Iniciada a Construção do Site do Radar Brasileiro Além do Horizonte (OTH) da IACIT

Radar Além do Horizonte (OTH) da IACIT – Na maquete posicionado entre os dois caminhões

Iniciou-se este mês a construção do projeto do radar Além do Horizonte (OTH) da IACIT em um local costeiro no Sul do Brasil. Apoiado por transferência de conhecimentos tecnológicos da IAI-ELTA, o projeto está sendo realizado com o apoio da Marinha do Brasil (MB).

Depois de receber a liberação necessária das autoridades locais, a IACIT começou a instalação e montagem do primeiro OTH brasileiro. O sistema de radar é desenvolvido com o apoio da Autoridade Federal Brasileira Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e com a cooperação tecnológica da ELTA do Grupo IAI.

O desenho inovador do radar de onda de superfície, operando na faixa de Alta Frequência (HF), tem a capacidade de realizar vigilância Além do Horizonte por centenas de quilômetros no mar. O radar emprega tecnologia de matriz faseada e técnicas exclusivas de cancelamento de interferência que asseguram uma cobertura confiável e persistente de uma zona marítima mais ampla em todos os momentos, independentemente das condições atmosféricas ou do estado do mar.

Este aplicativo de radar OTH centra-se no Sistema de Gestão da Amazônia Azul (SisGAAz) e difere da linha de visão convencional de radares, visto que utiliza os fenômenos de propagação de ondas eletromagnéticas.

 

 

Estes recursos avançados de vigilância marítima são combinados com as capacidades oceânicas ambientais HF da IACIT. A empresa tem desenvolvido uma solução Radar HF desde 2010 para o clima oceânico ambiental e vigilância da superfície do mar, bem como para o controle da poluição e auxílio na previsão de riscos ambientais, tais como tempestades e tsunamis.

A IAI tem demonstrado um envolvimento crescente e contínuo no mercado de defesa brasileiro, como evidenciado pelo acordo para investimento e cooperação assinado, em 2013, entre a ELTA e a empresa eletrônica IACIT.

Fonte: C&R

9 Comentários

  1. “…e difere da linha de visão convencional de radares, visto que utiliza os fenômenos de propagação de ondas eletromagnéticas”.
    Acho que houve um erro aqui. Todos os radares utilizam os “fenômenos de propagação de ondas eletromagnéticas”. Alguém me corrija se eu estiver errado.
    A diferença de um OTH para o radar convencional é que o OTH NÃO tem linha de visada direta. Ele utiliza a ionosfera como tabela, ou espelho, para alcançar distâncias além do horizonte.
    Como vantagens eles tem, além da cobertura além do horizonte, a capaciade de cobrir uma maior área superficial.
    Porém, estão mais sujeitos ao bom humor do sol e suas tempestades solares.
    Quando conheci um desses, há 15 anos, mais ou menos, a precisão também não era muito boa. Mas pelo menos ele te dizia se havia alguma coisa lá, o resto ficava por conta dos P-3. 🙂

      • Obrigado Felipe. As duas matérias são muito boas. Acho que vou voltar a dar umas olhadas no Sistemas de Armas, não passeio por lá há muito tempo.

    • Esse radar ai não usa reflexão na ionosfera, e sim nas ondas do mar e na baixa atmosfera, é um High-Frequency Surface-Wave. Nem sei se seria possível se usar da ionosfera, já que próximo ao local existe uma enorme anomalia magnética. O alcance dele é bem menor, até uns 300km~400km “apenas”, porém a precisão e a confiabilidade é melhor também.

      • Vale lembrar que esses sistemas são apenas para alerta antecipado, e não para direção de tiro. Descobre-se a posição genérica do alvo, e como você mesmo disse, a partir dai é com os P3 e qualquer meio disponível no local.

  2. ,.
    Melkor
    23 de abril de 2015 at 15:24

    “…e difere da linha de visão convencional de radares, visto que utiliza os fenômenos de propagação de ondas eletromagnéticas”.
    Acho que houve um erro aqui. Todos os radares utilizam os “fenômenos de propagação de ondas eletromagnéticas”. Alguém me corrija se eu estiver errado.
    A diferença de um OTH para o radar convencional é que o OTH NÃO tem linha de visada direta. Ele utiliza a ionosfera como tabela, ou espelho, para alcançar distâncias além do horizonte.
    Como vantagens eles tem, além da cobertura além do horizonte, a capaciade de cobrir uma maior área superficial.
    Porém, estão mais sujeitos ao bom humor do sol e suas tempestades solares.
    =======Quando conheci um desses, há 15 anos, mais ou menos, a precisão também não era muito boa. Mas pelo menos ele te dizia se havia alguma coisa lá, o resto ficava por conta dos P-3. 🙂 ====== Eu gosto mt da indústria bélica dos judeuss, + sempre desconfio dos mesmos …e olha q eu tento ser racional, pq ?!?! Sds. 😉

  3. Vamos aproveitar o momento pois, isso ai infelizmente não é uma coisa, ou melhor, um projeto de estado mas de um governo… depende muito do governo.
    .
    Antes isso era impensável de se fazer ou até de se cogitar, e pode volta aqueles velhos tempos que conhecemos onde as políticas de defesa não era levado à sério e que alguns sonham em voltar. 😉

  4. Me desculpem os participantes do blog que tomam parte aqui para desancar os governos Petistas, mas tenho que ressaltar que não fossem esses governos não teriamos tantas novidades nesses assuntos de interesses do brasileiros, como temos tido. Fosse antes, como foi, viveriamos um deserto de iniciativas, paralisações e retrocessos no campo militar tão importante para garantir nossos interesses e nossa soberania. Aos poucos os avanços vão acontecendo, ainda não da forma como um bom brasileiro gostaria, mas ele é firme e segue em frente. O Brasil dos brasileiros agradece a esses governos e a esse novo momento.

1 Trackback / Pingback

  1. Iniciada a Construção do Site do Radar Brasileiro Além do Horizonte (OTH) da IACIT | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.