Defesa & Geopolítica

O susto da traineira ao largo da costa da Irlanda do Norte

Posted by
Severodvinsk2

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Uma traineira ficou bastante danificada e sua tripulação apavorada depois de ser arrastada violentamente para trás por um submarino russo, informou um pescador.

Karen , um barco de pesca com base na Irlanda do Norte, foi rebocado para trás a 10 nós (11 mph) depois  que as suas redes agarraram em um obstáculo submerso cerca de 18 milhas ao largo da costa de Ardglass no mar da Irlanda. É relatado que o navio foi seriamente danificado e que a tripulação embora tenha ficado abalada, saiu ilesa ao incidente.

Skipper Paul Murphy disse à mídia local que ele temia o pior quando seu barco se emaranhou:

“Sem aviso, fomos parados e puxados para trás violentamente em cerca de dez nós, que é a velocidade máxima da embarcação. Eu realmente pensei que era isso!”

 Severodvinsk1
Foto arquivo: O russo Severodvinsk submarino nuclear da Frota do Norte Crédito: AP

Um porta-voz do Ministério da Defesa se recusou a comentar sobre o movimento de submarinos da Marinha Real na área, mas Dick James, presidente-executivo da Organização Northern Ireland Fish Producers ‘disse que os procedimentos da Marinha exigem que as tripulações parem para se identificar após esses incidentes entre submarinos e frotas de pesca – o que sugere que ele pode ter sido um navio de guerra estrangeiro.

Ele disse:

É possível que tenha sido um submarino russo.

Você não pode evitá-lo, mas se um incidente como este acontecesse os protocolos da Royal Navyexigem que o submarino venha à tona imediatamente para verificar-se e avaliar a saúde e o bem-estar das pessoas envolvidas e este não o fez.

Paul Murphy, o capitão, disse que ele sentou-se por cinco a 10 minutos para recuperar o fôlego para ver se o submarino viria à tona.

Foi um submarino,  tinha que ser; ele não poderia ter sido qualquer outra coisa.

– DICK JAMES, ORGANIZAÇÃO NORTHERN IRELAND FISH PRODUCERS ‘
shared on wplocker.com