Washington não precisa de aliados, mas de “vassalos”, “a Rússia não pode existir num sistema desses”

Putin diz que o pior para a economia russa já passou

Em entrevista na TV, presidente afirma que sanções impostas pelo Ocidente fortaleceram o país e sua moeda. Líder nega presença de tropas russas na Ucrânia, onde Acordo de Minsk seria única solução para conflito.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, deu nesta quinta-feira (16/04) sua tradicional entrevista anual na TV, em que responde perguntas da população. A entrevista foi dominada por questões sobre a economia do país, a crise na Ucrânia e as sanções impostas ao país pelo Ocidente.

Putin rechaçou possíveis efeitos da atual crise na Ucrânia sobre a economia russa, afirmando que o pior período para o país já passou. “As sanções apenas ajudaram o governo e o Banco Central”, declarou, considerando o bloqueio como “um elemento de revitalização da nossa economia”.

“O rublo conseguiu se estabilizar e está fortalecido”, afirmou o líder do Kremlin. “Especialistas acreditam que já superamos o ápice dos problemas.”

Sobre as sanções internacionais impostas à Rússia, o presidente reiterou que o Ocidente utiliza a Ucrânia como pretexto para reavivar uma política de contenção do desenvolvimento russo. Ele disse não esperar que as sanções sejam retiradas em breve, pelo fato de elas serem “de importância estratégica” para alguns países.

Putin defendeu sua política em relação à Ucrânia, que gerou a pior crise entre Moscou e o Ocidente desde a Guerra Fria. O presidente russo acusou o governo de Kiev de falta de vontade política para solucionar o conflito com separatistas pró-Moscou no leste ucraniano, que deixou mais de 6 mil mortos no ano passado.

Perguntado sobre a morte do líder da oposição russa Boris Nemtsov, em fevereiro último, Putin afirmou não saber se alguém havia encomendado o assassinato e qualificou o incidente de “absolutamente vergonhoso e trágico”. Ao responder se Nemtsov teria morrido em razão de ter evidências sobre a presença militar russa na Ucrânia, o presidente apenas reiterou que não há tropas russas no país vizinho.

Putin foi categórico ao afirmar que Moscou não interfere na política ucraniana e reiterou o pedido a Kiev para que encerre o que chamou de “bloqueio econômico” imposto às regiões controladas pelos rebeldes. Putin defendeu o Acordo de Minsk, que estabeleceu um cessar-fogo no leste ucraniano, afirmando que esta seria a única solução possível para o conflito.

Outro assunto discutido no programa de TV, com quatro horas de duração, foi o assassinato do jornalista ucraniano Oles Buzyna, conhecido por suas posições a favor da Rússia e que foi morto enquanto a entrevista era realizada. O presidente associou a morte de Buzyna a uma série de assassinatos recentes de opositores do governo da Ucrânia e sugeriu que o Ocidente “prefere não tomar conhecimento” dos fatos.

Sobre as relações da Rússia com os Estados Unidos, o presidente declarou que Washington não precisa de aliados, mas sim, de “vassalos”, e que “a Rússia não pode existir num sistema desses”.

RC/afp/dpa

Fonte: DW

23 Comentários

    • Não, não faltou. O presidente derrubou a mentira propagada pela Veja, que intitulou o país de ‘pés de barro’.

      Nem precisou falar mais nada.

    • “O rublo conseguiu se estabilizar e está fortalecido afirmou o líder do Kremlin.

      Especialistas acreditam que já superamos o ápice dos problemas.”
      ——————————————————-

      Isto é verdade, desde o final do movimento de baixa e Janeiro último, o rublo tem se recuperado, com uma valorização/recuperação frente ao dólar de mais de 25%.

      “O mercado de ações russos tem um dos melhores desempenhos a nível mundial este ano; o rublo, depois de perder quase metade do seu valor em relação ao dólar ao longo de um ano, está se recuperando; as taxas de juros caíram de seu pós-pico de sanções; o governo está recebendo mais receitas do que a suas próprias previsões esperavamo; e desde sua baixa pós-crise, as reservas cambiais subiram quase US $ 10 bilhões.” (Newsweek)

      E a maioria dos dados econômicos recentes ponta para uma recuperação mais ampla em todos os indicadores . A produção industrial no primeiro trimestre pegou os analistas de surpresa , com apenas um modesto declínio de 0,4% ano-a- ano. Isso pode ser comparado com uma queda de 5,1 % na produção industrial (Jan -Fev ) para o um dos países que impõem sanções, a Finlândia…

      Os números estaveis da produção industrial se correlacionam com um mercado de trabalho bastante robusto, com o desemprego em apenas 5,8 %.

      A vital balança comercial também está registrando ganhos, com a queda no valor em dólar das exportações de petróleo, sendo mais do que compensado pela redução em um terço das importações…

      É claro que economia é “um sobe e desce” onde nada é definitivo, más as sanções e pressões anglo/sionistas não lograram o seu objetivo, que era “encurralar o urso”…

      E não sou eu, (ou os russos), que está dizendo isto:
      —–
      “Que sanções ? A economia russa voltou a crescer”

      http://www.newsweek.com/2015/04/24/putin-was-right-be-confident-about-russias-economy-321934.html

      —–

      “Não, Obama, a economia da Rússia não está ” em frangalhos”

      http://www.bloombergview.com/articles/2015-02-26/no-obama-russia-s-economy-isn-t-in-tatters-

    • Deagol
      16 de abril de 2015 at 9:40

      “””o alto custo do programa de desenvolvimento da aeronave (US$ mais 66 bilhões de dólares ), o desenvolvimento de caças de quinta geração russos e chineses, a proibição de exportações e o desenvolvimento do “mais econômico” f-35 acabou por encerrar o programa de produção deste caça”””

      DEIXA DE SER MENTIROSO MÁQUINA!!!!

      “”””o desenvolvimento de caças de quinta geração russos e chineses tornam obsoletos estes caças””

      DEIXA DE SER MENTIROSO!!!!!
      DEIXA DE BANCAR O PALHAÇO!!!!

      um infarto do coração!

      https://www.youtube.com/watch?v=DxEHxSN2voE

      😀

      Deagol….o senhor é uma pessoa especial !!

  1. Quanto tempo Putin esta no poder russo,depois que substituiu Medvedev ?

    Sem contar o tempo que foi chanceler de Medvedev !

  2. o potencial dos Brics está justamente na qualidade de atuar komo polos soberanos em uma economia global….enquanto que os eua tem no bolso a Arábia saudita a Rússia e a China tem o Iran e a Síria no bolso…enquanto os eua tem Honduras no bolso a Rússia e a China tem a Nicarágua e Cuba…enquanto os eua tem o Paraguai, o Chile e a Colômbia no bolso a Rússia e a China tem a Venezuela, o Equador, a Argentina, o Uruguai e a Bolívia no bolso… na África…Zimbábue…Somália…Angola…Nigéria…possuem hoje fortes laços políticos e econômicos com várias nações do mundo em desenvolvimento…

    • Após a desintegração soviética, amplas reformas, incluindo a privatização, mercados e a liberalização comercial, foram sendo realizadas. A privatização, em grande parte, deslocou o controle de empresas dos órgãos estatais para indivíduos com ligações dentro do sistema de governo. Muitos dos empresários “novos-ricos” levaram bilhões em dinheiro e ativos para fora do país em uma enorme fuga de capitais. A depressão do Estado e da economia levou ao colapso dos serviços sociais.

      • Putin retomou a ordem, a estabilidade e o progresso e ganhou grande popularidade na Rússia. A alta dos preços do petróleo e uma moeda inicialmente fraca, seguido do aumento da demanda interna, consumo e investimentos, ajudou a economia a crescer por nove anos consecutivos, melhorando a qualidade de vida e aumentando a influência da Rússia na cena mundial.

      • A Rússia tem uma economia de mercado com enormes recursos naturais, particularmente petróleo e gás natural. As receitas de exportação do petróleo permitiram à Rússia aumentar suas reservas cambiais de US$ 12 bilhões em 1999, para 597,3 bilhões dólares em 1 de agosto de 2008, a terceira maior reserva cambial do mundo. Tem a 9ª maior economia do mundo por PIB nominal e a 6ª maior por paridade do poder de compra (PPC). Desde a virada do século XXI, o maior consumo interno e a maior estabilidade política têm impulsionado o crescimento econômico na Rússia. O crescimento foi impulsionado principalmente pelos serviços não comercializáveis e de bens para o mercado interno, ao contrário dos lucros gerados pelo petróleo, extração mineral e exportação. Desde 2003, as exportações de recursos naturais começaram a diminuir em importância econômica, com o considerável fortalecimento do mercado interno. Apesar dos preços elevados, energia, petróleo e gás só contribuem com 5,7% do PIB da Rússia.

      • Segundo a Bloomberg, a Rússia é considerada bem à frente da maioria dos outros países ricos em recursos para o seu desenvolvimento econômico, com uma longa tradição de educação, ciência e indústria. O país tem mais diplomados no ensino superior do que qualquer outro país da Europa.

      • O máquina quer negar que a economia deles está encolhendo e que ogoverno russo está tomando medidas economicas para remediar as coisas.

        Até o PAK-FA foi suspenso com a desculpa de falta de dinheiro.

  3. O estranho disso é que a mídia brasileira não está falando quase nada sobre assassinato dos opositores Ucranianos e a morte dos jornalistas também. Parecem que a imprensa brasileira está fazendo vista grossa em relação a isso.

    Será que o opositor Russo morto em Moscou foi uma provocação da Ucrânia?

  4. ,.. Sobre as relações da Rússia com os Estados Unidos, o presidente declarou que Washington não precisa de aliados, mas sim, de “vassalos”, e que “a Rússia não pode existir num sistema desses”. ==== Fato, ele está certo…é só olhar em volta.UE/AS/AC…vassalos. Trágico.Sds. 😉

Comentários não permitidos.