Atualizado LAAD 2015: Helibras apresenta o H-36 Caracal

Foto: Ghost - PB
Fotos: Ghost e Iuri Gomes – Plano Brasil

Texto: E.M.Pinto 

Fotos e informações Ghost

Plano Brasil

 Clique na galeria de imagens

Durante a feira internacional LAAD 2015, que ocorre no Rio de Janeiro até o dia 17 de abril, a Helibras empresa do grupo Airbus Helicopters apresentou ao público a aeronave H-36 Caracal.

H36
Fotos: Ghost e Iuri Gomes – Plano Brasil

O modelo exposto, equipado com sistemas de contramedidas eletrônicas e comunicações seguras, câmeras termais e detectores de emissões laser, bem como rastreadores de alvos e sistemas de transmissão de voz para o exterior, chamou a atenção do público por estar equipado com uma sonda de reabastecimento, detector de emissões de radar (RWR) e de mísseis inimigos (MAWS), chamou atenção do público presente. Segundo o fabricante, “itens integrados nas instalações da Helibras em Itajubá-MG”.

H36 FAB
Fotos: Ghost e Iuri Gomes – Plano Brasil

O H-36 é compatível com operações com óculos de visão noturna e é equipado com blindagem adicional, possui sistema dual de guincho para carga externa e está apto a receber duas metralhadoras 7.62mm dispostas lateralmente. O helicóptero configura-se como a mais moderna aeronave ao serviço das operações Salvamento aéreo e Resgate (SAR) da FAB.

A sonda de reabastecimento, dispositivo que aumenta significativamente a capacidade de operação diurna e noturna da aeronave amplia inclusive o seu raio de ação, permitindo operações de resgate em qualquer região da América do Sul (por Exemplo) e até mesmo sobre o mar territorial do Brasil.

H-36 FAB
Foto: Ghost PB

A aeronave ainda passará por testes finais até a sua certificação e aceitação, antes da incorporação às unidades da FAB que a operarão. A FAB já opera os primeiro modelos básicos do H-36 em missões de salvamento e transporte. No total, 16 helicópteros foram encomendados à Helibras no âmbito do programa H-XBR.

5 Comentários

  1. Estava conversando com o piloto da aeronave e ele me informou que essa função Revo no helicoptero não foi adquirida pela FAB, ma sinceramente não vejo muita necessidade de hqbilitar isso nas aeronaves.

  2. Interessante que na foto do H-36 da FAB, ao lado do helicóptero aparece um Exocet AM39, que será integrado na versão UH-15A dos Caracal da MB…

1 Trackback / Pingback

  1. LAAD 2015: Helibras apresenta o H-36 Caracal | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.