Airship do Brasil empresa dedicada a pesquisa e desenvolvimento de dirigíveis no Brasil

A Airship do Brasil (ADB) inaugurou na cidade de São Carlos, em 27 de março último, suas novas instalações para continuar o seu trabalho de projeto, pesquisa e desenvolvimento de dirigíveis no país.

Sendo uma das 21 empresas das Empresas Bertolini (TBL), empreendimento genuinamente brasileiro, com 100% de capital nacional, a sua origem remonta o início na década de 90, quando o Exército Brasileiro tomou a iniciativa se aprofundar nas pesquisas a respeito da utilização de dirigíveis para realizar sua logística estratégica, se fazer presente e manter seus destacamentos na linha de fronteira, particularmente na Amazônia.

Com esse objetivo foi criado o “Projeto Dirigível do Exército Brasileiro”, tendo sido oficializada, em 1997, a participação da Bertolini como a empresa parceira.

Em 2004, o Exército coordenou a criação de uma sociedade de propósito específico (SPE), materializada na assinatura de um memorando de entendimento do qual foram signatários, além do próprio EB, várias grandes empresas, dentre elas as Empresas Bertolini. O projeto evoluiu e, em 1° de junho de 2005, formalizou-se a constituição da ADB, que teve sua primeira instalação em Barueri. A partir de 5 de outubro de 2010, a empresa transferiu a sede para a cidade de São Carlos.

Em quase 10 anos de história, a ADB trabalha em pesquisas para desenvolver aeronaves mais leves que o ar e que sejam 100% nacionais, apesar de ter por cultura a busca de conhecimentos e tecnologias mais avançadas em todo o mundo, estabelecendo parcerias estratégicas.

A empresa pretende fazer o desenvolvimento de negócios que proporcionarão a possiblidade de prestação de serviços como formação de mão de obra especializada em aeróstatos e dirigíveis (pilotos, mecânicos e tripulantes), operação e manutenção de aeronaves produzidas pela empresa, além de serviços logísticos. Também irá produzir e se estruturar para operar aeróstatos, balões e dirigíveis de carga, que representem soluções inéditas para a logística, a defesa, a segurança pública e diversas outras áreas da atividade humana.

Atualmente, além dos projetos já desenvolvidos pela ADB, que incluem dois modelos de dirigíveis não tripulado, o ADB-1 (quatro metros de comprimento e disponibilidade para 2 kg de carga paga) e o ADB-2 (16m de comprimento e disponibilidade para 20 kg de carga), estão sendo conduzidos os projetos de nacionalização do dirigível norte-americano 138S ? Skybus (que tomou a designação de ADB-3-3) e aeróstatos da família ADB-A-X, para emprego, sobretudo, em tarefas de segurança pública, defesa, telecomunicações.

Atualmente, o esforço prioritário da Empresa encontra-se na pesquisa e desenvolvimento de uma plataforma aérea com capacidade para até 30 toneladas de carga, constituindo-se como um dos insumos para cumprir tarefas de inspeção, manutenção, construção de linhas de transmissão elétrica, e logística em regiões de infraestrutura deficitária.

Fonte: C&R

8 Comentários

  1. Tenho lido algumas coisas sobre a Airship do Brasil, e acredito que essa empresa vai fazer água igual o Eike Batista, digo isso baseado em seu histórico,ela não tem capacidade de desenvolver uma plataforma aérea com capacidade para até 30 toneladas de carga !

    Dirigíveis não naves complexas,não são simples balões,como muitos acreditam !

  2. ,..Beleza de balão, são vários deste q n FAs precisam p: Patrulhar n mares,monitorar e vigiar n florestas e fronteiras, transporte de tropas e ekipa/ militares e civis,paira no local, no ar, veloci// depende da motorização, ñ precisa de pista de pouso,qlq lugar serve…bem versátil e cumpre bem o propósito p o qual foi construido e encurta distâncias..p ontem..,Sds. 😉

  3. Mas não dizem que nossa economia esta quebrada.Não dizem estar havendo fuga de divisas e de investimentos nos 30 maiores emergentes e isto inclui a zona mais prospera do planeta o sudeste asiático.
    O maior termômetro são investimentos e aplicações externas.
    Principalmente industrias são o seguimento que sabe aplicar em riscos.
    Todos os dias na midia ocidental que é de fonte unica e tendenciosa pregam a recuperação e o crescimento dos combalidos ocidentais.Sempre manipularam, imporam e dominaram os demais com falacias e ilusões.Nenhum deles aplica em lugar nenhum se não for mais vantajoso que em seus proprios mercados.
    Por mais que seus sistemas e mercados joguem com manipulação suas empresas privadas buscam lucros fora o que a primeiro modo parece ser vantajoso mas que no medio prazo significa desemprego em seus oaises e diminuição de consumo.
    Acostumados ao alto consumo se minam ainda mais.
    Qual a prosperidade um segmento de dirigiveis acredita obter no Brasil kkkkk não existe aqui e em nossa area de influencia mercado para vastos contratos e aquisições neste segmento.

    • Meu caro, a tentativa apatrida de paralizar o Brasil a cada dia se mostra ter sido apenas isso. Quem tem compromisdo com o país percebe que as dificuldades são criadas artificialmente. O Brasil está como sempre esteve, os ricos continuam ricos, e se bobear cada vez mais ricos, gastando nos seus superfluos, viajando para o exterior. A classe média reclamando, meio paralizada pela influencia midiatica que sofrem, mas com carros cada vez mais novos, hoje a frota ja é de carros com menos de cinco anos, já foi de dez. Você vê sucata ambulante nas estradas como antigamente? Os pobres? continuam brasileiros, as maiores vitimas, o desaguadouro de todas as frustrações das classes acima, sobreviventes como sempre, hoje com mais dignidade. Sds.

      • Minha irmã ficou assustada ao saber que no Brasil barraqueiros nas praias tem ate 5 iú 6 linhas celulares.Que ate mendigo tem smartphone e usa whatsapp para se informarem onde sera distribuída a janta.
        La a linha e a tarifa celular é objeto de luxo.
        Aqui todos dizem “ta brabo” e mesmo com cotação exorbitante vão la tirar onda.

1 Trackback / Pingback

  1. Airship do Brasil empresa dedicada a pesquisa e desenvolvimento de dirigíveis no Brasil | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.