França envia carros de combate Leclerc para a Polônia

Enquanto a OTAN continua fortalecendo sua presença no leste europeu, a França enviou um grupo de tanques de guerra Leclerc para exercícios militares na Polônia.

Trata-se do mais recente exemplo do Ocidente acusando a Rússia de agressão militar enquanto, de fato, é o próprio Ocidente que toma medidas para estabelecer uma OTAN mais forte.

Na última segunda-feira, 15 tanques de guerra Leclerc deixaram a França rumo à Polônia. Além do 12ème Régiment de Cuirassiers, a França também enviou um pelotão do 16ème Bataillon de Chasseurs, que inclui quatro veículos de infantaria, e um pelotão do 13ème Régiment du Génie.

Em serviço apenas em 1992, os Leclercs não têm tanta experiência em combate. Os tanques franceses viram pouca ação em Kosovo e no Líbano e nunca foram usados diretamente em um conflito de grande intensidade.

Nesta terça-feira, o presidente da Polônia, Bronislaw Komorowski, indicou que negociaria com os Estados Unidos a compra de mísseis de defesa de médio alcance do tipo Patriot. A decisão foi supostamente em resposta a uma vaga e pouco específica “ameaça do leste” mencionada pelo Presidente Komorowski no ano passado.

Alguns especialistas sugerem que a compra de mísseis pode ser uma medida política visando às eleições da Polônia, em maio.

“Em tempos de conflito armado na Ucrânia, Bronislaw Komorowski quer se mostrar como um comandante forte”, afirmou o especialista em marketing político Wieslaw Galazka ao jornal Wirtualna Polska.

A aliança militar do Ocidente também vem aumentando sua presença nas nações bálticas. A Letônia já expressou sua vontade de receber um batalhão permanente de soldados da OTAN. “No momento atual, estamos procurando um sistema de defesa antiaérea”, afirmou o ministro da Defesa da Letônia, Raimonds Vejonis, à Sputnik News nesta terça-feira. “É claro, vamos discutir uma possível presença permanente da OTAN na região — é um assunto essencial para nós.”

O governo da Letônia manifesta preocupação quanto a uma suposta ameaça russa desde o ano passado.

Fonte: Sputnik News Brasil

Polônia anuncia a compra de mísseis e helicópteros

Sistema antimísseis Patriot, da americana Raytheon

Em meio ao aumento da tensão entre a vizinha Ucrânia e a Rússia, Varsóvia escolhe sistema antimísseis da americana Raytheon e helicópteros da europeia Airbus para modernizar as forças armadas.

O governo da Polônia afirmou nesta terça-feira (21/04) que vai comprar sistemas antimísseis americanos e helicópteros europeus para equipar as forças armadas do país. Varsóvia acelera a modernização da defesa em meio ao aumento da tensão entre a vizinha Ucrânia e a Rússia.

O presidente polonês, Bronislaw Komorowski, disse que o ministro da Defesa, Tomasz Siemoniak, viajará aos EUA em maio para negociar a compra de mísseis Patriot, da Raytheon, num negócio estimado em até 5 bilhões de euros. O consórcio francês Thales e o grupo europeu MBDA estavam na disputa pelo contrato.

“A oferta dos EUA é considerada a mais vantajosa do ponto de vista da segurança polonesa e cumpre as obrigações com a Otan”, afirmou o ministério da Defesa para a agência de notícias AFP. O porta-voz do ministério acrescentou que os sistemas Patriot são usados por dezenas de países.

Varsóvia anunciou também a compra de 50 helicópteros do modelo Caracal, da europeia Airbus, para substituir a frota militar da era soviética. A fabricante americana Sikorsky e o grupo anglo-italiano AgustaWestland estavam no páreo para receber a encomenda.

O país deverá anunciar em breve novos contratos para a compra de helicópteros de combate e sistemas antimísseis de curto alcance. As compras são parte do esforço polonês para investir até 35 bilhões de euros na atualização dos equipamentos militares ao longo dos próximos dez anos.

FC/afp/rtr/ap

Fonte: DW

 

2 Comentários

  1. (…) Varsóvia anunciou também a compra de 50 helicópteros do modelo Caracal, da europeia Airbus, para substituir a frota militar da era soviética. A fabricante americana Sikorsky e o grupo anglo-italiano AgustaWestland estavam no páreo para receber a encomenda.(…)
    .
    .
    Quem não vai gosta dessa história dos franceses terem ganhado em cima dos ingleses com os seus helicópteros caracal são as carpideiras da rainha …principalmente se for do tipo EC-725 …. 😉

1 Trackback / Pingback

  1. França envia carros de combate Leclerc para a Polônia | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.