Rússia interessada em desenvolver VTOl Chinês

j-18-image01Sugestão: Dragão Vermelho- Taiwan

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Segundo noticiou a Agência de notícias russas  Sputnik News – China e, 8 de abril passado, a China resgatou o seu sonho de desenvolver uma aeronave VTOL, para emprego naval. As tentativas fracassadas das décadas de  1960 e 1970 encontram hoje, a possibilidade de se tornarem reais. Agora, a China considera construir tais caças novamente.

Há apenas dois países no mundo que detêm a tecnologia para construir caças VTOL: a Rússia e Grã-Bretanha, os EUA não são incluídos pois utilizaram tecnologias Britânicas e mais recentemente Russas no F-35B adquiridas através de compra. As empresas russas estão dispostas a integrar o grupo de desenvolvedores da nova aeronave chinesa.

A Rússia é experiente, não só no desenvolvimento de motores especiais, mas também um bom número de outros dispositivos empregados nos  VTOL, por exemplo, o assento ejetável para o piloto  escapar quando o avião de caça VTOL apresenta problemas na decolagem ou pouso.

Uma aeronave VTOL furtiva, baseada no J-31 permitirá que a China construir porta-aviões leves de modo a equilibrar o poder naval nos mares da China, contrapondo-se ao poder aéreo dos americanos e seus aliados, o qual se baseará no caça F-35.

Motores, radares e até mesmo design de projeto podem ser fornecidos pelos russos aos chineses. Não é revelado o interesse russo em possuir tais aviões, pelo menos por hora.

Fonte: Huanqiu

26 Comentários

  1. Porque a China iria desenvolver um NACAM se ela possui projetos de PA em andamento , é claro que o que a chinesada esta interessada e em uma capacidade de projeção de forças anfíbias através de porta helicópteros a la USNAVY.

  2. Presente do Ocidente yanke para a China, apoio tecnologico Russo como moeda de troca pelo apoio chines. Os Ling Ling tem olhinhos apertados por fora, mas a orbita é enorme e tem mostrado que são bons em aproveitar as oportunidades.

  3. Os americanófilos vão a loucura quando alguém diz que a tecnologia VTOL do F35 é russa! Assim como a tec furtiva. E choram quando alguém fala sobre a humilhação que um Su 24 impôs ao avançadíssimo destroyer yankee no mar negro. E os russo ae, sempre a disposição em nos ajudar, mas nossa republiqueta ZzzZzzzzZZzzz…

    • a tecnologia de pouso e decolagem vertical do F-35B é uma cópia do esquema utilizado no Yak-141, ao qual a Lockheed teve acesso numa curta parceria com a Yakovlev no início dos anos 90….

      • Quem foi que inventou a tecnologia Stealth?! Foi o cientista Peter Ufimtsev. Vale ressaltar que os norte-americanos devem sua tecnologia stealth ao cientista soviético Peter Ufimtsev. Em abril de 1975, o departamento de projetos promissores da corporação Lockheed tomou conhecimento de um artigo de Piotr Ufimtsev em que o cientista soviético expôs seu método de calcular o sinal de radar refletido por um objeto plano. Esse método permitia, entre outras coisas, construir um avião invisível aos radares. Podemos dizer que, desde aquele momento, começou a história de aeronaves “invisíveis”. Mais tarde, um dos fundadores da aviação “stealth”, Alan Brown, diretor do primeiro programa stealth norte-americano, lançado em 1978, disse avaliar em 30% a 40% a contribuição do cientista soviético Piotr Ufimtsev para a criação de software para a tecnologia stealth…. o resto é nhem, nhem, nhem e lero, lero… 😉

      • senhor Zayit…a entrada de navios militares estadunidenses no mar Negro contraria a convenção sobre o caráter e os prazos de permanência nesta região de vasos de guerra dos países não banhados por este mar…..

        a Rússia em resposta a esta violação enviou um caça desarmado Su-24 para interceptar o destróier estadunidenses….Contudo, este avião como consideram peritos foi equipado com um sistema russo de luta radioeletrônica de última geração….segundo esta versão, o aegis ainda de longe teria interceptado a aproximação do avião dando alerta de combate….

        tudo decorreu normalmente até todas as telas se apagarem….o aegis deixou de funcionar e os mísseis não receberam a indicação do alvo….. o SU-24 sobrevoou a coberta do destróier fez uma viragem de combate e imitou um ataque de mísseis…depois fez uma volta e repetiu durante 12 vezes consecutivas a manobra…. 😉

        todas as tentativas de reanimar o aegis e indicar o alvo ao sistema de defesa antiaérea fracassaram…a reação da Rússia à pressão militar dos EUA foi terrivelmente tranquila….

        mas este sistema de baseamento móvel marítimo tem um defeito considerável…as possibilidades de acompanhar os alvos, funcionam bem quando há vários navios e é possível coordenar-se entre si….mas neste caso havia só um destróier…..

        ao que tudo indica…o algoritmo de trabalho dos radares da nave no sistema aegis não funcionou sob a ação do sistema de neutralização radioeletrônica a bordo do Su-24…..por isso foi provocada não apenas uma reação de nervos ao próprio fato do sobrevoo praticado largamente só no período da Guerra Fria….

        houve a seguir mais uma reação ao fato de o sistema mais sofisticado, em primeiro lugar a sua parte informativa, de radares, não ter funcionado em plena medida….por isso, a parte estadunidense reagiu tão nervosamente…

        o sistema com que o Su-24 havia chocado o destróier estadunidense Donald Cook tem o nome convencional de Khibiny…. é um sistema de neutralização radioeletrônica de última geração com que serão equipados todos os aviões prometedores Russos….há pouco o sistema foi testado em exercícios num polígono na Buriátia…pelo visto os testes foram bem sucedidos…. 😀

      • Essa história do AEGIS foi só um boato nem confirnado por fontes oficiais russas e ignorado por fontes fontes americanas.

        O Rustam já disse aqui que é mentira.

      • ora senhores Deagol e RR..vcs acham mesmo que os Russos admitiriam uma coisa destas publicamente?!..o objetivo foi alcançado…que era só o de testar o sistema…alias..por acaso o Rustam é da KGB para conhecer/saber dos segredos militares da Rússia?!….ora senhores…deixem de serem bobos e ingênuos…esse Rustam não sabe de nada…é um pobre coitado se fazendo de entendido aqui….sabe de nada esse sujeito…. 🙂

      • Maquina…

        Um pod instalado em uma aeronave de caça é algo limitado, se comparado ao que pode ser instalado em um destróier… Questão de geração de energia… Nunca um pod poderia “cegar” um sistema instalado em um destróier. Ele pode, isso sim, oferecer alguma proteção a determinada distância, mas quanto mais próximo do navio, mais difícil seria da interferência funcionar…

        Se um Su-24 sobrevoasse a coberta de um destróier de forma tão ameaçadora, o Phalanx o reduziria a pedaços… A defesa de área de um destróier AEGIS tem alças optrônicas e óticas. Não precisa de radar para acertar um alvo tão perto…

        O AEGIS é um sistema que vai muito além do radar SPY. Por tanto, não seria possível “desliga-lo”, apagar tela ou qualquer coisa do gênero… Aliás, o SPY não é o único sistema de localização a bordo. Existem os radares diretores de tiro…

        Fora isso, o uso do ECM também permite o uso de técnicas “track-on- jam”, rastreando a própria interferência…

        E por fim, ao acionar o pod, isso permitiria que os americanos fizessem uso de sistemas de inteligência eletrônica e captassem dados vitais do sistema russo. Seria, portanto, um contra-senso utilizar o pod nessa situação…

      • “”F-35B é uma cópia do esquema utilizado no Yak-141″””

        Não máquina, todo mundo já te disse que bão é uma cópia.
        E qualquer um que pesquisar vai ver que você está enganado.

    • Mas a tecnologia VTOL do F-35 não é russa. Pode ser que os americanos tenham aprendido muito e absorvido certas tecnologias russas, mas sistema de decolagem vertical do F-35 não é cópia dos modelos russos.

      Talvez eles “vão a loucura” porque essa sua informação é um engano.

    • Olha o exagero.
      Até hoje não houve ou há provas que o Su-24 paralisou o Destroyer americano além de reportagens, que digasse de passagem, que são de agencias russas.
      A tecnologia VTOL do F35, é uma evolução com características próprias.
      A tecnologia furtiva é exclusividade americana.

    • mas a tecnologia VTOL do f-35 não é russa meu caro, a forma pode ser até parecida, mas em si, a tecnologia desenvolvida pela a lockheed é diferente da yakovlev.

      • o que é isso senhor Deagol…que coisa feia….o senhor é uma pessoal tão inteligente, sagaz e arrojada…vamos acabar com essa guerra…vamos ser amigos…o senhor é uma pessoa especial….desculpe se feri seus sentimentos…tanta amargura assim no coração faz mal…é ruim para o senhor….sorria para a vida que ela sorrira para o senhor… 🙂

        https://www.youtube.com/watch?v=nm2_Ho6zF0k

      • “ARC
        21 de abril de 2015 at 1:14

        Falta humildade em alguns aqui no PB de reconhecer a verdade e separar os fatos, cada um em seu contexto, deixando de lado as pretensões idealistas.”

        senhor Deagol…porque tanta falta de humildade e amargura no coração?!…escute o senhor ARC …seja humilde…aceite a realidade dos fatos ….a humildade é a única base sólida de todas as virtudes…

        “Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá.”

        Charles Chaplin

      • Não tem amgura.

        Mas nem todo mundo entra aqui para ler besteira.

        Humildade seria você pesquisar sobre a sua informação ( que todo mundo já te disse) que está errada.

        Qual o objetivo de repetir um erro?

    • Acredito que não é muito relevante os créditos pela criação e sim o uso que fazem dela. E nisto, caro Zayit, você expressou bem: ZzzZzzzzZZ é o que Brasil tem feito…

  4. Falta humildade em alguns aqui no PB de reconhecer a verdade e separar os fatos, cada um em seu contexto, deixando de lado as pretensões idealistas.
    Sim, o conceito de um caça Vtol é ideia e projeto da URSS e herança deixada a Russia, um conceito a muito produzida, o Yakovlev, e vista como acrescentadora de problemas ( custos exorbitantes, complexidade na integração dos sistemas, espaço e posições reduzida de armamantos, etc), e por isso foi deixado de lado, pois se fosse algo primordial é certo que já haveria um caça sovietico ( ou russo ) assim, mas claro, os EUA viu nesse conceito sovietico uma resposta de algumas de suas necessidades, e assim começaram a criar o F-35, que inclusive passa por problemas para ser efetivado ( prova disso é o F-35B tido como fracasso) pela complicação que é um caça desta categoria.
    Não, a tecnologia Stealth não é cópia, os EUA a concebeu diante da necessidade de sobrepor a supremacia anti aérea sovietica, que segundo os proprios analistas do Pentágono da época, seriam necessarios somente 19 dias para toda FA dos EUA ser abatida pela URSS caso houvesse um ataque norte americano ao país, criando assim a busca por um vetor que não fosse capitado pelos radares.

  5. É bom lembrar que a Rússia desenvolveu seu VTOL copiando o AV-8 Harrier inglês que acabou resultando na porcaria do Yak-38 ( sim os russos também fazem caças ruiins ) , mas um país que quer ser grande não para de investir em PRESQUISA & DESENVOLVIMENTO e essa a diferença entre os USA e o resto do mundo ,lá o investimento em P&D é massivo aqui nosso CNPQ

  6. continuando…
    Nosso Cnpq dá bolsas de pesquisas insuficientes e com uma burocracia sufocante.
    Nosso Gap tecnológico é abissal e se o Estado brasileiro não tiver um projeto de país vamos sempre comprar de prateleira ao invés de termos todo o projeto feito aqui com tecnologia 100% nacional.

1 Trackback / Pingback

  1. Rússia interessada em desenvolver VTOl Chinês | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.