As sementes do neonazismo estão germinando

Ex-prefeito diz que ataque incendiário a futuro abrigo de refugiados em Tröglitz, vilarejo no leste da Alemanha, é sinal de que xenofobia chegou a novo patamar. Em entrevista à DW, ele afirma ser momento de reagir.

No início de março, Markus Nierth renunciou ao cargo de prefeito de Tröglitz, no leste da Alemanha. Ele não se sentia mais seguro para exercer a função, depois de sofrer ameaças de radicais de direita que se opõem à construção de um centro de refugiados no vilarejo, de cerca de 2.700 habitantes.

No sábado (04/04), o edifício destinado a servir como abrigo foi incendiado, no que Nierth encara como um sinal de que a xenofobia chegou a novo patamar. Em entrevista à DW, ele diz que as “sementes do neonazismo estão germinando” e que é preciso reagir.

Deutsche Welle: Como você recebeu a notícia do ataque?

Markus Nierth: Há semanas vínhamos recebendo ameaças de que algo seria feito com o obrigo em Tröglitz. Mas pensamos que se tratava apenas de espalhar medo. Agora, está claro que eles levaram a coisa para um novo nível.

A polícia deveria ter vigiado melhor o local do futuro abrigo?

Sim. E, pior, havia pessoas vivendo ali. Um casal alemão estava na casa quando foi ateado fogo no telhado. Graças a Deus eles foram alertados por um vizinho e conseguiram fugir a tempo. Isso é terrível e mostra que essas pessoas não têm limites. Não havia presença policial do lado de fora da casa.

Manifestação de repúdio à xenofoibia em Tröglitz, após o ataque incendiário

O vilarejo de Tröglitz não fica longe de Dresden, berço do movimento Pegida, que se autointitula contra a “islamização” da Europa. Você diria que muitos em sua cidade simpatizam com esse sentimento de hostilidade perante estrangeiros?

Minha experiência com as pessoas daqui mostra que, na maioria das vezes, não é esse o caso. Porém, é preciso dizer que atitudes xenófobas estão se tornando cada vez mais parte do que é aceitável aqui. Estamos começando a nos defrontar com um tipo de xenofobia latente que ameaça se espalhar.

O incêndio de sábado pode ser interpretado como um sinal: seres humanos invadem e ateiam fogo em um lugar onde refugiados deveriam ser protegidos. Estamos vendo que essa violência é real, que as sementes do neonazismo estão germinando bem aqui. É por isso que é o momento de reagir.

E o que pode ser feito?

Convocamos um ato no centro do vilarejo para mostrar que não temos medo. Nós vamos fazer todo o possível para reerguer esse abrigo de refugiados. E, se não conseguirmos, vamos oferecer nossas próprias casas a eles. Tenho uma propriedade em Tröglitz, onde eles podem ficar. E há também outras pessoas aqui preparadas para oferecer o mesmo. Isso não vai terminar por causa de um telhado queimado.

Fonte: DW

11 Comentários

  1. o ocidente cada vez mais assume uma postura agressiva perante ao mundo em decorrência da crise, problemas sócio econômicos, perdas de áreas de mercados e influencia para os Brics e dos problemas relacionados aos imigrantes…já há mais de 1 bilhão de muçulmanos no mundo…o islamismo ultrapassou o catolicismo em número de fiéis em 1986 e continua a crescer….o número de adeptos aumenta inclusive em áreas tradicionalmente cristãs, como na Europa, África Ocidental e Estados Unidos….as taxas de natalidade de 28 países europeus estão em queda desde 2008 aponta pesquisa do Instituto Max Planck de Pesquisa Demográfica, na Alemanha, de acordo com a BBC…a Alemanha com a menor taxa de natalidade de todos, foi o mais recente país europeu a anunciar incentivos para casais que tenham filhos….o pacote de incentivos inclui dois meses de licença do trabalho, remunerados, e 1.800 euros por mês para pais que queiram tirar mais tempo de licença…em toda a Europa o declínio da natalidade preocupa, pois não está havendo reposição da população…diante desse fator, aliado à alta natalidade dos imigrantes, alguns países já vêem o fantasma do dia em que os descendentes de imigrantes serão mais numerosos do que os locais…

    • em 2005 a população da europa era estimada em 731 milhões de acordo com as Nações Unidas que é um pouco mais do que um nono da população mundial….um século atrás a europa tinha quase um quarto da população mundial…a população da europa cresceu no século passado mas nas outras regiões do mundo (especialmente na África e na Ásia) a população tem crescido muito mais rapidamente…segundo a projeção de população da ONU a população da europa pode cair para cerca de 7% da população mundial até 2050 ou 653 milhões de pessoas…neste contexto existem disparidades significativas entre regiões em relação às taxas de fertilidade….o número médio de filhos por mulher em idade reprodutiva é de 1,52…. de acordo com algumas fontes essa taxa é maior entre os europeus muçulmanos….a ONU prevê o declínio contínuo da população de vastas áreas da europa Oriental…. a população da Rússia está diminuindo em pelo menos 700 mil pessoas a cada ano….o país tem hoje 13 mil aldeias desabitadas….

      • nos eua os asiático-americanos são a segunda maior minoria racial do país.. os dois maiores grupos étnicos asiático-americanos são chineses americanos e filipinos americanos…de acordo com o censo de 2010 os hispânicos já são mais de 50 milhões nos eua…..o crescimento populacional dos hispânicos e latino-americanos é uma grande tendência demográfica…os 46,9 milhões de estadunidenses de ascendência hispânica são identificados como uma etnia “distinta” pelo Census Bureau… 64% dos hispano-americanos são de origem mexicana….entre 2000 e 2008 a população hispânica do país aumentou 32% enquanto a população não hispânica cresceu apenas 4,3%….. estima-se que os não brancos constituirão a maioria da população em 2042….pode parecer assustador mas é verdade….. apenas nos eua aproximadamente 40 milhões de pessoas que estão em relacionamentos estáveis não fazem sexo….os dados são de Robert Epstein, psicólogo, fundador e diretor do Centro Cambridge de Estudos do Comportamento em Beverly, Massachussetts….

    • Para mim o nazismo e o sionismo é tudo farinha do mesmo saco….chutou o focinho de um é a mesma coisa que chutar o traseiro do outro. 😉

      • O PAPEL DO SIONISMO NO HOLOCAUSTO.
        .
        Desde a sua “criação, muitos rabinos alertou para os perigos potenciais do sionismo e declarou abertamente que todos os judeus leais a D’us deve ficar longe dele, como seria de fogo. Eles fizeram as suas opiniões claro aos seus fiéis e ao público em geral.
        .
        Sua mensagem era de que o sionismo é um fenômeno racista machista que não tem absolutamente nada a ver com o judaísmo. Eles expressaram publicamente que o sionismo iria ser prejudicial para o bem-estar de judeus e gentios, e que os seus efeitos sobre a religião judaica seria nada mais do que destrutiva. Além disso, seria manchar a reputação dos judeus como um todo e causaria confusão total nas comunidades judaicas e não-judaicas.
        .
        O judaísmo é uma religião. O judaísmo não é uma corrida ou uma nacionalidade. Isso foi e continua a ser o consenso entre os rabinos.
        .
        (*)fonte: [ http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.truetorahjews.org/lieberman&prev=search ]
        .
        .
        (…) Os líderes sionistas na Suíça e Turquia recebeu esta oferta com a clara compreensão de que a exclusão da Palestina como um destino para os deportados foi baseada em um acordo entre a Gestapo eo Mufti. (…)

  2. Se inspiraram nos Ucranazis. Parece que vai virar marca registrada nazista mais essa perversão, assar pessoas em prédios.

Comentários não permitidos.