Sugestão: Dragão Vermelho- Taiwan
Tradução e adaptação: E.M.Pinto
Segundo noticiou a Agência de notícias russas Sputnik News – China e, 8 de abril passado, a China resgatou o seu sonho de desenvolver uma aeronave VTOL, para emprego naval. As tentativas fracassadas das décadas de 1960 e 1970 encontram hoje, a possibilidade de se tornarem reais. Agora, a China considera construir tais caças novamente.
Há apenas dois países no mundo que detêm a tecnologia para construir caças VTOL: a Rússia e Grã-Bretanha, os EUA não são incluídos pois utilizaram tecnologias Britânicas e mais recentemente Russas no F-35B adquiridas através de compra. As empresas russas estão dispostas a integrar o grupo de desenvolvedores da nova aeronave chinesa.
A Rússia é experiente, não só no desenvolvimento de motores especiais, mas também um bom número de outros dispositivos empregados nos VTOL, por exemplo, o assento ejetável para o piloto escapar quando o avião de caça VTOL apresenta problemas na decolagem ou pouso.
Uma aeronave VTOL furtiva, baseada no J-31 permitirá que a China construir porta-aviões leves de modo a equilibrar o poder naval nos mares da China, contrapondo-se ao poder aéreo dos americanos e seus aliados, o qual se baseará no caça F-35.
Motores, radares e até mesmo design de projeto podem ser fornecidos pelos russos aos chineses. Não é revelado o interesse russo em possuir tais aviões, pelo menos por hora.
Pingback: Rússia interessada em desenvolver VTOl Chinês | DFNS.net em Português