Rostec: Jato de treinamento russo YAK-130 poderá incorporar equipamentos brasileiros

r_verhovyh_yak-130_1_1600

A gigante estatal industrial russa Rostec poderá incorporar equipamentos brasileiros no jato de treinamento YAK-130, com base em negociações iniciais realizada com a Mectron, subsidiária da Odebrecht Defesa e Tecnologia, afirmou um executivo sênior à Reuters.

A confirmação de Sergei Goreslavsky, vice-diretor da negociadora russa estatal de armamento Rosoboronexport, uma divisão da Rostec, foi a primeira oficial sobre uma possível contrapartida para o sistema de defesa aéreo Pantsir-S1 que o Brasil está buscando comprar.

Yak 130

Em resposta a questionamento da Reuters, Goreslavsky acrescentou que espera que o acordo envolvendo o Pantsir, avaliando em cerca de 1 bilhão de dólares, seja assinado neste ano.

As baterias de mísseis terra-ar vão ampliar as defesas brasileiras antes dos Jogos Olímpicos de 2016 e cimentar uma parceria estratégica com a Rússia, apesar de sanções ocidentais.

“As sanções contra a Rússia nos levaram a novos caminhos e abriram novas oportunidades”, disse Goreslavsky. “Consideramos o Brasil um dos países com as melhores perspectivas.”

A Rostec tem ampliado sua presença na América Latina nos últimos anos, vendendo carros Lada na Venezuela, trabalhando em acordo para produção de caminhões Kamaz na Argentina e entregando helicópteros Mi-171 no Peru e Brasil.

Os russos também estão em negociações com a Odebrecht Defesa sobre uma joint-venture para manutenção ou mesmo produção de helicópteros da família Mi no Brasil, disse Goreslavsky.

Ele indicou que pode haver progresso durante a feira militar LAAD no Rio de Janeiro, na próxima semana.

“Por agora é um memorando de cooperação sobre tecnologia”, disse ele. “Talvez possa levar a uma linha de montagem com equipamentos produzidos no Brasil e, depois, uma ampliação na produção e transferência de certas tecnologias”.

Representantes da Odebrecht não comentaram o assunto sobre o YAK-130.

 

Fonte: Reuters

31 Comentários

  1. Imagine de a Odebrecht, avibrás e a Rostec se juntarem em uma parceria … ai sim que irão trocar o nome da EMBRAER para AMERICANAER companny. e com sede em Miami 😉
    .
    Esse YAK-130 não só servirá para preparar os nossos pilotos como também, poderá ser um tampão para o vaco deixado, quando aposentarem o AM-X no que se refere a combate aproximado ao solo assim como apoio aos nosso tucanos.
    .
    Embora que o gripem NG, também possa fazer, já que é um caça para multi-missões.

    • Pastelzinho de vento repercutindo o espírito de todas as tietes russófilas e alienadas que batem ponto por aqui ou seja, estão todas com “raivinha” da EMBRAER pelo fato da empresa, respeitando os seus investidores, ter se recusado a receber o Vice ministro russo pelo fato da fanfarrona autoridade estar na “Black List” do State Department afinal mais vale vender centenas de E-Jets para as regionais americanas do que compromenter-se com uma parceria caracu com os russos.

      “Esse YAK-130 poderá ser um tampão para o vaco deixado, quando aposentarem o AM-X no que se refere a combate aproximado ao solo ”

      O Vaco é o marido da vaca é? E achar que o YAK -130 pode substituir o A-1 mostra de forma cristalina todo o conhecimento do Pastel de vento acerca de aeronaves de combate…..rs!

      Quanto aos “equipamentos brasileiros” a serem incorporados ao jato, qual seriam, a roda gaúcha? aquela manta de bolinhas para massagear as costas ou aquela alavanca do câmbio de bolinha?

      • Quem tá com raivinha aqui é vc Da_Luinha_Anarcomiguxo_Less, que viu o Chinookinho indo pra caminha e morre só de pensar em ver os Pantsir nas nossas FA’s, além claro, de não gostar nada nada da cooperação entre a Rostec e a Mectron. Aí fica aí, citando ad eternum per secula seculorum, o ocorrido entre a Embraer e o vice ministro Russo (como se os russófilos se importassem….). Tem muito mais Brasileiro nacionalista P da vida com a decisão da Embraer do que os admiradores da Rússia…

        Aliás, ad eternum per secula seculorum são as suas pérolas o qual cito abaixo:

        “O Egito não adquirirá o Rafale, pois está apenas pressionando os EUA a liberarem o embargo militar/financeiro”;
        “Os tornados Britânicos bombardearão o território Argentino”;
        “O UNASUR I será adquirido pelo governo Brasileiro, em detrimento ao avião nacional da Novaer;
        e a clássica:
        “A Ucrânia é uma economia em expansão”.

      • Carolzita, você é muito rancorosa né? Só pelo fato de eu ter mostrado aqui para todo mundo que você tem colocações que estão no mesmo nível daquilo que o gato enterra (como você bem disse o gato tem a dignidade de enterrar. Já você espalha na internet…rs!), que não sabe nem o que é reforma política e que exatamente por isso ninguém está nem aí para as mesmas você ficou nervosinha e raivosa.

        E uma vez que fica nervosinha você sequer consegue raciocinar direito! aí fica com esse de Chinook para lá, Chinook para cá….Se acalma neguinha! Respira fundo, vai tomar uma maracujina e um chazinho de camomila que você tá precisando viu? Qualquer coisa toma um gardenal…..rs!

        E de novo você deixa a piada para o final. Quer dizer que quem está “P da vida”com a decisão da EMBRAER em respeitar seus investidores e não receber o Ministro Russo é “Brasileiro nacionalista”? Sinto lhe dizer Carolzita surtada mas quem ficou contrariado com a decisão soberana da empresa não é nacionalista. Se fosse saberiam que a EMBRAER ao fazer isso apenas respeitou o interesses dos seus investidores e preservou seu capital humano e intelectual.

        Quem não gostou da decisão da empresa Carolzita é ingênuo, mal- intencionado ou é burro mesmo…..

    • O NG será uma aeronave de categoria completamente diferente… Não será para treinar pilotos… E ataques táticos em cenários mais leves ou assimétricos tenderão a ficar preferencialmente com o Super Tucano…

      O Yak-130 é uma aeronave de treinamento com capacidade de ataque leve. Na teoria, ele seria um substituto interessante para o AMX; mas tudo até aqui indica que o Gripen será o único substituto de toda a aviação de caça de alto desempenho ( F-5M e A-1 )…

      Até acredito na necessidade de uma aeronave de treino avançado de desempenho sub-sônico, mas se prevalecer o uso intensivo do simulador, então aeronaves como o Yak tenderão a não serem adotadas pela FAB…

      • “_RR_
        14 de abril de 2015 at 13:47

        O NG será uma aeronave de categoria completamente diferente… Não será para treinar pilotos… ”

        não é bem assim senhor RR:

        Gripen na USAF como treinador?

        É fato está em curso o programa T-X da USAF que pretende substituir os F-5 e T-38 Talon. Em meio as informações tem surgido uma que desponta de forma contundente, é a que aquela que da conta de que a Boeing e a SAAB devem propor uma versão simplificada de treinamento do Gripen para se contrapor a proposta da Lockheed e da KAI da Coreia do Sul que propõem o T-50 Golden Eagle.

        Informações indicam que o custo do Gripen de treinamento proposto seria bem próximo daquele espelhado pelo T-50 (alguns falam em US$ 72 milhões por caça).

        A Boeing indicou anteriormente sua intenção de apresentar um projeto totalmente novo para a concorrência TX. Mas uma eventual associação Boeing-Saab poderia oferecer o potencial de um projeto baseado na célula compacta do Gripen, que se aproxima do tamanho de um treinador. A remoção de armas e sistemas de guerra eletrônica, e a redução do motor poderiam render uma aeronave que atendesse aos requisitos do TX.

        é isso ai senhores..seremos defendidos/protegidos por jatos de treinamento…..hoooo….joinha…. 😉

      • Máquina, nem querendo da para colocar o gripen na mesma categoria do Yak-130.

        Yak é um avião de treinamento e ataque leve enquanto o Gripen é um caça.

      • senhor Deagol….o gripphen na realidade dos fatos não passa de um jato treinador com sistemas de guerra eletrônica e de armas…de um jato treinador com motor pouco mais possante pra dizer que é “caça”……. 😉

      • Máquina,

        A proposta da SAAB/Boeing para a USAF era de uma aeronave distinta. Segundo circulava na rede, haveria sim uma base no Gripen NG, mas a aeronave em si não teria pouco a ver. Até onde sei, se pretendia utilizar estruturas em comum e adotar uma motorização diversa, sem pós-combustão…

        Seja como for, a Boeing e Saab já teriam abandonaram a ideia desse “Frankenstein”. Tanto que lançaram um projeto totalmente novo…

        Até mesmo porque, a configuração em delta com canard do Gripen não é exatamente a mais adequada para uma aeronave de treino, e suas características gerais extrapolam em muito um treinador…

      • (…) O NG será uma aeronave de categoria completamente diferente… Não será para treinar pilotos (…)
        .
        .

        Sr. RR,
        .
        Quando me referi que o NG poderia fazer a mesma coisa, foi com relação a combate aproximado ao solo onde atual o AMX ( caça-bombardeio tático ) atua, o NG como foi projetado ser um caça para multi missões, interceptação, bombardeio,.. etc é claro que irá se o substituto natuaral e definitivo ao AMX.
        .
        O YAK-130, como adestramento em alto nível para piloto que esteja ingressando para pilotar os supersônicos NG,más como um “tampão” ( um jargão para algo não definido, um quebra galho ), no que tange ao AMX, embora o NG faça a mesma coisa que o AMX, o avião russo YAK-130, poderia fazer sim, não como igual ao AMX ou ao NG, más faria….principalmente quando se enfrenta blindados …. dando apoio “abrindo caminho” para que helicópteros como os robustos AH-2 Sabre da FAB, posam penetra no campo de defesa dos blindados,se aproximar o máximo .
        .
        É óbvio que o governo brasileiro não esta investindo no projeto NG para fazê-lo como um avião para treinar piloto, embora que o governo britânico ( RAF ) não comungue com a sua opinião . 😉
        .

      • helvecio…

        No Reino Unido, o Gripen é utilizado pela ETPS, que é a escola de treinamento dos pilotos de testes e engenheiros de voo daquele país. É a elite da elite… Esses caras são os que testam e desenvolvem a metodologia de utilização das aeronaves da RAF. Para treinar alguém assim, só um caça de verdade ( e que tenha custos aceitáveis )…

        Se o Yak for substituir o A-1, então ele não seria um tampão do NG… Aliás, se houver o Yak, não tem porque utilizar o NG em ataques táticos como esses…

    • Caro helveciofilho

      Você ainda acrdita que o Gripado vai sair mesmo do papel?
      Desculpa falar, com tudo o que está havendo agora no Brasil, o contrato do Gripado ser cancelado devido a “maracutaias”, ou ser adiado mais uma vez não custa nada.
      E, se realmente sair do chão, já vai estar precisando de uma modernização a lá F-5.

      Sds

  2. Ai meu Deus…tenho até medo dessa parceria neste momento tão complicado com os Gripens, pois do jeito que a política bananiana administra as coisas, é capaz de cancelarem o Gripen por irregularidades e tornar o YAK-130 o caça da FAB.
    Quero deixar claro que acredito na capacidade do YAK como treinador eficiente, e até mesmo como caça de ataque ao solo em missões mais simples, mas além disso é óbvio que ele deixará a desejar pela sua projeção não ser da envergadura de um caça de alto nível como um Su-35, Rafale, etc.

    • Sr. ARC
      .
      ..
      O caso do lava-jato é uma forma que encontraram para sabota todo tipo de trabalho que o governo petista fez.
      .
      Basta vê o tipo de tratamento que o poder judiciaria dá a outro escândalo com o do “ZELOTES” … isso não trás manchete e nem da ibope,
      .
      Deve ser por isso, que muito juizinho e promotorezinhos partidários do tipo POP STARs,aqueles que adoram sair nas capas de revistas e nas televisões, não querem se envolver para elucidada um golpe de sonegação, o ZELOTES … que até o momento, promete ter um rombo muito superior do que o PETROLÃO.
      .
      No STF, o senhor Gilmar Mendes, ministro do STF; até o momento não devolveu uma peça jurídica que legaliza o caixa dois,a maioria dos juízes, voltaram contra, comedo que não passa-se no STF, o Sr Gilmar ” raptou ” a matéria e há um ano esta barrado por que o boneco lavou para “estudar” e dá um parecer …. pode ?
      .
      Que hipocrisia ….a elite barriga branca, está querendo legalizar o modus operante que ocorreu no escândalo do lava-jato, fazer da politicagem brasileira o como é a americana, oficializar a corrução partidária …., a OAB e o CNBB estão pressionando o atual presidente STF para que ele obrigue o Sr. Gilmar devolva o parece ( UM ANO na mão deste senhor ) … por que um cara, que da total apoio os juízes e promotores POP SATARs do lava-jato “sequestrou” uma tese que irá proibir a liberação e a legalização do caixa-dois ?
      .
      Será que essa “gente” de torga realmente quer resolver o problema da corrupção neste pais … ou que paralisar a governabilidade e deixar as coisas ainda pior ?
      .
      O FHC, por sinal,um americanófilo de carteirinha; sempre foi contra a qualquer coisa que dê as forças armada do Brasil, a sua atualização em tecnologia de defesa … por que será ?

      • “O caso do lava-jato é uma forma que encontraram para sabota todo tipo de trabalho que o governo petista fez.”

        Não adianta tergiversar Pastel de vento! Contra fatos não há argumentos!

        A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira o tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, em São Paulo, na 12ª fase da Operação Lava Jato. Preso preventivamente, Vaccari será levado para Curitiba (PR) por ordem do juiz federal Sérgio Moro.
        A mulher de Vaccari, Giselda Rousei Lima, está sendo conduzida coercitivamente para depor. Ela e Vaccari foram pegos pelos policiais federais nesta manhã em casa, na Zona Sul de São Paulo.
        Os agentes da PF também tentaram cumprir na capital paulista um mandado de prisão temporária contra Marice Corrêa de Lima, cunhada de Vaccari, mas ela não foi encontrada. Marice é considerada foragida da Justiça. Os agentes fariam buscas na casa dela, um apartamento na Zona Oeste da cidade. Ela deveria ser detida por cinco dias. Marice foi apontada pelo doleiro Alberto Youssef, delator do petrolão, como uma das auxiliares de Vaccari para buscar e levar propinas.
        O advogado de Vaccari, Luiz Flávio Borges D’urso, disse que ainda não conhece os fundamentos que levaram o juiz a decretar a prisão e que vai providenciar um habeas corpus para soltar o réu. “Entendemos que a prisão é ilegal”, disse.

        Vaccari foi apontado por delatores do petrolão, como o ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro Barusco, como um operador de propinas para o PT. Em seu acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal, Barusco disse que o tesoureiro petista recebeu, em nome do partido, de 150 milhões a 200 milhões de dólares em propinas de 2003 a 2013, por meio de desvios e fraudes em contratos com a Petrobras. Barusco se comprometeu a devolver 97 milhões de dólares recebidos como suborno.
        Dois empreiteiros que foram presos, Eduardo Leite (Camargo e Corrêa) e Gerson Almada (Engevix), também relataram em depoimentos à Justiça Federal que Vaccari pedia que os pagamentos de propina ao partido fossem dissimulados na forma de doações eleitorais registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo Leite, Vaccari sugeriu que ele depositasse em contas de campanha cerca de 10 milhões de reais cujo repasse estava “atrasado”, em 2010.
        Na semana passada, Vaccari depôs na CPI da Petrobras e negou todas as acusações feitas pelos delatores. Apesar disso, admitiu encontros com Barusco e com o diretor de Serviços da estatal Renato Duque, outro indicado do PT e do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Duque era uma espécie de representante dos interesses do partido e de construtoras do “clube do bilhão” na Petrobras, segundo as investigações, e teve cerca de 20 milhões de euros bloqueados na Suíça. O tesoureiro petista também admitiu aos deputados na CPI que frequentou o escritório do doleiro Alberto Youssef, principal delator do petrolão. Youssef disse que mandou entregar ao tesoureiro 800.000 reais em dinheiro, em depoimento ao juiz Sérgio Moro.
        (Com reportagem de Mariana Zylberkan)

        http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/lava-jato-vaccari-e-preso-pela-pf-em-sao-paulo

        Quanto ao Ministro Gilmar Mendes, diante da complexidade da matéria ele usará o tempo necessário para refletir e poder proferir o seu voto. Se o voto dele irá desagradar a quadrilha que você apóia são outros 500 Pastel!

        Ademais, quanto mais tempo ele estiver com o processo, mais ele faz um favor ao povo brasileiro. Financiamento público, pela proposta da quadrilha petralha que infelizmente recebeu o apoio da CNBB e da OAB significa retirar dinheiro dos impostos que todos os brasileiros pagam para distribuir entre os partidos. É o dinheiro que irá sair da escola e do posto de saúde e irá para o bolso de alguns mal intencionados dirigentes partidários.

        Para piorar, o financiamento público significa pagar a conta da mesa ao lado da sua. Dinheiro público é o dinheiro proveniente dos impostos que todos pagam. Assim você terminará por financiar a campanha daquele candidato ou partido que repudia (Nada pior do que bancar a campanha da quadrilha petralha).

        Assim, reforma política de verdade a atender os legítimos interesses do povo brasileiro será aquela que instituir o financiamento por pessoa física, vinculado ao CPF do doador que apenas poderá doar uma única vez, e adotar no Brasil o voto distrital. O resto é conversa para boi dormir.

      • (…)A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira o tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, em São Paulo, na 12ª fase da Operação Lava Jato. Preso preventivamente, Vaccari será levado para Curitiba (PR) por ordem do juiz federal Sérgio Moro. (…)
        .
        .
        O negócio é não deixar a coXinha resfriar ..rsrrsr…o Moro se sentiu sensibilizado pelo ultimo panelaço dos barrigas brancas … foi menos panelas para a rua .. Hahahah

      • Para fazer uma afirmação destas tranquilamente,

        “Simples assim” é a sua cara de pau, ornada com um imenso nariz de Pinóquio!

  3. ,.. helveciofilho
    14 de abril de 2015 at 12:02

    Imagine de a Odebrecht, avibrás e a Rostec se juntarem em uma parceria … ai sim que irão trocar o nome da EMBRAER para AMERICANAER companny. e com sede em Miami 😉
    .
    Esse YAK-130 não só servirá para preparar os nossos pilotos como também, poderá ser um tampão para o vaco deixado, quando aposentarem o AM-X no que se refere a combate aproximado ao solo assim como apoio aos nosso tucanos.
    .
    Embora que o gripem NG, também possa fazer, já que é um caça para multi-missões.
    ==== Pensei exata/ n, ser um caça tampão..e é um sr. caça, p ontem..,Sds. 😉

  4. Espero mesmo que esse negócio com russos dê muito certo mesmo, o caso Gripen está nas mãos do Ministério Público Federal

    http://www.cavok.com.br/blog/gripen-ng-br-licitacao-dos-cacas-da-fab-volta-a-emperrar/

    e tomara que não, mas se as investigações acharem problemas maiores , talvez tenhamos que fazer como a Índia e encerrar com a SAAB e de prateleira compraros caças , aí meu amigo qualquer avião poderá concorrer, inclusive os russos, franceses e americanos .

    Ao que parece a Rússia está querendo ganhar visibilidade prevendo os BOs pela frente e pavimentando com outras empresas , uma vez que a Embraer sequer quis recebê-los.
    Sabe como é… empresa americana.

  5. Espero que os brasileiros que decidem se livrem da exclusividade que sempre dedicaram aos yankes, com grande custo para os nossos interesses e nossa cidadania. Acredito que devamos ser pragmaticos utilizando os nossos interesses como norte para aquisições de produtos de defesa da nossa soberania.

  6. ,..A n pulga alada o Gp NG só vai chegar ao BRASIL emfins de 2020AD e olhe lá, e se ñ contingenciarem a grana do mesmos, e só proval/ os 36 combinados…país sério age assim…seria hilário se fosse circo, coisas de n “ortori//”; + trata-se de um país do n páis.Quem viver verá,trágico.Sds. 😉

  7. Pessoal vamos ver se eu entendi os Gp NG são caças com capascidade de ataque tambem ao solo junto com os Gp NG viram simuladores de voo deste caças e mais caças biplace ou seja os pilotos que viram treinados nos super tucanos passaram para os simuladores apos os simuladores passaram para os Gp NG biplace para apos tomarem a responsabilidade de asumir seu proprio Gp NG NÃO ENTENDI O GASTO NESTE YAK 130 perdoeme os amigos sou leigo no assunto mas não acredito que a FAB desperdisara dinheiro neste jogo amenos que haja outros objetivos MAS REPITO SOU LEIGO NO ASSUNTO.

  8. Essa da Odebrecht foi a melhor notícia da semana.
    E lembrem-se, foi idéia do PT que convidou a Odebrecht para ser nossa Halliburton.

    Porque alguém teria que ser escolhido…e escolheram bem!

    • Escolheram para Halliburton tupiniquim a empresa que empresta o jatinho para o Apedeuta, banca as suas palestras e coincidentemente foi a maior doadora das campanhas do ParTido. Ah se o Vaccari abre o bico e começa a cantar que nem um sabiá….rs!

1 Trackback / Pingback

  1. Rostec: Jato de treinamento russo YAK-130 poderá incorporar equipamentos brasileiros | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.