Guerra. Eles tinham a sociedade organizada, produtiva, empreendedora e com apoio do governo para crescer.
        Antes deles dominarem a economia mundial, dá uma olhada no que os caras já faziam e compare com a américa latina. Os caras não ficavam esperando alguém lhe dar comida e emprego, eles iam atrás, eles não esperam alguém lançar o próximo “smart phone” o próximo aplicativo da vez, eles criam. E sempre foi assim. A gente vê coisa na continente sul que não se via mais nem no velho oeste.
        Olhando a história dos EUA no século XVI para cá, até antes do final do século XIX é uma bricadeira comparar com o Brasil, por exemplo. Os imigrantes irlandeses foram para lá, batalharam e hoje são parte da nação, os imigrantes ingleses idem, os imigrantes italianos foram para lá e ajudaram a desenvolver o pais. Os latinos só ficam reclamando. A escolar é isso, a escolar é aquilo, o Sistema de saúde é isso e aquilo, o Americano é arrogante, ignorante, karái, todo imigrante que veio antes se adaptou lutou e venceu. Os latinos se acham no direito de querer que tudo seja como era no pais de origem, como se o pais deles fosse tão bom que eles não precisasse ter migrado. Aí só ficam reclamando. Não sei por que não voltam para suas origens então.
        E o brasileiro, no Brasil, vem com a mesma ladainha, a culpa é dos outros, eu sou pobre por causa dos outros. Um cara rala,trabalha, vence, fica rico, e vira o burguês, o empresário do mal, o coxinha,o reaça. Esse é o espírito latino que nos mantém na miséria. Qualquer um que se destaca e logo a gente cai de pau. Uma modelo cresce, e começam as fofocas, um cara é o melhor na escolar e vira logo o CDF, o bitolado. Depois ficam de mi mi mi quanto passarem a trabalhar para esse “bitolado”.
        O nosso mau é que temos um histórico de apadrinhamento, e isso nos leva a culpar sempre os outros.

      • Meu caro, o Brasil é uma salada. É um pais montado as pressas e rejeitado até por seus fundadores que queriam a principio fazer daqui um local de degredo. Nosso primeiro impulso como país aconteceu com a chegada da família imperial. E isso só aconteceu por fugiam de Napoleão como você deve saber.
        Desde o inicio de nossa história, desde a família imperial, fomos construindo nossa cultura com desprezo, com desamor a pátria. Até a própria colonização europeia, tão decantada, aconteceu como reflexo da pobreza que viviam numa Europa à época miserável e decadente, Que vieram para cá para substituir os negros sequestrados de seus povos originais, sendo forçados a uma situação em que nunca foram integrados. Para se criticar pelo menos o Brasil carecemos de conhecer a profundidade de nossa história e cultura, os dominadores e as intenções por trás deles, a negação de distribuir conhecimento que pudesse significar ter que dividir. Coisa que ocorre até hoje, ou você pensa que o fato que ocorreu no Paraná contra os professores foi por acaso. Não foi e não é meu caro, isso faz parte do conteúdo e da cultura de uma elite antinacional que acredita piamente que distribuir inteligencia e cultura lhes coloca em risco. Que até sob o ponto de vista deles é correto, só que impedem aquilo que a natureza fez de melhor para as espécies que chama-se evolução. Eles negam o surgimento de melhores sob o pretexto de se garantirem, por isso as mentes arcaicas, imperiais, do atraso, impatrióticas, que sempre tivemos tem vencido e prevalecido no Brasil. Tudo uma questão de cultura. E a America do Sul, tem muita similaridade com o que vivemos. Povos não integrados nunca serão uma nação, podemos ser um país mas não uma nação. Esses países que você cita, já passaram por tudo isso em sua historia, já se amalgamaram, já são nações. Sds.

  6. Quanto a questão social, eu não saberia dizer se isso tem influência cultural também.
    Veja bem, historicamente o sul dos EUA é a região mais racista do país. Olhando o Texas, mas precisamente Dallas, são mais de 110.000 indianos e chineses, num local dito racista. Esse pessoal chega a Dallas em igual condição que qualquer imigrante ou negro norte-americano, e com um agravante, não falam um inglês perfeito.
    Contudo, os caras se destacam, vão para a universidade e saem médicos, dentistas, engenheiros, etc. Você vai a um Target e vê crianças chinesas sentados no chão lendo livros que pegaram da prateleira enquanto seus pais estão fazendo compras, com os filhos de indianos é a mesma coisa. É impressionante. E não que eles sejam bitolados, é que tem hora para tudo.
    Resultado disso? Dá uma pesquisada no Google por médicos em Dallas (uso médico como referência porque é inacreditável o padrão de vida desses caras).
    Você não vê chineses e indianos em caixas de supermercados, em balcões do McDonalds, etc. Os caras estão nas empresas. Por outro lado, tá cheio de latino cortando a grama desses mesmos chineses e indianos. Tá cheio de latinos na construção das ruas e rodovias, como peões, não como os engenheiros.
    Então, podem dizer o que quizerem, mas a oportunidade é quase que a mesma para todos. É mais igual que em qualquer outro lugar em que eu já estive.
    O respeito à religião do outro, ao “peso” do outro, ao defeito físico do outro é muito mais acentuado que no Brasil, por exemplo. Até porque você pode ser processado e pegar pesadas penas.
    Casos como esse, de racismo, e extremo, são pontuais, e não caracterizam a sociedade como um todo. Quem está de fora não tem essa noção.
    Há poucos dias um policial deu 8 tiros pelas costas e matou um negro, virou notícia, RACISMO. Mas no ano passado aconteceu o mesmo com um BRANCO, devou 6 tiros que o deixaram paraplégico, uma mulher BRANCA que não tinha nada com a história acabou levando um tiro fatal. Ninguém foi para rua queimar a propriedade alheia.
    Há dois meses, dois policiais negros, um homem e uma mulher, arrastaram uma mulher BRANCA para dentro do tribunal, PELO PÉ. Ela estava algemada e se recusava a entrar. Os dois a arrastaram pelo corredor até ela entrar no tribunal. E ficou por isso. Já imaginaram se os policiais fossem brancos e ré fosse negra?
    Exise racismo, sim, existe, mas não podemos generalizar. As ocorrências são pontuais.

    • Vocês são mesmo engraçados, falam e ocorrências pontuais para racismo e generalizam os asiáticos que se dão bem por lá, assim como os latinos que se dão mau por lá.
      Citam o caso da mulher arrastada ao tribunal mas sequer se dá ao trabalho de citar o histórico da mulher, se ela era criminosa procurada etc… só dá um mero dado, sem aprofundar, acreditando poder comparar esse possível fato com as seguidas mortes de negros, que ocorrem naquele país, impunemente, vitima da violência policial e ainda usa isso para comparar com a branca, meu, vê se si toca.
      E, seu vermelho do inferno, quem quer o mal aqui é o sr., por que veja, desde pequeno aprendi a ter um certo temor do coisa ruim, do cramulhão, que é como o sr. se apresenta. E bem ensinado aprendi também a não confiar naquilo que o sr. diz, por que sabemos ser coisa dissimulada para ajudar seus auxiliares do mal. Sds.

  7. isso tudo é influênciado pelo os democratas, ou melhor pelo o obama, assim como aqui as badernas são organizadas pelo PT, PCdoB é etc

    “AH, mas nos EUA não tem isso”

    claro que tem, o mesmo processo de marxismo cultural em que vivemos hoje no brasil, estar sendo aplicada nos EUA,
    é essas coisas só começaram a acontecer depois que os democratas ganharam em 2008,
    aconselho a verem esse video
    >> https://www.youtube.com/watch?v=O4raFHTlyjU

    • O Sr. Deveria ter visto o filme Mississípi em Chamas que foi baseado em fatos reais, e se visse deveria fazer a correlação com as datas. Rsrsrsrs. O sr. é muito engraçado mesmo. Rsrsrsrs, com seus delírios anti-democratas e anti Obamicos. Rsrsrsrs.

    • (…) é essas coisas só começaram a acontecer depois que os democratas ganharam em 2008, (…)
      .
      .
      Esse problema é muito antigo … muito antes de 2008 … no governo do Bush pai a negrada foi à rua e saiu quebrando tudo pela frente … estamos falando do pais da Ku Klux Klan, Malcolm X, Luter King … tudo isso remonta antes de 2008 …
      .

      Eu sugiro que você antes de vê esse vídeo … vá estudar …rsrsrsr

      • mas ai vc já estar falando da decada de 70,60…… nesse tempo, sim o pau comia solto
        mas eu estou mencionando o que acontece no estado conteporaneo.

      • Rsrsrsrsrs, o sr. é uma figura muito interessante, e essa sua estratégia é mesmo muito engraçada. Então. para o sr. o que vale é o que o sr. vê dane-se o resto a sua volta, os fatos geradores e as consequências. Muito interessante seu pensar. O Brasil foi descoberto ontem e nunca ouve escravidão, as favelas foram criadas por um bando de anarquistas invasores, pessoas preocupadas apenas em avacalhar as leis do pais e que escolheram morar lá de forma enganosa para economizar. Rsrsrs.

      • já disse….tempos diferentes meu caro, o que estar acontecendo agora nos EUA, é pura manobra politica.

      • Se estivéssemos falando sobre isso a 30 anos atras certamente eu leria o mesmo, manobra politica. Aliás naquele tempo a analise estaria muito mais apropriada.

      • lure sem maldade ,mas o passado moldou o nosso presente

        exemplo se não fosse os portugueses a descobrir o brasil você estaria falando outra língua

        então o passado formulou o presente

        já o futuro a DEUS pertence

        sobre tempos diferentes o ser humano sempre comete os mesmos tipos de erro

        depois da segunda guerra todos falavam que isso jamais aconteceria hoje os estados unidos provoca a russia no caso ucraniano e hoje todos tem armas nucleares todos os players correto

        tem um site chamado redecastorphoto que coloca matérias de vários jornalistas de toda parte do mundo que em sua maioria não fazem parte da imprensa sionista

        aconselho aumentar os sites e se interar melhor na geopolítica
        mas é sem maldade !!!!

  8. Será que essa fonte vai ser contestada. Rsrsrsrs. Eu me divirto com alguns elementos que caíram por aqui e que moravam no limbo do passado no túnel do tempo criado pelos yankes, Ah! essa maldita internet para lhes tirar do transe e lhes dar um banho de realidade. Rsrsrsrs

  9. Já morei em Maryland e posso dizer que nos EUA a questão racial não é fácil, tendo a estabilidade sustentada mais pelas leis (que lá funcionam) do que pela tolerância e vontade de convívio entre as diferentes etnias. Negros não gostam de brancos, que não gostam dos negros, que não gostam dos latinos, que não gostam dos asiáticos e vice-versa tudo….
    Muitas tentativas de melhor integração foram feitas, como cotas e auxílios sociais mas que não mudaram cerne da questão que é cultural, com o preconceito e exclusão social muito enraizados.
    O Brasil importou alguns destes conceitos sob alegações eleitoreiras criando, em alguns casos, o preconceito e racismo que não havia antes ou que não era tão agressivo antes, esquecendo-se como bem frisou um colega acima, que o pilar do preconceito se baseia na pobreza, falta de ensino e de inclusão social pois pobreza não escolhe cor.
    Como os grandes impérios do passado, os EUA não serão destruídos por forças externas e sim pela sua própria incapacidade de lidar com suas questões étnicas internas.

    • Tenho contato com brasileiros residentes em Maryland, e o que me espantou foi os condomínios de vários prédios bem altos, com apartamentos muito grandes, construídos pelo governo. E nesses condomínios, os moradores são negros, a grande maioria dos homens, e jovens não trabalham, pois todos ganham uma especie de bolsa família como forma de reparar os tempos de escravidão. O consumo de drogas é alto, e a presença da policia nestes condomínios é constante. Existe um apartheid nos EUA que deixou esses meus conhecidos espantados! O povo é calado e mal conhecem os vizinhos que moram a 20 anos ao lado, tudo muito diferente do que Hollywood prega!

      • Tentar reparar o erro do passado com erros ainda maiores será o grande legado dos EUA. Fomentar a ociosidade, bolsas ou “cala bocas” com a justificativa de reparar algo é simplesmente criar um novo tipo de escravidão moderna, a qual traz mais e mais suscetibilidade à outra escravidão, a das drogas e violência. População saudável deve ser economicamente ativa e deve fazer parte do desenvolvimento social de uma nação, caso contrário será sempre um barril de pólvora prestes a explodir como neste caso.
        E o Brasil está indo pelo mesmo caminho….
        Abraço,

  10. Reprisando…

    Este país tem os médicos mais bem pagos do mundo, onde é cobrado US$ 94.000 dólares por medicamentos para tratar uma pessoa com hepatite C. Onde se cobra de US$ 4.000 a US$ 64.000 por mês por drogas contra o câncer. E o resultado é que os EUA ocupam o 39º lugar em mortalidade infantil, o 42º lugar em mortalidade adulta e o 36º lugar em esperança de vida.

    São excepcionais também na educação com universitários extremamente endividados. Com essa dívida superando os US$ 1,1 trilhão só no ensino superior. A maior dívida educacional per capita do mundo, onde 4 anos de faculdade custam entre US$ 30.000 e US$ 60.000 só na graduação. Entretanto 70% dos professores universitários estão precarizados, recebendo péssimos salários, e sem benefícios sociais.

    Os trabalhadores estadunidenses são os que têm as maiores jornadas de trabalho do mundo industrial, com férias em média de 7 dias por ano. Num país onde as pensões da seguridade social alcançam uma média de US$ 1.100 por mês e onde as poupanças (aposentadoria) privadas chegam em média menos de US$ 50.000 ano (trabalhadores na casa dos 60 anos ou em véspera de se aposentar), a maioria vive na base do cheque especial e não tem poupanças. Não causando surpresa que a força de trabalho que mais cresce são de idosos entre 65 e 74 anos para chegar ao final do mês.

    Os trabalhadores norte americanos têm apenas 6 meses de seguro-desemprego com menos de um terço de seus salários. Já os trabalhadores alemães têm dois anos de seguro-desemprego e recebem treinamento profissional para sua reinserção laboral. Sim, mas os Estados Unidos têm mais porta-aviões que os alemães!

    • E por falar em violência….

      O governador Beto Richa (PSDB) e seus principais assessores, da sacada do Palácio Iguaçu, comemoraram o massacre contra os professores do Paraná.

      Quando a polícia lança bombas, os palacianos ccomemoram com gritos de “aêêê” e “isso aí”.

      • não esqueceremos de nada nascimento ,pode passar batido mas nada passa desapercebido !!!

        os estados unidos esta fazendo uma politica muito ruim que vários americanos acham que são os extra terrestre que estão dando as ordem para acabar de vez com a humanidade

        olha que ponto chegou o povo americano sofrido
        kkkk desespero total pode colocar obamis a vaca louca e chifruda ou o buch amigo do bin ladem e família

        que não vai ter jeito aquilo lá

    • não Alves era aqui no brasil o cara so estava falando inglês para enganar a gente

      nos estados unidos ate o PUM sai cheiroso rsrs

      essa é a mente de um puxa saco dos yankes

  11. Por falta de atendimento médico,
    cerca de 50.000 estadunidenses morrem por ano no EUA, por não poder pagar o tratamento…

    Se não tiver seguro de saúde (COMO 50 MILHÕES DE AMERICANOS NÃOP TEM…), então há boas razões para temer ainda mais a ambulância e os cuidados de saúde que o “governo presta”…

    Viagens de ambulância custam em média o equivalente a 1300 reais e a estadia num hospital “público” mais de 500 reais por noite. Fora despesas com atendimento médico , de assistentes, medicamentos,etc…

    Para a maioria das operações cirúrgicas (que chegam à casa das dezenas de milhar), é bom que se possa pagar um seguro de saúde privado. Caso contrário, a América é a “terra das oportunidades” e como o nome indica, terá a “oportunidade de se endividar” e também a oportunidade de ficar em casa, torcendo para não morrer.

    Não é a toa que muitos brasileiros que vão para o EUA (e fica postado vídeos na internet tirando onda, falando mal do Brasil…), quando adoecem, voltam rapidinho ao Brasil, para se tratar no sistema público de saúde brasileiro.

    Assim como muito cidadão doente no EUA, que vai para Cuba se tratar no eficiente e muito mais barato sistema cubano de saúde…

1 Trackback / Pingback

  1. Baltimore e a impotência das autoridades dos EUA | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.