No inicio do mês de Abril o Equador começou a retirada de suas tropas do Haiti no qual compunham desde 2004 o efetivo da Minustah. Após uma década de atuação no País Caribenho o Governo Equatoriano decidiu em outubro de 2014 que retiraria suas tropas que atuavam no Haiti em favor da Missão de Paz da ONU. O Grosso do Efetivo militar será trazido de porto Príncipe (Port-au-Prince, ) para o Equador por via aérea através de aviões pertencente a TAME (Transportes Aéreos Militares Equatorianos) e da Força Aérea.
O resto dos equipamentos e veículos será translado por via marítima em navios da Marinha ou fretada pela ONU. Desde 2004 (inicio da Minustah) o Equador enviou cerca de 1400 militares. Após o Terremoto que devastou o Haiti o Exercito enviou uma equipe de engenheiros militares com a missão de ajudar na reconstrução do país. Com a ajuda Equatoriana estradas, pontes, escolhas e Hospitais foram reconstruídos com a ajuda dos engenheiros militares. Em 2015 o Equador eo segundo pais a retirar suas tropas do Haiti, em fevereiro a Argentina começou a retira de seu efetivo. O Governo Uruguaio anunciou a retirada de seu contingente porem votou atrás em sua decisão.
Fonte: Infodefensa
já tá na hora do governo retirar as nossas tambem,
haiti só é gasto de dinheiro,
Já passou da hora do BRASIL voltar para casa,mas oque mais me entristece é saber que muito pouco foi feito em prol do bravo povo haitiano, tanto tempo e só se vê miséria por todos os lados, favelas,ruas abarrotadas de gente, um caos sem fim !
,..E hora dos BRASIL fazer o mesmo..Tá virando imperialismo se países subs. e p ontem….sds 😉
Boa tarde a todos.
O Brasil deveria sair do Haiti e também da UNIFIL, pois neste momento de contenção de verbas, não adianta mandar navios para o Líbano e deixar nosso litoral desguarnecido. O dinheiro gasto nestas operações deveria ser empregado na manutenção dos navios da esquadra.
Moro em São Paulo, e existe um grande nº de haitianos, não sei se clandestinos ou não, atuando no comércio de rua em regiões como Brás e Rua 25 de Março.
“Moro em São Paulo, e existe um grande nº de haitianos, não sei se clandestinos ou não, atuando no comércio de rua em regiões como Brás e Rua 25 de Março.”
É por isso que eu digo que a missão no Haiti falhou, e o pior esta se criando um problema no BRASIL com esse êxodo de haitianos vindo para cá, a missão da ONU deveria ter criado condições para fixar o haitiano em seu país,mas parece que não foi isso que ocorreu !
Não culpo os haitianos (e nem estou dizendo que alguém esteja fazendo isso) qualquer pessoa em desespero busca desesperadamente melhores condições de vida, mas eu culpo a ONU,que gastou milhões e parece ter falhado !
Nessas regiões de São Paulo, também se vê um grande nº de chineses e bolivianos. Estes últimos chegam diariamente ao Terminal Barra Funda e acabam trabalhando em regime de semi escravidão em confecções ou vendendo roupas nas ruas.
E o governo brasileiro aparenta não ter controle sobre este fluxo imigratório.
A ONU deveria ter agido de forma mais efetiva no Haiti criando condições para a reconstrução do país.