Crise generalizada nos governos de esquerda da América do Sul – Coincidência (?)

Estudantes manifestam-se pela educação no Chile. / MARIO RUIZ (EFE)

Milhares de estudantes saem às ruas em meio à crise política no Chile

Aproximadamente 100.000 estudantes chilenos saíram às ruas de Santiago na quinta-feira para exigir uma reforma estrutural da educação – construída em conjunto com o movimento social – e protestar por mais democracia e menos corrupção em meio à crise institucional mais profunda enfrentada pelo país nas últimas décadas. Com várias questões abertas sobre acusações de política e dinheiro que envolvem diversos setores do Governo e da oposição, a primeira manifestação dos jovens em 2015 não só foi uma das maiores desde os protestos de 2011, como também pegou o descontentamento pela forma como as autoridades do Governo, Parlamento e partidos enfrentam os escândalos investigados pela Promotoria.

A mobilização, que terminou com incidentes menores, foi convocada pela Confederação de Estudantes do Chile (CONFECH), um agrupamento de federações de universidades do Estado (públicas e privadas) e teve a adesão de alunos secundaristas e professores. Os estudantes marcharam pelo centro de Santiago, onde em frente ao prédio central da Universidade do Chile, a universidade pública mais importante e antiga do país, um cartaz gigante dizia: “Mais democracia e menos corrupção, o Chile decidirá sobre sua educação”. A capital teve a maior concentração de pessoas, mas os protestos também aconteceram em cidades como Valparaíso, La Serena e Punta Arenas, no extremo sul do país. “A crise que estamos vivendo afeta as reformas, por isso é importante ir às ruas”, explicou Valentina Saavedra, porta-voz da CONFECH e presidenta da Federação dos Estudantes da Universidade do Chile.

A reforma educativa está contemplada no programa do segundo Governo de Bachelet (2014-2018), é o ponto chave de sua Administração, e algumas etapas fundamentais foram aprovadas no primeiro mandato. A maioria dos projetos de lei que mudaram o sistema, entretanto, ainda devem ser elaborados pelo Governo e discutidos no Parlamento, o que faz os jovens pedirem maior participação. Saavedra explicou que nas últimas reuniões feitas com o Ministério da Educação “não existiam posturas claras e isso é inaceitável”. Em meio à crise política provocada pelo escândalo do caso Penta-Soquimich e a questão da Caval, que envolve a nora e o primogênito da Presidenta, a sensação de alguns setores é que o Executivo encontra-se imobilizado. “Se as reformas não andarem em La Moneda, iremos empurrá-las com os movimentos sociais. Neste dia 16, eu marcho com estudantes e professores”, escreveu o deputado Gabriel Boric, ex-líder estudantil do movimento Esquerda Autônoma.

A presidenta descartou quaisquer tipos de “acordos” que impeçam a descoberta da verdade nos supostos casos de corrupção investigados pelo Ministério Público, mas a população duvida que os fatos sejam investigados até as últimas consequências, dada a importância dos envolvidos. Na quarta-feira foi revelado que o ministro do Interior de Bachelet, Rodrigo Peñailillo, recebeu pagamentos da empresa Assessorias e Negócios, que pertence a Giorgio Martelli, operador político e arrecadador de dinheiro para campanhas políticas de centro-esquerda. A companhia recebeu contribuições da Soquimich, a empresa de ex-genro do ditador Augusto Pinochet investigada pelo Ministério Público pois políticos, familiares de políticos e dirigentes, militantes de diversas correntes, assessores e funcionários públicos de várias administrações emitiram boletos e faturas supostamente irregulares a essa empresa. O chefe de gabinete da Presidenta explicou que fez o trabalho, que a Assessorias e Negócios é uma empresa real e que 2012 não era ano de campanha, mas não está claro se suas explicações serão suficientes.

Fonte: El País

50 Comentários

  1. “A presidenta descartou quaisquer…” Pela ignorância e assassinato à gramática portuguesa dá para saber qual é a ideologia política do estagiário do El Pais responsável pela notícia.
    O mais incrível é norante.

    • O mais incrível é que parece que há um certo orgulho contestador em lutar contra a gramática opressora imposta pela nação colonizadora européia (esclarecendo para os simpatizantes, é Portugal) que nos impõe essas regras reacionárias de gênero, número e grau. 🙂 Só rindo, mesmo.

    • Melkor:
      ” Pela ignorância e assassinato à gramática portuguesa”.
      A ignorância aqui não é do reporter, você é que deveria estudar um pouco mais…
      —————-

      “presidente” ou “presidenta”? Existem as duas formas. Sim! As duas formas são registradas pela Academia Brasileira de Letras (no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), pelo respeitadíssimo dicionário Houaiss, pelo Aurélio e tantos outros.

      Em um concurso público, por exemplo, o candidato pode fazer uso da forma “presidenta” e não perderá nota referente à língua-padrão. Por quê? Justamente porque a grafia é secular, tem o aval da Academia, dos dicionários e do uso popular.”

      “Falar “presidenta” é tão correto quanto “presidente”
      O termo “presidenta”, que já existia no vocabulário da Língua Portuguesa foi registrado em dicionário em 1899 e chegou a ser usado por Machado de Assis…”

      • E na hora de defender os interesses do ParTido você sequer consegue fazer sem agredir ou adjetivar pejorativamente não é meu caro Estafeta? Não vou discutir aqui se o vocábulo está ou não correto pois, como você bem asseverou, há muito constam do vocabulário da língua portuguesa. Ocorre que o mesmo já há muito estava em desuso e foi resgatado com fins oportunistas pela Stella Wanda. Ou seja, os petralhas conseguem fazer populismo até com a língua portuguesa….

      • Minha cara, me desculpe a intromissão (mas o faço por que você de mesma forma o fez) para te dizer que seja pelo partido ou não, assimcomo você o faz, ao agir como uma associada ao pensamento politico de oposição, o cidadão Alvez não acrescentou nenhuma inverdade, está tudo lá nos instrumentos culturais por ele indicado. Seu preconceito não deve ser utilizado como um indutor de ignorancia. Você tem mais inteligencia para nos oferecer que essa critica pueril. Sds.

      • O Julio já respondeu e concordo com ele…

        E sobre esta frase do hms:


        “Ocorre que o mesmo já há muito estava em desuso e foi resgatado com fins oportunistas pela Stella Wanda”

        Isto é uma bobagem, uma falacia “ad hominen”, nascida da mente febril de um odiador contumaz…

        O que ocorre realmente é que o Brasil, até então, jamais havia tido uma mulher no cargo da Presidência da República e portanto: Embora o termo “Presidenta” exista a tanto tempo, jamais houvera, até a eleição de Dilma Rousseff para o cargo…Razão, adequação e oportunidade de utilizar esta palavra.

      • O odiador contumaz aqui é você meu caro Estafeta, conforme ficou (mais do que) comprovado na resposta ao amigo Melkor, onde com muita má-educação você mostrou seu profundo ódio de quem emite opiniões divergentes das emitidas pela executiva nacional do seu ParTido.

        Quanto à sua afirmação de que a eleição da Stella Wanda representou a “Razão, adequação e oportunidade de utilizar esta palavra”, você apenas usou de eufemismos para florear o oportunismo do ParTido e da Governanta (Sem trocadilhos…rs!)

      • Não me utilizei de “eufemismo” algum, porque é a pura realidade: Dilma é 1ª mulher a exercer a presidência do Brasil, PONTO!

        Sem conotações partidárias, apenas expus os fatos históricos, aos quais por sinal, vc não foi capaz de contrapôr nenhum argumento…Ficando somente em sua costumeira inversão, baixaria e medíocres chavões apelativos.

        E sua obsessão com o PT é por demais conhecida por todos que frequentam este espaço, não necessitando que eu diga qualquer coisa!

        Comentários seus, muito frequentemente vem recheados de ofensas e falacias dirigidas contra esta agremiação política…A qual, por sinal não sou filiado, apenas exerço meu direito cidadão de voto e opinião, direitos que vc constantemente tenta desqualificar de forma rasteira e ofensiva…

      • Esse vocábulo está no dicionário desde 1899, mas até hoje não há um consenso linguistico sobre esta ortografia, o motivo é que os substantivos e adjetivos de dois gêneros terminados em –ente não tem flexão de gênero terminado em –a. Isso é uma “lei da gravidade” da língua portuguesa. Se houvesse flexão, nós teriamos que dizer “gerenta”, “pacienta”, “clienta”, “estudanta”, “ignoranta”, etc. E diríamos que a “PresidentA ficaria muito contentA”.
        Infelizmente, além desse, os dicionários incorporaram muitos outros vocábulos que não estão de acordo com a língua portuguesa. Aguarde, logo logo, os dicionários vão incorporar o maldito “é nóis”, também.
        Quanto à ABL, depois que Sarney foi “encadeirado”como imortal …
        Em resumo, está nos dicionários, está na ABL, está na boca do PT, mas não está na minha língua maternal.

      • “Infelizmente, além desse, os dicionários incorporaram muitos outros vocábulos que não estão de acordo com a língua portuguesa.”
        —————————-

        Melkor, a qual “língua portuguesa”, qual “língua materna” você se refere? De que país, de que época? Provavelmente, do Brasil da SUA época…

        Porque nenhum idioma é extático, só as “línguas mortas” não se alteram…Qualquer idioma em uso corrente, vai gradualmente se modificando com o passar do tempo.
        Se não fosse assim, ainda estaríamos escrevendo e falando como Camões no Século 16 !

        Para ter uma ideia clara do que estou falando, basta ler este verso dos Lusíadas, na grafia original da primeira edição em 1572:

        http://i.imgur.com/Gx5LANg.jpg

      • Alvez, estou me referindo a minha, a sua, lingua materna atual. A regra acima dita é válida hoje, abril de 2015, dessa forma, qualquer desvio é considerado erro por ignorância ou desconhecimento. Qualquer alteração na língua é aprovada oficialmente por todos os países de língua portuguesa e assim oficializadas. É assim que a língua vem se modificando ao longo dos séculos, não é pela boca de um funkeiro ou de um traficante que nunca frequentou um banco de escola, nem para satisfazer o eleitorado feminista (veja bem, eu não disse feminino, mas feminista).
        Falar errado ficou na moda nos últimos anos, falar e escrever corretamente viraram “preconceito”, “discriminação” contra os menos afortunados. Por que será?
        Uma pessoa de caráter valoriza o conhecimento, a correção, a observância das regras.
        Para a bandidagem, qualquer “é nóis, mano” tá valendo.

  2. Nada de novo! A esquerda é, por essência autoritária, corrupta, fisiológica, populista e demagoga. Promete o paraíso e entrega o caos. Não é à toa que terminam por acontecer convulsões no seio da sociedade.

    • Então por que a esquerda está no governo? Porque antes tinha esquerda? 😀 Se sim, por que continua no governo? E se a direita é quem está no governo, por que então não está mais? Por que foi trocada? 😀

      Cara, não cola. Sua tentativa de polarizar, timilizar ou qlqcoisalizar só lhe serve mesmo de desabafo! O que eu acho engraçado, é que vc defende os negócios Brasil/EUA mesmo os EUA sendo governado por um governo de esquerda!!

      Pergunta: qual é a orientação do ‘Capital Status Quo” ? é a esquerda? é a direita? Ou tanto faz, desde que ambos os lados tenham um BOLSO bem grande? 😀

      • “Porque a esquerda no governo”, ah isso é simples,
        a esquerda subiu ao poder, as custas da população mais pobre, é fazendo lavagem cerebral na cabeça das pessoas, enfatizando as merdas de antonio gramisc para todos os lados, usando a corrupção é a maquina publica.
        para promover seus atos,
        alem de que a esquerda brasileira hoje dispõem de uma “maquininha de deus”…..as urnas eletronicas.

      • “Meu sanduíche de mortadela e meu suco de caixinha fui eu quem comprei” – Acho que essa frase diz muito sobre seu nível de indigência intelectual. Mas ainda assim você consegue se superar nesse departamento senão vejamos:

        “Os EUA são governados por um governo de esquerda”

    • Porque a mídia golpista de Honduras e do Paraguai, duas autênticas banânias ; não falam da insatisfação da maioria da população e de miserabilidades social que ficou aquelas republiquetes dos coXinhas. ?
      .
      Isso nunca sairá na VEJA e nem na GLOBO. 😉
      .
      Para o Paraguai, a única coisa extraordinária que o atual governo fez, é a instalação de uma base para os marines ianques e mais nada , ainda continuam vivendo do contrabando … é isso que se pode chamar de uma autêntica putência das bananas. 😉
      .
      .
      *******************
      .
      A INVASÃO ‘JÁ NÃO MAIS’ SILENCIOSA DA AMÉRICA LATINA.
      .
      O governo paraguaio autorizou o ingresso de 400 soldados americanos e lhes deu imunidade. Instalam-se em uma base militar no deserto. A decisão causa incerteza: uma base avançada para controlar a região?
      .
      (*) fonte: [ dinamicaglobal.wordpress.com/2015/04/19/wer97869/ ]
      .
      .
      (…) O exemplo da Tríplice Fronteira mostra a relação de uma estratégia militar com o controle de recursos estratégicos. No Paraguai, as elites locais apoiam ações militares e paramilitares, sobre tudo em áreas onde as organizações rurais estão mais organizadas. O objetivo é expulsar os trabalhadores do campo de suas terras para abrir espaço para o latifúndio, sobre tudo para a produção de soja. Por tanto, a região combina os interesses estratégicos dos Estados Unidos na América do Sul, com a preservação do poder das oligarquias do agronegócio. (…)

      .
      .
      ****************
      Uma coisa é certa, com uma base militar americana no Paraguai, será mais um ponto de atração turística para os playbois e as socialites tupiniquins e uma bela desculpa para se comprar perfumes e uísques importados para os boçais irem a rua de São Paulo e fazerem o burguezaço fedendo perfume barato e as sus barrigas brancas grande da Cirrose Hepática. 😀

      • CORREÇÂO
        .
        .
        Para o Paraguai, a única coisa extraordinária que o atual governo fez, é a RENOVAÇÃO da instalação de uma base para os marines ianques do TEMPO DA DITADURA e mais nada ….., ainda continuam vivendo do contrabando … é isso que se pode chamar de uma autêntica putência das bananas.

      • Se existe base militar dos EUA no Paraguai hoje em dia agradeça à diplomacia dos atabaques do “Brasil-PuTênfia”que não aceitou o processo constitucional de destituição de Fernando Lugo e atuou nos subterrâneos e de forma criminosa (pois o então chanceler Patriota acompanhava o Maburro quando estes convidou os militares paraguaios a darem um golpe de estado) e após consumada a destituição manobrou para suspender o Paraguai e colocar a Venefavela no MERDOSUL.

        Quanto à Honduras, os caras ficaram tão insatisfeitos com a deposição do chapelão maluco do Zelaya que nos dois pleitos presidenciais subsequentes elegeram partidos de direita adversários dele sendo que na última eleição a derrotada foi justamente a mulher e testa de ferro do chapelão maluco.

        Ah! E por conta da vergonhosa intromissão do “Brasil – PuTênfia” nos assuntos internos hondurenhos, a população local desenvolveu profunda rejeição ao Brasil. Culpa da “diplomacia dos atabaques”…rs!

  3. Isso é tudo culpa da mídia golpista que quer desestabilizar o governo .. Grande parte disso tudo é culpa do Imperialismo Yanke com a CIA e o FBI organizando protestos….. rsrsrsr eu me divirto com os pão com mortadela.

    • Não se esqueça do suco de caixinha amigo Nickless, aquele que a Carolzita jura que pagou com o próprio dinheiro. Falando na indigitada, agora ela resolveu “Polemizar” em defesa dos “pobrezinhos regimes de esquerda da América Latina”…..rs!

      • E os 70 mil por mês …Hahahah …e os coXimbois do PB ? …Hahhahaah … quantos levam do contribuinte paulistano nesse trem do Akcmin …Hahahah … ai sim que é um tremendo trensalão …Hahahahah …. se uns são pagos com sanduba de mortadela e vocês ? …Hahahah … fazem de graça e de boa fé …hahhaah …é isso que se chama de colaboracionista dos ianques…Hahahahah …..devem ser uns fervoroso sionista ….coisa de canídeos fundamentalista …Hahhaah

      • Pois é né? E você o que recebe mesmo? Ah! Não poderia deixar de ser né? Você recebe o combo pastel de vento com caldo de cana. Mas bem que merenda podia ser regionalizada né? Os petralhas podiam botar uma rapadura no seu combo. Ou quem sabe um calango assado…rs!

  4. Bem, quem me conhece sabe que eu sempre me manifesto a favor da democracia,e oque é democracia para mim, democracia é ter o direito de se manifestar, de se exigir direitos, de ser livre sem sofrer discriminações seja elas quais forem !

    Mas ultimamente tenho visto essas manifestações que ocorrem na América do Sul, como uma coisa orquestrada,não espontânea, mas sim como um ovo de serpente que esta preste a eclodir,vejo a mídia dando espaço a figuras que defendem a volta da ditadura,como se esse período tivesse sido ótimo, criando uma massa de manobra para pavimentar um novo golpe contra o estado de direito !
    Eu tenho notado esse papo de país divido,desde o momento que o Aécio perdeu,essa balela também de se pedir a cassação baseada em nada !

    Por fim acredito que muitas manifestações tem como pretexto, a volta da ditadura a América do Sul !

    • César parabéns pela lucides, estão querendo a volta dos capachos. Querem nossas forças armadas sucateadas, querem a America do Sul de joelhos, como reserva de matérias primas, querem seu povo subdesenvolvido.
      Nossa imprensa não defendem os interesses do nosso país, mais de seus patrões imperialistas, que as financiam a muito.
      ÁGUA, PETRÓLEO, NIÓBIO, OURO, URÂNIO, …, essas são as razões

      • E a Petrobrás, para fazer caixa, pegando dinheiro emprestado dos chineses e pagando com petróleo é o que senão estar servindo de reserva de matéria prima, algo bem subdesenvolvido? E o que dizer de uma imprensa de blogs amestrados, mantidos com o dinheiro dos impostos de todos os brasileiros, que ataca aqueles que estão investigando toda a rede de corrupção desvendada na Operação Lavajato e não os empreiteiros e agentes públicos que corromperam e foram corrompidos? Obra da CIA, do Mi-6, do Mossad? Não, obra de um governo com “consciência social”como você bem disse…..

      • Já que estamos falando de gente que recebe dinheiro público para fazer politicagem, vou deixar essa reportagem do Jornal O Tempo de BH/MG !

        IMPLICANTE

        Blogueiro anti-PT recebe R$ 70 mil de governo tucano
        Advogado tem site de notícias contra petistas e empresa que trabalha para governo de São Paulo

        São Paulo. Um blogueiro que distribui propaganda antipetista a milhares de seguidores na internet recebe há dois anos pagamentos mensais por serviços de comunicação prestados ao governo Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo.

        Na rede, o advogado Fernando Gouveia se apresenta com o pseudônimo Gravataí Merengue e como CEO, ou executivo principal, do site Implicante, que publica e ajuda a difundir notícias, artigos, vídeos e memes contra o PT e a presidente Dilma Rousseff.

        Gouveia é dono da Appendix Consultoria. A empresa foi criada em janeiro de 2013 e começou em junho do mesmo ano a receber pagamentos oriundos da Subsecretaria de Comunicação do governo Alckmin, órgão vinculado à Casa Civil do Estado.

        A Appendix foi subcontratada pela agência de publicidade Propeg, uma das três que cuidam da propaganda do governo estadual. De acordo com documentos oficiais, a empresa do blogueiro recebeu R$ 70 mil por mês de outubro de 2014 a março deste ano.

        O governo de São Paulo se recusou a informar o valor total dos pagamentos à empresa de Gouveia, alegando que a responsabilidade pela contratação da firma é da Propeg. A Subsecretaria de Comunicação permitiu a consulta da documentação no Palácio dos Bandeirantes e disponibilizou 88 caixas, cada uma com centenas de papéis sobre propaganda oficial, sem indicar a localização das informações da Appendix.

        Em nota, a Propeg afirmou que subcontrata a Appendix para atender demandas do governo do Estado. Já Gouveia afirmou que suas opiniões pessoais, expressas na internet, não têm relação com as atividades da sua empresa.

        O blogueiro afirmou que a Appendix presta serviços a “diversos clientes” e citou três, entre eles a Brasil Comunicação, de Belo Horizonte. À “Folha de S.Paulo”, a agência mineira negou ter relação com a Appendix.

      • Absolutamente risível que alguém venha aqui reclamar do conteúdo e da verba que o Governo de SP repassa para o implicante.org afinal o PT através da SECOM mantém uma legião de blogueiros de aluguel. Não bastasse custar muito caro para o contribuinte brasileiro ( O “conversa fiada” recebe mais de 800 mil reais anuais e o Nassif mais do que isso), especialmente quando sabemos que a audiência dos mesmos se resume aos petralhas e assemelhados, ainda se prestam apenas para atacar a honra dos adversários do ParTido. E quem diz isso não sou mas sim o judiciário em suas condenações senão vejamos:

        PHA

        http://www.conjur.com.br/2015-fev-12/stj-mantem-decisao-condenou-blogueiro-indenizar-gilmar-mendes

        Nassif:

        http://www.conjur.com.br/2015-jan-12/luis-nassif-indenizar-ali-kamel-50-mil-textos-ofensivos

        Azenha:

        http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/127719/Azenha-ter%C3%A1-de-pagar-R$-20-mil-a-diretor-da-Globo.htm

        Rodrigo Viana:

        http://www.conjur.com.br/2012-jul-06/blogueiro-condenado-indenizar-ali-kamel-50-mil2

        Miguel do Rosário:

        http://www.conjur.com.br/2014-fev-13/blogueiro-cafezinho-indenizar-ali-kamel-texto-difamatorio

        Como se vê, o caso do implicante apenas mostra que um partido da oposição resolveu ele também jogar o jogo que o PT começou. Aliás, esse é o expediente típico do PT. Planta ventos mas na hora de colher a tempestade inventa de posar de vítima.

      • Mas meu caro Hms_Tireless a intenção aqui não foi proteger esse ou aquele lado, mas sim mostrar a realidade !

        Pois um erro nunca,jamais, justifica o outro !

        Também não é risível ,o uso de recursos públicos,independente do valor,ser usado para financiar politicagem, isso é algo sério !

    • Não diria todas as manifestações, mas o que ocorre especialmente agora no Brasil e a uma década na Venezuela é voltado totalmente para criar condições de um golpe de direita, mesmo que seja branco.

      E acredito também que estão tentando jogar estas manifestações estudantis chilenas que ocorrem a anos nesse mesmo barco, como se tivessem a mesma origem de contestação dos ditos regimes de esquerda. Nada mais distante do que uma coisa de outra. Os estudantes chilenos querem estatização do ensino e acesso universal, coisa que os coxinhas tupiniquins chamam de assistencialismo populista (pausa para gargalhar).

      De toda forma a sanha desta turma é tamanha que se tiverem de tirar a moderada centro-esquerda Bachelet da presidência do Chile eles o farão. Quem acompanha o noticiário chileno dos últimos seis meses deve ter percebido que, apesar de ter sido usado como o país “certinho” da América do Sul por parte dos vira-latas que tentam usurpar governos democraticamente eleitos, lá também há uma turma querendo empurrar o discurso de “impitin” goela abaixo da população. O problema é que para azar de Bachelet a família não está ajudando.

      Manchete: “Filho de Michelle Bachelet confessa tráfico de influência em escândalo no Chile”

      http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/40118/filho+de+michelle+bachelet+confessa+trafico+de+influencia+em+escandalo+no+chile.shtml

      • Meu caro Bob você incorre em um erro grave, que é endossar o raciocínio esquerdista segundo o qual o ganhar eleições daria uma espécie de “cheque em branco” para o governante ou o partido fazerem o que quiserem. Sinto muito mas não é assim que as democracias funcionam. Impeachment não é golpe pois é previsto constitucionalmente. É, sim, hipótese de afastamento do presidente pelo cometimento de crime de responsabilidade.

  5. Interessante como a mídia golpista, saudosa por ditaduras na América do Sul, quer que países com governos que dão mais atenção a programas sociais, crédito educativo, cotas para minorias, etc, são taxados de esquerda numa tentativa de rotula-los como “bolivarianos comunistas”.
    Aqueles que quebraram o Brasil três vezes, sucatearam nossas forças armadas, venderam nossas riquezas, eram capachos e ainda por cima tinha uma taxa de desemprega altíssima, arrocho salarial, inflação de 80% ao mês!!! Esse governo era de Direita? Só quero saber.
    O muro de Berlim caiu faz tempo senhores, o socialismo histórico é discutido em um pequeno núcleo acadêmico na Inglaterra, Cuba e em alguns países sul-americanos.
    Hoje temos um mundo capitalista, não há socialismo ou comunismo, as economias não são planificadas, nem na China, o mercado rege as economias, umas com mais outras com menos intervenções estatais.
    Essa conversa de direita e esquerda é nostalgia de quem acha que o EUA ainda é o grande defensor da humanidade contra os comunistas maus. Hoje a verdade é que os EUA e a OTAN são os grandes terroristas. Querem eles sim planificar as economias dizendo o que cada país pode ou deve produzir, de acordo com os seus interesses. Sejamos menos ideológicos, os foristas dp PB agradecem.

    • Os foristas do PB também devem ser instados a saber que é impossível não carregar algum tipo de ideologia.

      O mundo pode não ser mais explicado pela dicotomia política de embate entre esquerda e direita, mas esta “coisa” que reina pelo Brasil nos últimos tempos de que as pessoas não devem se guiar por ideologias beira o absurdo.

      E só para deixar claro: ideologia não é sistema político; ideologia não é sistema social; ideologia não é sistema econômico; ideologia não é sistema doutrinário.

      Ideologia é conceito filosófico bem antigo e que é apropriado por sistemas sócio-políticos (entre outros sistemas) para sustentar suas teses.

      Então façam um grande favor a humanidade antes de saírem com frases tolas como “mais pragmatismo e menos ideologia”.

      Aos foristas do PB, ao menos aqueles que de alguma forma sentiram-se atingidos pelo que escrevi, realizem suas réplicas mostrando porque culpamos hoje ideologia por qualquer coisa. Dica: para fazer isso com o mínimo de coerência deve-se ao menos explicar o que é a tal ideologia ou qualquer outro termo utilizado, senão vira quizumba e isso é coisa que deixo para a dupla do saco vazio de argumentos.

      P.S.: Caro Pantaneiro, esta não é uma réplica específica as explanações do seu comentário ou a sua pessoa, mas a última linha do seu texto foi a gota d’água na pouca paciência que ainda tenho com esta coisa ignorante que se opera no Brasil de hoje, onde não se tem domínio mínimo sobre o conteúdo que se explana em qualquer sistema de mídia.

      • Caro RobertoCR, entendi perfeitamente seu ponto de vista, e até concordo, talvez na ânsia de demostrar minha insatisfação com a patrulha ideológica que hj temos no PB por parte de alguns, acabei me expressando mal, até porque nada é isento de ideologia quando se fala em fóruns de debates, abraços.

    • O problema é quando esses governos que “dão mais atenção a programas sociais, crédito educativo, cotas para minorias, etc” justificam toda a corrupção e malversação da coisa pública para dizer que estão “fazendo o bem da sociedade”. Aliás, é isso que define perfeitamente o Petralha….

      • Sabe, minha cara, se a tua indignação fosse honesta eu até poderia concordar com a critica, se seu objetivo fosse motivado pela utilização, de forma honesta e por todos os administradores, dos recursos publicos do Brasil. Se fosse, para que todos cumprissem com as suas obrigações. Mas, para que essa critica tivesse a aura de sinceridade, você deveria demonstrar coerencia, reconhecendo que seus preferidos nada se diferem dos que são objeto de sua critica. A não ser nisso, que parece ser o real motivo de sua insatisfação, qual seja uma maior atenção, deste governo, as camadas mais populares da população. Que você demonstra na insatisfação com esses programas chamados compensatórios, que existem para trazer algum equilibrio as imensas vantagens que as classes mais favorecidas sempre tiveram neste país. Pais cujos indicadores sociais sempre foram dos mais vexatórios, nos colocando no mesmo novel dos paises mais pobres do mundo. Você demonstra parecer de fato não ser contraria a corrupção, mas contra a reparação de um problema cronico, muito hipocritamente encampado para solução por grupos politicos que te representam. Mas cujo verdadeiro problema para esses, e você, tem sido a retomada do cofre, para a continuidade da concentração, e dos beneficios inerentes, a esses grupos que certamente você faz parte. Sds..

  6. O que está acontecendo no Brasil e na América do Sul é muito triste. Vejamos; um bando de gente que teve seu candidato derrotada nas urnas (que se tivesse a menor possibilidade de ser realmente fraldado o PSDB e o DEM já teriam investigado e revelado, pois é de interesse deles um escândalo desse porte) é comentado 24 horas nas televisões, rádios e jornais. Já a greve legitima dos professores do Paraná e de São Paulo tem pouco ou nenhum espaço na grande mídia. E tanto o Paraná quanto São Paulo são governados por qual partido mesmo? Quem acertar ganha um tucano…
    http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,professores-em-greve-fazem-protesto-no-centro-de-sao-paulo,1671909
    http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/04/professores-do-parana-voltam-a-greve-contra-pl-da-previdencia/

    Calma tem mais… Enquanto Eduardo Azeredo é aos poucos, literalmente, esquecido pela “justiça” o Vaccari já ta preso (ok, Vaccari tem fortes indícios de cometer atos ilícitos, mas contra Eduardo Azeredo, já tem provas). Mas o juiz Sergio Moro que tem sua mulher trabalhando para o PSDB, estranhamente só gosta de investigar o PT. Tá certo tem mais é que investigar o PT mesmo, mas também todos os outros partidos. Ou como diria o Lula “o PSDB deve arrecadar fundos em quermesses” (http://eleicoes.uol.com.br/2014/noticias/2014/07/07/teto-de-gastos-de-pt-e-psdb-para-a-presidencia-cresce-mais-de-60.htm) que impressas boazinhas essas que apoiam ambos…
    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/04/quando-sera-decretada-a-prisao-de-eduardo-azeredo.html
    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/12/esposa-juiz-sergio-moro-e-assessora-psdb.html

    E vai ficando mais nojento… Quanto a loucura “anti-comunista” começa a encontrar seus “comunistas” em todo lugar, assim como os caçadores de bruxas encontravam em todo lugar suas “bruxas” a coisa começa a preocupar!
    http://noticias.r7.com/minas-gerais/fotografo-e-agredido-durante-protesto-em-bh-por-se-parecer-com-lula-13042015
    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/04/a-jornalista-sueca-chamada-de-esquerdista-na-globonews.html

    O mais incrível é que o povo está tão cego que não nota que esses movimentos, que de populares não tem nada ou quase isso, não falam em mudanças reais e sim o mesmo mimimi de sempre “fora Dilma, fora PT”. Essas manifestações não são para combater corrupção da Petrobrás ou qualquer outra, pois se fosse assim o caso do metrô em São Paulo também seria alvo. O que está acontecendo é uma campanha anti-PT para minar a possível candidatura do Lula, ou de qualquer outro, em 2018. E a coisa tá tão feia que já tem blogueiro ganhando R$70 mil por mês só para falar mer…
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/04/1618288-blogueiro-antipetista-recebe-pagamentos-do-governo-alckmin.shtml

  7. Não existem coincidencias em série, existe articulação muito bem urdida por um organizador que sempre esteve no controle dos principais grupos de direita no mundo.
    Os grupos que são principalmente venais, exploratórios e concentradores dos beneficios dos recursos e onomicos de seus países. Gente que não se preocupa, com patria, com civismo, cidadania então nem pensat, essa gente só usa essas expressões como ferramenta politica por que sabem eles isso chega profundo no coração de muitos cidadãos desavidas, que não percebem o quanto de incoerencia esta intridica na utilização dessas expressões por essa gente. Gente que adora, principalmente a moeda de seus orientadores, gente que não se arrepende dos anos de miséria que impuseram a gente pobre de seus países. Gente de moral duvidosa, que se inspira nos orietadores principais de forma canhestra, por que somente naquilo que lhes beneficia. Gente muito, mas muito, mentirosa mesmo, mas detentora de poderes de cominicação midiatica muito forte, capaz até de colocar suas vitimas trabalhando contra elas proprias com base em hipocritas boas intenções.

    • “Populismo”
      Engraçado esse termo se ele faz lembrar governos que governam com o apoio da população qual seria o oposto? Um governo que governa sem apoio da população apoiado pelos poderosos?
      Todo governo deve servir ao seu povo. Garantir assistência aos mais pobres é o minimo que se espera de um governo democrático. Mas o que muitos defendem é um governo que tá pouco se lixando com o povo. Um governo que defende a “meritocracia” em um país de pobres. Claro é muito justo pedir para um atleta descalço correr contra outro calçado com um tênis voltado para aquela prática, assim como é justo pedir para um garoto negro (pode ser branco também) que nasceu e viveu em uma favela, que mal tinha o que comer ou se vestir, que estudou em uma escola estadual miserável como as de São Paulo competir por vaga na faculdade ou emprego com um garoto que nasceu e cresceu em um bairro rico, que podia comer e se vestir da forma que achasse melhor, que teve nas mãos escolas particulares aonde os professores eram obrigatoriamente doutores e mestres. Muito justo viva a “meritocracia”.
      Foi agora com esse governo “populista” que os pobres alcançaram a faculdade, que os pobres conseguem comprar suas casas e não durante os 21 anos de ditadura de direita ou o seus sucessores. E foi com esse governo “populista” que o país cresceu economicamente, os números estão aí pára qualquer analisar. Mas na primeira grise “morte ao populismo” vamos colocar um governo antipopular, autoritário que visa apenas as grandes empresas,abaixo o povo e seus direitos(?) e nescidades!
      Mas claro o Brasil governado pela oposição não precisaria se preocupar com nada disso afinal esses são honestos e trabalham para o povo, qualquer duvida dá uma olhadinha no governo de São Paulo e Paraná…

  8. OPT privatizou o estado, as companhias estatais, entregou tudo para a cambada de seu partido e empresas como Odebretch, Camargo Correa, OAS, Mendes Junior, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez, Promon, Engevix, Iesa, UTC-Constran, etc. A maior privataria que um governo já realizou, roubo sobre um Estado, sobre uma população que paga seus impostos. Em outros países, o Sapo barbudo cometeria suicido de vergonha, mas vergonha na cara essa gente não tem.

1 Trackback / Pingback

  1. Crise generalizada nos governos de esquerda da America do Sul – Coincidência (?) | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.