“O Brasil tem um pré-sal de urânio a explorar’, diz novo presidente da INB “

UranioRIO – O Brasil possui atualmente, segundo dados da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a sétima maior reserva de concentrado de urânio do mundo, de 309 mil toneladas. Considerando as reservas ainda não exploradas, o país tem potencial para alcançar a primeira posição deste ranking nos próximos anos, de acordo com o novo presidente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Aquilino Senra, nomeado na semana passada.

Formado em Física na Uerj, Senra fez mestrado e doutorado em Engenharia Nuclear na UFRJ, onde estava lotado como vice-diretor da Coordenação de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe) e é considerado uma das principais autoridades do país no assunto. Para que o Brasil avance, no entanto, ele diz que é necessário não só ampliar a extração do minério, atualmente restrita à mina de Caetité, na Bahia, mas também as outras etapas do processo de beneficiamento até chegar ao combustível atômico de fato.

— O Brasil tem um “pré-sal de urânio” por explorar, em termos de potencial energético. Mas, assim como no pré-sal de petróleo, existe uma diferença entre ter as reservas e elas serem de fato exploradas. Isso exige recursos e tempo — pondera.

Segundo dados das INB, os investimentos necessários até 2020 são de R$ 2,42 bilhões, sendo 64% (R$ 1,55 bilhões) destinados à fase do enriquecimento do material, ou seja, a separação dos átomos de maior potencial energético (U235) dos átomos comuns da substância (U238) por meio de centrífugas.

Por que a mudança na diretoria das Indústrias Nucleares do Brasil?

A INB é uma empresa mista, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e a mudança é normal. Em toda e qualquer empresa se busca o aperfeiçoamento. Se houve outros motivos, não sei. A diretoria é toda de técnicos especializados, “da casa”. O forasteiro sou eu, mas tenho muito contato com o setor nuclear devido à minha formação.

Como vê o quadro atual do setor no país?

Minério nós temos. O que precisamos é alocar recursos para atender à demanda. Nós temos um pré-sal em termos de riqueza energética com as reservas de urânio. Nesse quesito, o Brasil hoje está atrás de Austrália, Cazaquistão, Rússia, África do Sul, Canadá e Estados Unidos. Isso é o que tem prospectado. Mas, no caso do Brasil, apenas cerca de 25% do território nacional foi prospectado. A tendência é o Brasil ir para o primeiro lugar dessa lista.

O que precisa ser feito para isso?

Uma coisa é ter as reservas, outra coisa é ser capaz de explorá-las. Com o petróleo é assim, e com o urânio não será diferente. Tem o custo das obras em si, fora o licenciamento ambiental.

O objetivo é abastecer apenas o mercado interno?

Os planos da China são de aumentar sua capacidade de produção de energia nuclear de 7 giga-watts para 80 giga-watts em dez anos. Isso vai demandar minério e serviços de beneficiamento de todo o mundo. Só que o primeiro reator da Coreia do Sul, por exemplo, é “irmão gêmeo” do reator de Angra 1. Hoje, eles lá tem 21 e nós ainda não terminamos o terceiro.

O Brasil ficou para trás?

O Brasil tinha uma política de geração de energia com forte base nas hidrelétricas, que acabou sendo impactada pela falta de reservatórios, com a construção das usinas de fio d’água. Houve uma indefinição sobre qual seria o tamanho do programa nuclear brasileiro nas décadas passadas, e não se fez os investimentos necessários. Hoje, a INB importa os materiais para a construção de Angra 3.

Quais serão as prioridades na INB?

É preciso definir, e isso é uma discussão que tem que ser retomada com todo o setor e todos os níveis do governo, o quanto de energia nuclear vai compor a matriz energética brasileira (atualmente, a parcela é de 2,7%). Um ponto fundamental no programa nuclear brasileiro é aumentar a produção do minério de urânio. A extração não está sendo feita na dimensão que precisa. O Brasil tem reservas de 309 mil toneladas de pasta de urânio (chamada de yellow cake, “bolo amarelo”, é um processado do minério que precisa ser transformado em gás para a separação dos isótopos mais “valiosos” energeticamente, depois reconvertida em pastilhas, usadas então como combustível nas usinas nucleares).

E o nível de consumo atual?

Angra 1 e Angra 2 consomem hoje o equivalente a cerca de 400 toneladas por ano, que é a capacidade máxima da Mina de Caetité, que tem reservas de 94 mil toneladas. É preciso ampliar Caetité para 800 toneladas por ano e, ainda, começar a exploração da nova mina (de Santa Quitéria, no Ceará), que tem mais 91 mil toneladas estimadas em reservas, e adicionaria 400 toneladas por ano.

O país precisa evoluir mais no processamento do urânio?

O acordo com a Alemanha, na década de 1970, previa uma transferência de tecnologia que nunca se efetivou. A tecnologia de enriquecimento só nove países dominam. É coisa que não se vende nem se transfere. E dos nove que detêm a técnica de beneficiamento, apenas três possuem reservas do minério e usam efetivamente a energia nuclear: Brasil, Estados Unidos e Rússia. O Brasil precisa ainda ampliar as instalações para as etapas intermediárias do processamento, da transformação da pasta de urânio nas pastilhas de combustível. Mesmo assim, o país conseguiu construir seu programa nuclear, sem alarde, diferentemente do Irã, por exemplo.

Mas isso porque sinalizou o uso pacífico desde o início.

Exato. Esse uso pacífico virou até artigo na Constituição de 1988. E o Brasil também foi rápido em assinar o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares.

Além da eletricidade, que aplicações práticas da energia nuclear têm se destacado?

Uma das principais é a produção dos chamados radioisótopos, que hoje em dia são fundamentais para cerca de 750 mil exames e procedimentos médicos por ano. Antes, para identificar um problema coronariano, por exemplo, a pessoa era submetida de imediato a um cateterismo, que é invasivo. Hoje, com os radioisótopos, é possível verificar se há ou não necessidade do cateterismo. Também são usados no tratamento de câncer. Antes, era uma fonte de cobalto, que afetava outras áreas do corpo além da que se localizava o tumor. Os radiosótopos minimizam os danos aos tecidos saudáveis dos pacientes.

Ainda assim, o público continua a associar energia nuclear a bombas atômicas e acidentes em usinas.

O lançamento das bombas de Nagasaki e Hiroshima, na Segunda Guerra Mundial, se “colou” à imagem da energia nuclear. Mas, atualmente, cerca de 16% de toda a eletricidade gerada no planeta tem fonte nuclear. É a eletricidade usada por mais ou menos um bilhão de pessoas. É a única forma de geração de energia que não emite gases estufa. Houve três acidentes em usinas em toda história da energia nuclear: Three Mile Island (EUA, 1979), Chernobyl (Rússia, 1986) e Fukushima (Japão, 2011). Os benefícios, a meu ver, são claramente superiores aos riscos. Mas o acidente de Fukushima, em 2011, decretou uma espécie de moratória na discussão dos projetos. Nomes importantes do movimento ambiental, como Patrick Moore (fundador do Greenpeace) e James Lovelock (do Gaia Theory) vinham revisando seus conceitos sobre a energia nuclear, mas aquelas imagens chocantes reapareceram.

E quanto ao lixo radioativo?

O depósito desses rejeitos requer uma preocupação especial, sem dúvida. Os ambientalistas têm se posicionado sobre o significado de um legado desses para gerações futuras. E têm que se posicionar mesmo. Não só quanto a essas mas quanto a outras questões. Mas existem soluções técnicas. O físico Carlo Rubia, vencedor do prêmio Nobel, propôs um processo que reduz o tempo de atividade deste material de milhares de anos para 200 anos. Nomes importantes do movimento

Mesmo assim, são 200 anos…

Ainda parece muito, e é, mas trata-se de um prazo mais manejável, em uma perspectiva de longo prazo.

Fonte: O Globo

44 Comentários

  1. De que adianta um pré-sal disso e daquilo num país que possui um pré-sal de corruptos,ávidos para saquear toda a riqueza do povo brasileiro ?

      • Tiririca, É vermelho que nem catchup ?
        .
        Então … procure andar sem um no bolço pois,, coXinha só é bom quando ele é acompanhado com catchup ,maionese ou catupiri … hahahahah…

      • Mas verdade seja dita,não foi o PT quem inventou a corrupção no país ela já estava ai desde 1500, o regime militar nunca foi uma maravilha,nem deixou nada de bom para o BRASIL !

        E sou contra o impeachment,sou a favor da democracia,do voto direto,já vivi coisa pior nesse país !

        Eu faço apologia em favor do país,por saúde,paz.educação,mas tudo dentro do direito democrático, independente do partido que esteja no poder, sempre contra golpes !

      • Também sou contra o impeachment.
        Não porque ache que não seja merecido, mas sim porque não tenho opção melhor para oferecer.

        Nunca gostei de FHC e não confio no Aécio.
        Mas temos que protestar, não para derrubar o governo e sim para que ele se sinta ameaçado e mude para melhor.

        Meus negócios melhoraram na adminsitração PT, porém ainda não tenho segurança e qualidade urbana.
        Por sorte, não preciso de saúde púplica, mas tenho conhecidos que precisam.

        Sei que a segurança é responsabilidade dos Estados, mas já tivemos o Olívio e o Tarso e as coisas continuaram piorando.
        Aquela desculpa de que eram aliados do governo federal e por isso conseguiriam mais recursos se provou furada.

        Que país é este onde alguém que ganha salário mínimo é classe média?

        Que país é esse que quem ganha acima 2.500 é classe alta?

        Isso é absurdo.
        Para mim classe média é quem ganha entre 4.000 ou 7.000 reais e clase alta é quem ganha acima de 10.000.

        É uma enganação.

        Em Davos Brasil foi considerado o único membro dos BRICs que consegui reduzir a pobreza, mas ainda falta muito.
        Isso quando eles não usam dados distorcidos para mostrar resutaldos.

        Sinta-se a vontade para me corrigir.

      • Cadelinha Yanke que se sente poodlezinha Britanica.
        Quanto mais escreve mais se contradiz.Não sabe se troca a peruca ou a calçinha.
        Aqui voce ja fez proselitismo segregacional, separatista, golpista e apátrida.Tipico de um verme sem carater sem principios e sem persppectiva que se enganja em falacias e trairagens.
        Um merda desse nem pra ser Maria serve.Um merda desse que vende o proprio rabo a ganancia externa leva todo um pais a destruição e todo um povo a morte

      • o que tem a ver impeachment com Aécio neves???

        Ele não assume nada, quem assume é o vice, nada de FHC ou outros partidos!

        VISH…. patria que me pariu quem foi a patria que me pariu??

        Valeu!

      • Tu não consegue produzir um comentario que seja sem introduzir no proprio tonho teu supositorio proselitista ideologico heim Tirolesa.
        KD sua cadelinha viralata Yanke que se sente poodle Britanica.

    • 😀 😀 😀
      .
      .

      150 milhões em ação;
      com panelas na mão;
      Salve os coXinhas.
      .
      .
      150 milhões em ação;
      com caçarola na mão;
      Salve os coXinhas..
      .
      .
      Todos os coXinhas na televisão;
      lá na rua em aglomeração;
      De filhinhos de papai e dondoca em aclamação;
      Com seu carros importados de barão !!
      .
      Salve salve salve …. coXinhas em ação então, salves os coXinhas ( BIS )
      Salve salve salve … em ação, salve os coXinhas. ( BIS )
      .
      .
      😀 😀 😀

      • Bá, injeva de você não tem nada e não são bem sucedidos em nada?

        Que querem destruir o mundo?

        Você é um zero.

      • Você se esqueceu que os seus coxinhas são quase 50% da população brasileira?

        Dá para notar que alguns excluídos tem muito mais ódio e inveja dos ricos do que os ricos dos pobres.

        No fundo isso é inveja e ressentimento.
        Nenhum rico que eu conheça faz essas declarações odiosas e venenosas contra as classes baixas.

        Não adianta debochar de quem vive muito melhor que você.

      • “Deagol
        30 de março de 2015 at 17:42

        Você se esqueceu que os seus coxinhas são quase 50% da população brasileira?”

        se são tudo isso ai mesmo então são traidores pois elegerem a praga petralha…rs..

      • Só para de mentir que as brigas diminuem.

        Não sou dono da verdade, mas você é dono das mentiras.

        Melhor maneira de se livrar de um erro é admiti-lo, negar e insistir sempre é pior.

      • Boçal quantos habitantes tem o Brasil ? 220 milhoest.
        Boçal a direita tem 33% dos votos % e a esquerda tem 17%fos votos.Então boçal as duas juntas não tem a maioria dos votos e nem os 220 milhões de Brasileiros votam.
        Boçal tu é tão fraquinho em assuntos de geopolitica e geoestrategia qur dá ate pena de bater em voce.
        Boçal voce ganha muito mais quanfo voce pega tua revistinha de aviões zinhos da trilogia e vai pro banheiro tocar curirica e satisfazer teu ego anal.

      • Como você bate em alguém se erra todas?

        Tem mais é que ficar em casa tomando banho de piscina na caixa d’áqua.

      • Boçal não desconversa não segue no raciocineo do debate.
        E então boçal qual a resposta que você tem para meu post anterior heim ?
        Não tem nenhuma porque é boçal.Fala asneira e não consegue desenvolver kkkkk fica no meio do caminho repetindo idiotices kkkk
        Fraquinho sem capacidade de raciocineo kkkk

  2. No meu entender tudo o que for essencial e estrategico deve estar sobre o poder do estado Bradileiro.
    Agua, energeticos, minerios, tecnologias sensiveis e eztrategicas de uso militar e aeroespacial. Industrias e centros de pesquisas de armamrntos.
    Com participação privada nscional e estrangeira no vonteudo de 30%.
    Não se tem inicativa politics comprometida e quando pensam em tomarem iniciativa tudo é feito nas coxas e rspinado ao lonho do percurso.
    Chega a ser denagogo e hipocrita ficar falando sobre essas coisas que pela incapacidade nacional apenas gera ganancia e oporrtunismos.
    Ate ns Amazonia Azul fora o petroleo ja sabemos do alto potencial de minerios raros, ouro, diamante e etc.
    Um pais que trata tripulações tecnicas estrangeiras onde muitos tem experiencias militares que a bordo de navio estrangeiro contratado recebem prerrogativa de imunidade diplomatica.
    Um psis que bota ns bunda do Brasileiro, que facilita a organização criminosas nscionsl estrangeira e mista o wue podemos esperar mais?
    Tudo esta errado e so tem filhas das putas de todos os tipos e com todos os propositos.

      • Sr.Maquina .
        .
        Realmente não é de hoje que apátridas a serviço externo esteja sempre sabotando qualquer coisa que vá de encontra a grandes interesses internacionais inclusive a do governo americano e o Nióbio já esta na alça de mira dessa gente;como é o pré-sal.
        .
        No Ceará a mina de urânio Itatiaia é uma das maores do Brasil onde existe um projeto do governo em parceria com a iniciativa privada para explorá-la e isso está no papel a décadas esperando só D’us lá o quê para começar.

  3. o mundo não está de olho apenas sobre as águas da Amazônia….Ela também é uma reconhecida fonte de minérios a qual é estimada em mais de US$ 50 trilhões com depósitos de ouro, estanho, cobre, bauxita, urânio, potássio, terras raras, nióbio, enxofre, manganês, diamantes e outras pedras preciosas, e petróleo….Muitos depósitos de minério ferrosos (minério de ferro e suas pelotas, e manganês, entre outros) e não-ferrosos (níquel e cobre, entre outros) de toda monta ainda serão descobertos….

    O Brasil é detentor de 98 % das reservas mundiais de NIÓBIO para não dizer que é o seu dono exclusivo….se o Brasil possui praticamente todas as reservas de Nióbio do mundo sendo que a maior parte delas está na Amazônia como se explica ser o País exportador de apenas 40 % desse minério circulando pelo mundo e ganhar tão pouco com a sua comercialização ?…será que o Brasil vai tratar para sempre o Nióbio da mesma forma que hoje exporta minérios, ou seja, da forma como exporta bananas… sem qualquer visão estratégica do seu próprio futuro ?… será que o Brasil vai entregar de graça a Amazônia para longe de sua soberania e perder o futuro da humanidade com o Nióbio?…

    “O Brasil é como um banco cujo cofre forte
    está do lado de fora do prédio, e sem ter
    sequer noção da situação de risco !”

    https://www.youtube.com/watch?v=EkSJpVeFSCY

    • Nossos militares tem ciencia de tudo meu caro.
      Ninguem esta satisfeito com a situação atual do pais e a hora que a constituição for trangredida ou que adentrar em risco eminente a segurança nacional a Cobra vai fumar pelo rabo.

      • É, já disseram que os EUA viu a lambança que fizeram na Ucrânia e estão estudando uma maneira de sair à francesa, sem ficar (novamente) muito feio na fita.

      • Voce gosta de apanhar não gosta cadelinha.
        As gravações eram alguns golpistas do teu estado e um PM do RJ em um grupo do whatsapp e o que eles temiam e se borravam chamando de contra golpe comunista é o EB que vai varrer qualquer um que ousar tentar contra a democracia Brasileira.
        Boçal tudo esta sendo monitorado e mapeado a muito tempo.
        Voce não tem ideia do que fala pois se tivesse ficaria caladinho antes que a borduna deflore seu rabo.
        Não existe exercito disso ou daquilo.Nossos guerreiros não servem a nenhum filho da puta.Nossos guerreiros não são movidos por ideologias ou convicções.
        NOSSOS GUERREIROS TEM AQUILO QUE FALTA A FILHOS FA PUTA COMO VOCE QUE EU CARATER E PRINCIPIOS.

  4. O Brasil tem minério muito mais estratégicos que o Uranio, displicentemente ou de forma premeditada sendo ignorados, para qua a população não o tenha como prioridade e assim percam de vista sua necessidade estratégica para o país e principalmente para países estrangeiros que o controlam sem nenhuma resistencia, caso do Niobio. Chega ser vergonhoso a forma como representantes estrangeirosjá se referiram acesse minério nacional como se fosse propriedade estratégica de seu estado, e pior foi constatar a forma pusilanime como as autoridades brasileiras trataram e tratam desse minério e desse assunto.

    • O Brasil Julio é o país da máxima ” Pagando bem, que mal tem?” E o partido que se dizia o “partido da ética na política” ao final mostrou ser o maior adepto dessa máxima.

      • ” Pagando bem, que mal tem?”

        Vc que o diga, não é verdade! 😀

        Afinal, é a Inglaterra (país proprietário do submarino nuclear HMS_TIRELESS) a detentora das negociações do Nióbio no mundo!

        😀

      • Depois que o PAK (incompleto) atolou graças aos embargos (americanos) e os problemas técnicos seus comentários melhoram.

        Já é um começo!

      • Concordo. Mas, como não podia deixar de ser (apesar de eu querer o contrario), não de forma integral.
        Todos os méritos ao que colocas, minha cara, mas no fim, quando você usa sua fita métrica para medir o volume para qualificar o adepto, eu tenho que discordar. Não discordo do adepto, discordo do “maior”, por que, pelo que está sendo revelado, tudo indica que para ser politico no Brasil, sei lá por que cargas d”água, se já está tudo dominado por mafias, isso parece uma obrigação, de tão institucionalizado. Inclusive a demonstração do conluio publico/privado, ambos contra o país e a grande maioria de pessoas que se obrigam a viver no sistema. Sds.

    • Pot isso introduzem o cadelismo travestido de preservacional ambiental em ativiismos que disfarçam impedimento de progresso que introduza infraestrutura serviços elhorando a qualidade de vida vigilancia e defesa de nossas terras nossas riquesas nossa gente

      • Meu caro, vejo essas ONGs como uma grande sacada, dos agentes perniciosos mundiais, dos intervencionistas, tanto que estão sendo rigorosamente investigadas ao redor do mundo por desconfianças muito fundamentadas de estarem a serviço de desestabilizações de alguns países com potencial a ser explorado.
        Como as leis internacionais criminalizam as invasões barbaras por estados, para predação e exploração, como no passado imperial. Hoje pode haver reações, até de conjunto de países até para preservar o minimo de respeito, civilidade e dignidade de países soberanos, criaram esses agentes, que movimentam massas ignorantes, sobre o papel de muitas delas. Inclusive dando apoio, muitas vezes, a interesses que não são os seus. Sempre fico com um baita pé atrás, com esses grupos. O Brasil, país da liberalidade e da libertinagem deve estar atento a esses grupos, de ideias importadas, criados sempre cheio de boas intenções. Mas quase sempre fazem avançar interesses que são de estados concorrentes. Em no sso afã colonizado, de imitadores que somos, e copiadores dos modismos, fica muito fácil se plantar organismos do tipo hera venenosa, muito verde e bonita se olharmos no conjunto da floresta, mas que se não controlada, vigiada atentamente, pode acabar com ela. Abs. e Sds.

      • Todo esse ativismo em varias frentes e tudo que orbita em torno tem um ponto central meu caro.
        Usam desde o ambientalismo ate grupos e entidades de esquerda e de direita.
        Se travestem.Se mutam como camaleão.
        Quando saquei isso e custaram a começarem a enxergar,a contra-estrategia é deixar que pensem que nos usam enquanto usamos eles no que for necessario e mais na frente mandamos todos de ralo.
        Perceba que se assustaram,esvaziaram-se,se acuaram.
        Quem tem cu tem medo.

  5. Tem uns babacas que deveriam irem discutirem ideologias nas putas que os pariram
    Nenhuma materia de geopolitica pode ser debatida porque as cadelas e as ratazanas estão mais interessadas em medirem seus absorventes sujos.

Comentários não permitidos.