Ministro de Defesa confirma: Brasil pretende alugar da Rússia sistemas de defesa antiaéreos

O Brasil pretende alugar da Rússia sistemas de defesa antiaéreos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 pois o processo de compra do mecanismo atrasou, afirmou nesta quarta-feira o ministro de Defesa, Jaques Wagner.

As negociações para a compra de três baterias Pantsir-S1 e duas do tipo Igla se iniciaram em 2012 e foram ratificadas em 2014, durante uma visita da presidente Dilma Rousseff a Moscou.

O ministro afirmou em uma coletiva de imprensa, durante a feira de defesa LAAD, que está sendo realizada no Rio de Janeiro, que o projeto de compra “se mantém” mas admitiu que o processo atrasou, por isso se tornou inviável que as baterias possam ser adquiridas antes dos Jogos Olímpicos.

Wagner disse que o Brasil deve analisar as “questões orçamentárias” relacionadas à compra das baterias antiaéreas, em um negócio calculado em US$ 1 bilhão.

O ministro ressaltou que o governo ainda tem interesse na compra destes sistemas para uso além dos Jogos Olímpicos, e opinou que o Brasil deve “se apressar” porque “a data limite foi ultrapassada”.

Em relação aos Jogos Olímpicos, o Brasil pretende negociar com a Rússia um acordo “semelhante” ao alcançado com a Suécia para alugar dez caças Gripen, enquanto está sendo fabricado o lote de 36 aviões de combate que o país comprou da SAAB.

Fonte: Exame

32 Comentários

  1. Cada uma que se passa em Banânia…

    Demoraram demais pra comprar? Já esta em acordos desde 2012? Porque demoraram tanto?

    Fica sem então pra deixar de ser besta!

    Alugar é vexame total, prova de incompetência!

    Valeu!

      • Dódói!! 😀

        Vamos pagar os Russos!! Pra dor de cotovelo do ‘capital status quo’ 😀

        E nada de Chinookinho!! 😀

        No mais, que tal vc começar a enxergar os fatos como eles realmente são e admitir sem mimimi que o seu Israel Putênphia não tem a menor coragem de destruir as usinas nucleares Iranianas? Que tal vc admitir que Israel Putênphia é um estado covarde que não tem coragem de bater de frente com o Irã?

    • Por que aqui tudo tudo termina em politização e acusações politicas de corrupção feitas para paralizarem o Brasil. Aqui a TV tem mais poder que as leis, por que todos querem aparecer bem na foto, pouco importando o fato e a instituições caramente sustentadas para cobrá-los. Sds

      • Desculpe amigo Julio mas você está sendo injusto e leviano com o Francoorp. Eu o conheço de outros espaços (inclusive ele é meu amigo do Facebook) e ele sempre se notabilizou por defender o atual ciclo político, muitas vezes comprando grandes brigas com outros. Assim, o comentário dele é apenas um desabafo.

      • Nada a ver com critica ao Francoorp, minha opinião é apenas uma constatação. Justamente mostrando minha concordância, mas também esclarecendo os motivos. Sds. a ambos.

    • Escreve aí. Não vão alugar nada. A não ser que seja uma exigência do COI.
      Porque este bichos já deveriam está disponíveis para a Copa e nunca chegaram. No final das contas vão usar as mesmas sarabatanas russas que usaram no ano passado.
      E o governo não tem mais U$ 1 bi para pagar, está mais que quebrado.
      Não me lembro que é, mas tem um aqui no blog que já dizia que seria só as eleições passarem para que tudo isso viesse à tona.
      O governo deve para a Embraer, Avibras, Imbel, etc, etc,
      O prosuper, como sabíamos, já era. A modernização dos A-1 está estolando. Já já os subs vão entrar no saco também.
      E vai aparecer um aqui para dizer que tudo isso é conlúio dos EUA e a Veja. Kkkkk 🙂

  2. ,..um país de mlerda ñ compra ,aluga…e serão cinco(05/60 , o Irã compra logo 40 S=300 )baterias e olhe lá…se existe outros sistemas e melhores, um único, q faça o q o Pantsir faz + o Buk-M2 faz pq então ñ os compramos até hj?!?! São os n militares tão ignorantes assim?!?!Nós somos a uma das > economias do mundo, e ñ temos grana p compra ekipa/ p n própria defesa?!?! Quem ganha p manter o país tão desarmado?Ele? Eles? Quem são os mesmo?!?! Ñ somos capazaes de fazer algo = ou até melhor e + abrangente?!?! Perguntas e + perguntas…Trágico.Sds. 🙁

  3. Mais um absurdo daqueles que tão bem caracteriza o “Brasil – PuTênfia” sob o tacão dos petralhas. Se a justificativa são as olimpíadas, as ameaças a serem eventualmente enfrentadas seriam pequenos aviões ou talvez aviões comerciais sequestrados para serem usados como no 11/09. Ou seja, alvos pequenos e lentos e no caso das aeronaves comerciais alvos grandes e pouco manobráveis. Para esse leque de ameaças é muito mais conveniente para a administração e menos lesivo aos cofres públicos que se comprem mais mísseis RBS 70 da Suécia, a serem usados em conjunto com os Gepard já existentes afinal os inimigos da petralhada, “uzamericanú mau e Ussiúnista ladrão di terra” jamais atacarão Banânia com suas respectivas delegações aqui

    • RBS-70…
      Só mesmo quem nada entende de artilharia AAA preconiza a aquisição deste MANPAD sueco, como pilar de defesa de ponto para proteção de um grande sítio. que é o caso das arenas e vilas olímpicas.

      Não vou me alongar, pois sei que o interlocutor acima apenas vitupera arengas ideológicas.

      • A arte de vituperar arengas ideológicas, mentir e omitir é inata à Sua Senhoria e não a mim. Ademais, e dentro da sua estratégia (inútil diga-se de passagem) de tentar desacreditar o interlocutor ao mesmo tempo em que defende seus patrões russos, Sua Senhoria igualmente omite o papel da FAB na defesa dos sítios olímpicos.

        No mais, quem não entende nada de nada, salvo a costumeira louvação histérica ao ParTido e aos seus patrões russos, é você…..

      • “…pois sei que o interlocutor acima apenas vitupera arengas ideológicas.”
        —————–

        Não adianta espernear HMS,
        o Ilya falou apenas a verdade, você entra aqui, apenas para fazer campanha política golpista e patrulha ideológica.

      • E eis que existe solidariedade entre os membros da seita……meu caro Estafeta, quem é useiro e vezeiro no Jus esperneandi aqui é você pois todas as suas intervenções pautam-se na defesa histérica e incondicional do seu ParTido, especialmente agora quando teve seus esquemas de corrupção (mais uma vez) revelados……

        Quanto à minha intervenção em si, além das verdades inconvenientes que tanto incomodam você e outros milicianos do ParTido que trollam por aqui, eu expus de forma muito clara e objetiva a inconveniência do suspeito aluguel das baterias russas, especialmente em vista das ameaças a serem eventualmente enfrentadas durante os jogos.

        Ademais, apenas me divirto com você me chamando de “golpista” pois revela muito do seu espírito (anti)democrático, típico dos membros e simpatizantes do ParTido.

      • “A arte de vituperar arengas ideológicas, mentir e omitir é inata à Sua Senhoria e não a mim.”

        HAHAHAHAHAHA mas nem na resposta vc consegue dizer a verdade!!! 😀

        “Os tornados Britânicos bombardearão o território Argentino”
        “O UNASUR I será escolhido pelo governo Brasileiro em detrimento ao projeto nacional da Novaer”
        “O Egito não comprará os Rafales pois está pressionando os EUA a levantarem o embargo militar/financeiro.”
        “A Ucrânia é uma economia em expansão”

      • Essa aqui é bem mais antológica: “Meu sanduíche de mortadela e meu suco de caixinha sou eu quem compro”

  4. Vamos esperar , ainda é cedo … realmente há muitas notícias ventilada sobre o sistemas de defesa antiaéreos que o Brasil quer.
    .
    E além do más, enquanto não terminar a novela da dramaturgia golpista que os coXinhas adoram vê, fica difícil o governo tomar qualquer coisa que não fire mais um ato de picadeiro para mais um promotorzinho pop satrs. 😉
    .
    Caso alugue, já é um bom começo pois a probabilidade de ficar aqui definitivo é grande.

    • O que fazer já que o seu ParTido cada vez mais se afunda na lama Pastel de vento?

      Vargas recebeu de offshore e agência ligada ao PT, indica planilha

      A Polícia Federal (PF) apreendeu na casa do ex-deputado petista André Vargas, em Londrina (PR), uma planilha com registro de pagamentos recebidos por uma empresa dos irmãos do ex-parlamentar, a LSI Solução em Serviços Empresarias Ltda. No documento, constam 203 transferências de dinheiro feitas por supostas contratantes de serviços da LSI, entre elas uma empresa controlada por duas offshores, além de dezenas de agências de publicidade e produtoras de vídeo. Há gigantes do setor de propaganda e cinema e agências de marketing político, como a Pepper Comunicação Interativa, de Brasília (DF), que é ligada ao PT e colaborou em campanhas eleitorais da presidente Dilma Rousseff.

      O documento foi encontrado na última sexta-feira, quando a 11ª fase da Operação Lava Jato prendeu Vargas e revelou um esquema pelo qual ele recebia dinheiro repassado por produtoras do ramo audiovisual, a mando da agência de publicidade Borghi Lowe, detentora de contratos milionários com a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Saúde. O ex-deputado recebia 10% do chamado bônus por volume, gratificação que as produtoras subcontratadas pela Borghi Lowe devolviam à agência. Para isso, ele emitia notas fiscais falsas, de serviços nunca prestados, de acordo com o Ministério Público Federal. Além da LSI, o ex-parlamentar usava a Limiar Consultoria e Assessoria em Comunicação, já encerrada.

      As transferências para a LSI somam 3,1 milhões de reais, entre 2011 e 2014. A empresa está registrada na Junta Comercial de São Paulo em nome de Leon Vargas (que também chegou a ser preso) e Milton Vargas, irmãos do ex-deputado petista. O órgão informa que a empresa tem sede declarada na Vila Mariana, Zona Sul da capital paulista, mas a PF diz que se trata de uma empresa de fachada, sem funcionários. Segundo a contabilidade da empresa dos irmãos Vargas, onze das 203 notas fiscais emitidas foram canceladas. Em geral, os valores variam de 1.300 reais a 70.000 reais. Mas quatro depósitos chamam a atenção.
      O maior pagamento que aparece na planilha, de 311.000 reais, foi registrado em nome da O2 Filmes, em fevereiro de 2014. Também fogem da média os pagamentos da Jumbo Tratamento Térmico e Indústria Mecânica, registrada em nome do empresário Marco Antônio Bomtempo, irmão do ex-prefeito de Assaí (PR) Tuti Bomtempo (PMDB). Em 2012, a indústria Jumbo repassou 200.000 reais para LSI em março e mais 150.000 reais em setembro, segundo a planilha.

      Paraíso fiscal – A Alta (América Latina Tecnologia Agrícola Ltda) pagou aos irmãos Vargas 150.000 reais em agosto de 2012. Dois meses depois, aparece na planilha uma nota de 50.000 reais, seguida da inscrição “cancelada”. A empresa é um braço do grupo Agrihold, que produz e distribui no Brasil insumos agrícolas como fungicidas, inseticidas e herbicidas.

      Com capital social de 1,4 milhão de reais, a Alta é controlada por duas empresas que atuam na América Latina e têm sedes em paraísos fiscais: Agrihold Management Corp, nas Bahamas, e Agrihold Investment Ltd, e nas Ilhas Virgens Britânicas. O representante no Brasil é o engenheiro agrônomo e sócio Rafael Caixeta Albuquerque.
      Eleições – A Pepper Comunicação Interativa aparece em cinco transferências de dinheiro para a empresa fantasma dos irmãos Vargas. Os depósitos somam 98.865 reais e foram realizados entre 2012 e 2013. Até o ano passado, a Pepper ainda recebia dinheiro público do governo federal, por campanhas para os ministérios da Saúde e Integração Nacional, além da Presidência da República.

      A Braspor Gráfica e Editora, empresa que também costuma prestar serviços eleitorais ao PT e trabalhou para as campanhas do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, fez três repasses entre 2013 e 2014 no valor total de 78.800 reais. Do mesmo grupo empresarial, a Leograf Gráfica e Editora transferiu 157.975 reais, entre 2011 e 2014.

      O Ministério Público Federal obteve a confirmação de cinco produtoras de vídeo listadas na planilha de que as empresas de Vargas e seus irmãos nunca prestaram serviços a elas. A Justiça Federal decretou a quebra dos sigilos bancários e fiscal das produtoras: “Vale lembrar que, em diligência, a Receita Federal recebeu informações das empresas ENoise Estúdios de Produção, Luiz Portela Produções, Conspiração Filmes S/A; Sagaz Digital Produções de Vídeos e Filmes e Zulu Filmes Ltda- de que a LSI e a Limiar não prestaram serviços para essas sociedades”.

      André Vargas, Leon Vargas e o publicitário Ricardo Hoffmann, da Borghi Lowe, são investigados pelos crimes de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Para o juiz Sérgio Moro, as produtoras podem ter sido envolvidas nos crimes “sem intenção”.

      O gerente jurídico da Jumbo Mecânica, Adaílton Alves Maciel Júnior, confirmou ao site de VEJA os pagamentos feitos à LSI. Ele disse que a empresa fechou um “contrato comercial” com a LSI, para atuar na “venda de equipamentos”. Maciel Júnior afirmou também que não pode informar mais detalhes por cláusulas de confidencialidade. “Não houve ilicitude alguma, nossa empresa não tem caixa dois. Estamos fora da área política e não tivemos contato com André Vargas. Acho estranho, não sei por que o documento estava na casa dele. Vendemos bens de capital, fabricamos máquinas e equipamentos de grande porte, mas não teve nada a ver com a área pública.”

      Os pagamentos da Jumbo à LSI já foram auditados em novembro do ano passado pela Receita Federal, segundo Júnior. Ele também disse que a Polícia Federal solicitou nesta quarta-feira os documentos do contrato e cópia dos pagamentos.

      Em nota, a O2 Filmes afirmou que vai apurar o pagamento e que se surpreendeu ao saber que estava citada na contabilidade da empresa de fachada dos irmãos Vargas. “A O2 está apurando os fatos alegados e que até o presente momento não foi contatada pelas autoridades competentes a prestar qualquer esclarecimento. De antemão, o que podemos informar é que a O2 pauta suas práticas comerciais com clientes e fornecedores na mais elevada ética e transparência, razão pela qual se surpreendeu com tal notícia.”

      O site de VEJA enviou perguntas por e-mail às gráficas Braspor e Leograf e à agrícola Alta, mas ainda não obteve resposta. A reportagem não conseguiu contato com a Pepper Interativa.

      http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/empresa-de-vargas-recebeu-de-offshore-e-agencia-ligada-ao-pt-indica-planilha

      • “A arte de vituperar arengas ideológicas, mentir e omitir é inata à Sua Senhoria e não a mim. ”

        Aí!! . Vc acaba de se contradizer! Ideologia direiteeera! rsrsrs.

        😀

  5. Já que estamos alugando tudo mesmo,sem nenhuma vontade de comprar,poderíamos também alugar um submarino nuclear da Rússia, porque aqui o importante e tirar onda, falar mau de argentino, boliviano, querer ter Nae sem poder ter, mandar gente plantar feijão no espaço, fazer Copa e Olimpíadas e etc !

  6. Alugar????

    Se for para alugar, melhor pedir que os Russos façam a defesa aérea do Brasil durante os jogos. Vexame total!
    E ainda me vem com este papinho de acordo semelhante ao FX… conversa pra boi dormir.

  7. Inusitado e vexatório. Gostaria que alguém me explicasse, à luz da razão, porque nossos governantes permitem que as coisas caminhem para situações como essa. Os caras perderam completamente o pudor. É inacreditável. O ministro da defesa deve ter ficado vermelho como tomate ao passar semelhante proposta aos russos, que, inexplicavelmente, continuam nos levando a sério. Que diabos de mensagem passamos ao mundo com isso?

    • Deve ser mais ou menos o mesmo esquema que permitiu ao Sérgio Cabral “alugar” condicionadores de ar para escolas públicas, em lugar de comprá-los e pronto!

      A “politicagem” aprovou e a empresa que fornecia pertencia a distinta esposa do político supra citado!

      E pouca gente parou pra pensar que em 3 meses de aluguel apenas, já se teria pago o equipamento!

      Enquanto isso rios de dinheiro foram escoando para os bolsos da família Cabral!

      Dizem que não têm dinheiro pra investir nas forças armadas, mas vão pagar os tubos em aluguel de equipamentos, em lugar de reequipar.

      A pergunta mais importante é: Quem ganha com isto???

      • Justamente por ver tantos desatinos, não acredito mais em saída por vias democráticas para nosso país. Acredite, estamos enxugando gelo. Poucas ações protagonizadas pelos que estão aí me parecem consequentes e responsáveis. Não temos dinheiro para uma compra de dimensões minúsculas face nossa arrecadação? improvável. Parecemos ser governados por uma horda de dementes. As UPAs seguem a mesma orientação desastrosa. Ali, tudo é alugado, e muitos profissionais são submetidos a rotina de trabalho inviável, veja o exemplo: um dentista, sozinho, responde por todas a emergências por um período de 24 horas. Já houve casos de quase 40 atendimentos em um dia uma rotina desumana. As UPAs são mais um caso claro de política de fachada, inconsequente e irresponsável.

  8. Não posso afirmar que seja uma exigência do COI, mas as últimas edições dos Jogos Olímpicos foram protegidos por baterias de mísseis AAA. Tanto os jogos de verão, quanto os de inverno.

    O motivo do atraso deu-se em função dos militares brasileiros terem sido para com essa compra donos de um rigor inaudito: três missões se fizeram até a Rússia, duas delas para ver em loco a demonstração do sistema, que diga-se de passagem foi testado em um ambiente para lá de realístico, dado que foram lançados até contra mísseis que foram disparados contra a Plataforma Pantsyr…

    Realmente o nosso governo é de uma burocracia sem par… Todavia existe nesta negociação um porém… ToT. Isso, é claro, atrasa tudo visto que não é uma compra de prateleira…

    A pasta do Ministério da Defesa é uma dos maiores orçamentos da União, todavia é aquela que é escolhida para os cortes preferenciais. Politicamente é defensável explicar o corte em um programa militar, do que nas pastas da Saúde e da Educação, sem falar na Previdência. Antes de reclamar, no entanto, gostaria de chamar a atenção de que temos mais Brigadeiros que a Real Força Aérea e mais Almirantes que a Real Marinha… Em termos militares temos mais caças e belonaves que os súditos de sua Majestade?
    E quando os militares anglos se reformam, ganham uma promoção automática como no Brasil, ou ao contrário, percebem com rebaixamento hierárquico?
    Sua Majestade oferece “Bolsa Dondoca” para as filhas dos militares britânicos?

    As respostas as perguntas feitas serão capazes de montar o cenário que explica o motivo de tantos adiamentos dos programas militares brasileiros… Assim se dá para ajustá-los aos anos fiscais. Joga-se para o próximo ano aquilo que não pode ser cumprido nesse. E de jogo orçamentário, em jogo orçamentário vamos cumprindo com lentidão os nossos programas.

    Não coloquem a culpa no lado errado. Informem-se antes.

  9. mas que coincidência né senhores, justamente logo em seguida da “visita” da nossa presidente ao Obama Bin Laden uma coisa destas acontecer/ser anunciada né?!…. 😉

    o acordão foi feito…..mais surpresas veem ai…aguardem… 😉

  10. A rasgação de seda das americetes sites afora está impagável, senhores!! 😀

    A um dia atrás, comentou-se do suicídio coletivo das russófilas ensandecidas!! Cuspiram para cima!! kkkkkkkkkk 😀

    Vê-se exatamente isso por parte daqueles que defendem a preferência americana (ou ocidental) exclusiva nas vendas de equipamentos militares para as nossas FA’s ($$$$$$ é o que interessa)

    Portanto ‘capital status quo’, três singelas palavrinhas à vc: chupa com cerol!!

    😀

  11. O processo de negociação e aquisição ja esta mais do que batido apenas falta meter a mão no bolso e como meter a mão no bolso se drenaram tudo

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Ministro de Defesa confirma: Brasil pretende alugar da Rússia sistemas de defesa antiaéreos | DFNS.net em Português
  2. Brasil pretende alugar da Rússia defesa antiaérea | Blog Cheiro de Suor

Comentários não permitidos.