Defesa & Geopolítica

Barack Obama na Cúpula das Américas/2015: EUA não podem mais intervir nos assuntos dos países da América Latina

Posted by

© AFP 2015/ NICHOLAS KAMM

Os EUA não podem mais intervir nos assuntos dos países da América Latina, como faziam antes, afirmou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em um dos fóruns preliminares à Cúpula das Américas no Panamá.

“Os tempos, nos quais os nossos planos de ação pressupunham, com frequência, que os  EUA poderiam intervir impunemente (nos assuntos internos) estão no passado”, disse o presidente norte-americano em discurso na sessão de encerramento do Fórum da Sociedade Civil no Panamá, que foi palco de polêmica na quinta-feira, dia 9 de abril.

Os representantes das organizações civis de Cuba recusaram participar da sessão de encerramento do fórum, pois dissidentes cubanos também foram convidados para a solenidade. O governo de Cuba os considera “agentes estrangeiros”, pagos para desestabilizar o atual regime político de Havana. Segundo algumas notícias da imprensa local, Obama teria se reunido com os representantes da oposição da ilha.

A 7ª Cúpula das Américas reúne hoje, dia 10 de abril, chefes de Estado e de Governo de todos os 35 países das Américas e do Caribe, incluindo Cuba, que participa do evento pela primeira vez.

Fonte: Sputnik News Brasil

 

shared on wplocker.com