China reconhece que Crimea tem de ser devolvida para a Ucrânia

UcraniaTradução e adaptação: E.M.Pinto

O governo chinês não compartilhar a alegria dos russos em relação Crimea e apoia a soberania e integridade territorial da Ucrânia.

Hoje, falando sobre a questão da Crimea, o Premier Li Keqiang disse que havia muitas dificuldades. Mas que a península deveria ser devolvida à Ucrânia através do diálogo diplomático e negociações.

“Ao mesmo tempo, a questão da Ucrânia contribuiu para a complexidade da situação geopolítica e afetou o processo de recuperação da economia global. Nós ainda esperamos que este problema possa ser resolvido através do diálogo, negociações e consultas”,

disse Li Keqiang em uma conferência de imprensa.

“Esperamos também que ele possa ser resolvido politicamente através do diálogo e esperamos que os vizinhos possam coexistir pacificamente”,

disse o primeiro-ministro do Conselho de Estado.

Fonte: Joinfo

93 Comentários

  1. (…) “Ao mesmo tempo, a questão da Ucrânia contribuiu para a complexidade da situação geopolítica e afetou o processo de recuperação da economia global. Nós ainda esperamos que este problema possa ser resolvido através do diálogo, negociações e consultas”, (…)
    .
    .
    Resumindo… se a Ucrânia quiser a Crimeia, tem que sê nos termos da Rússia.
    .
    Nós sabemos que isso nunca vai acontecer, enquanto os EUA estiverem lá dentro do governo ucraniano,a coexistência pacífica entre ucranianos e russo, nunca irá acontecer.

  2. Estranho, tenho por certo que questionar é o melhor caminho antes de aceitar qualquer coisa, ainda mais uma declaração totalmente desalinhada aos discursos chineses dos ultimos meses. Na declaração acima não há nada que evidencie uma declaração de devolução da Crimeia, e sim uma análise de que os problemas globais recentes se devem ao fato da discordia entre Russia e Ucrania, e que estes devem dialogar a respeito de suas diferenças. Plano Brasil, existe alguma fonte de notícias ( G1, Reuters, Sputnik, Itar-tass, etc) veiculando tais declarações?

    • Bem colocado ARC,

      A matéria falha ao não explicitar em que parte da fala do primeiro ministro a devolução é defendida… se efetivamente não é defendida então a matéria falha duplamente ao distorcer os fatos…

      E a fonte realmente é meio caminho andado…

    • Outro estranho ponto, se de fato a China disse isso, ela arriscou muito das relações com a Russia, e pra tal riscos, só um assunto de maior porte pra fazer juz a isso, e isso pode ter conexão com o ocorrido em Taiwan, por terem recebido dois F-18, e trás premissas mais graves, ou seja, a China pode estar começando a articular no cenário global uma retomada de Taiwan.

      • Talvez o isolamento da Rússia pelo ocidente beneficie a China.
        Pode ser que obrigue os Russos a se sujeitarem as condições chinesas por falta de opção.

      • Isolamento não existe (nem no Haiti!!!)

        Não isolaram uma ilhazinha que vende charuto no Caribe (que não sai da boca dos revoltosos anti-Dilma).

        Não isolaram o Irã (que tem capacidade pra enriquecer urânio e apesar de não ter armas nucleares e um monte de avião velho americano da década de 60/70, tira o sono dos barbudinhos de Davi).

        Não vão isolar a Federação Russa!

        Esqueça…

      • Caro ARC.

        Acho que a rússia não tem escolha.
        Se ela complicar fica sem o Ocidente e sem a China.
        Não acho que isso vai ser um problema nas relações entre os dois países, mas o que a Rússia poderia fazer?

        Embargar seu único “aliado”?
        Que nem “aliado” é, e sim parceiro.

      • Não acredito em retaliação russa, e tbm já foi provado que não foi coma intenção do tema que o premier fez tal discurso, mas de acordo com a Reuters os chineses apoiam o dialogo entre ambos os países para resolução dos conflitos.
        Sds

      • Se, estão discordando deve ser uma questão pontual sem gravidade.

        Mas certamente o apoio de uma potência como a China daria muita força diplomática aos russos.

        Sds.

  3. Vou esperar para ver a confirmação disso por quem decide assuntos dessa relevância na China, o primeiro ministro Chinês. Depois quero ver o que dirá a Russia.
    Quero ver se não é algum tipo de barganha. Rsrsrs. Em negociações com esse tipo de estado, o declarante pode aparecer morto, e o estado desdizer tudo, ou não, dependendo de como se encaminham as coisas. Rsrsrsrs
    Só trouxa confia na China, assim como na Russia, mas não fiquem felizes os yanke dependentes, nos States menos ainda. Rsrsrsrs

  4. “Hoje, falando sobre a questão da Crimea, o Premier Li Keqiang disse que havia muitas dificuldades. Mas que a península deveria ser devolvida à Ucrânia através do diálogo diplomático e negociações.”

    Aham, e onde está escrito que a Crimeia DEVERIA SER DEVOLVIDA à Ucrânia no trecho citado?:

    “Ao mesmo tempo, a questão da Ucrânia contribuiu para a complexidade da situação geopolítica e afetou o processo de recuperação da economia global. Nós ainda esperamos que este problema possa ser resolvido através do diálogo, negociações e consultas”.

    “Esperamos também que ele possa ser resolvido politicamente através do diálogo e esperamos que os vizinhos possam coexistir pacificamente”.

    E outra, os Russos com certeza estão tão preocupados com a opinião da China, quanto esta está preocupada com a opinião do mundo sobre as suas cópias ilegais…

    • “””E outra, os Russos com certeza estão tão preocupados com a opinião da China, quanto esta está preocupada com a opinião do mundo sobre as suas cópias ilegais…””””

      Os russos estão preocupados sim.
      Porque não possuem aliados fortes, nem militares, e pelo visto nem diplomáticos.
      Tudo o que eles queriam era apoio político na questão da Ucrânia.

      http://www.themoscowtimes.com/opinion/article/there-will-be-no-world-war-russia-is-alone/515773.html

      • Não estão preocupados pq simplesmente não vão devolver!

        O mesmo é válido para as sanções que “””tem minado””” a economia Russa. Gozado que a China fez um acordo bilionário de compra de petróleo Russo (ou gás, não me recordo), em pleno embargo do ‘mundo civilizado’ (mundo civilizado, meu Deus hahahaha) 😀

        Esqueça. Não vão devolver. E não estão preocupados.

        O que vc postou nada mais é que opinião de jornalista e de sous-sherpa (What Fu**???): Lukov acredita, e não tem certeza! E no outro, o jornalista diz: I don’t think so, escrevendo no espaço ‘opinion article’. Portanto, são opiniões de observadores com seus respectivos viés e expectativas.

        Vale lembrar que a fala do primeiro-ministro Li Keqiang não deixa explícito o que o texto colocou acima: “O governo chinês não compartilhar a alegria dos russos em relação Crimea e apoia a soberania e integridade territorial da Ucrânia”.

        Quando sair uma nota oficial do governo Chinês protestando contra a união da Crimeia à Federação Russa aí vamos ver o que a Rússia dirá.

        Até lá, é “certeza” a Rússia não estar preocupada.

      • Estão preocupados sim.

        Porque a falta de apoio da China gera confiança para o ocidente tomar mais atitudes contra Rússia.

        O que tem a ver os acordos de petróleo??

        Ficou tudo muito claro, nem adianta espernear.
        Assim como ficou claro na outra matéria que os BRICS são parceiros e não aliados.

        Pode ser que mudem de ideia, mas por enquanto é isso.

        Nem tenta warpth.
        Vocês negaram a crise econômica na rússia e ela aconteceu e foi adimitida pelos ministros russos.

        As sanções tem prejudicado a Rússia sim e foi Puitn mesmo quem disse através de mídias russas.
        E em declarações.

        Até as declarações dos ministros e do presidente russo você sonha que vai conseguir negar?

        Acorda, está escrito nos textos.
        Como você diz o “choro é livre”.

      • É incrível a capacidade inútil de negação.

        Se vão devolver ou não, não importa.
        O que está sendo discuitdo é falta de apoio dos chineses aos interesses russos.

        Porque defender o direito de integridade e soberania de um nega perfeitamente o direito de anexação do outro.

        E é impossível defender duas coisa opostas ao mesmo tempo.

        O choro é livre até segunda ordem.

      • Não tem ninguém chorando aqui não a não ser que vc esteja chorando…

        No mais friso novamente: Quando sair uma nota oficial do governo Chinês protestando contra a união da Crimeia à Federação Russa aí vamos ver o que a Rússia dirá.

  5. Isso já mais acontecerá e tenho certeza que a Rússia também já deu esse caso como encerrado a criméia é um estado russo e ponto final
    e não se esqueçam do referendo

  6. Eu acho que distorceram o discurso o discurso do Premier Li Keqiang , pois acho que a China falaria isso. China está disputando várias ilhas com os vizinhos.

    A imprensa ocidental vem distorcendo o discurso de Putin ultimamente..

    • Ah, é falso?
      Parece que a “certeza” de que a China iria enfrentar a OTAN para ajudar a Rússia foi para o buraco duas vezes em uma semana.

      • este mesmo discurso foi usado para a Coreia do Norte na ultima confusão daquele pais com a Coreia do Sul..e todos nos sabemos bem que este pais é o maior aliado/pais satélite da China… 😉

  7. Ae povo!

    O Avez80 matou ja charada! De novo!

    No texto da Reuters que ele linkou está bem claro que o título deste post está pra lá de equivocado e se baseou em uma mentira desse site Joinfo. A China se declarou neutra e está cheia de dedos para falar sobre a Criméia!

    Como mostrou também o Warpath!

    O resto… é resto.

    • A china declarou que é a favor da unidade do território ucraniano.
      Que vai contra o interesse russo.

      Acho que ficou bem claro.

      http://tass.ru/en/world/782821

      “””China supports the sovereignty and territorial integrity of Ukraine but the question of Crimea is extremely complicated and should therefore be solved through dialogue and negotiations””””

      “”””China supports the sovereignty and territorial integrity of Ukraine “””

      Acho que a frase acima está bem clara!
      Não está?

      Traduzindo:
      “”””CHINA APOIA A SOBERANIA E A INTEGRIDADE TERRITORIAL DA UCRÂNIA””””

      Mas você pode inistir em negar, é claro.

      • “”””China supports the sovereignty and territorial integrity of Ukraine “””

        Isso ela se refere aos territórios do leste que se rebelaram contra o governo central.

    • Texto do Alvez

      “”We respect Ukraine’s independence, sovereignty and territorial integrity,””””

      Não está escrito: Nós respeitamos o direito da Rússia em anexar a Criméia.

      Não se posiciona a favor da Rússia, e sim a favor do direito da Ucrânia sobre seus territórios.
      Não entendi a necessidade de distorção.

      Ficou tudo bem claro.
      E sim, a Rússia precisa do apoio do máximo de países possíveis.

      • “”We respect Ukraine’s independence, sovereignty and territorial integrity,””””

        Também não está escrito que a Crimeia seja devolvida para a Ucrânia, ainda mais agora que a mesma já está assimilada junto à Federação Russa (moeda, sistema bancário, etc, etc).

        “Não se posiciona a favor da Rússia, e sim a favor do direito da Ucrânia sobre seus territórios.”

        Sim, dos territórios do Leste!

        “Não entendi a necessidade de distorção.”

        Não é distorção, é ponto de vista. A fala do primeiro-ministro não menciona a palavra Crimeia e vale lembrar que a Crimeia pertenceu à Rússia, antes de ter sido presenteada à Ucrânia, na época da URSS.

        Esqueça. A Crimeia é Russa. E a Rússia não vai ser isolada. Esqueça…

      • “””Também não está escrito que a Crimeia seja devolvida para a Ucrânia”””

        Foi a primeira coisa que eu disse lá em cima.

        “””Sim, dos territórios do Leste!”””

        Não e todo munda sabe que não.
        Fala clamente no País Ucrânia, e soberania e integridade de seu território.

        Nem adianta distorcer e espernear.

    • Me desculpe.

      Mas dizer que Ucrânia tem direito de a soberania e integridade sobre seu território, contrariando os interesses dos “aliados” russos, não é de maneira nenhuma ser neutra.

      E isso, em diplomacia, é uma coisa muito séria, quer vocês gostem ou não.

      Pode ser que eles mudem de ideia no futuro, mas por enquanto o que foi dito é isso e está muito bem claro.

      • Que eles apoiam a integridade territorial Ucraniana.

        Porém, a Crimeia que não pertence mais à Ucrânia. Se assim o fosse, na época do referendo da Crimeia, a China teria se manifestado contra, tal como fizeram a Europa Ocidental/EUA.

        Portanto, a frase teria que ser: ‘A China apoia a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, inclusive a devolução do seu território “”ocupado””‘. (entre aspas)

        Aí sim ficaria claro o apoio da China ao retorno da Crimeia à Ucrânia.

        Portanto, o que foi dito está muito claro. Trata-se da não separação dos territórios do leste da Ucrânia.

      • “Portanto, o que foi dito está muito claro. Trata-se da não separação dos territórios do leste da Ucrânia.”

        E este apoio Chinês pode ser retribuído pelos Russos em apoio à não independência do território Chinês ‘rebelde’ (Taiwan), o qual o Brasil não reconhece.

        Ou seja, a Rússia apoia a integridade do território Chinês (o que inclui Taiwan).

        Jogo de geopolítica.

      • “” Rússia apoia a integridade do território Chinês (o que inclui Taiwan).”””

        Essa é piada.

        A China está apoiando interesses contrários aos Russos.
        E isso inclui a anexção dos territórios rebeldes que a Rússia quer anexar.

      • Onde se lê: Porém, a Crimeia que não pertence mais à Ucrânia.

        Leia-se: Porém, a Crimeia não pertence mais à Ucrânia.

      • Defende a integridade do território Ucraniano.

        As provícias de Dombas, por exemplo, e outras aéreas que os russo pretendiam anexar.

        Pelo texto está contra mais anexações e não adianta chorar. Está escrito bem claro.

      • “”” Porém, a Crimeia não pertence mais à Ucrânia.”””

        Esqueceu de Donbas e dos outros territórios rebeldes que a rússia apoia e pretende anexar???

        A china é contra.

  8. Querem negar as declarações dos principais políticos e ministros da china e da Rússia, inclusive declarações do próprio Putin.

    Inclusive o que eles dizem em entrevistas ao vivo.
    Continuem tentando, Putin sabe muito bem o que diz…

    • Estamos negando as declarações de um texto jornalístico que não deixou condizente a fala do ministro com o título e tema desenvolvido.

      • A fala do ministro é bem clara e os outros textos tem títulos coerentes.

        Se você não estava lá não pode dizer que o ministro não disse isso.
        Até porque um dos textos é de fonte russa e o título é perfeitamente coerente com a matéria.

        Espere até aperecer outra declaração dizendo o que você quer ouvir.

  9. E volto a repetir:

    Onde está escrito que a Crimeia DEVERIA SER DEVOLVIDA à Ucrânia no trecho citado?:

    “Ao mesmo tempo, a questão da Ucrânia contribuiu para a complexidade da situação geopolítica e afetou o processo de recuperação da economia global. Nós ainda esperamos que este problema possa ser resolvido através do diálogo, negociações e consultas”.

    “Esperamos também que ele possa ser resolvido politicamente através do diálogo e esperamos que os vizinhos possam coexistir pacificamente”.

    E outra, os Russos com certeza estão tão preocupados com a opinião da China, quanto esta está preocupada com a opinião do mundo sobre as suas cópias ilegais…

    • “””Onde está escrito que a Crimeia DEVERIA SER DEVOLVIDA à Ucrânia no trecho citado?”””

      E aonde alguém disse estava escrito isso???
      Não sabe ler ou se faz de bobo?.

      “””Russos com certeza estão tão preocupados com a opinião da China”””
      Os Russos estão precisando muito de aliados e precisam do opoio de todos os páises possíveis.

      E estão precocupados porque perdem dinheiro com as sanções.
      Tanto é verdade que o ministro das finanças russoa disse que a economia vai cair -4% ou -5% por causa dos embargos e da queda do barril deo petróleo

      Já viu que tem armas russas sendo deixadas para 2020 por exemplo.

      Já não basta seus enganos sobre as sanções ( que Putin já disse várias vezes que estão prejudicando a rússia ).
      A palavra de Puitn vale mais que a sua, não adianta chorar e espernear.

      Não adianta negar.

      A China apoiou a integridade da Ucrânia e isso inclui Dombass e outras províncias.
      Está escrito bem claro!

    • Esqueceu de Donbas e dos outros territórios rebeldes que a rússia apoia e pretende anexar???

      A CHINA É CONTRA!!!
      Pode ser que mude de ideia, mas por enquanto é isso.

      TÁ PERDENDO TEMPO EM NEGAR!!!
      Até segunda ordem é isso.

  10. Parece que se esqueceram qua Rússia está apoiando os rebeldes e pretende anexar outras províncias!

    No texto está claro que a China apoia integridade do território ucraniano.
    Talvez até tolere a criméia, mas o resto do território que os russo pretendem anexar a China é contra.

    E isso até que apareça informação que demonstre o contrário.
    Se é verdeade ninguém está lá para saber, mas isso ficou bem claro na reportagem.

  11. A Ucrânia está em guerra civil e os rebeldes, com opoio da Rússia querem dividir o país. E a Rússia gostaria de anexar o resto do leste.

    No texto está bem claro que a China é contra!!!

    Se é mentira ninguém estava lá para dizer.
    Se querem questionar ou até duvidar, cada um tem o seu direto.

    Mas distorcer ou negar que está escrito não adianta!

    • Assim como na outra matéria ( do Sputnik, que escreve com autorização de Putin ) ficou muito bem claro que os BRICS são parceiros e não aliados militares contrariando o que alguns dizem aqui.

      Se querem teimar esperem ou arrumem informações que demosntrem o contrário.

      Simples!

  12. Não significa que a China está fazendo oposição à Rússia.

    Significa que a poisção deles é contraria ao interesse russo nesse ponto, e portanto independente.

    • é como eu interpretei Deagol, apesar do título do artigo original ser esse, em momento algum é citado que a china apóia a reintegração ou ainda que se posiciona contrária a Rússia.
      Ao meu ver a diplomacia Chinesa se posiciona mediante os seus interesses, já que Taiwan a Crimeia chinesa que já foi china, foi território britânico e ganhou independência, é reclamada por ela por direito.
      As pessoas confundem certas vezes interesses com ideologias, a China muitas vezes se posiciona contrário aos interesses de seus aliados e parceiros e favor dos seus interesses e digo mais, não é só ela quem faz isso, é a diplomacia internacional que age assim. As ideologias não definem políticas de estados em países sérios, só aqui na América latina é que estão tentando “inovar”…

      • É isso, caro E.M.Pinto.

        Não significa que a China esteja contra a Rússia, mas, na minha opinião, a declaração deles é contrária aos interesses russos.

        Aquele apoio incondicional dos “BRICS” não aconteceu.

        Existem outros territórios em guerra civil e nós sabemos, muito bem, que a Rússia gostaria muito de anexá-los ou tranformá-los em pequenas repúblicas pró-Rússia.
        E isso significaria o fim da soberania e a desintegração do território ucraniano como os russo querem.

        Se a declaração apoia a soberania e a integridade ela é, logicamente, contra esses interesses russos. Me parece bem claro.

        E é óbvio que a Rússia se preocupa muito com isso, simplesmente porque precisa de todo apoio diplomático possível para condicionar as negociação a seu favor.

        Quanto mais apoio a Rússia conseguir menos confortável o ocidente estará para fazer pressão ou aplicar sanções ainda mais severas.

        Dizer que a declaração foi neutra não dá porque não foi.
        É diplomacia, não existem meias palavras.

        Pode até acontecer dos chineses mudarem de opinião, mas por enquanto a posição deles é contrária.

        Abraço!

      • “É diplomacia, não existem meias palavras.”

        —————-

        hehehe…

        É justamente o contrário!

        Em política ( diplomacia é política internacional…), praticamente só existem meias palavras…

      • E outra coisa.

        Existe a possibilidade de que quanto mais fraca a Rússia ficar mais ela será obrigada a se curvar aos interesses Chineses por falta de opções.

        Sem a cooperação com ocidente maior será a dependência do dinheiro e do comércio com a China.
        Eles não terão a liberdade de negociar com quem pagar mais, só terão os BRICS.

        É uma possibilidade, mas outros fatores podem fazer que seja o oposto.

        Saudações

  13. Isso é manipulação de informações para jogar China contra Rússia. O sonho de muita gente é ver China se revoltando contra a Rússia. Como isso não vai acontecer, ficam fazendo guerra de informação e tentam fazer intrigas entre as duas nações.

    Isso é triste..

    • “”Isso é manipulação de informações para jogar China contra Rússia.””

      Como você sabe?
      Se até uma fonte russa divulgou a declaração.

      Você acha que uma reportagem pode ter influência nas relações diplomáticas entre e Rússia e China?

      É só os russos pegarem telefone, ligar a China e perguntar se é verdade.
      Não é uma reportagem que vai fazer a Rússia desconfiar da China.

  14. Isso me parece contra informação.

    A notícia é russa e a declaração não fala nada sobre devolução.

    Ou seja, bullshit.

    • Fala que a china é a favor da integridade e soberania, enquanto os russos são a favor dos rebeldes e da desintegração.

      • Cadelinha Yanke que se sente poodle Britânica você sabe ler e interpretar textos ? Não sabe !
        Onde esta escrito que as palavras do Premier Chines foram de que a Rússia deveria devolver a Criméia a Ucrânia.
        A Criméia não foi anexada pela Rússia e sim tornou-se independente e depois por vontade própria pediu para fazer parte da Federação Russa.
        O governo Chines jamais daria uma declaração dessas porque ocupa o Tibet e tem pretenções em Taiwan.
        Viralatas tem um projeto bom do governo o Brasil Alfabetizado.Inscreva-se nele.

      • Leia o que eu escrevi antes de seus ataques de histeria.

        China é a favor da integridade e soberania. Ou seja, contra guerra civil e mais anexações!

        Tá difícil?
        Quanto mais você xinga, mais eu me divirto com você?

        Não percebeu ainda?

        “””Cadelinha bla´,blá, blá.”””
        Piada sem noção, isso sim!

  15. Supunhetantes e Cuririqueiros de plantão,onde esta escrito que o Premier Chines afirma que a Crimeia deve ser devolvida a Russia ?
    Basta qualquer supunhetante titulo para a enxorrada bostérica curiricar kkkkk

      • Bundão você começa escrevendo uma coisa depois você tremenda e depois você muda.
        O tempo todo você contradiz a si mesmo e como cadelinha não sabe se troca a peruca ou a calcinha.
        No começo você esquizofrenizou como se a China houvesse sim tomado uma posição na questão.
        Cedelinha voce nem sabe ler e nem interpretar o que posta e na tua cadelice tenta se fazer camaleão se adaptando ao ambiente mas tua cadelice sempre deixa seu rabo na reta.

    • ——————————————————————————————————————————————————————————————————————
      Deagol 6 de abril de 2015 at 17:12
      Bom, caro Arc.

      A notícia sai em uma fonte russa, mas fala na defesa da integridade do território ucraniano que os chineses apoiam.
      Não comenta sobre “devolução”.

      http://tass.ru/en/world/782821

      Saudações.

      Faça login para responder
      ARC 6 de abril de 2015 at 18:02
      Realmente caro Deagol, o texto aborda um dialogo entre a Kiev e Moscou sobre a integridade territorial da Ucrania, mas sinceramente, não deixa deixa alguma sobre devolução da Crimea. Sds

      ——————————————————————————————————————————————————————————————————————

      Leia com bastante atenção, antes de “rodar a baiana”.

  16. Não é honesto destacar uma única frase do texto, retirando-a do seu contexto maior…

    Da noticia da Reuters que linkei em comentário acima:
    ——————————–

    Reuters) – O premiê chinês, Li Keqiang, disse neste domingo que seu governo respeita a integridade territorial e soberania da Ucrânia, MÁS NÃO ELABORARIA sobre se a China considera Crimeia ser da Ucrânia ou da Rússia.

    “Quanto a Criméia, lá estão complicados fatores contribuintes. Esperamos também que possa ser resolvido politicamente através do diálogo e esperamos que os vizinhos possam coexistir pacificamente”, disse ele, quando questionado sobre a posição da China sobre a quem pertence a Crimeia.
    ———————————-

    Ou seja: O premiê chinês enrolou e não declarou posição definida sobre a questão da Crimeia.

    Isto, porque a China não quer entrar em nenhuma “saia justa” sem necessidade, deseja é ficar bem posicionada para fazer negócios tanto com a Rússia como com a Ucrânia…

    • “”Ou seja: O premiê chinês enrolou e não declarou posição definida sobre a questão da Crimeia.”””

      Pode ser.
      Mas claramente declarou sua posição sobre a questão de Donbas e dos guerrilheios que a Rússia apóia e protege.

    • Me desculpe.

      “””Não é honesto”””

      Não é honesto fingir que isso não significa nada!
      Não significa que a china está contra a Rússia, mas nesse ponto, por enquanto não apoiou.

      Ela não disse que respeita a vontade do povo ucraniano!!!
      Não disse que respita referendos!!!

      Ela disse que respeita a integridade do território e a soberania,o que contraria o interesse dos russo como todo mundo sabe muito bem. E contraria o interesse dos fãs.

      Tanto a Rússia a opóia os rebeldes, que faz de tudo para impedir que o governos soberano (como a China afirma) da Ucrânia compre armas para lutar contra os separatistas.

      Não é honesto negar o óbvio.

      Pode ser que a opinião deles mude, ou o texto seja mentira. Mas negar o que está escrito e o que significa é perda de tempo.

    • Alvez.

      “””On the issue of Ukraine, China has adopted an objective and just position. We respect Ukraine’s independence, sovereignty and territorial integrity,””””

      “”Não é honesto destacar uma única frase do texto, retirando-a do seu contexto maior…””

      Não é uma frase isolada, não é, não.
      É a transcrição das palavras do premiê chinês escrita no link que você mesmo postou.

      Diz claramente que eles não negaram o direito russo à Criméia e também não apoiaram publicamente.
      Não demosntraram o suposto apoio incondicional dos BRICS!
      .
      Mas são a favor da integridade e sobereania da Ucrãnia.
      Isso significa ser contra ( não apoiar) o separatismo de novas províncias que os russo querem.

      Pode ser que, nos bastidores, a verdade seja outra, mas foi isso o que eles disseram.

      • Sim,
        não é honesto destacar uma única frase do texto, retirando-a do seu contexto maior…

        E isto, é exatamente o que fizestes acima, novamente e novamente ao longo de todo os teus comentários….Será que você não sabe o que é uma frase?

        Por que sequer citaste uma frase inteira do premiê chinês, más meia frase!

        Repetindo tua citação:

        ”On the issue of Ukraine, China has adopted an objective and just position. We respect Ukraine’s independence, sovereignty and territorial integrity,”

        Veja bem que uma frase não acaba em vírgula, más em ponto.
        E o trecho desta frase que citas, termina com uma vírgula, significando que o premiê continua a falar…A frase completa eu já citei acima traduzida, más repito em inglês:

        “(Reuters) – Chinese Premier Li Keqiang said on Sunday that his government respected the territorial integrity and sovereignty of Ukraine, but would not be drawn on whether China considers Crimea to be Ukraine’s or Russia’s.”

        Traduzido:
        (Reuters) –( O premiê chinês, Li Keqiang, disse neste domingo que seu governo respeita a integridade territorial e soberania da Ucrânia, MÁS NÃO ELABORARIA sobre se a China considera Crimeia ser da Ucrânia ou da Rússia.)
        —–
        E o premiê confirma o sentido de sua sua primeira frase sobre a Crimeia, com uma segunda frase:
        —-
        “On the issue of Ukraine, China has adopted an objective and just position. We respect Ukraine’s independence, sovereignty and territorial integrity,” Li told a news conference at the end of the annual meeting of parliament, adding that he had recently told this to Ukraine’s president.”

        (“Quanto a Crimeia, lá estão complicados fatores contribuintes. Esperamos também que possa ser resolvido politicamente através do diálogo e esperamos que os vizinhos possam coexistir pacificamente”, disse ele, quando questionado sobre a posição da China sobre a quem pertence a Crimeia.)
        ——-

        Enfim, o próprio título deste post é desonesto…

      • Já concordamos com isso há dois dias.

        E eu falei em um dos primeiros posts que o texto não falava em devolução.

        E sim a opinião chinesa é favorável a integridade e sobereania da Ucrânia.
        Não é neutra de forma nenhuma.

        Desonesto é quer mudar o significado de uma afirmação muito bem clara.


      • “China reconhece que Crimeia tem de ser devolvida para a Ucrânia”

        Este é o título deste post….

        E a discussão toda se deu em torno da questão da Crimeia, mesmo porque, na continuação o texto da matéria postada no PB afirma:

        “Hoje, falando sobre a questão da Crimea, o Premier Li Keqiang disse que havia muitas dificuldades. Mas que a península deveria ser devolvida à Ucrânia através do diálogo diplomático e negociações.”

        No entanto, está bem claro que premiê chinês NÃO DISSE ISTO a respeito da Crimeia…

        Então, citar meia frase e ainda desviar o assunto para o Donbass é dupla desonestidade….

      • “””Então, citar meia frase e ainda desviar o assunto para o Donbass é dupla desonestidade….”””

        Não.
        “Donbass e separatistas” entram, perfeitamente no assunto “soberania e integridade.”

        E apoio aos rebeldes e a vontade de anexar Donbass vão contra o que a declaração diz.

  17. E se for parar para se informar pensar um pouco, a opinião do premiẽ chinês coincide em quase tudo com a opinião russa sobre a Ucrânia.

    Porque a Rússia, excluindo a Crimeia, também defende a integridade do território ucraniano, são inúmeras as declarações de autoridades russa neste sentido…

    O que a Rússia defende como solução é a federalização da Ucrânia, com regiões autônomas.
    O que os anglo/sionistas não aceitam de jeito nenhum, porque querem o domínio completo sobre a Ucrânia e utilizá-la como arma de pressão e agressão contra a Rússia…

    • Meu amigpo.

      Acusar os outros desonestida porque teve que engolir uma coisa que não gostou.

      A CHINA CONTRARIOU O QUE VOCÊ QUERIA!

      DOMBAS faz parte do assunto soberania e integirdade da ucrânia.
      E os rebeldos que a rússia apóia e você IDOLATRA TAMBÉM!!!!!

      Faz parte do assunto.

      DESONESTIDADE, É TÍPICA DOS FANBOYS DA RÚSSIA QUE SEMRPE TENTAM NEGAR A VERDADE QUE LHES DESAGRADA!

      Não gostou vai pra china e reclama

      • Bundão ate agora tua cadekice supunhetante te impede de enchergar que a China tem rabo preso por ocupar território e ter pretenções interpretadas como expansionistas.
        Bostérico o que você escolhe a dedo em coisas vinculadas que prove tua desinteria bostérica cadelicante kkkkkkk

    • “””Porque a Rússia, excluindo a Crimeia, também defende a integridade do território ucraniano, são inúmeras as declarações de autoridades russa neste sentido…””””

      Ah, Tá!

      A Rússia diz isso porque não coragem de dizer outra coisa..

      A Rússia apóia e protege os guerrilheiros, sim!!!!
      Tanto que faz ameaças caso a Ucrãnia compre armas para defender a integridade de seu território soberano ( que a china diz apoiar ).

      Eu sei que você é mais inteligente que isso!

      Só falta você ter coragem de dizer que você não torce por mais anexações e separatismo.
      Alguém vai acreditar que a Rússia não quer anexar mais territórios?
      Não quer a fragmentação da Ucrãnia, que cansou de ser vassala, e a dispensou?

      Você engana o warpth e pé de cão.

      Cinismo tem limite.
      Vai se dar o respeito.

    • Melhor você dizer que não acredita no texto então.
      Fica mais fácil!

      A rússia quer a integridade da Ucrânia só se for para fazer o que ela quer.
      Se for para a Ucrânia se aliar a união européia e a OTAN, a Rússia quer muito que a Ucrânia se fragmente ou se exploda.

      Até vocês torcem aqui, todos os dias, pela fragmentação e pelos guerrilheiros, com a desculpa de que foi dominada por neonazistas malvados.

      Vai dizer que não???

      Desonestidade é a hipocrisia burra, isso sim.

1 Trackback / Pingback

  1. China reconhece que Crimea tem de ser devolvida para a Ucrânia | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.