LAAD 2015: ARES Aerospacial

A ARES e uma empresa Brasileira com mais de 45 anos de atuação no pais, servindo com excelência as Forças Armadas Brasileiras, fornecendo soluções tecnológicas em equipamentos e sistemas customizados. Atuando desde o desenvolvimento, projeto e fabricação de produtos e suporte logístico para o cliente. Nos últimos anos a Ares acumulou experiência no qual possibilitou a mesma a atuar no segmento de defesa, desenvolvendo atividades na área de planejamento, fabricação, manutenção e comercialização de produtos para aplicações civis e militares, atendendo às demandas do mercado nacional e internacional. Atualmente a Ares concentra suas atividades no planejamento, projeto, desenvolvimento, fabricação, integração, manutenção e comercialização de produtos em três principais linhas de negócios: Estações de armas, sistemas navais, Ópticos e Eletro- Ópticos. Desde 2010, a empresa passou a fazer parte do grupo Elbit Systems- uma das lideres mundiais no fornecimento de sistema de defesa.

 

CORCERD

O COCERD (Controle Remoto de Conteira, Elevação e Disparo) e uma estação de armas leve (peso da torre 170 kg sem munição e arma) giro estabilizada no qual pode ser montadas em embarcações de diversos tipos. Este sistema permite a operação remota da arma.  Esta estação fica montada em um pedestal remotamente controlado no qual pode ser equipado com uma metralhadora BRW M2 calibre 12,7 mm ou uma FN MAG 7,62 mm no qual permite movimentos em azimute (360º) e em elevação (-10º a +45º) realizando de forma remota a pontaria e o disparo. Podendo ser operada de modo automático ou manual. A capacidade do cofre de munição e de 300 cartuchos para calibre 12,7 mm e 460 cartuchos para o calibre 7,62 mm.

DSC05473

DSC05571

Fotos: Ghost e Iuri Gomes – Plano Brasil

REMAX

 A REMAX (Reparo de metralhadora automatizada X) é uma estação de arma remotamente controlada, completamente estabilizada, para metralhadoras M2HB calibre 12,7 mm ou FN MAG 7,62 mm desenvolvido sobre os requisitos do Exercito Brasileiro. A estabilização das linhas de visada e de tiro possibilita um disparo preciso mesmo em condições de movimentação do veiculo. A mesma pode ser instalada em veículos blindados utilizados em combates, missões de patrulhamento, Operações de PAZ e da Garantia da lei e da Ordem (GLO). O sistema pode ser operado por apenas um operador que fica abrigado dentro do veiculo. A REMAX permite movimentos em azimute (360º) e em elevação (-20º a +60º) realizando de forma remota a pontaria e o disparo.

DSC05472

Fotos: Ghost e Iuri Gomes – Plano Brasil

 BOFORS 40 MK4

 O sistema de artilharia naval, 40MK4 da Bofors foi desenvolvido para atender as novas demando dos mais modernos teatros de operações navais. Seu baixo peso devido à substituição do sistema de movimento hidráulico por elétrico garante também um peso de 2,500 toneladas, 1,2 tonelada a menos que a versão anterior MK3 agregado as suas pequenas dimensões combinados com tecnologia de longo alcance e alto poder de fogo. Possui capacidade de alternar rapidamente entre tiro de advertência a tiro de destruição em menos de 0,5 segundos. Isto proporciona alta flexibilidade tática e operacional, juntamente com excelente capacidade sobrevivência, proporcionando vantagens aos navios em conflitos de qualquer espécie.

DSC05570

Fotos: Ghost e Iuri Gomes – Plano Brasil

O canhão é operado remotamente, mas possui como back-up a opção de ser controlado “in-loco” em uma estação estabilizada. Tem um alcance máximo de 12,500m, cadência de 300 tiros por minuto, câmera integrada, capacidade interna para 100 cartuchos, e vida útil do cano de 5.000 disparos. O mesmo pode operar a moderna munição programável 3P (Prefragmented, Programmable and Proximity-fuze) utilizada pela arma possui 6 modos de detonação:

– Tempo e proximidade

– Tempo e proximidade com prioridade para Impacto

-Proximidade contínua

-Tempo

-Impacto

-Impacto anti-blindagem

Qualquer um dos 6 modos pode ser programado no momento do disparo, sendo feito de acordo com o alvo a ser atacado considerando sua velocidade e distância. Cada projétil possui 1.100 fragmentos de tungstênio, capaz de perfurar 18 mm de duralumínio.

[embedplusvideo height=”517″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1DG1H9q” standard=”http://www.youtube.com/v/wewaCdSW4yc?fs=1″ vars=”ytid=wewaCdSW4yc&width=650&height=517&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep9734″ /]

 boforsbaesystems_414502855

CARDOM

O Cardom e um morteiro com recuo, computadorizado, 120/81 mm para emprego em todo tipo de veículos (leve, médios, blindados, 4×4, 6×6, ou 8×8). O CARDOM fornece apoio de fogo preciso e eficaz e imediato para forças especiais e de deslocamento rápido, bem como para a infantaria e unidades de artilharia.

Keshet-120-mortar001

3 Comentários

  1. A capacidade tecnológica brasileira está muito bem na foto nessa LAAD 2015 … é muito bom !
    .
    .
    *************************
    .
    Nassif entrevistou o Mestre Mangabeira Unger
    .
    (*) fonte: codinomeinformante.blogspot.com.br/

  2. ,..O Cardom e um morteiro com recuo, computadorizado, 120/81 mm para emprego em todo tipo de veículos (leve, médios, blindados, 4×4, 6×6, ou 8×8). O CARDOM fornece apoio de fogo preciso e eficaz e imediato para forças especiais e de deslocamento rápido, bem como para a infantaria e unidades de artilharia.===== Temos alguma coisa de alta quali// no campo militar p apresentar Parabéns,…Sds. ;´-)

  3. Interessante!

    Boa parte do vídeo sobre a munição de 40mm foi reaproveitada do vídeo de propaganda do canhão de 57mm, amplamente veiculado na internet há algum tempo!

    De qualquer forma, é um ótimo equipamento e, na minha opinião, o mínimo com que deveria contar nossos OPVs. Um CIWS também seria de bom tom e estações automatizadas estabilizadas nas laterais para apoio aos RIMs de abordagem!

1 Trackback / Pingback

  1. LAAD 2015: ARES Aerospacial | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.