Os cinco piores clones do fuzil russo de assalto Kalashnikov AK-47

Mikhail Timofeevich Kalashnikov o criador e a criatura

A família de fuzis de assalto AK é considerada como a arma ligeira mais espalhada no mundo. Porém, devido à sua simplicidade e solidez é também a arma mais copiada. Aqui vêm as piores tentativas de replicar o sucesso do AKM.

5. Type 86S (China) – © Foto: contractortalk.com

Embora o fuzil de assalto Type 56, uma cópia chinesa licenciada do AK, se tenha tornado uma das variantes de maior sucesso produzida no exterior, a versão Bullpup não conseguiu impressionar os grandes clientes e apenas foi vendida em quantidades limitadas para clientes privados. O fuzil é uma espécie de Frankenstein, utilizando componentes do AK, do FAMAS francês e do Steyr AUG austríaco.

4. PA Md.86 (Romênia) – © Foto: WIKIPEDIA/ MIRCEA87 PA Md.86

Conhecido como AIMS-74 no exterior, o Md.86 é muito incomum, pois é um desenvolvimento independente do AKM com calibre de 5,45 milímetros, introduzido nos países de Leste com o AK-74. Como resultado, o rifle pesa quase um quilo a mais do que os AKS-74 análogos. Além do mecanismo de disparo ultrapassado, o Md.86 tem guarda-mão de madeira, que ele herdou do md.65, apesar de não haver necessidade disso.

3. Kbk wz. 1988 Tantal (Polônia) – © FOTO: WIKIPEDIA/ ARTUR WAGNER/REMIGIUSZ WILK

A variante polonesa do AK-74 foi concebida para ser uma versão mais leve e mais moderna do fuzil. Infelizmente, tem um mecanismo de disparo mais complicado, o que leva a uma diminuição da fiabilidade (eram frequentes bloqueios e falhas de tiro).

O especialista em armas Igor Zenchuk disse ao canal de televisão russo Zvezda:

“Como resultado, entre 1990 e 1994, eles fizeram cerca de 25.000 dessas armas, depois felizmente encerraram o programa. Tanto quanto sabemos, a maioria destes fuzis “passeia”  por todo o Oriente Médio, tendo os próprios poloneses mudado para armas dos países da OTAN. “

2. Tabuk (Iraque)

Este rifle na verdade é uma cópia da variante Iugoslava do AKM, conhecido como Zastava M70. Provavelmente a coisa mais incomum é a existência da modificação do rifle semiautomático de precisão que foi desenhado para satisfazer a necessidade de um rifle de precisão de curto alcance durante a guerra irano-iraquiana nos anos oitenta. Em si a instalação de um aparelho de pontaria de curto alcance num AK não é uma ideia ruim e os guias de sobrevivência e guerrilha urbana na URSS sugerem que é um bom meio para efetuar fogo supressivo de médio alcance. Porém, a sua versão semiautomática não dá benefícios reais em combate.

1. PA Md.65 (Romênia) – © FOTO: WIKIPEDIA/ KOALORKA

A forma extremamente incomum deste rifle não tem outras explicações senão um desejo de inovar. Segundo o especialista em armas Igor Zenchuk, “Se os estandardizados, porém altos, fuzis AK produzidos na União Soviética ou na Rússia podem ser usados sem problema nenhum, é preciso acostumar-se às versões romenas. Em primeiro lugar porque os romenos gostavam de experimentos desde 1965: faziam canos de formas estranhas, faziam o cano mais curto, faziam vários guarda-mãos inúteis. Não acho que tenha alguma coisa do bom velho AK nas versões romenas”.

Fonte: Sputnik News Brasil

Kalashnikov planeja dobrar produção apesar das sanções

© REUTERS/ Stringer

Kalahsnikov é a principal empresa russa desenvolvedora e fabricante de armas de combate, munição de artilharia guiada e uma grande variedade de produtos civis, incluindo espingardas e rifles esportivos, assim como máquinas e ferramentas.

A Kalashnikov, maior fabricante de armas de pequeno porte da Rússia, está planejando dobrar sua produção anual apesar das sanções do Ocidente, afirmou o diretor geral da empresa nesta terça-feira.
“Conseguimos completar a capacidade de nossas empresas, aumentar as exportações e a produção para clientes domésticos. Temos pedidos grandes do Ministério da Defesa”, disse Alexey Krivoruchko em uma entrevista ao canal de TV Rossiya-24.

Krivoruchko acredita ainda que sua corporação conseguiria “dobrar a produção em relação a 2014.”

Também neste mês, um porta-voz da Kalashnikov Concern afirmou que a empresa patrocinaria o Campeonato de Rifles Europeu, que será disputado em junho, na Hungria — apesar das sanções.

Em dezembro do ano passado, o CEO da estatal russa de tecnologia Rostec, Sergey Chemezov, afirmou que a fabricante de armas tinha quase compensado completamente a queda nas vendas causada pelas sanções.

O Ocidente impôs várias rodadas de sanções a Moscou após a península da Crimeia voltar a fazer parte da Federação Russa após um referendo realizado em março de 2014. As medidas restritivas tinham como alvo os setores energético, bancário e de defesa, assim como certos indivíduos russos.

http://br.sputniknews.com/defesa/20150331/619947.html

Fonte: Sputnik News Brasil

7 Comentários

  1. mas é isso que eu não entendo…se as coisas deste pais são sempre porcarias de qualidade alguma e defasadas segundo a propaganda estadunidense…porque então copiam ou tentam copiar?….

    • “”propaganda estadunidense”””

      Frequentemente as coisas desse país tem sua qualidade eficiênicia exagerada para justificar mais gastos militares favorecendo a indústria de defesa ocidental.

      A fama de “qualidade alguma” vem da doutrina soviética que priorizava a quantidade sobre a qualidade e da tentativa de produzir a preços baixos.
      Também pode se somar a performance desses equipamentos em combate, os resultados de testes fora da Rússia e reclamações dos clientes.

      • Não significa que todos os equipamentos ocidentais sejam melhores (estes também tem problemas e limitações), mas com certeza a fama de “qualidade alguma” tem fundamento.

        E não é apenas propaganda americana, em muitos casos é admitida pelos russos e por sesu clientes.

        Um link repetido
        http://english.pravda.ru/russia/economics/28-05-2009/107643-russian_fighters-0/

        “””Technical problems haunted Russia in the transfer of frigates, which India ordered from Russia . Air defense missile systems stubbornly failed to hit air targets. In many scandal situations (e.g. in the case of airplanes returned by Algeria) some observers incriminate the international backroom deal.”””

  2. ,..
    A Máquina Troll
    1 de abril de 2015 at 23:20

    mas é isso que eu não entendo…se as coisas deste pais são sempre porcarias de qualidade alguma e defasadas segundo a propaganda estadunidense…porque então copiam ou tentam copiar?….
    Responder ===== ou melhorar, ás cópias melhor dos fuzil do século XX… Sds 😉

    • “”ou melhorar, ás cópias melhor dos fuzil do século XX”””

      É, talvez seja considerado o melhor de acordo com a necessidade de quem usa.

      Inclusive tropas americanas, às vezes, usam esse rifle porque tem maior impacto que os 5.56 ou porque o inimigo não reconhece que o disparo foi feito por um ocidental e assim demora mais para saber o que está acontecendo e reagir.

      Em certos locais é mais furtivo usar um AK, e como forças especiais podem escolher suas armas alguns escolhem o AK.
      Mas não é uma arma boa para longas distâncias e exige mais trienamento para acertar os tiros e menos para operá-la e mante-la, além de ser mais resitente.

      Um médico amigo meu (colecionador) tinha um e era muito legal de segurar. Dá uma sensação de poder.

Comentários não permitidos.