Vídeo: Novo caça tanques do exército russo 2С25 Sprut-SD

As Forças Armadas russas utilizarão o destruidor de tanques autopropulsado de artilharia 2С25 Sprut-SD para proteger as tropas aerotransportadas. Até o final deste ano, a empresa de engenharia de Volgograd começará a produção dessa arma para as tropas da Rússia.

Armado com um canhão de 125 mm e capaz de superar obstáculos aquáticos, o destruidor autopropulsado de artilharia pode desembarcar de aviões militares IL-76 sem nenhum treinamento especial. De acordo com várias fontes, a partir de 2009 haverá entre 24 e 36 destruidores autopropulsados reunidos em quatro baterias a serviço das tropas aerotransportadas.

O novo Sprut será diferente dos destruidores de tanques já existentes nas forças armadas russas devido ao alto nível de integração com o novo veículo de infantaria que atualmente está sendo adotado pelas tropas aerotransportadas, em substituição aos antigos BMD 1, 2 e 3. De acordo com o diretor-executivo da fábrica, Aleksandr Kliujev, o novo sistema será integrado com  motor, chassis e transmissão do BMD-4M.

Além disso, o Sprut receberá um sistema de mira digital que permite atingir alvos de dia e de noite e em todas as condições meteorológicas. Ao prestar serviço nas tropas aerotransportadas, ele será armado com o canhão 2a75, que pode destruir o inimigo não só com obuses normais cumulativos, perfurantes e com explosivos, como também com mísseis guiados pelo armamento de tanques Reflex. O míssil disparado do canhão 9M119M do complexo Reflex, que identifica seu alvo por um feixe de laser a uma distância de quatro quilômetros, é capaz de abater não apenas tanques como também outros veículos blindados inimigos, helicópteros e até mesmo alguns tipos de fortificações. O canhão 2a75 é uma variedade do canhão 2A46, com que estão equipados os tanques russos T-72, T-80 e T-90, especialmente modificado em termos de tamanho e peso para se adequar ao formato menor do Sprut.

Capacidade de manobra

“Não devemos considerar que o Sprut é apenas uma arma com chassis do BMD. É um tanque leve aerotransportado, capaz apoiar as forças aerotransportadas no lugar certo e na hora certa”, disse um representante do Ministério da Defesa. Segundo ele, apesar do fato de o Sprut não poder ser comparado com os principais tanques de batalha, graças às suas habilidades de desembarque com paraquedas ele sempre poderá prestar apoio em terra a tropas desembarcadas. Além disso, os 2S25 são indispensáveis nas montanhas, em trilhas estreitas, onde é importante não só a espessura da blindagem, como também a capacidade de manobra e o peso leve do canhão autopropulsado. “Tanques para atravessar obstáculos aquáticos precisam de adaptação especial, e o Sprut, bem como os outros veículos de combate das forças aerotransportadas, depois de rápida transformação pode quase imediatamente atravessar um obstáculo com água”, continuou o representante do ministério.

De acordo com Aleksêi Khlopotov, especialista militar independente e autor de livros e artigos sobre o estado atual e as perspectivas de desenvolvimento de veículos blindados no mundo, a instalação de elementos de proteção dinâmica aumentará a segurança do Sprut. “É claro que a proteção dinâmica não garante 100% da defesa em condições de fogo intenso, mas significativamente aumenta a chance de sobrevivência​ no combate, mesmo em condições de combate urbano”, disse Khlopotov.

 

https://www.youtube.com/watch?v=jMJceISB3xw

 

Sprut para fuzileiros navais

O Sprut é necessário não apenas para as tropas aerotransportadas, mas para os fuzileiros navais russos, que até o começo dos anos 90 tinham à disposição os tanques anfíbios PT-76. “Agora a Marinha dispõe de tanques T-72, mas para seu desembarque os navios da infantaria têm que ancorar. Ao mesmo tempo, os primeiros batalhões de fuzileiros na hora do desembarque sempre têm grande necessidade de apoio de tanques. Portanto, o Sprut é uma opção mais adequada para desempenhar essa tarefa”, disse Dmítri Boltenko, especialista militar independente e um dos autores do livro “O Novo Exército Russo”.

De acordo Aleksêi Khlopotov, muitos fabricantes de veículos blindados ativaram seus trabalhos de criação de tanques leves. “No momento, a China e a Suécia estão realizando trabalhos ativos nesse aspecto. Recentemente, até os construtores poloneses apresentaram sua versão de tanque”, disse a Gazeta Russa.

Até recentemente, o Sprut não tinha grande demanda para exportação, pois era um produto de pequena escala. Mas agora, em um momento em que as forças aerotransportadas estão aumentando suas compras e surgiram os tanques leves, é possível que haja compradores para o 2S25, porque ao contrário de seus concorrentes mais próximos, esse tanque leve está armado com um canhão com uma gama diversificada de munições, inclusive mísseis guiados a partir de tanques.

Aleksêi Ramm

Gazeta Russa

10 Comentários

  1. Este veículo tem capacidades anfíbias? Pois no texto é mencionado que ele poderá operar com os FN russos.

    Poderia ser uma opção futura para substituir os Kurassier da MB.

      • Infelizmente estás certo caro Máquina, seria ótimo ter um vetor deste em nossas forças, já que temos território extenso onde precisamos manter domínio contra toda força terrestre, e este veículo consegue liquidar com rapidez tanques de grande porte desarticulando um tropa, mas…aqui é Brasil, no maximo comprarão alguns tanques da Electrolux com função enxague para os FN’s. Sds

  2. Caro Sr, Máquina Troll, fiz uma pergunta sobre as características do veículo e não uma piada.

    Se você ler com atenção eu disse “poderia”, caso nosso governo se preocupasse com as forças armadas e também caso estas aceitassem equipamentos russos.

    Mas, esperar o que de alguém que usa a imagem do corrupto Delúbio como avatar.

    • Não se preocupe o Máquina Troll é o nosso palhaço treceirizado.
      O problema é que ele não tem competênica para ser engraçado.

      Se você for novo neste blog verá que tudo o que ele diz não passa de piadas “inteligentes”.

      É um daqueles que decora notícias de blogs e ainda acha que é entendido.
      Não leve a sério, ele ataca todo mundo que não é fanboy da Rússia como ele.
      Ainda verás muitas pérolas e piadas vindas deste cidadão desfavorecido.

      Quanto ao Sprut ser anfíbio, provalemente é pois quase todos os blindados leves são. Mas deve ser fácil encontrar essa informação na Web.

    • Realmente, um vetor terrestre que limita forças inimigas, já que terão seus maquinários como alvo de um “parrudinho” desses aí caro Topol rs. Sds

  3. Os russos estão de parabéns pois fazem qualquer coisa, boa ou ruim… mas fazem!
    Só não entendi o texto que refere-se a 2009 ? Isso está certo?
    “De acordo com várias fontes, a partir de 2009 haverá entre 24 e 36 destruidores autopropulsados reunidos em quatro baterias a serviço das tropas aerotransportadas.” … se estiver então a coisa é velha!!?
    Em relação ao Brasil particularmente acho o Centauro mais interessante ou mesmo um projeto local revitalizado e atualizado no conceito do Sucuri. Melhor, pior.. não interessa… seria nosso.
    Abraço,

Comentários não permitidos.