Mais imagens do avanço das controversas ilhas artificiais da China

Novas fotografias de satélite mostram o que seriam ilhas artificiais que estariam sendo construídas secretamente pelo governo chinês no meio do Mar do Sul da China, em uma área marítima que o país disputa com as Filipinas e Vietnã.

Estima-se que foram construídos quatro quilômetros quadrados de terras artificiais em pleno mar.

Nas fotografias divulgadas pela Iniciativa Pela Transparência Marítima na Ásia (AMTI, na sigla em inglês), do think tank Center for Strategic and International Studies, é possível ver a evolução da obra e a aparição de porções de terra sobre o recife Mischief, reivindicado pelas Filipinas.

As imagens mostram construções artificiais onde antes havia apenas corais, com portos e pistas, além de navios chineses transportando areia ao local.

Há imagens também de obras sobre recifes submersos na região das ilhas Spratly, disputadas por diversos países.

Analistas dizem que Pequim está tentando criar “fatos na água” para reforçar sua reivindicação territorial no Mar do Sul da China.

Nesta sexta-feira, o governo americano se disse preocupado de que a China esteja usando seu “tamanho e músculos” para pressionar países menores “sem necessariamente cumprir as normas e regras internacionais”, nas palavras do presidente Barack Obama.

‘Militarização’

“Na nossa opinião, a reivindicação territorial chinesa e suas atividades de construção estão fomentando a tensão na região quanto às intenções da China, em meio a preocupações de que eles militarizem pontos em áreas disputadas”, disse a jornalistas Jeff Rathke, porta-voz do Departamento de Estado americano.

“Então estamos observando de perto os desdobramentos e continuaremos a mostrar nossa preocupação à China e a outros (países) na região, para que todos evitem atividades desestabilizadoras e busquem abordagens pacíficas e diplomáticas em disputas marítimas.”

A China reafirmou seu “direito indisputável” sobre as ilhas Spratly, alegando que precisa resguardar sua soberania.

A porta-voz Hua Chunying disse a jornalistas que as construções na região visam dar apoio aos soldados que patrulham a área e a outras atividades civis, como pesquisas científicas e pesca comercial. “As estruturas não afetam nem estão direcionadas a nenhum país em particular”, afirmou.

O país reivindica a posse de quase todo o Mar do Sul da China, incluindo áreas próximas à costa de outras nações – com base em linhas de mapas dos anos 1940 -, em desacordo com diversos outros países asiáticos, como Filipinas, Malásia e Vietnã.

Esses países veem a ação da China como ilegal e temem o uso militar das novas ilhas artificiais.

As Filipinas, que já fizeram queixas formais à Corte de Arbitragem da ONU, disseram que a China tem de “desmontar” suas construções artificiais.

O tema é sensível também em outros países. No ano passado, a China causou protestos populares no Vietnã quando iniciou a perfuração petrolífera em águas disputadas com o país.

Segundo Vincent Weifeng Ni, do Serviço Chinês da BBC, o projeto de construção das ilhas artificiais está em curso há alguns anos e se acelerou nos últimos meses.

BBC BRASIL

Fonte: Terra

12 Comentários

  1. Os chineses não tão nem ai para a natureza … será que eles combinaram com as corrente marítimas para fazer essa ilhas ting-lings . 😀
    .
    Uma coisa é certa, os cara são muito bons em tecnologia. 😉
    .
    .
    *******************
    .
    ROBÔS DE METAL LÍQUIDO MAIS PRÓXIMO DA REALIDADE.
    .
    Em um dos filmes da série Exterminador do Futuro, mesmo quando o robô-matador T-1000 era derretido, as “poças” de metal líquido resultante escorriam umas em direção às outras até recriar o robô.
    .
    (*) fonte: [ anovaordemmundial.com/2015/04/robo-de-metal-liquido-mais-proximo-da-realidade.html ]
    .
    .
    (…) O protótipo construído por Jie Zhang, da Universidade Tsinghua, na China, não consegue ainda se estruturar em nenhuma forma reconhecível, mas ao menos as gotas conseguem mover-se autonomamente. (…)

  2. ,.. Francoorp: O Brasil poderia fazer também!
    Sou a favor desta ação. e militarizar td , seriam n NAE’s perto das ilhas inglesass/iankss . Agr. temos de ter + uns 17 subs e td c AIP’s, + caças e + navios de superfície…e td isso p ontem..,Sds. 😉

  3. Esses Ching Ling são soda, o mundo, inclusive os sempre bonzinhos e manobráveis brasileiros que se cuidem. Por que, por dentro daqueles olhinhos apertadinhos se escondem globos oculares enormes. Rsrsrsrs

  4. vão latir…vão chorar….vão prender a respiração..vão rolar no chão ….mas não farão nada no final…como não fizeram na Síria…como não fizeram no Iran…como não fizeram na Georgia…e como não fizeram na Ucrânia/Crimeia… quem pode…PODE….quem não pode…se SACODE… 😉

  5. Pessoal…

    Fazer isso por aqui seria difícil…

    Diferente de daquela região, onde existem centenas de arquipélagos e zonas propícias a instalação de ilhas artificiais, com leitos de mar a baixíssima profundidade, no Atlântico Sul tem pouquíssimas zonas com uma profundidade baixa o suficiente para esse tipo de ação…

    No caso do Brasil, tem esse mapa com regiões que, acredito, seriam propícias a isso ( atóis e áreas com recifes e corais )… Enfim, nada tão distante da costa…
    http://s2.glbimg.com/ZQgZNmOxyX7O30_V7QH3snyyQjJZft0tHoJRp-bRbgFIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/09/21/unidade1.jpg

    Áreas de coral e recifes pelo mundo:
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/cb/Coral_reef_locations.jpg

    Arquipélagos no Atlantico Sul:
    https://www.lib.utexas.edu/maps/islands_oceans_poles/southatlanticislands.jpg

    Até se pode pensar em estruturas similares a plataformas de petróleo, mas daí a ser economicamente viável é outra história ( e mesmo isso tem limite )…

Comentários não permitidos.