BRICS: Arranjo Contingente de Reservas – Rússia pode ser primeiro país a ratificar

O governo da Rússia entregou à Duma de Estado (câmara baixa do parlamento) um projeto de lei que prevê a ratificação do Arranjo Contingente de Reservas dos BRICS. Se o projeto foi aprovado, a Rússia pode ser o primeiro país a participar do capital desta instituição financeira internacional.

A parte russa no Arranjo Contingente de Reservas é de 18 bilhões de dólares. Ela é igual às partes do Brasil e da Índia. A África do Sul será o menor sócio, com 5 bilhões. Já a parte do capital da China é de 41 bilhões de dólares.

Segundo as previsões, um Conselho de Dirigentes irá administrar esta instituição, junto com um Comitê Permanente. O país que retenha a presidência rotativa do grupo (neste ano é a Rússia) realizará as funções de coordenação.

De acordo com Henrique Marinho, presidente da empresa de consultoria econômica C&M e ex-presidente do Conselho Econômico do Ceará, a importância das instituições financeiras criadas no seio dos BRICS é “fenomenal”. Em entrevista à Voz da Rússia, ele postulou:

“O acordo sobre a criação do Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS <…> demonstrou que os BRICS estão se tornando oficialmente um bloco internacional”.
Existe até um “movimento à harmonia mundial”, assegura Marinho:

“Esta tendência [da criação de instituições financeiras alternativas ao FMI e Banco Mundial] significa o início de um movimento à harmonia mundial, à coordenação, ao novo modo de pensar, o que, sem dúvida, irá fazer dos BRICS um bloco econômico muito forte. Vários dos países membros estão passando por uma crise econômica, mas nem por isso é diminuída a força que os BRICS dão a estes países. Eles vêem nos BRICS a possibilidade de ampliar o seu comércio internacional, de reforçar as suas relações mútuas, inclusive pelo uso de moedas locais para o comércio internacional”.

Há quem receie que a China, com a sua parte esmagadora no Arranjo Contingente de Reservas, iria se tornar “ditador econômico” dos BRICS. Mas o doutor Marinho acredita que este medo não tem fundamento.

A Rússia foi o primeiro país do grupo em considerar seriamente a ratificação. Segundo Henrique Marinho, o Brasil pode assinar o documento correspondente durante a cúpula dos BRICS em Ufa, na Rússia.

Fonte: Sputnik News Brasil

4 Comentários

    • Meu caro, Gian, isso se você considerar a situação Russa baseada na sua reserva de dólares. Não esqueça que a muito tempo a Russia vem se preparando, assim como a China, para criar alternativa ao dólar. Avançando no mercado do ouro. Por que sabiamente entenderem que reside nesse fundamental insumo econômico a principal força yanke. Que por ser a unica fonte detentora do poder de emissão dessa moeda, lastro, ainda em uso no mundo, e pela mais impossível capacidade de controle ( justamente por isso), podem se dar ao luxo de viver com déficits impossíveis, para um país comum. Países desses que vivem sob o peso da espada de Dámocles, a lhes cobrar um minimo de equilíbrio nas suas contas. Sempre tendo a grande necessidade de possuir elevada quantidade dessa moeda reserva. Essa que ainda é imprescindível para que se adquiram produtos importados, Moeda que os States monopolizam e que fazem desse monopólio ferramenta politica em suas estratégias de dominação. O dólar. monopolizado pelos States, é a razão de sua, ainda, força econômica no mundo. Abs. e Sds.

  1. O Mundo só tem uma estrada pra paz mundial, NÃO EXISTIR POTENCIA HEGEMÔNICA!

    Serve um mundo multipolar, com o dolar enfraquecido devido a cesta de moedas dos BRICS e com a OTAN atingida de consequência veremos isso, pois ninguém nem a China substituirá os USA na hegemonia global, o que veremos serão dois blocos superpotentes, a OTAN e os BRICS.

    Os BRICS são por enquanto 5 países, e um mundo multipolar é a unica forma de conter as guerras unilaterais, como vimos nos últimos 20 anos.

    O Ocidente vai existir e fazemos parte do mesmo, o ponto é não ser lacaio de ninguém e ser uma das potencias multilaterais, sendo ocidentais mas em acordo com os BRICS também.

    Valeu!

  2. Como pagaremos estes US18bi?

    Bom, deve ser la para 2020…. só pode. Só quando a Petrobras começar a apresentar resultados.

1 Trackback / Pingback

  1. BRICS: Arranjo Contingente de Reservas – Rússia pode ser primeiro país a ratificar | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.