Mundo pode ter só 60% da água que precisa em 2030

Represa na China

Novo relatório sobre recursos hídricos da Unesco apela para uso sustentável do recurso natural. Entidade acredita que o consumo na indústria quadruplicará entre 2000 e 2050.

A meio ano da adoção das novas metas de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), publicou seu mais recente relatório global sobre desenvolvimento dos recursos hídridos.

“É especialmente importante destacar mais uma vez, de forma clara, a importância central da água”, explica o principal autor do documento, Richard Connor. “A água é um pré-requisito básico para o desenvolvimento sustentável. Isso não é novidade, mas fundamental para o futuro uso da água.”

Por isso, a Unesco luta para garantir que a gestão da água, em todas as suas dimensões, seja consagrada como uma das novas metas de desenvolvimento sustentável. Isso não é o caso nos ainda vigentes Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), cujo prazo para cumprimento expira este ano. “Eles só tratam de água potável e saneamento básico”, lembra Connor.

“Agora vamos fazer pressão para obtermos uma meta ligada à água que inclua não só o acesso à água potável e ao saneamento, mas também a proteção e a gestão adequada dos recursos hídricos como um todo”, explica o ambientalista. Assim, o desperdício e a poluição da água devem ser futuramente reduzidos.

Empresas precisam economizar

O abastecimento de água potável é responsável por apenas uma pequena fração do consumo mundial do recurso natural. Embora uma pessoa consuma, em média, dois a três litros por dia, a produção de alimentos para a necessidade diária exige cerca de 3 mil litros de água per capita. A maior parte é consumida mundialmente pela agricultura, seguida por outros setores, como o industrial e de energia.

No relatório atual sobre recursos hídricos, a Unesco acredita que o consumo na indústria irá quadruplicar até 2050, em relação ao ano 2000. Ao mesmo tempo, a agricultura deve produzir mais alimentos para uma crescente população mundial. Segundo o documento, existe a ameaça de que até 2030 haja um deficit de 40% no suprimento global da água, se nada for feito.

“Temos que mudar nossa economia global para formas econômicas que consumam recursos menos intensivamente”, diz Sybille Röhrkasten, pesquisadora do Instituto de Estudos Ambientais Avançados, de Potsdam (IASS).

“Não só a agricultura, mas também a indústria e o setor de energia devem ser mais econômicos em relação aos recursos hídricos.” A cientista acrescenta que “o relatório deixa claro que precisamos de uma revolução energética global, se quisermos usar os nossos recursos hídricos de forma sustentável”.

Decisão política

“Por ser um recurso limitado, devemos sempre pensar em formas de utilizar melhor a água”, observa Richard Connor, da Unesco. Assim, ele e seus coautores têm como objetivo principal sensibilizar os decisores políticos para o problema da distribuição hídrica.

“Afinal, as principais decisões não são tomadas por especialistas em água ou gestores de recursos hídricos”, constata o cientista ambiental. “As decisões sobre as opções de desenvolvimento são processos políticos envolvendo diferentes departamentos e ministérios, que têm que ser coordenados. Por isso, queremos alcançar os decisores políticos e deixar claro que, em última instância, eles têm que decidir como pode ser distribuída a água, que é um recurso escasso.”

Fonte: DW

9 Comentários

  1. ,..É explorar n aquíferos e usar de forma inteligente às águas de n rios e ñ poluindo os mesmos, tínha de ter lei p forçar prefeitosd a fazer usina de trata/ de esgotos e reaproveita/ de td da água de reuso às às fezes como adubo e p ontem…Sds. 😉

  2. Os EUA estão em uma escolha de sofia, entre o seu afamado e propagado programa da pedra filosofal o Xisto… ou água para beber.
    .
    HA! … esquecemos que eles podem se apropriar dessas duas riquezas dos outros.
    .
    Na SABESP aos poucos vai elitizando a água para o consumo humano … enquanto a maioria não tem água o suficiente nas torneira, uma minoria esbanja muita água em suas piscinas. rsrsrs
    .
    Na palestina é um caus, aos poucos os palestinos para não morrerem de sede são forçados a saírem de suas terras para dá espaços para as colônia judaicas.

    • .
      POR ISRAELENSES, PROPAGANDA AMEAÇA JUDEUS EM TODO MUNDO.
      .
      Em todo o mundo, a mídia está relatando um aumento alarmante no anti-semitismo. Os governos e indivíduos estão pesquisando e elaboração de estratégias sobre esses relatórios.

      O que é a verdade? Quais são as causas da moderna anti-semitismo – seja na Terra Santa, em países da Europa, ou em outro lugar? Inquestionavelmente, as ações e políticas de líderes sionistas estão colocando em risco todos os judeus em todo o mundo.
      .
      (*)fonte: [ http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.truetorahjews.org/issues/france-denmark&prev=search ]
      .
      .
      (…) Muitos dos colonos nestes desenvolvimentos controversos são recém-judeus observantes que tinha sido à procura de sentido em suas vidas. Infelizmente, ativistas de divulgação sionistas aproveitar esses judeus, que não sabem o que o verdadeiro Judaísmo é sobre. Eles convencê-los de que a atividade de assentamento extremista é o caminho da Torá, quando – na verdade – é o simétrico oposto. Em seguida, o governo sionista simplesmente usa os colonos como carne para canhão para expandir o Estado. (…)

    • ALERTA MUNDIAL: OS GRANDES BANCOS ESTÃO SE APODERANDO DA ÁGUA DO MUNDO TODO.
      .
      Uma tendência preocupante no setor da água está se acelerando no mundo todo. Os elitistas multimilionários e os grandes bancos de Wall Street estão comprando a água do mundo todo a um ritmo sem precedentes.
      .
      Grandes conglomerados bancários como Goldman Sachs, JPMorgan Chase, Citigroup, UBS, Deutsche Bank, Credit Suisse, Macquarie Bank, Barclays Bank, Blackstone Group, Allianz e HSBC, entre outros, estão consolidando seu controle sobre a água ao redor do planeta.
      .
      (*)fonte: [ anovaordemmundial.com/2015/04/alerta-mundial-os-grandes-bancos-estao-se-apoderando-da-agua-do-mundo-todo.html ]
      .
      .
      (..) Um bom exemplo disso foi o caso de Gary Harrington no Oregon, EUA, no qual o estado o autuou por coletar de água da chuva em três lagoas situadas em seu terreno privado, condenando-o com 9 acusações e 30 dias de prisão.

      No entanto, o multimilionário T. Boone Pickens é proprietário dos direitos da água do aquífero Ogallala, o qual lhe permite drenar aproximadamente 200.000 acre-pés (ou 65 bilhões de litros de água) por ano, sem que ninguém o condene por isso. (..)
      .
      .
      *********************
      .
      Água é um benção divina que a elite sangue-suga que roubar do homem.

  3. O Brasil, na qualidade de seus cidadãos, precisa se antenar para esse problema. Não pode permitir que administradores irresponsáveis, passem impunes pela incapacidade de gerir esse precioso recurso publico.

  4. Se houve uma decisão política com apoio social o poder dos recursos minerais da água ela poderá resolver este problema.
    .
    É inadmissível que um planeta que tem 2/3 de água em plano século XXI, haja problema de água para consumo humano.
    .
    Este planeta foi feito para o homem e esta história de escassez de água é mais uma mentira para que a população se sinta resignada e se submeta na condição para aceitar a ideia em transformar tal recurso natural que cai literalmente de graça do céu em uma commoditie como se faz com o petróleo.
    .
    A dessalinização da água ainda tem que muito melhorar e o puco da tecnologia para dessalinização que tem, já ajuda em muito .

  5. ,..q as águas de n Rios tem de ir p o mar, vamos fazer eclusas p ter perdas mínimas d mesmas e irrigar onde for necessário, ligar o RioAmazônas aos Bacia do Ticantins e a Bacia do Tocantis ao São francisco….pq o mar precisa das águas de n /Riuo?!?”! Pensem ousem p ontem…Sds. 😉

Comentários não permitidos.