Revelados os termos da negociação argentina pelo caça JF-17 Block II

jf-17_thunder_pakistan_air_force_zhuhai_2012_c-400akg_sd-10_ls-6

A Força Aérea Argentina negocia um lote entre 14 e 24 caças-bombardeiros leves sino-paquistaneses JF-17 Thunder (“Trovão”) Block II, dotados de motor russo Klimov RD-93, a um custo unitário entre 25 e 30 milhões de dólares sem armamento.

As informações foram publicadas nesta segunda-feira (06.05), no site Interdefensa Militar Argentina, pelo editor Marcelo Cimino, um dos mais importantes comentaristas civis de assuntos militares argentinos.

Em seu texto – intitulado Argentina evalúa el FC-1/JF-17 “Thunder” – Cimino relata que a missão técnica argentina que partiu no último dia 20 de março para uma visita oficial à indústria aeronáutica da China, liderada pelo chefe do Estado-Maior da Força Aérea, brigadeiro Mario Callejo, já está de volta a Buenos Aires.

Callejo viajou acompanhado do chefe de Doutrina de sua corporação, brigadeiro José Videla, do presidente da Fábrica Argentina de Aviões Brigadeiro San Martín, Matías Savoca, do vice-presidente da empresa, engenheiro Franco Giuggioloni e do gerente-geral da companhia, engenheiro Tulio Calderón.

A comitiva foi recepcionada pela direção da CATIC (China National Aero Technology Import & Export Corporation) e pode assistir a uma demonstração de pilotagem do caça em simulador.

JF-17 weapons - 6

A proposta chinesa é de fornecer a aeronave aos argentinos a um preço unitário entre 25 e 30 milhões de dólares sem armamento

”Incógnitas” – O JF-17 ainda não é utilizado pela Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China – que trata a aeronave pela sigla alfanumérica FC-1. A CATIC dispõe apenas de um protótipo, mas a reportagem não esclarece se os argentinos puderam conhecê-lo.

O Ministério da Defesa da Argentina prepara agora a viagem de uma equipe de pilotos de combate ao Paquistão, onde os sul-americanos poderão testar o JF-17. A Força Aérea Paquistanesa opera cerca de 50 aeronaves desse tipo, na versão Block I.

“O FC-1/JF-17 representa todo um livro cheio de incógnitas sobre a vida útil de sua célula, a confiabilidade e contundência dos equipamentos eletrônicos e aviônicos chineses, disponibilidade do Block II a curto prazo etc.”, escreve Cimino. “[O JF-17]  Está impulsionado por um motor de origem russa cujo TBO (time between overhauls) é de 600 horas, não obstante o caça sino-paquistanês ser uma opção econômica, que aporta todo um sistema de armas completo e moderno com 0hs de uso. Além disso traz consigo capacidade BVR, comandos FBW, está habilitado a utilizar mísseis ar-ar com duas possibilidades de alcance, pode carregar mísseis antinavio, mísseis antirradiação, bombas guiadas etc. Está na habilidade negociadora argentina a chave na hora de obter a menor quantidade de restrições [de transferência de informações por parte dos chineses] e os códigos de acesso [códigos-fonte] da aeronave”.

JF-17 - foto 2 Força Aérea Paquistanesa

O desempenho da aeronave foi confiado a um propulsor russo Klimov RD-93

Propulsão – Em seu artigo Cimino se estende em considerações sobre a propulsão do caça sino-paquistanês, a cargo do motor Klimov RD-93, que pertence “à família RD-33 tem um TBO de 600 horas, não obstante os paquistaneses declarem que este é de 800 horas. Por sua parte o fabricante Klimov assegurou estar trabalhando para estender o tempo de revisão. No caso do motor RD-33MK conseguiu-se estender o TBO para 1.000 horas. Em 2005 a China fechou um contrato com a Klimov por 100 motores RD-93, a mencionada operação teve um custo de 238 milhões de dólares, tendo a entrega dos mesmos sido encerrada em 2010”.

A reportagem admite que, nessa fase preliminar de contatos, o aproveitamento das instalações da Fábrica Argentina de Aviões (FAdeA) na construção dos jatos chineses ainda é incerta, e que essa possibilidade será maior, na medida em que os militares argentinos se decidam pela aquisição do lote mais numeroso, de 24 aeronaves.

Chama a atenção, no texto, o assunto preço.

Se o JF-17 Block II sairá entre 25 e 30 milhões de dólares sem o armamento, o mais correto é considerar que, por menos armamento que se compre inicialmente, o valor unitário do avião a ser adquirido irá superar os 30 milhões de dólares. Nesse caso, o valor da compra será significativamente maior que o imaginado originalmente pelos militares argentinos, que, a princípio, trabalhavam com uma faixa de preço unitário entre 20 e 30 milhões de dólares.

Argentina_Air_Force_Dassault_Mirage_IIIEA_Lofting-1

Mirage III argentino: segundo o ministro da Defesa, Agustín Rossi, só eles, em sua aviação militar, alcançam velocidade supersônica; mas só três, atualmente, conseguem voar

Prazos – Cimino não esclarece como será solucionada a questão – que para os militares de seu país é urgente – dos prazos em que as aeronaves chinesas poderão ser entregues, já que elas, aparentemente, se destinam a substituir os caças Mirage III da VI Brigada Aérea, sediada em Tandil, província de Buenos Aires.

Na última quinta-feira, durante uma entrevista polêmica, o ministro da Defesa argentino, Agustín Rossi, declarou que os Mirages são os únicos aviões de combate argentinos que ainda alcançam velocidade supersônica, mas que, em consequência do desgaste a que foram submetidos, apenas três deles estão voando…

Como o JF-17 Block II só começou a realizar os seus primeiros vôos em fevereiro, supõe-se que um lote de série só estará disponível para ser transferido aos argentinos no primeiro semestre de 2017 ou, na melhor das opções, no final de 2016. A não ser, claro, que o governo de Buenos Aires se contente em receber algumas aeronaves Block I.

A reportagem de Cimino também não faz referência ao caça chinês J-10, de préstimos comparáveis ao F-16 americano, que um respeitado articulista militar (e ex-piloto de provas) da China qualificou de muito mais vantajoso que o JF-17.

Fonte: Poder Aéreo

39 Comentários

  1. Vendo o armamento do jato paquistanês na segunda foto fico imaginando se o Brasil venderia o MAR para a Argentina se este caça for realmente comprado. A princípio não vejo empecilho, mas a marcação anda tão cerrada sobre a Argentina por parte da tal “comunidade internacional” que eu não duvidaria de alguma pressão contra.

  2. Aos poucos a Argentina ganha músculo é só uma questão de tempo, com ajuda dos russos e Chinese, os argentinos ainda dará muita dor de cabeça aos ingleses. 😉

    • E agora Da_Luinha? Será que agora ‘os tornados Britânicos bombardearão o território Argentino?” 😀

      Será que agora vai? Ou vai dar o ‘efeito sio_mimimi’? 😀

      • Carolzita, se a beiçola do prata se meter a besta os Tornados vão sim, jogar uns Storms Shadows na Argentina. E se essas avionetas xing lings se meterem a besta vão ter de encarar os Typhoon, contra os quais elas não têm a menor chance.

        Tá vendo Carolzita, você não se dá ao respeita e sempre é humilhada! Confessa que você é masoquista!

  3. Acredito seja essa apenas uma quantidade inicial de compras, a China não vai tirar o pé até vender muita coisa pra Argentina o que é mais que certo … parabéns aos intellectus de 82 até hoje.

  4. Cry Argentina ! tenho pena desse país,que certamente ira se erguer,mas até lá isso trara enorme sofrimento ao seu povo, isso é fruto de um regime militar ditatorial !

    • A ditadura acabou tem mais de 30 anos Cesar! Se a Argentina está ruim é por culpa da beiçola do prata e seu populismo bolivariano de esquerda

      • Eu nem gosto de comentar a tragédia Argentina, porque bailaram no tango com os britânicos, por incompetência própria, mas há aqui uma coisa que não me refuto de ressaltar.
        Para os atuais líderes argentinos, o levante populista dos militares da então ditadura levaram a tragédia para argentina numa guerra desnecessária, que custou a sua miséria atual. Pois bem, sobre isso tenho eu ressaltar dois pontos.
        1- Nos anos noventa a Argentina foi vista como modelo econômico para a América do sul, que se deteriorou desde Carlos Menem, passando por Dualde e chegando ao Néstor Kirchner e a atual presidente. Pois então, o fracasso econômico e político se deve a quem? lembro do sul do Brasil abarrotado de Argentinos “Ricos” comprando tudo, porque se evadiram e colapsaram? Mais uma obra da CIA MOSSAD e império? ou será que foi devido a falcatrua, incompetência e decisões de pessoas despreparadas e sem condições de governar?
        2- Na hora de se defender, os atuais governantes atacam os ditadores e sua incompetência (prática comum aqui na terra Brasilis. A culpa é de quem inventou o roubo, eu só roubei porque já existia o roubo), seu populismo, mas hoje a maior bandeira (senão a única que restou) desfraldada para unificar a nação em uma causa, é a famigerada “Malvinas es nostra”, espera, para tudo…. não eram os militares populistas que estupidamente levavam esta bandeira? Portanto, o governo atual Argentino os acusa daquilo que eles mesmos praticam, faz o que critica.
        A guerra acabou a argentina perdeu, as malvinas não querem ser argentinas e o governo britânico não vai devolvê-las, não neste século, o erro foi cometido pelos ditadores? sim, mas eles naquele tempo só perderam as malvinas, os 5 últimos governos Argentinos e suas ideologias fracassadas, má administração e corrupção, estão fazendo com que o país inteiro se perca e não adianta culpar ninguém, a culpa é deles mesmos.
        saudações

      • Bom comentário.

        Nem se sabe quanto tempo essa mulher vai durar no poder.

        “” a culpa é deles mesmos.””

        É que aceitar o fracasso de certas ideologias é impossível.

      • Discordo de você meu caro E.M. Pinto quando você diz :

        “… erro foi cometido pelos ditadores? sim, mas eles naquele tempo só perderam as malvinas,…“

        Os ditadores,não perderam só as Malvinas,porque primeiro nem chegaram a conquistá-la de verdade houve só uma curta ocupação da ilha,esse ato impensado fez com que o mercado se fechasse ao país,tanto que a Argentina enfrenta um verdadeiro calvário para manter suas forças armadas,nos dias atuais por causa dos atos de seus ditadores,isso sem falar no prejuízo emocional em que mergulhou o país !

        O ato dos ditadores fez com que mercado bélico “OCIDENTAL“ se fechasse a Argentina,tanto que hoje ela só pode comprar de países como a China e Rússia !

        Concordo quanto ao fato dos governos pós ditadura terem fracassado, tal qual aqui no BRASIL,mas o fator ditadura não pode ser minimizado jamais e nem a Argentina deve abrir mão das Malvinas(baseando-se num plebiscito feito pelos ingleses),mesmo não tendo como recupera-las no momento !

      • Os caras na decada de 50 eram a quinta economia global então vemos que foi uma sequencia de cagadas e não propriamente a guerra que os levaram a ruina.Apos a guerra seus governos civis tornaram ainda pior tudo.
        O presidente Kirchner deu calote no FMI e levou um boicote economico por dentro da lata.
        Mesmo no governo do Presidente Kirchner não se esqueçam que os EUA chamavam a Argentina de “nossa parceira estrategica na America do Sul”.A Argentina fazia jogo duplo contra o Brasil.
        Lembram que na saida de uma assembleia da ONU FHC quando ia ser cumprimentado por Kirchner lhe deu as costas.
        A Nazistinha da AS sempre nos invejou,sempre jogou contra nós,sempre lucrou as nossas custas.
        A nazistinha da AS hoje sorri para nós se escudando em nós em sua questão com a UK.
        Errados foram D.João VI que deveria ter anexado aquela porqueira e D.Pedro I que não a invadiu.

      • É né bostérico os Bicudinhos tambem não teriam chances contra os Rafales né kkkkk
        A Argentina com a possibilidade de ter JF ja causa desinteria na Rainha.
        Certamente as aquisições não se limitaram somente a caças e tambem deve adiquirirem misseis e noutras cositas mas.
        O que esse merdas aficcionados em aviõezinhos podem falarem sobre um caça novo e desconhecido por se tratar de projeto militar sigiloso.
        Supunhetantes e cuririqueiros com a palavra.

      • Não está causando desinteria na rainha, nem um pouco.

        E querer comparar um caça chinês, feito para ser barato, com radar pequeno e mecânico, com armentos novos nunca testados em combate e com motor de qualidade inferior, com o Rafale é soda.

        “caça novo e desconhecido”

        Não é desconhecido, forças aéreas e serviços secretos pelo mundo conhecem muito bem! E não tem medo nenhum.

        Se o Rafale e Eurofigther foram cosiderados os melhores caças médios do mundo pelos indianos, restam muito poucas dúvidas de que são melhores que esse gripen chinês.

        Agora desabafa…

      • Deixa de ser babaca cadelinha se conhecessem estariam divulgando.
        Conhecem merda nenhuma para de k.o. florzinha

      • Eurofighter e Rafale estão em outra categoria e possuem relação peso potência, carga de asa e carga de armas muito melhor que o “bicudinho” caça leve.

        E muito mais ainda contra esse Mig-21 NG chinês, de curto alcance, baixa persistência, radar pequeno, e armas pouco testadas.

        Causa desinteria na rainha???
        A OTAN nem vai dar suporte a Inglaterra só por medo desses caças.

        Esse gripen Chinês até pode ser bom, mas perto do Typhoon com, pilotos ingleses bem treinados, e sistemas de comando e controle dos navios da rainha vai ficar ruim pra eles.

        Sem contar os Tomahawks da rainha que podem destruir eles no solo.

        Espera chegar os novos radares do EF e mísseis meteor.

        E nem se sabe se os argentinos vão mesmo ter “coragem” de fazer alguma coisa.

        Prever o futuro não dá certo, né???.
        Você sabe…

        Desinteria são seus comentários, cara.

      • La vem ele com o almanaquezinho curriqueiro da trilogia.
        Bundão qualquer armamento é letal se bem empregado e JF abater Euros não é sua tabelinha que que prova o contrario.
        So dos caras cogitarem ter os desdentadinhos Xing Ling a UK se borrou e ta fazendo continha pra ver o que pode.
        E bundão não pense que as aquisições Argentinas serão apenas as unidades desdentadas noticiadas.

    • Teremos né Francoorp.
      Não se esqueça que nessa quadrilha organizada chamada Brasil o que se fala não se escreve e que tambem uma mudança de ideologia no poder retornaria o cadelismo e tudo em todos os sentidos pode simplesmente modificar-se.

  5. são caças leves…de assinatura de radar/térmica baixas…de inferiores não terão nada se bem armados, modernizados e atualizados….

    • hoje o combate aéreo se baseia apenas na arena BVR…sobrevive quem detecta e atira primeiro..e caças como estes corretamente bem apoiados, armados, modernizados e atualizados são ameaças a qualquer caça…

      • Tocaste no ponto.
        Nas guerra das Malvinas os Argentinos lograram exito simplesmente usando vetores para atrair a atenção enquanto celulas a muito baixa altitude correndo o risco ate de serem tragadas por ondas afundavam as fragatas mais modernas da epoca.
        Com estrategia correta qualquer armamento se faz letal.

      • 1maluquinho,

        Não é bem assim…

        É bem verdade que as táticas corretas, utilizadas em uma estratégica coesa, se constituem em um dos pilares fundamentais da vitória. Contudo, deve haver um mínimo de compreensão de como luta o adversário. E para isso, é necessário ter acesso ( e utilizar ) certas tecnologias.

        Em 1982, os argentinos realmente possuíam forças armadas relativamente bem equipadas e utilizavam alguns elementos muito próximos do estado da arte, de modo que naquele período, haviam os elementos que poderiam permitir uma luta menos desigual. E mesmo assim, os combates aéreos posteriores demonstraram que os pilotos argentinos estavam distantes do estado da arte no que se refere a treinamento para combate “corpo a corpo” ( o que ficou evidente no enfrentamento com caças Harrier )…

        Daí que o armamento disponível hoje simplesmente não seria capaz de faze-los evoluir taticamente… Mesmo que essa aquisição de JF-17 se concretize, apenas iria diminuir o gap atual entre eles e os ingleses ( e a depender do armamento adquirido, não vai realmente significar um grande acréscimo )…

        E enfim, os argentinos exploraram vulnerabilidades que hoje não existem… Se um caça argentino fizesse um rasante para atacar uma fragata ou destróier, terminaria fulminado, ( senão pelos misseis, certamente pelo CIWS )…

      • Claro né amiguinho.
        Na cagada se afunda uma moderna fragata mas quando se afunda mais de uma é que se fez certinho né !
        Nossos enferrujadinhos sempre afundaram em todas simulações nosso NAe e suas escoltas por conhecerem as variantes das aguas locais e a forma de se ocultarem.

  6. Falando em Argentina ( e também em Banânia A.K.A “Brasil – PuTênfia”) mais uma prova de como o Kircherismo e também o Lulopetismo transformaram os dois países em piadas prontas:

    http://www.revistaoperacional.com.br/md/ministros-da-defesa-do-brasil-e-da-argentina-iniciam-negociacoes-para-a-venda-de-cacas-gripen-ng/#.VSSL-9s4-Xk.facebook

    “Os ministérios da Defesa do Brasil e da Argentina assinaram declaração conjunta iniciando conversações para a venda de 24 caças Gripen NG para a Força Aérea do país platino. A previsão do negócio consta da “Declaração pela Democracia e a Paz”, assinada pelo ministro Jaques Wagner e seu par argentino, Agustín Rossi, após reunião bilateral realizada nesta terça-feira (7), na capital Argentina.”

    E a compra dos JF-17, onde fica mesmo? E o fato de itens cruciais do aparelho como Radar e Sistema de Controle de vôo serem de origem britânica, onde fica também? E por favor, sem essa de que “somos capazes de desenvolver em substituição ao britânicos” afinal, não apenas não existe Know How aqui como se formos partir do zero ou usar itens das amadas, idolatradas, salve-salve Rússia e China seria necessário reprojetar o aparelho inteiramente, algo que seria economicamente inviável.

    E depois ainda sou acusado aqui de “Denegrir o governo da Tia Dilminha”

    Outro trecho interessante:

    “Outro assunto tratado pelos ministros foi o projeto do Avião de Treinamento Básico da Unasul, iniciativa que objetiva coordenar a cadeia produtiva dos diversos países sul-americanos, bem como o fortalecimento da base industrial de defesa do continente.”

    Mas dada a ruindade do projeto e a falta de grana e interesse não haviam arquivado a avioneta bolivariana? Ou será que estão pensando em ressuscitar o defunto ruim? E como disse eu ainda sou acusado de inventar história para “denegrir o governo da Tia Dilminha”

  7. TIROLESA – ” Falando em Argentina ( e também em Banânia A.K.A “Brasil – PuTênfia”) ”

    Um merda desse so pode ser um gringo.Um merda desse se for Brasileiro DEVERIA SER ESTUPRADO e executado.
    Agora Tirolesa comece a esquizofrenizar me chame de Bolsonaro do PB.

      • Kkkk você acha o cara idiota sabe Tirolesa ele jamais disse ser favorável a uma intervenção militar vê defende muitos pontos polêmicos que são a vontade da maioria de nosso povo.
        Pontos que os defensores da fragmentação do Brasil,os viralatas,as cadelinhas como você e ate os maconha livre de direita são contra.
        Um verme como você que vive o tempo todo ridicularizando o Brasil e defendendo o cadelismo a Anglos deveria mesmo ser estuprado e depois executado kkkkk
        Não sou PT e certamente um Petista tirou o selinho da sua bundinha. Kkkkkk

      • Achar que vai ganhar alguma discussão com baixarias.

        É piada mesmo.

        Ataque histéricos Pitis o tempo todo!!!
        Sei…

1 Trackback / Pingback

  1. Revelados os termos da negociação argentina pelo caça JF-17 Block II | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.