Grã-Bretanha justifica gastos militares com suposta ameaça argentina

© flickr.com/ Gabriel Villena

A Grã-Bretanha aproveita certas notícias, tais como a provável compra por parte da Argentina de caças russos Sukhoi para justificar o seu elevado orçamento militar, disse o embaixador argentino na Rússia, Pablo A. Tettamanti, em entrevista exclusiva à Sputnik.

“O Reino Unido tem uma dificuldade de justificar internamente os seus gastos militares e este tipo de noticias vem a calhar para justificar um aumento das despesas nesta área”.

O embaixador disse que a Argentina “precisa de renovar algumas das suas aeronaves, não é segredo que está analisando as possibilidades que existem para renovar parte desse material em diferentes fornecedores.”

“Só que a imprensa britânica converteu isso numa espécie de notícia sensacionalista, acho que isso é bastante claro; o Reino Unido tem dificuldades em defender internamente os seus orçamentos militares e este tipo de notícias vem a calhar para justificar um aumento das despesas nesta área”, sublinhou o diplomata argentino.

Segundo Tettamanti, isto é algo que claramente não faz sentido, porque “as Forças Armadas da Argentina não são uma área em que o país esteja gastando grande percentagem do seu PIB, considerando razoável manter um mínimo de capacidade.”

“Não acho que esta situação vá mudar muito no futuro próximo, ou seja, a dimensão das nossas Forças Armadas é a dimensão que a Argentina acha adequada”, disse ele.
Por isso, sublinhou, “transformar a Argentina em um perigo militar é um disparate.”

O embaixador disse que o atual governo da Argentina não contempla a opção militar “visto que já passou pela experiência de uma ditadura militar que custou milhares de mortos e desaparecidos.”

“Temos dito ao Reino Unido para nos sentarmos e negociarmos; as desculpas que eles usam não são novas, são sempre as mesmas, mas isto é fácil de classificar como uma notícia sensacionalista, para além do que a Argentina possa ou não comprar aviões, sejam estes Sukhoi ou de outra origem”.

Fonte: Sputnik News Brasil

 

13 Comentários

  1. Mentira, esses caras tem que justificar a própria existência, outrora um grande império que esvaiu-se por entre os dedos, ficando tatuado no cérebro da monarquia o sentimento colonialista, trouxa dos súditos que apesar de um ótimo nível cultural tem olhos e não vêem.

    Até ontem a Venezuela com meia dúzia de sukhois também chegou a ser considerada perigo a segurança nacional dos EUA.

    Mais do mesmo e China e Rússia agradecem.

  2. A situação pode se agravar simplesmente porque a Inglaterra se recusa a discutir a soberania das ilhas com a Argentina, o que é plausível no quesito estratégico, ja que hoje a Argentina não oferece nenhum risco aos ingleses.
    E acompanhei algumas noticias da LAAD, e uma que me estarreceu foi a declaração clara, e poscionadora do nosso ministro da defesa em relação as vendas do NG para a Argentina. Perguntado sobre o embargo dos ingleses em relação a partes do caça ele foi enfático:
    “Temos dois caminhos, ou substituimos as peças do NG pros argentinos, ou uma reunião presidida pela ONU sobre a soberania das ilhas Malvinas que SÃO dos argentinos.”
    Com esse ministro não tem meio termo, e isso sana as minhas duvidas a respeito da pressão sofrida pela Saab nos acordos, e talvez ja seja a premissa de que é bom eles começarem a preparar os componentes substitutos pois nosso país não vai aceitar a politica de embargo.

    • a suposta compra do gripen NG pela a argentina não passa de blefe, já que os “HERMANOS” estão até o pescoço de dividas, é acho que não seria nada lucrativo vender nossos jatos para o governo corrupto de cristina.

  3. com a crescente presença russa é chinesa na argentina, é no outros paises da america do sul,
    é praticamente, direito da inglaterra intensificarem suas forças nas falklands.

    • Sr.lure araujo
      .
      .
      E espero que a Inglaterra gaste muito dinheiro para manter as suas ilhotas naquele região.
      .
      Para cada U$ 1 gasto pelos argentinos na sua defesa , os britânicos devem gastar o dobro ou mais do que isso para ficarem com as Malvinas … HOOO ! .. ilhazinha cara é essa. 😉
      .
      Dava para fazer muitos arquipélagos no estilo chinês … hahahah..
      .
      Vai faltar dinheiro para comprar biscoitos para o tradicional chá das cincos na casa da rainha …. hahahah..

      • Esse tradicional uniforme da época vitoriana, do tempo da guerra da Crimeia nunca se tornou tão presente como os dia de hoje.
        .
        Num tempo onde a Inglaterra era respeitada como uma potência ..rsrsrsr …que decadência de putenfia ..Hahahah

      • helvecio…

        Gastar com o que…? Os ingleses já tem tudo o que precisam… Os argentinos não…

        Evidente que a mobilização de soldados e equipamentos tem um custo, mas se for questão de dinheiro, quem vai ter que gastar muito mais nessa história serão os argentinos, de uma forma ou de outra… E muita coisa as commodities deles não podem pagar…

  4. ,.Sejamos honestos, a situação atual das FAs Argentinas é culpa dos seus lideres q permitiu seu sucatea/;o msm acontece no BRASIL….Os velhos corsários estão certos em se manterem bem armados, usando a grana dos contribuintes deles,incautos, contra um país sem armas,em questão a Argentina….caso do porco espinho…boboeu dançou…é a música continua…quem vai dançar?!?! Quem viver verá. Sds. 😉

  5. Essa conversa é antiga em países mais industrializados, procurar justicar investimentos estatais na conta de algum inimigo imaginário. Mas acredito que até devacser assim por que, via de regra, as populações rejeitam aumento de impostos de forma natural, impostos que são utilizados para movimentar algumas cadeias produtivas. Então não resta alternativa, é bom ter sempre um inimigo a mão, se não tiver, cria-se.

  6. ,.. Julio Brasileiro
    16 de abril de 2015 at 15:12

    Essa conversa é antiga em países mais industrializados, procurar justicar investimentos estatais na conta de algum inimigo imaginário. Mas acredito que até devacser assim por que, via de regra, as populações rejeitam aumento de impostos de forma natural, impostos que são utilizados para movimentar algumas cadeias produtivas. Então não resta alternativa, é bom ter sempre um inimigo a mão, se não tiver, cria-se.
    ======== Considerando o seu pensar, o BRASIL deveria , então, “CRIAR” um inimigo p q n indústria bélica e outras cresçam….uma forma errada e q cria inimigos de fato…um perigo. Sds amigo. 😉

1 Trackback / Pingback

  1. Grã-Bretanha justifica gastos militares com suposta ameaça argentina | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.