Defesa & Geopolítica

Argentina e Rússia planejam desenvolver projetos nucleares conjuntos na América Latina

Posted by

© Sputnik/ Yury Abramochkin

Em entrevista exclusiva à Sputnik, o embaixador da Argentina em Moscou, Pablo A. Tettamanti, comenta os objetivos comuns da América Latina e Rússia.

A Argentina está interessada em desenvolver, conjuntamente com a Rússia, projetos regionais no âmbito da energia nuclear, disse o embaixador Pablo A. Tettamanti.

A entrevista que ele concedeu anticipa a visita à Rússia da presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, que começará em 22 de abril.

De acordo com Tettamanti, “tratar de chegar a acordos mútuos para procurar novos mercados é um objetivo comum”, já que “tanto a Rússia, como a Argentina são países que desenvolvem programas nucleares em total correspondência com as exigências internacionais”.

O embaixador destacou o interesse que o seu país tem pela participação de empresas russas na construção do quinto reator da central nuclear de Atucha e em uma série de outros projetos.

Tettamanti comentou que a presidente Kirchner já disse, em março do ano em curso, que a participação russa na modernização do setor nuclear da Argentina é “uma realidade que pronto se concretará”. Contudo, a concretização destes projetos é questão de “uma engenharia particular”, pelo que “estão sendo permanentemente negociados”.

Petróleo

Além do setor nuclear, o embaixador Tettamanti destacou a importância da experiência russa no setor do petróleo para a indústria argentina.

Segundo ele, as tecnologias russas de extração podem ser aplicadas na jazida argentina de Vaca Muerta.

“Há uma importante possibilidade de trabalhar de forma conjunta em novas jazidas”, comentou Tettamanti.

Muitas possibilidades

Além disso, o embaixador argentino manifestou que “há possibilidade de investimentos importantes, esperamos que isso possa se concretizar em breve”.

A presidente Cristina Fernández de Kirchner estara na Rússia em 22, 23 e 24 de abril. No dia 23, ela terá uma reunião com o seu colega russo, Vladimir Putin.

Fonte: Sputnik News Brasil

Melhor momento nas relações russo-argentinas é também momento de desafio

Em entrevista exclusiva à Sputnik, o embaixador argentino na Rússia, Pablo A. Tettamanti estimou que, não obstante os desafios, as relações mútuas entre os dois países estão em auge.

O embaixador argentino destacou que o seu país e a Rússia têm tido umas relações mútuas muito boas durante os 130 anos do contato diplomático. Ele confirmou que houve “importantes aproximações” entre os dois países, “mesmo quando havia na Rússia e na Argentina governos que não necessariamente se contemplavam dentro do mesmo campo ideológico”.

Agora, as relações russo-argentinas estão em auge, acredita Pablo A. Tettamanti:

“As relações entre a Argentina e a Rússia estão vivendo os melhores momentos nos últimos decênios, eu acredito que possivelmente o melhor [momento], mas também é um grande desafio”.

É preciso “transformar esta boa vontade em feitos concretos, transformar este excelente momento em feitos concretos”, explicou Tettamanti a sua visão do “desafio”.

A entrevista foi concedida à Sputnik pouco antes da visita oficial da presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, à Rússia, que terá lugar de 22 a 24 de abril, na semana que vem.

Fonte: Sputnik News Brasil

14 Comments

shared on wplocker.com