EUA tentaram derrubar Dilma temendo fortalecimento dos BRICS

© Sputnik/ Michael Klimentyev

Washington não se importa com os interesses das economias emergentes, considerando-as como “repúblicas das bananas”, mas já agora os institutos dos BRICS ameaçam seriamente a hegemonia do dólar, opina um historiador estadunidense.

O fortalecimento de institutos alternativos ao Sistema Bretton Woods de gerenciamento econômico internacional era previsível; o Banco de Desenvolvimento dos BRICS e o Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura (AIIB, na sigla em inglês) não podiam aguentar por muito tempo a falta de vontade por parte de Washington de rever o status quo na economia mundial, acha o historiador norte-americano William Engdahl.

Na cúpula dos BRICS em Fortaleza, nota o especialista, os líderes dos cinco países criticaram duramente a política do Fundo Monetário Internacional (FMI), nomeadamente o fato de frear o programa de reformas acordado ainda em 2010. A ausência de mudanças põe em questão a legitimidade, reduz a confiança em relação ao FMI e prejudica sua eficácia. Os líderes dos BRICS propuseram dobrar a reserva monetária do FMI em troca de aumento das quotas da China, Índia, Rússia, Brasil e outros países.

“O fato de a França, com seus três trilhões de dólares de PIB, ou a Bélgica, com 500 bilhões, terem muito mais quotas na votação na direção do FMI do que a China, cujo PIB é cerca de 10 bilhões de dólares, é absurdo, o que os líderes dos BRICS já manifestaram …”, disse Engdahl à agência Sputnik.

O historiador também frisa que o Congresso dos EUA recusou rever o status do Sistema Bretton Woods, liderado por Washington, e bloqueou as reformas.

A China e uma série de outros países não podiam se resignar a tal situação e decidiram criar uma nova arquitetura financeira global, com o AIIB no centro da nova estrutura, afirma Engdahl. A resposta de Washington, nomeadamente a recusa de cooperar com o banco e o apelo aos aliados ocidentais para ignorarem o novo instituto financeiro, mostra a incapacidade das elites norte-americanas de avaliar a situação de maneira adequada. Washington literalmente “deu um tiro em ambos as pés” quando escolheu o caminho de oposição dura à iniciativa de Pequim porque a maioria dos seus aliados resolveu juntar-se ao banco, que se opõe aos institutos obsoletos do Sistema Bretton Woods.

“Quando os BRICS começaram a pretender ao papel do jogador global independente, Washington tentou jogar a antiga carta – organizar uma ‘boa velha revolução colorida’ contra a presidente do Brasil Dilma Rousseff. Mas este método já não funciona como antes”, frisa o especialista.

Em todo o caso, opina ele, são precisamente o Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura e o Banco de Desenvolvimento dos BRICS que mais ameaçam o controle de Washington sobre os fluxos financeiros através do sistema do dólar e os institutos financeiros criados ainda em meados do século passado.

Fonte: Sputnik News Brasil

 

 

 

29 Comentários

  1. Eu acredito que seja verdade … se tratando dos EUA … é óbvio !
    .
    .
    Mais um burguezaço no domingo, a Globogolpista só mostrou os melhores lances do movimento elitista partidário que quer a Dilma fora e a volta dos militares ao poder, nem que seja um general americano.
    .
    Na manifestação, tinha todo tipo de gente com as suas revindicações de todo tipo, algumas mais lúcidas como a revindicação sociais do tipo de melhoria a Educação, saúde,transporte o combate a corrupção …penas que não tinha a revindicação para combate a pobreza …más se isso ocorresse …os barrigas brancas e a Globogolpistas chamaria esse penetra de agitador. 😉
    .
    .
    O Domingo da GLOBO agora é assim, o burguezaço com os coXinhas e o programa do faustão com as suas “rasgação de seda” ( bajulação ) ….ninguém merece. 😉
    .
    .
    ***********************
    A QUILO QUE ESTAVA NO BURGUEZAÇO MÁS NÃO SAIU NA GLOBO.
    .
    .
    AGORA VAI ! …MANIFESTANTES XINGAM MONTESQUIEU
    .
    Essas manifestações coxinhas são a maior reunião de malucos ideológicos que já se viu nos últimos séculos, em nosso país.
    .
    Nesse domingo, em São Paulo, tinha gente – acredite se quiser – mandando Montesquieu tomar no C(*) e pedindo o fim do sufrágio universal.
    .
    Virou palhaçada.
    .
    (*)fonte :[ tijolaco.com.br/blog/?p=26263 ]
    .
    .
    (…) Compartilhando o carro de som do movimento “SOS Militares”, o líder integralista Cassio Silveira, 45, pregou o fim da divisão dos três Poderes e a instalação de um regime ditatorial. No discurso, insultou até o iluminista Montesquieu (1689-1755). (…)
    .
    .

    .

    • MULHER DE CUNHA GANHOU PROCESSO CONTRA TERCEIRIZAÇÃO, NA GLOBO.
      .
      É muita hipocrisia.
      A mulher de Eduardo Cunha, a jornalista Claudia Cruz, entrou, anos atrás, com um processo na justiça contra a Globo contra a tentativa da emissora de tratá-la como “terceirizada”.
      .
      (*)fonte: [ http://tijolaco.com.br/blog/?p=26255 ]
      .
      .
      (…)Ganhou, com apoio de seu marido, o mesmo homem que, hoje, tenta acabar com os direitos trabalhistas, a CLT, os sindicatos, através da PL 4330, a lei da terceirização. (…)
      .
      .
      ***************************************
      .
      Depois do burguezaço , vamos vê o quê mais o Cunha vai tirar do saco de maldade para os trabalhadores do Brasil que a elite golpistas proto-fascista deu para ele. 😉
      .
      Políticos como o Cunha, onde é a favor da terceirização dessa que ele e seus pariceiros querem…. realmente ele o Cunha, é convicto que esse projeto é bom ? ….. nem ele sabe …rsrsrs …, uma coisa é certa … para os empresariados patrimonialistas e para a elite “branca” segregacionista, puritanista e proto-fascista …. SIM !
      .
      .
      Que D’us tenha compaixão do brasileiro trabalhadores.

    • manifestação do dia 12/…500 mil brasileiros,
      manifestação organizada pelO PT, CUT, MST…….9 mil, pãos com mortadelas,.

    • tina separatista na paulista meia dúzia de traidor ,mas tinha ,tem de tudo fora os idiotas inúteis pois não conseguiram o que queria são inutesis sim

      bando de sionista com nazista ,separatista tudo com ista no final rsrsrs

      a primeira eles ficaram fazendo propaganda desde os final da eleições e levaram para a paulista 210 mil segundo a folha ,mas a policia usando uma medição Mandrake falou que tinha um milhão menos que a aparada gay mas fazer o que não conseguiram o golpe

      aposto que teve alguns comandantes sondados por essa imprensa sionista que serve como porta voz dos interesses estrangeiros sondando todas as possibilidades e levando as ordens

      mas tomaram um NAO !!!!

      se esses coxinhas não gostam do brasil ,ou ame-o ou deixe-o !!!!!

      traira é idiota inutil é isso que tem la
      depois os coxinhas saíram cantando
      https://www.youtube.com/watch?v=qxRRxN5Lx3o

      tradução da musica

      a gente não sabe votar ,votou no aebrio never e perdeu rsrs
      a gente não sabe cuidar da gente ,,pedem intervenção dos estados unidos rsrs
      a gente não sabemos escovar os dentes : so fala merd@ então a boca fica todo podre mesmo
      tem gringo pensando que a gente é indigente ,logico vai para Miami com faculdade lavar privada é um indigente intelectual
      inútil os coxinhas são inútil os coxitas são inútil !!!!!!

      perdeu playboi !!

  2. Dilma e nós brasileiros teremos um segundo mandato tumultuado,tentarão acossar o BRASIL a toda instante !

  3. O que esperar de uma mídia estatal controlada ferrenhamente por um déspota que a todo custo tenta ressuscitar um defunto (URSS)? Padrão “toilet paper” de jornalismo!

    • Midia que vive principalmente as custas do estado, inclusive deixando de pagar seu impostos e sendo acobertada a longa data pelo interesses emaranhados através de politicos concessionários e apadrinhados, que a todo custo tenta ressucitar o inimigo da guerra fria replicando o padrão “toilet paper” usando para isso até o idioma ingles como referencia de colonismo. É você só pode estar se referindo a golpista e antinacional Globo dos Marinho.

      • Não meu caro amigo Julio! Eu especificamente me refiro à corrupta mídia russa como um todo! Mas não custa lembrar que temos um simulacro aqui nessa sofrida região do globo na forma da esgotosfera governista, que pratica o subjornalismo de esgoto cantando loas ao Governo ao mesmo tempo em que ataca de forma vil a oposição, tudo isso sendo patrocinado pelas empresas estatais como CEF, Banco do Brasil e Petrobrás. Não é à toa que são réus contumazes em processos judiciais. E são golpistas por adotarem fazerem apologia a uma reforma política cujo objetivo é erodir a democracia no intuito de perpetuar no poder o atual grupo político. E são igualmente antinacionais pois não estão em consonância com os interesses do Estado Brasileiro mas sim os interesses do ParTido governista.

      • Minha cara, agora mesmo é que você me confirmou, está de fato se referindo aos Marinho, principalmente, mas também provavelmente aos Saad, aos Civita, sem esquecer de mencionar os Frias, esse que detiveram o poder da comunicação nacional de forma absoluta, compartilhando a opinião golpista nacional, com uma mascara democrática. Você minha cara se quer atribuir a outras forças que surgiram na internet, esse fato novo e salutar que permite que gente como eu e até você se manifeste então você confirmará ser muito juvenil, por que quem conhece a história oficial do Brasil sabe dos laços inconfessáveis desse oligarcas proprietários com os momentos de instabilidade institucional inclusive em apoio as ditaduras que tivemos. Não por acaso nosso país é um dos países que ostentam maior numero de períodos sob intervenção, golpes para ser mais exato, dentro da América. Gente que se recusa a dividir as oportunidades e o cofre com o povo. Foi-se o tempo do estado ser propriedade de oligarcas, da forma que era, descaradamente. Podem até ainda ser, mas, pelo menos agora ficam inibidos. Mas tenho certeza que serão cada vez menos poderosos, quem sabe um dia um bisneto meu não disputa uma vaga de emprego com um sangue bão Marinho. Rsrsrsrsrsrs.

      • Deixa eu ver se entendi(sou meio lento).

        Se a pessoa pede reforma política, é golpista. Se pede a volta dos militares, é por amor ao Brasil.
        É isso?

      • Não amigo RatusNatus! Estou tachando de golpista uma reforma política que tende a cristalizar a atual situação e perpetuar o ParTido no poder através do financiamento público de campanha e do voto em lista fechada.

        A meu ver uma reforma política de verdade deve incluir o financiamento exclusivo por pessoa física, estando a mesma vinculada ao CPF do doador, e acima de tudo a adoção do voto distrital, que tornará os candidatos mais próximos do eleitores além de acabar com o efeito tiririca do nefasto voto proporcional.

        Já intervenção militar está fora de cogitação. É golpismo em estado puro

      • entre reforma politica feita pelo o PT, é intervenção militar…..
        eu prefiro mil vezes intervenção militar

      • Querer por que quer a politica brasileira sê igual a americana … é bem tipo de um sionista segregacionista.
        .
        Oficializar a corrupção na política como ocorre nos EUA onde as políticas sociais não existe é tudo que os sionistas tupiniquins mais querem e depois vão para rua bater panelas com as sua hipocrisias baratas … só mesmo um sionista….Hahahahah…

    • E aí Da_Lua_Anarcomiguxo_Less! 😀

      Vi uma foto sua da manifestação: o do nacionalista colonizado!! Totalmente ‘capital status quo’.

      😀

      • Também vi um vídeo seu na manifestação, onde você levava uma bandeira da sua PresidANTA e era zoada pelos outros manifestantes! Bem feito! Quem manda a pelega ir para uma manifestação onde não é bem vinda? É o mesmo que Vascaíno ir para o Maracanã e querer sentar junto da torcida da Raça Fla! Espero que você tenha aprendido essa regra clássica de boas maneiras Carolzita, aquela em que não se vai aonde não se é bem vindo…..rs!

        https://www.facebook.com/video.php?v=999448176733409&fref=nf

        “Meu sanduíche de mortadela e meu suco de caixinha foi eu quem paguei” (carolzita surtada)

    • o julio acabou com o tiraleite ,puts não cansa de perder

      nunca jamais acertou nenhuma conjectura ate hoje ,coitado uma amea defensora da nossa imprensa sionista ,afinal já falou para o 4 cantos que ele também é um sionista ,achando que daria ibope rsrsrs

      volta para seu isruela putenfia que não tem porta aviões apenas alguns subs ganhados da Alemanha como esmola da segunda guerra mundial

      por isso talvez o tiraleite não quer o porta aviões são Paulo operante alias ele não quer e nunca quis a construção dos nossos novos submarinos sendo um nuclear coisa que o anão não possui também

      dor de cotovelo inveja e sabe escrever com a ajuda do tradutor em português .

      brasil para os brasileiros !!!!!

      • Simplesmente não dá para sentir raiva de você Canídeo comichoso. E sabe por que? Porque você não tem culpa! Você é apenas o produto da educação e doutrinação petralha. Você passou 12 anos sendo ensinado a odiar aquele que pensa diferente de você. Foi adestrado no sentido de que o Brasil se divide entre nós (os petralhas) e eles (a chamada “elite”). Vítima do reducionismo canalha que caracteriza a doutrinação levada a cabo pelos petralhas, passou a enxergar o Brasil em preto e branco. Assim, tornou-se incapaz de enxergar o a realidade brasileira. Espero que quando a corja petralha for apeada do poder você tenha a chance de abrir seus horizontes.

  4. “EUA tentam derrubar dilma”..
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, cara, as mentiras faladas pela a sputinik chega a ser gritante,
    primeiro,…..o governo obama é totalmente a favor dos BRICS é do banco chines, pois foi ele que ajudou a criação de ambos,
    segundo…….. não acho que ele esteja interessado em tirar a dilma do poder,
    terceiro……….. depois que os esquerdopatas do PT, viram que o governo da anta está com 93% de desaprovação, começaram a lançar mentira para tudo que é lado.
    quarto……….. vai para a fruta que caiu,, sputinik “!!!!!!!

    • Essa quebrou as pernas de todo e qualquer indivíduo que acredita nessa patética Sputnik Brasil…….rs!

      Parabéns amigo!

  5. Tava demorando!!!! Lá vem aquele velho papo furado do grande inimigo do norte querendo derrubar tudo e a todos.
    Os americanos não precisam desestabilizar o Brasil. A gente já faz isso sozinho.
    Quem suborna, quem cobra 3% dos valores contratos, quem rende 1/3 ou 1/4 do que rende um emprregado americano, europeu ou japonês, quem acha que veio ao mundo só para se divertir e levar vantagem sobre os outros, são os próprios brasileiros.
    Cara estamos falando de rombos de bilhões na Petrobras, na CEF, no BNDS, no BB, nos estádios da copa, etc, etc, etc.
    Vão colocar a culpa do caraiqueoparta.

    • Perfeito amigo! Tem neguinho que vem aqui dizer que eu fico “denegrindo o governo da Tia Dilminha”……Sabe de nada inocente! quem precisa denegrir um governo que denigre a si próprio?…rs!

    • (…) Os americanos não precisam desestabilizar o Brasil. A gente já faz isso sozinho. (…)
      .
      .
      Concordo com você criatura dos infernos …rsrsrsr … para fazer o serviço sujo realmente eles nem precisam mandar os seus marines … se tem gente aqui que faria essa favor para eles com muito amor e esmero; basta vê os últimos acontecimento neste país …rsrsr… ou melhor … nas ruas,as mais chiques e nos bairros mais nobres das principais cidades do Brasil … hahahah

Comentários não permitidos.