Defesa & Geopolítica

Atualizado LAAD 2015: Helibras apresenta o H-36 Caracal

Posted by
Foto: Ghost - PB

Fotos: Ghost e Iuri Gomes – Plano Brasil

Texto: E.M.Pinto 

Fotos e informações Ghost

Plano Brasil

 Clique na galeria de imagens

Durante a feira internacional LAAD 2015, que ocorre no Rio de Janeiro até o dia 17 de abril, a Helibras empresa do grupo Airbus Helicopters apresentou ao público a aeronave H-36 Caracal.

H36

Fotos: Ghost e Iuri Gomes – Plano Brasil

O modelo exposto, equipado com sistemas de contramedidas eletrônicas e comunicações seguras, câmeras termais e detectores de emissões laser, bem como rastreadores de alvos e sistemas de transmissão de voz para o exterior, chamou a atenção do público por estar equipado com uma sonda de reabastecimento, detector de emissões de radar (RWR) e de mísseis inimigos (MAWS), chamou atenção do público presente. Segundo o fabricante, “itens integrados nas instalações da Helibras em Itajubá-MG”.

H36 FAB

Fotos: Ghost e Iuri Gomes – Plano Brasil

O H-36 é compatível com operações com óculos de visão noturna e é equipado com blindagem adicional, possui sistema dual de guincho para carga externa e está apto a receber duas metralhadoras 7.62mm dispostas lateralmente. O helicóptero configura-se como a mais moderna aeronave ao serviço das operações Salvamento aéreo e Resgate (SAR) da FAB.

A sonda de reabastecimento, dispositivo que aumenta significativamente a capacidade de operação diurna e noturna da aeronave amplia inclusive o seu raio de ação, permitindo operações de resgate em qualquer região da América do Sul (por Exemplo) e até mesmo sobre o mar territorial do Brasil.

H-36 FAB

Foto: Ghost PB

A aeronave ainda passará por testes finais até a sua certificação e aceitação, antes da incorporação às unidades da FAB que a operarão. A FAB já opera os primeiro modelos básicos do H-36 em missões de salvamento e transporte. No total, 16 helicópteros foram encomendados à Helibras no âmbito do programa H-XBR.

shared on wplocker.com