China planeja investir mais no setor de infraestrutura no Brasil

logistica_infraestrutura

Construção de ferrovias, produção de energia elétrica e indústria automobilística atraem maior interesse

País asiático planeja investir mais no setor de infraestrutura no Brasil

Construção de ferrovias, produção de energia elétrica e indústria automobilística atraem maior interesse

POR LUCIANNE CARNEIRO, 13/04/2015

RIO — O Brasil vive a terceira onda de investimentos da China, agora voltados para infraestrutura e energia, apontam especialistas. O foco dos recursos chineses passou de matéria-prima no fim dos anos 90 e início do século XX, para a indústria a partir de 2005, e agora chega a dois setores estratégicos para a economia brasileira. Com ampla experiência em investimentos em infraestrutura – que foram o motor do forte crescimento chinês dos últimos anos -, o país asiático agora está de olho nas oportunidades nessa área aqui.

– Há uma espécie de evolução dos investimentos chineses no Brasil. Já estamos vendo uma terceira fase, sem que as demais tenham se esgotado. Isso começou em energia, com a State Grid, e agora há muito interesse em ferrovias. Os chineses estão esperando pelos leilões – afirma o chefe do setor de Promoção Comercial e de Investimentos da embaixada brasileira na China, Guilherme Belli.

Quem procura a embaixada em Pequim atualmente, diz ele, está interessado principalmente ferrovias, energia e indústria automobilística. Na visita de Xi Jinping, foi assinado um memorando de entendimentos na área. Em agosto, a China Railway Eryuan Engineering Group Co (CREEC, na sigla em inglês) foi qualificada para desenvolver um estudo de viabilidade técnica para o trecho entre Sapezal (MT) e Porto Velho (RO) da ferrovia Transoceânica, cujo projeto é ligar o Brasil ao Pacífico.

– As empresas chinesas têm ido ao Brasil para conhecer a legislação, mas estão aguardando a realização dos leilões e licitações. Todos os grandes grupos de ferrovias da China querem atuar no Brasil, desde o fornecimento de vagões e locomotivas a construção e administração de ferrovias – diz Belli.

O setor é que o eles chamam de win-win situation, explica o diplomata: há o ganho pelo investimento na área e também as vantagens de se ajudar a construir uma logística mais barata e eficiente no Brasil para o escoamento de produtos para a China.

A percepção desse potencial de investimentos chineses na área de infraestrutura é tão grande que a Confederação Nacional do Transporte (CNT) montou, há um ano, um escritório na China. A ideia é ajudar a buscar esses investidores e, ao mesmo tempo, explicar quais são as oportunidades hoje no país e o funcionamento do mercado brasileiro, além de funcionar como um elo entre as empresas brasileiras e chinesas.

– O Brasil tem uma necessidade de quase R$ 1 trilhão em investimentos em infraestrutura e projetos urbanos. As empresas chinesas estão interessadas e com bastante apetite para essas oportunidades – afirma José Mario Antunes, que é o executivo responsável pelo escritório em Pequim.

Belli e Antunes não veem o crescimento mais fraco da economia brasileira como um obstáculo para a vinda dos yuans. O chefe do setor de Promoção Comercial e de Investimentos da embaixada brasileira na China diz que esta não tem sido uma preocupação de quem procura a representação do Brasil em Pequim:

– Os chineses sabem o potencial da economia brasileira a longo prazo e investem com esse foco.

A avaliação é compartilhada pelo diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica (Sobeet) Luís Afonso Lima, que também é economista da Mapfre Investimentos. Ele afirma que o baixo crescimento pode até influir a curto prazo, mas a tendência é de alta dos investimentos chineses no país.

– Os investimentos iniciados em 2011, por exemplo, podem ser feitos até 2018. A China é um investidor relativamente novo no Brasil e a tendência é de aumento desses aportes. O país acumulou muitas reservas e há um excesso de poupança – afirma o presidente da Sobeet.

Foto: À espera dos leilões. Grupos de ferrovias chineses querem vender vagões e locomotivas, construir e gerir ferrovias – Terceiro / Divulgação

Fonte: O Globo, Economia, Página 15, Segunda-Feira, 13/04/2015

30 Comentários

    • Capitalismo selvagem é o que a turma lobista do congresso está tramando contra os trabalhadores. Quanto a China estão usando das prerrogativas capitalistas, como qualquer estado que vem aqui para aproveitar-se da incompetência politica e empresarial nacional, essa que prefere entregar que investir no fortalecimento de nossos trabalhadores, tanto cultural como financeiro, para poderem manter seu status e sua chantagem pelo poder.

      • Empregos aqui no Brasil? Eles já tem mais de 1 bilhão de escravos mal remunerados para trabalhar aqui no Brasil. Acordos de infra estrutura com a CHINA ????? Atraso total. Produção de energia elétrica em qual matriz?
        Hidroelétricas? Já somos campeões nessa área. Nuclear? O reator da marinha já está a caminho. Esse reator também é capaz de funcionar fora de um submarino. Mini usinas nucleares.

    • Hoje os bolivarianos miram no imperialismo do tio Sam na região sul-americana más amanhã; quem estará nessa mira dos bolivariano será o império do tio Mau ….. 😉 … quando este assumir o atual posto do tio Sam como o maior FDP do planeta. 😀

      • E por falar no maior FDP do planeta …
        .
        .
        *******************
        .
        A CEGUEIRA DA UNIÃO EUROPÉIA FACE À ESTRATÉGIA MILITAR DOS ESTADOS UNIDOS.
        .
        Os responsáveis da União Europeia enganam-se completamente acerca dos atentados islamistas na Europa e as migrações para a União de gente fugindo das guerras. Thierry Meyssan mostra aqui que tudo isto não é a consequência acidental dos conflitos no Médio-Oriente alargado e em África, mas sim um objectivo estratégico dos Estados Unidos.
        .
        (*)fonte: [ voltairenet.org/article187425.html ]
        .
        .
        .
        (…) A «TEORIA DO CAUS»
        .
        Quando, em 2003, a imprensa norte-americana começou a referir a «teoria do caos», a Casa Branca ripostou evocando um «caos construtivo», insinuando que se iriam destruir estruturas de opressão para que a vida pudesse fluir em liberdade. Mas jamais Leo Strauss, nem o Pentágono até então, haviam usado esta imagem. Pelo contrário, segundo eles, o caos seria tal ordem que nada aí se pudesse estruturar, para além da vontade do Criador da Ordem nova, os Estados Unidos da América .
        .
        O princípio desta doutrina estratégica pode ser resumido assim : o modo mais simples para pilhar os recursos naturais de um país, durante um longo período, não é de o ocupar, mas o de destruir o Estado. Sem Estado, nada de exército. Sem exército inimigo, não há nenhum risco de derrota. Portanto, o objectivo estratégico dos militares dos EUA. e da aliança que ele dirige, a Otan, é exclusivamente o de destruir os Estados. O que acontece às populações atingidas não diz nada a Washington. (…)

    • Temos é de para com a pequenez de em tudo pensarmos em geração de empregos pois em estrategia muitos outros itens são mais importantes na configuração do conjunto e na resposta do resultado

    • Empregos aqui no Brasil? Eles já tem mais de 1 bilhão de escravos mal remunerados para trabalhar aqui no Brasil. Acordos de infra estrutura com a CHINA ????? Atraso total. Produção de energia elétrica em qual matriz?
      Hidroelétricas? Já somos campeões nessa área. Nuclear? O reator da marinha já está a caminho. Esse reator também é capaz de funcionar fora de um submarino. Mini usinas nucleares.

  1. Se quisermos uma infraestrutura mínima no país,teremos que abrir o mercado ao capital estrangeiro,porque os impostos que pagamos,e que certamente são muito mais que necessários para termos se não a melhor,uma das melhores infraestruturas do planeta, estão sendo roubados há séculos, e o BRASIL continua no atraso !

    • Cesar os impostos que tanto nos assustam representam 47% de nosso PIB.A agroindustria pouco mais de 7%.
      Nossas industrias são zero a esquerda e agregamos nada.
      Sempre sobrevivemos a crises e aos drenos justamente por termos economia alicerçada encima de grande carga tributaria.
      A China construiu em 2012 mais de 12 mil kms de ferrovias no Brasil.Mais que todos governos que tivemos juntos.Menos apenas que D.Pedro II.
      Nosso laboratorio petro-oceanico e tudo que se vem fazendo hoje so é possivel com aplicações e investimentos Chineses.
      O invejoso mundo Ocidental procuravam entender o milacre que ocorria no Brasil para nos desestabilizarem.
      Voce lembra meu caro a quantos anos falo que um simples buchicho poderia desabar o Brasil ? Nós não entendemos isso mas a inveja Ocidental entendeu e manipula causando retração de consumo a unica coisa que realmente é capaz de desandar a maionese Brasileira.
      Ate uma criança sabe que sem desenvolvimentos em pesquisas e crescimento em infraestrutura jamais conseguiriamos levar serviços e aportes que proporcionem qualidade a um pais tão grande com tantas deficiencias.
      Conclusão mexer na carga tributaria agora pode ser suicidio.

    • Cesar ainda vou um pouquinho mais alem.
      Hoje no Brasil na esfera militar existe mais aceitação de um maior envolvimento do Brasil com a China do que com a Rússia.
      Desejamos tecnologias Russas mas em geopolítica de estado e geoestratégia militar Brasil e China estão em uma mesma canoa furada.

  2. a china já possui a maioria das ações da petrobras, é eles estão doando caminhões de dinheiro para a empresa, tecnicamente a empresa já foi privatizada para eles,
    agora os chinas vem com essa ideia de investir na infraestrutura aqui, mas claro, como todo investimento tem que haver um retorno, é nós não vamos ter condições de pagar, eles vão se infiltrar cada vez mais em nosso pais, de todos os jeitos,
    …………………..os esquerdistas idiotas se orgulhavam de terem “escapado” do FMI, mas se não tomarmos cuidados nós vamos ficar dependentes dos ching-lings,
    é se dermos bobeira eles vão se apropriar do nosso petroleo, já que agora eles possuem grande porcentagem na petrobras,……é para quem dizia que era os americanos que iriam “roubar nosso pre-sal”, quebrou a cara 😛

    deveriamos todos ir para o congresso é bater palmas para os safados do PT…

    • russia é china já adentraram quase por completo na america do sul, é todos os governos que apoiam isso, coincidentemente são os de esquerda, é
      depois dizem que é “teoria da conspiração” quando falam que o plano do foro de são paulo junto com o serviço secreto russo, é de esquerdizar toda america latina 😛

    • “…a china já possui a maioria das ações da petrobras, é eles estão doando caminhões de dinheiro para a empresa, tecnicamente a empresa já foi privatizada para eles…”
      —————————–

      Isto simplesmente não é verdade, desinformação deslavada….

    • Para com essa caozada Capacha meu caro aqui não tem disputas ideológicas e sim pessoas que raciocinam em estrategia.
      Você pensava da mesma forma quando não só a Petrobras mas todo o mundo offshore que orbita em torno dela abanavam os rabinhos para Anglos que eram os donos da Petrobras ?

    • Sinceramente eu não consigo entender esse tipo de raciocínio,que você esta pregando,pois ele é igual ao dos que você combate,só muda os autores !

      Quer dizer que a China não pode mas os EUA,podem né,você não esta preocupado com o BRASIL,mas sim com a ideologia daquele que vai supostamente nos explorar !

      O século 21 sera mais um século perdido para o BRASIL,do jeito que as coisas vão,todos sabem e veem isso,as soluções para os problemas todos também sabem quais são e dinheiro não nos falta,para mim qualquer investimento no país é bem vindo,agora devemos saber negociar os termos,dinheiro é tudo igual, seja russo,boliviano, dos EUA, do Irã e por ai vai !

      • “a china já possui a maioria das ações da petrobras, é eles estão doando caminhões de dinheiro para a empresa, tecnicamente a empresa já foi privatizada para eles”

        eu falei metaforicamente,…mas o que não deixa de ser uma coisa real, já que sobre os chinas estarem doando caminhões de dinhero é negociando dividas debaixo dos panos para a petrobras é veridico, é inegavel
        é se isso continuar por mais alguns anos, a empresa com certeza boa parcela será chinesa

      • , eu já tinha comentado uma coisa parecida, antes….., o plano globalista russo-chines sempre visou a união de toda america latina em um bloco comunista, a mais e 50 anos os russo ou melhor os “sovieticos” já tinha esse plano,
        é esse plano ganhou mais força com a criação com o foro de s.paulo, é a UNASUl,
        aconselho a vcs a lerem as resoluções de cada um…….
        eu não me encomodo do brasil fazer mercado com outras economias, o problema é que a china é russia não visam “salvar os pobres” eles querem é conquistar as regiões. principalmente a america do sul, já que fica de “landinho dos EUA” ……..
        o proprio PT lançou um caderno de tese que comprova a maioria dos fatos, eu li, é claramente é eles planejam verdadeiramente um golpe de estado,
        nada mais é segredo, basta vc darem algumas goolgladas…..
        é esse caderno de tese do PT, vc acha no proprio site deles, então não tem como dizer que tudo não passa de besteira, de um cara com sidrome de “vira-lata;

      • A mais de 50 anos como você afirma Rússia e China estão unidas para dominarem a America Latina.
        Pare de falar besteiras Rússia e China nunca foram aliadas.

  3. Parece que daqui a pouco, além da China, o “povo do comunista embaixo da cama” vai ter que exconjurar um novo país “bolivariano”, o JAPÃO!

    ———————————-

    PARTIDO COMUNISTA É LEGENDA QUE MAIS CRESCE NO JAPÃO

    26/4/2015
    Por Redação, com agências internacionais – de Tóquio

    O Partido Comunista é, hoje, a segunda maior força política do Japão
    (…)
    O Partido Comunista do Japão está rompendo as barreiras na preferência dos eleitores.

    Esta formação política, que tem como objetivo “reunir trabalhadores e agricultores”, vem de um grande resultado nas eleições municipais que foram realizadas durante este fim de semana. O Partido Comunista Japonês bateu recordes de votos no plano nacional. O Partido liderado pelo camarada Kazuo Shii tornou-se o segundo maior na conservadora sociedade japonesa.

    Nenhuma pesquisa previu o boom da esquerda entre o eleitorado. Esperava-se que o principal partido da oposição melhorasse seus resultados e reduzisse distâncias na formação do governo. Pesquisas recentes mostram que quase 50% dos japoneses preferem o comunismo e acreditam que o capitalismo leva à pobreza e à fome. Diante deste quadro, o Partido Comunista tornou-se o segundo no Japão, o que alarmou analistas e investidores.

    Segundo a revista semanal de ultradireita The Economist, “nunca se imaginou que os comunistas japoneses poderiam chegar ao poder…”.

    A principal proposta do PC do Japão e o ponto central de seu programa de governo é o desmembramento a economia de mercado. Outras propostas incluem o fim da aliança com os Estados Unidos, o fechamento das centrais nucleares e a aprovação de medidas fiscais confiscatórias contra empresas.

    Apesar da relevância, a notícia ficou praticamente escondida nos principais meios de comunicação europeus, norte-americanos e brasileiros.

    Os eleitores japoneses foram às urnas nas eleições locais com a menor abstenção já registrada e o Partido Liberal Democrático (LDP), o parceiro dominante na coalizão governista do Japão, chegou a uma vitória previsível, ganhando mais de metade das prefeitura. Mas o que surpreendeu mesmo foi o volume de votos no Partido Comunista Japonês (JCP), que agora emerge como a maior força de oposição do país.

    O JCP conquistou 136 assentos, batendo o Partido Democrático do Japão (PDJ, de centro) – que governou o país há apenas cinco anos, ficando em quarto lugar, atrás do Komeito, parceiro de coligação do PLD. O resultado seguiu ganhos notáveis ​​feitos pelo JCP em uma eleição geral em dezembro, quando levou mais de 6 milhões de votos, trazendo à tona a sua quota de assentos parlamentares 8-21: do partido melhor que mostra em quase duas décadas.

    http://correiodobrasil.com.br/destaque-do-dia/apos-eleicoes-partido-comunista-e-a-legenda-que-mais-cresce-no-japao/759562/

    • Meu caro, a excessão do Brasil, que tem uma cidadania culturalmente fraca, reforçada pela contaminação da vassalagem midiaticamente programada para formar robos pro estadunidenses. Paises com cultura de amor a própria cidadania resistem aos avanços da contaminação cultural que os façam perder suas referencias, sua sintonia, com sua verdadeira história e origem, com sua pátria. Não é o comunismo que cresce, por que comunismo é apenas uma palavra, uma invenção ortografica criada para desaguar frustrações de alguma cidadania em busca de uma utopia de igualdade desde os primordios negadas, como na relação dos nobres com os plebeus. A titularidade da nobreza daquele tempo foi se transformando, se metamorfoseando com outros nomes, mas ficaram os mesmos homens nas mesmas posições, representantes da essência imutavel do egoismo humano. Teimo e. Te dizer que hoje o que cresce é a indignação desses povos, com a entrega de suas dignidades feitas por suas representações de nobreza interesseiras, e o chamado comunismo serve, mais uma vez, apenas como um anteparo para as suas frustrações, visto que reune por força contida na expressão criada, o sentido para suas aspirações. Expressões, meu caro, estrategicamente estigmatizadas, para fazer divergir os idiotas, mas apenas isso, a revolta é pela perda da propria identidade. Sds.

    • bem provavel que isso não seja verdico, o conservadorismo ainda predomina no japão, alem da população de lá ser bem inteligente, é não acho que eles são tão burros ao ponto de acreditar nas fezes escritas por MARX,
      é hagel,

  4. Que venham tais investimentos, pois nosso país está na lama, e a China constrói aqui mais do que o governo federal.

Comentários não permitidos.