Argentina contesta na Justiça perfuração de petroleiras nas Malvinas

falklands_01

Secretário argentino para o arquipélago diz que governo de Cristina Kirchner está determinado a recorrer ao “direito nacional e internacional” para evitar exploração. Governo britânico acusa país de “bullying”.

A Argentina anunciou nesta sexta-feira (17/04) ter dado início a um processo judicial num dos tribunais do país contra cinco empresas – três delas britânicas – que estão fazendo perfurações para extrair petróleo e gás nas Ilhas Malvinas, aumentando a tensão diplomática com o Reino Unido envolvendo o território.

O secretário argentino de Assuntos Relacionados às Ilhas Malvinas, Daniel Filmus, afirmou, durante uma entrevista coletiva concedida em Londres, que um juiz da cidade de Rio Grande concordou em analisar o caso. “A Argentina vai utilizar toda a força do direito nacional e internacional para evitar que os recursos argentinos sejam explorados”, afirmou Filmus na casa da embaixadora em Londres, Alicia Castro.

O governo da presidente Cristina Kirchner considera “ilícita” toda exploração de recursos em águas territoriais do arquipélago, sob possessão inglesa desde 1833. Filmus destacou ainda que, segundo a lei de seu país recentemente reformada pelo Parlamento, a exploração petrolífera ilegal prevê pena entre cinco e dez anos de prisão.

Para o secretário britânico do Exterior, Philip Hammond, o anúncio é um “bullying ultrajante”. “Esta é uma ameaça contra o perfeito direito dos habitantes das ilhas Falkland de desenvolver seus próprios recursos econômicos”, declarou Hammond em entrevista ao canal Sky News. “A Argentina precisa parar com este tipo de comportamento e começar a agir como um membro responsável da comunidade internacional.”

No início deste mês, as empresas Premier Oil e Falkland Oil iniciaram as perfurações no primeiro poço da região após anunciarem ter encontrado petróleo e gás.

Localizado a 400 km da costa argentina, o arquipélago das Malvinas – ou Falkland, como é chamado no Reino Unido – foi motivo de uma guerra entre Argentina e Reino Unido em 1982, deixando mais de 600 argentinos e 250 ingleses mortos. A derrota do país sul-americano acabou por selar o fim da ditadura militar no país à época.

Nos anos seguintes, os desentendimentos entre as duas partes continuaram, ficando mais intensos no governo Kirchner. Em março de 2013, os moradores das Malvinas votaram a favor de permanecer como colônia britânica num referendo.

Fonte: DW

21 Comentários

  1. Eu sei que alguns irão chiar,mas a Argentina nunca,jamais reconheceu a soberania inglesa sob as ilhas Malvinas, ela continua com a mesma posição a séculos,a resolução da ONU referentes a esse pleito também sempre foram rejeitadas pela parte inglesa !

    Por isso eu apoio a Argentina em sua decisão,a meu ver ela não deve abrir mão das ilhas,mesmo não podendo recupera-las agora !

    • Sr.César Pereira
      .
      É só uma questão de tempo … as Malvinas será e é de direito dos argentinos … os ingleses só procuram adiar o inevitável. 😉
      .
      Na hora do urso beber água e o dragão torce o rabo .. os ingleses nem se lembrarão que existem umas ilhas nos mares do sul de tão ocupados em sua próprias trincheiras…. lá dentro de sua casa .. rsrsr

      • Onde está o direito às ilhas dos argentinos Pastel de Vento? Já estudou história? Claro que não! Petralha não estuda história! Se estudasse não diria uma asneira desse tamanho!

    • Ninguém pode abrir mão daquilo que nunca foi seu! As Falklands jamais foram argentinas pois a presença britânica no arquipélago remonta ao Séc. XVIII ou seja, antes mesmo da Argentina existir como Estado independente.

      • Onde foi que o tiririca leu isso ? … naqueles livros de geografia que o governo dos EUA dá para as escolas secundarista estatal lá nos EUA …hahahah …onde neles afirmam que a capital do Brazil é Buenos Ares e que a Amazônia e o Pantanal são território da Humanidade ( EUA ) ..Hahahah
        .
        Esses sionistas …Hahahah …como se pode vê … um belo exemplo patético de apedeuta da história da América Latina … só podia ser de um sionista …Hahahah

      • Pois é né Pastel? E enquanto isso você estudou na escolinha do MST, com aqueles livros de história que dizem que Solano Lopez era um “líder anti-imperialista”. E quem lecionava era um barbudo com camisa do Che pelo qual você se apaixonou imediatamente….não é à toa que você é um pastel de vento com firma reconhecida. Mas o que esperar de um PeTralha?…rs!

      • Hahahahah …e você deve ter sido adestrado naquelas escolinhas para vira-latas …Hahahah .. realmente é um autêntico pau mandado de quatro patas …Hahahah …já tomou a vacina contra a raiva …hahahah… acho bom que tenha tomado …. coXinha com raiva não pode …Hahhaah..

      • Hei … bofe …grita bem baixinho se não, o teu boiola vai te ouvir e vim aqui para sabê que esta fazendo Bullying com o macho dele …Hahahahh … já o ex-petista pederasta chega e road a baiana aqui …hahahah….esse dois ..Hahahah

      • Ih Pastel! Ficou nervoso porque eu revelei seu amor pelo professor de histo’ria barbudo e com camisa do Che? fica assim não! Saia do armário que você será mais feliz……rssss!

      • “Mas o que esperar de um PeTralha?…rs!”

        E o que esperar do agente do “capital status quo” que só está perdendo espaço no mercado militar nacional?
        Onde está mesmo o Chinookinho? E o F-18? E o aluguel de sistemas anti-aéreo americanos ou ocidentais? 😀

      • Avisa à revista Veja que o petróleo tem um valor muito importante para a criadora do ‘capital status quo’ (Inglaterra) e ao mercado mundial e que as Malvinas são a prova incontestável disto.

  2. É tipo de contestação inocua. Se ainda tivessem força para impor a contestação, mas não tem. Ficará só no choro, e o choro é livre.

  3. O acordo entre argentina e o Reino Unido, que tem o BRASIL como testemunha E fiador, diz que é proibido o desenvolvimento de atividade econômica na região em questão.

  4. Eu defendo que o arquipélago seja da Argentina. Mas não encontrei um motivo histórico que prove que ela pertença à Argentina. Tanto a França, quanto a Inglaterra, quanto a Espanha já fincaram bandeira e abandonaram o local. Mas com exceção da França, que havia passado a escritura para a Espanha, Inglaterra e Espanha nunca disseram que não queriam mais as ilhas.
    Claro que a história real pode ser bem diferente da que eu li.

Comentários não permitidos.