Defesa & Geopolítica

Iniciada a Construção do Site do Radar Brasileiro Além do Horizonte (OTH) da IACIT

Posted by

Radar Além do Horizonte (OTH) da IACIT – Na maquete posicionado entre os dois caminhões

Iniciou-se este mês a construção do projeto do radar Além do Horizonte (OTH) da IACIT em um local costeiro no Sul do Brasil. Apoiado por transferência de conhecimentos tecnológicos da IAI-ELTA, o projeto está sendo realizado com o apoio da Marinha do Brasil (MB).

Depois de receber a liberação necessária das autoridades locais, a IACIT começou a instalação e montagem do primeiro OTH brasileiro. O sistema de radar é desenvolvido com o apoio da Autoridade Federal Brasileira Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e com a cooperação tecnológica da ELTA do Grupo IAI.

O desenho inovador do radar de onda de superfície, operando na faixa de Alta Frequência (HF), tem a capacidade de realizar vigilância Além do Horizonte por centenas de quilômetros no mar. O radar emprega tecnologia de matriz faseada e técnicas exclusivas de cancelamento de interferência que asseguram uma cobertura confiável e persistente de uma zona marítima mais ampla em todos os momentos, independentemente das condições atmosféricas ou do estado do mar.

Este aplicativo de radar OTH centra-se no Sistema de Gestão da Amazônia Azul (SisGAAz) e difere da linha de visão convencional de radares, visto que utiliza os fenômenos de propagação de ondas eletromagnéticas.

 

 

Estes recursos avançados de vigilância marítima são combinados com as capacidades oceânicas ambientais HF da IACIT. A empresa tem desenvolvido uma solução Radar HF desde 2010 para o clima oceânico ambiental e vigilância da superfície do mar, bem como para o controle da poluição e auxílio na previsão de riscos ambientais, tais como tempestades e tsunamis.

A IAI tem demonstrado um envolvimento crescente e contínuo no mercado de defesa brasileiro, como evidenciado pelo acordo para investimento e cooperação assinado, em 2013, entre a ELTA e a empresa eletrônica IACIT.

Fonte: C&R

shared on wplocker.com