LAAD-2015: Nova estação de captação Glonass na Universidade Federal de Santa Maria

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, assinou uma parceria com o governo russo e com a companhia russa Open Joy Stick para a instalação de uma nova estação de captação de sinais de satélite do sistema de navegação global Glonass, análogo russo do sistema norte-americano GPS, segundo disse a agência de notícias Gaúcha.

O convênio promete aumentar os recursos para a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico da universidade gaúcha, segundo afirmou o Reitor Paulo Burmann, que participou da cerimônia de assinatura do acordo na terça-feira (14), durante a LAAD-2015, Feira Internacional de Defesa e Segurança que acontece no Rio de Janeiro até a sexta-feira (17).

Segundo o reitor, que assumiu o cargo em julho do ano passado, a parceria vai possibilitar especialmente o progresso de cursos como engenharia de telecomunicações e engenharia aeroespacial, além do desenvolvimento de um sistema de geoposicionamento por parte da UFSM.
Além disso, a iniciativa também disponibilizará duas bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação, uma de mestrado e quatro para pesquisadores da universidade. Os custos serão cobertos pelo governo russo, que não divulgou o valor total do investimento.

Em dezembro de 2014, uma comitiva liderada pelo vice-primeiro-ministro russo Dmitry Rogozin, que também comanda o setor aeroespacial e de defesa em seu país, esteve no Brasil para fazer avançar a cooperação bilateral entre os dois países nesta área. Na ocasião, o vice-premiê teve a oportunidade de inspecionar a estação do Glonass situada no campus da Universidade de Brasília (UnB), que foi a primeira do tipo instalada fora da Rússia.

Fonte: Sputnik News Brasil

 

4 Comentários

  1. Essa parceria vai possibilitar o desenvolvimento de um sistema de geoposicionamento por parte da UFSM ?

    Então é muito boa essa parceria !

  2. Acho mais importante que poder usar esses sistemas e termos capacidades para construirmos um nosso, com satelites da casa. Quem tem o controle sobre os satelites controla tudo, inclusive fica com o poder de retirar a comunicação a seu bel prazer, bastando somente que não se reze em sua cartilha.

  3. Por mim quanto mais antenas melhor, seja do GPS que do Glonass!

    Certo que isso melhora a mira dos misseis balísticos e misseis Cruise, mas o Brasil não tem condição de ser independente nessa área, então melhor diversificar do que ficar na mão de um só, no caso o GPS

    E mais, o Brasil e nem inimigos tem pra se preocupar com tudo isso, estes são países amigos seja os USA que a Rússia.

    E tem o sistema europeu também em breve…

    Valeu!

Comentários não permitidos.