
Tradução e adaptação: E.M.Pinto
Uma traineira ficou bastante danificada e sua tripulação apavorada depois de ser arrastada violentamente para trás por um submarino russo, informou um pescador.
O Karen , um barco de pesca com base na Irlanda do Norte, foi rebocado para trás a 10 nós (11 mph) depois que as suas redes agarraram em um obstáculo submerso cerca de 18 milhas ao largo da costa de Ardglass no mar da Irlanda. É relatado que o navio foi seriamente danificado e que a tripulação embora tenha ficado abalada, saiu ilesa ao incidente.
Skipper Paul Murphy disse à mídia local que ele temia o pior quando seu barco se emaranhou:
“Sem aviso, fomos parados e puxados para trás violentamente em cerca de dez nós, que é a velocidade máxima da embarcação. Eu realmente pensei que era isso!”
Um porta-voz do Ministério da Defesa se recusou a comentar sobre o movimento de submarinos da Marinha Real na área, mas Dick James, presidente-executivo da Organização Northern Ireland Fish Producers ‘disse que os procedimentos da Marinha exigem que as tripulações parem para se identificar após esses incidentes entre submarinos e frotas de pesca – o que sugere que ele pode ter sido um navio de guerra estrangeiro.
Ele disse:
Pingback: O susto da traineira ao largo da costa da Irlanda do Norte | DFNS.net em Português