Obama busca acordo comercial com a Ásia e diz que fracasso beneficiaria China

 © AP Photo/ Susan Walsh

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que enfrenta uma disputa dura dentro de seu próprio Partido Democrata sobre livre comércio, advertiu que a China aproveitará o vácuo econômico que os EUA podem deixar, caso não consigam concluir uma proposta de acordo de livre comércio com a Ásia.

“Se não escrevermos as regras, a China as escreverá naquela região”, afirmou Obama em entrevista ao Wall Street Journal. Ele disse que, sem o acordo, empregos serão perdidos nos EUA, prejudicando as empresas e também o setor agrícola.

Obama também advertiu para a existência de um sentimento antiglobalização em Washington, refletido na oposição dos democratas ao livre comércio, nos esforços do oposicionista Partido Republicano para acabar com o Export-Import Bank e na falta de prontidão do Congresso para aprovar novas regras para a operação do Fundo Monetário Internacional (FMI).

“O que não podemos fazer, porém, é nos retirar”, afirmou Obama. “Tem havido uma confluência de engajamento antiglobal de elementos tanto da direita quanto da esquerda que eu acho um grande erro”, completa, segundo a Agência Estado.

Obama disse que os negociadores americanos estão trabalhando para finalizar a Parceria Trans-Pacífico, um acordo de comércio entre 12 países do Pacífico. Ao mesmo tempo, ele luta para conseguir uma autorização do Congresso para garantir um “fast track” nesse assunto. Caso consiga esse aval do Legislativo, os congressistas poderão apenas aprovar ou rejeitar o acordo resultante, ficando impedidos de propor emendas ao documento. O acordo de comércio será um dos assuntos entre Obama e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, que visita a Casa Branca nesta semana.

O Comitê de Finanças do Senado aprovou com folga o fast track na semana passada, com forte apoio bipartidário. Na Câmara, porém, um comitê aprovou a mesma medida com o apoio de apenas dois democratas. Isso é uma mostra do tamanho da oposição entre os próprios democratas, particularmente a esquerda do partido, ao acordo sendo negociado.

Os críticos à esquerda, particularmente aqueles no movimento trabalhista, dizem que os acordos de livre comércio tiram empregos dos EUA. Segundo eles, a competição com países com salários mais baixos resultam em salários estagnados e maior desigualdade de renda nos EUA.

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton também se recusou a apoiar o acordo, ainda que tivesse trabalhado por ele enquanto ainda estava no posto.

Obama argumenta que o acordo será positivo pois terá diretrizes mais fortes sobre padrões de trabalho e meio ambiente. Já os críticos apontam que esses aspectos foram de difícil cumprimento no caso do Tratado Norte-americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês), negociado nos anos 1990.

O presidente disse que os negociadores de EUA e Japão chegaram perto de fechar um acordo bilateral de comércio. Isso ajudaria a fechar o pacto mais amplo entre as 12 nações do Pacífico. Segundo Obama, porém, ainda há divergências com Tóquio e ele não espera que sejam completadas todas as negociações no encontro desta semana.

Fonte: Sputnik News Brasil

6 Comentários

  1. (…)“Se não escrevermos as regras, a China as escreverá naquela região”, afirmou Obama em entrevista ao Wall Street Journal. Ele disse que, sem o acordo, empregos serão perdidos nos EUA, prejudicando as empresas e também o setor agrícola. (…)
    .
    .
    É o mau de todo governo populista americano , utilizando no terror e na amedrontação na população dividendos políticos.
    .
    Nesse caldeirão de águas fervente que se tornou os EUA , uma bomba relógio social, independentemente da China; ela vai explodir …. é só uma questão de tempo. 😉
    .
    A cada dia os EUA vai ter as suas Maidans com as suas Fergunsons da vida. 😉
    .
    Nuca a revolução francesa se fez tão próxima com as questões sociais nos EUA e que irá se espalhar para o resto do ocidente … muitos que se encontram em Miami irão voltar com seus rabinhos de vira-lata entre as pernas para as suas terrinhas natal , que tanto odeiam . 😉 ….America-latrina como eles chamam Hahah…

    • Meu caro, esse é o papo politico mais furado para pegar incautos, colocar empregos na jogada para garantir votos de trabalhadores. Se não fosse assim paises como os states jamais teriam crise de emprego. Deveria ser sabido que capitalista não tá nem aí para aonde vão para multiplicar seu capital, se China, India ou Tucanistão. Capitalista e capital não tem patria, e trabalhador para eles são ferramentas. Se começam a não ter serventia, a ficar imprestaveis para seus interesses procuram outra em qualquer lugar que onde possam pagar menos pela ferramenta mais qualificada possivel para manter a engrenagem do ganho do capital o mais facil possivel. Nada mais que isso.

  2. Lição básica de política que Dilma parece desconhecer: não existe vácuo de poder!

    “Se não escrevermos as regras, a China as escreverá naquela região”, afirmou Obama em entrevista ao Wall Street Journal.

  3. o obama fomentou o crescimento dos BRICS, é da china na região, ele estar contribuindo muito forte, no plano globalista russo-chines. então..
    dizer que o obama estar fazendo alguma coisa para impedir o avanço chines, é a mesma coisa que dizer que o PSDB faz oposição ao PT…

  4. Espero e torço para que fracassem, com um belo e refinado golpe no ego, talvez assim eles aprendam a respeitar os interesses de outros países e asoberania de outras nações, ao invés e enxergá-los como carvão pro progresso.

Comentários não permitidos.